14.08

2008
4:42 am

Cultura pop: cabe tudo num balaio só?

Postado em Entretenimento, Internet, Moda, Música, Pop, Séries, TV

Quando eu falo que escrevo sobre cultura pop aqui, é um eufemismo para dizer que eu escrevo sobre tudo que me dá na telha. Mas eu nunca, de fato, parei para definir precisamente que cazzo é a cultura pop.

Nesse momento difícil, recorremos à Wikipedia:

Cultura popular, cultura de massa ou cultura pop é a cultura vernacular - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão, música e editorais, bem como os veículos de divulgação de notícias. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado de uma interação contínua entre aquelas e as pessoas pertencentes à sociedade que consome os seus produtos.

Blá, blá, blá. Não é surpreendente que a Wikipedia, um veículo que é produto direto do fenômeno da Web 2.0, não mencione logo de cara a Internet como principal personagem na definição do que é cultura pop nos dias de hoje?

Coringa é cultura pop. Morte de Heath Ledger também, especialmente por causa do mistério

O principal movimento de informação e de opinião que hoje determina o que é cultura pop ocorre na internet. Os outros veículos - jornais, televisões, editoriais - muitas vezes detectam as mesmas tendências com um atraso revoltante. Ou seja: a Internet é muito mais eficiente em detectar e definir os rumos da cultura pop do que os meios que costumavam fazer isso (por razões óbvias, não vou discutir aqui a relevância da internet como meio de comunicação. Não estou falando para idiotas).

Ok, mas e na prática? O que se define como cultura pop? Se for música, cinema, TV e literatura, a internet não é incrivelmente capaz de unificar as quatro mídias em um meio só? A internet vai concentrar e disseminar tudo o que é cultura pop? Mas… política, ou episódios políticos, também não podem ser cultura pop? (Vide dancinha da impunidade)

Nessa sociedade da Cauda Longa, formada por nichos de interesses, a cultura pop assume um significado novo. Porque antes a cultura popular era ditada por meia dúzias de meios que eram os únicos aos quais 100% da população tinha acesso. Então, era mais fácil definir precisamente os elementos de mídia que faziam parte do imaginário popular. Mas hoje a cultura pop também é específica de cada nicho… ou não é? A cultura pop ainda cria elementos absolutos na sociedade? Ainda são feitos filmes, séries ou música que sejam referência unânime? Recorramos novamente à Wikipedia, pra ver se agora ela não pode nos ser mais útil:

A cultura popular está constantemente mudando e é específica quanto ao local e ao tempo. Dentro da cultura popular, formam-se correntes, na medida em que um pequeno grupo de indivíduos terá maior interesse numa área da qual a cultura popular mais generalizada se apercebe apenas parcialmente a existencia.

Os ícones da cultura popular tipicamente atraem uma maior quantidade e variedade de público; ocasionalmente, têm um cunho esotérico, como no caso da maçonaria. Existem duas razões porque os itens que atraem as massas dominam a cultura popular. Por um lado, as companhias que produzem e vendem os seus itens de cultura popular tentam maximizar os seus lucros, enfatizando itens que agradem a todos. Por outro lado, aparentemente, a cultura popular é governada pelo efeito meme de Richard Dawkins, o qual é uma forma de seleção natural - os itens da cultura popular com maior probabilidade de sobreviver são aqueles que atraem maior quantidade e variedade de público, propagando-se mais eficazmente.

Ok… se a internet é a aldeia global, e é capaz de reunir grupos de pessoas distantes em torno de um tema específico, é possível concluir que nessa era, os ícones da cultura pop são fixados com mais eficácia em grupos mais espalhados geograficamente. O volume de informações também colabora para um npumero muito maior de ícones fixados todos os dias.


Eu não sei o que é pop, mas o Ting Tings mostrou que sabe nessa música

Ainda assim… não conheço a fórmula. E ninguém sabe o que vai virar hit. Mais ainda: ninguém sabe definir com certeza todas as coisas que caracterizam a cultura pop, já que inclusive por causa da internet, os elementos dela variam. Na maioria das vezes é faro e bom senso, mas acaba sendo 100% no… achismo (eu ia dizer Olhômetro, mas achismo é mais adequado, não?)

A conclusão final é que, dizer aqui que eu escrevo sobre cultura pop é um eufemismo para:

  • Gostar de cultura pop, hoje, é o que a gente pode chamar de gostar de internet.
  • Poder falar de qualquer coisa, mesmo, e sob o pretexto de que estou falando de Cultura Pop…

O que você acha é cultura pop na era da internet?

*Falando em cultura pop, confira amanhã um TOP5 em homenagem ao maior mestre em referências pop da literatura contemporânea (e um dos meus autores preferidos): Nick Hornby. Agradecumentos ao César.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

10 comentários (Comente! Trackback)

  1. Lannes
    14/08/08 | 10:27 am | #

    O Papa é Pop.

    E ele não poupa ninguém…

    Responder

  1. Fã nº 1
    14/08/08 | 12:39 pm | #

    Você pode desenhar para mim?

    Responder

  1. Angelo Dias
    15/08/08 | 1:54 pm | #

    Pois é. Cultura Pop é uma coisa muito relativa, até porque POP é uma coisa muito relativa. O popular pros nordestinos é risca faca, e pros cariocas, funk.

    Muito cuidado com o Pop… O canal VH1, que particularmente adooro, tem como slogan: “VH1: Cultura Pop”
    Mas quem assiste sabe que só passa coisa oitentista, se não, um poco de 90’s até 99. Isso passou do POP faz TEMPO.

    Resposta: o VH1 tem uma vinheta animal nesse tema. Quase coloquei aqui pra ilustrar (no Youtube tem, vc deve conhecer). Mas a cultura pop que eles passam, mesmo, tá meio velha. Vc tem razão.

    :D Cultura Pop é mais que internet. É conhecimento do POP em cada época. POP era Louis Armstrong nos 40’s.

    Grato/Angelo Dias

    Responder

  1. Brontops
    15/08/08 | 3:43 pm | #

    Vou chutar:
    cultura pop é:

    a)Direcionada (e provavelmente produzida por) à faixa etária mais jovem da população, fora da faixa pré-escolar e abaixo dos 30 anos (doravante chamada “faixa pop”): Sítio do Picapau é tão pop quanto a família Ultra que é tão pop quanto Mansão Foster.

    b)Continua sendo pop, mesmo depois que a geração para a qual foi direcionada o produto já ultrapassou a faixa etária “pop”: Ex: Led Zeppelin é tão pop quanto o funk do Krel. (discordo da visão que VH1 não é pop, portanto).

    O permanência do produto cultural através do tempo írá definir se aquele produto era só “pop” (e acaba qdo a geração-fã envelhece e morre) ou se foi importante a ponto de se tornar um produto cultural “reconhecido”.

    (Se eu tivesse mais tempo, procuraria por termos que não implicassem em uma hierarquização: não quero dizer que a cultura “pop” é menos ou pior que a cultura “reconhecida”)

    ¿Falei merda?

    Abs

    Resposta:
    a)Pô, faz sentido.
    b)Pô, também faz.

    Acho que vou te convidar pra escrever sobre o tema aqui, que tal? Vc explicou bem melhor que eu! hahahah

    Responder

  1. felipeluno/
    15/08/08 | 5:33 pm | #

    Nunca pensei que a cultura pop mundial pudesse depender tanto do Vale do Silício =)

    Responder

  1. Nick Hornby: um guia para iniciantes | Olhômetro
    18/08/08 | 7:03 am | #

    [...] isso as inteligentíssimas referências a todo tipo de cultura pop - música, internet, literatura, cinema - e você terá um belo exemplar de literatura Hornbyana. Parece bom? É melhor do que [...]

  1. Angelo Dias
    19/08/08 | 3:02 am | #

    @Brontops

    falou bem.
    E, não disse que VH1 não é POP.
    Depende do ponto de vista, não é mesmo.
    Meu pop é Digitalism. O pop do vizinho é Calypso. Capiche?

    Responder

  1. Isabela
    02/10/08 | 10:06 pm | #

    Você escreve muito bem, Ana!

    Beijo. :D

    Responder

  1. led zeppelin no talo
    24/10/08 | 4:04 am | #

    cultura pop é tudo o q foi produzido por todas as midias e tambem aquilo q se é comum a toda humanidade, assim a resposta ao título do post é sim,cabe tudo no mesmo balaio….e a internet so faz a cultura pop ficar ainda mais pop no sentido de todos terem acesso a tudo de uma maneira facil e simples….a cultura pop é o principio de Jung….é o inconsciente coletivo…é quando vc vê algo num sabe da onde conhece mas sabe q conhece…

    Responder

  1. As melhores persoangens de filmes
    07/12/08 | 2:39 pm | #

    [...] Foto do Coringa de Olhômetro. [...]

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo