31.01

2008
9:07 am

Fones de ouvido in-ear para iniciantes: um guia de coisas que você deveria saber

Postado em Música, Tecnologia

Esse guia é para os amantes de música, não para os amantes de tecnologia. Eu não manjo nada de amperagem, alcance de frequências, drivers de fones e essas coisas: eu só sei que o som me agrada ou não, e sei mais meia dúzia de coisas que eu aprendi depois de ler bastante sobre o assunto.

Antes de conhecer as maravilhas de um bom fone de ouvido, eu era uma simples apreciadora de música - exatamente como você, caro leitor. Usava aqueles fones de 15 reais do camelô e achava eles muito bons, obrigada. Afinal, tudo que é fone quebra depois de 3 meses, né, então pra quê pagar caro?

Certo dia, o profeta dos fones de ouvido na minha vida, meu padrasto (um audiófilo viciado em equipamentos de som valvulados dos anos 80), se comoveu com a minha saga (meus fones quebravam a cada 45 dias) e resolveu me dar um fone de ouvido, segundo ele, “decente”.

koss the plugEu ganhei um Koss The Plug, e minha vida mudou. O The Plug (esse, à esquerda) é o mais simples dos fones in-ear de qualidade. Muita gente não gosta dele, e realmente não é dos melhores. Mas comparado a qualquer fone de ouvido que eu já tinha experimentado, o The Plug era uma experiência divina.

Se você é do tipo que gosta de ouvir música, nunca mais vai ser o mesmo depois de usar um fone de qualidade. É outra experiência, e eu não estou exagerando. Você ouve nunaces e detalhes da música aos quais nunca teria acesso em um fone ruim, o prazer de escutar música é renovado e tudo isso melhora até o humor. Aí, não vai ter mais graça escutar nada nos fones de baixa qualidade; depois, você vai viciar, e vai querer sempre fones melhores. Sim, porque há fones de 100 e de 1000 reais.

Tipos de fones de ouvido:

Algumas coisas que você precisa saber se vai se aventurar pelo mundo do hi-fi audio:

- Fones in-ear, ou intra-aurais, são aqueles que entram dentro do canal auditivo. Ele isola os ruídos de fora, evitando que você aumente muito o volume para abafá-los, e por isso é menos prejudicial a audição do que os earbuds, os fones de ouvido comuns. Os in-ear são usados por artistas, para retorno de palco, e como monitores de audio por profissionais da área, por causa da fidelidade que a proximidade do canal auditivo gera.

- Os earbuds são os fones mais comuns por aqui. Pequenos, ficam presos na parte de fora do canal auditivo, dentro da orelha. São raros os Earbuds de qualidade, mas existem um ou dois modelos muito bons. Os Earbuds, em volume baixo, não soltam todas suas frequências (agudo até grave), e é por isso que a gente acaba aumentando muito e isso pode prejudicar a audição.

- Os fones supra-aurais, ou de haste, são aqueles grandões, com um arco que fica em cima da cabeça e com almofadinhas confortáveis que cobrem a orelha. Bons modelos aliam qualidade de áudio a bom isolamento. Alguns não têm aquelas almofadas grandes, e só ficam preços com a alça na cabeça. Normalmente, recomenda-se esse pra uso doméstico, já que é menos prático do que os outros dois pra ouvir andando ou praticando esportes.

Como quase não existem bons modelos de earbuds, e eu ouço música em lugares barulhentos, sou partidária dos in-ear. Erabuds machucam e não prendem bem, além de terem um som bem ruim.

Os in-ear:
Existem diversos modelos bons de fones in-ear. Apesar de não ser recomendado falar em marcas, já que até as melhores podem errar, temos Sony, Audio-Technica, Ultimate Ears, Sennheiser e Shure como as principais marcas de fones in-ear. O modelo mais popular no Brasil, encontrado com facilidade, é o Koss The Plug. Custa de 70 a 80 reais. Eu cheguei a pagar 6 dólares no Ebay, mais 10 dólares de frete. Chegou em seis dias.

O The Plug tem muitos graves, a espuminha é anti-higiênica e é difícil de colocar no ouvido. Ainda assim é um avanço gigante diante dos fones de camelô com os quais a gente é acostumado. Além disso, a Koss tem garantia vitalícia, ‘no questions asked’, como eles dizem. Quebrou, é só levar o fone e a nota fiscal que eles consertam. No meu caso, deram um novo.Audio Technica CK-32

O meu atual fone é o caçula dos in-ear, e é excelente. É um Audio-Technica CK-32 (esse aqui à direita), um fone muito equilibrado, na mesma faixa de preço do The Plug mas que dá muito mais variedade de texturas no som - se é que é possível dizer isso, mas não acho outra expressão pra definir. A nitidez do timbre e da altura dos instrumentos é impressionante.

O The Plug e o CK-32 são a ponta do iceberg em bons fones in-ear, mas é normalmente por onde todo mundo começa - porque a maioria das pessoas nunca teve contato com um bom fone e não acha que existe custo-benefício de dar mais de 20 reais em um. Mas depois que você começa…

Gato por lebre:
Não caia no conto do vigário: aqueles modelos de in-ear (25 a 50 reais) que a gente encontra por aí, normalmente da Coby ou da Philips, são um lixo. Não precisa nem falar daqueles genéricos, ou falsificados. de 10 reais. Lembre-se, o in-ear joga todo o som direto dentro do seu ouvido. Se for um som ruim, é todo o som ruim dentro dele. E fora que vai quebrar em pouco tempo. Vale a pena guardar a grana por uns meses e comprar um fone melhorzinho.

Amaciando os fones:
Fones de ouvido amaciam depois de algum tempo de audição e ficam melhores. O diafragma deles fica mais flexível. Você pode ‘forçar’ esse amaciamento: deixe o fone por cerca de 200 horas tocando música num volume médio. Não precisam ser 200 horas corridas - você pode ouvir de durante o dia, deixar durante a noite. Eu uso um CD que gravei com ‘ruído rosa’, que é um barulho que contém todas as freqüências. Parece aquele i-Doser. Ah, mas isso não funciona com fones ruins… o do iPod, por exemplo, costuma estourar.

As ponteiras:
Todo fone in-ear vem com ponteiras, normalmente de silicone, que são as partes que entram no ouvido. A maioria deles vem com diferentes tamanhos de borrachinha, mas ainda assim algumas pessoas nunca se adaptam a ter um treco enfiado dentro do ouvido. Se esse for o seu caso, infelizmente, você não vai poder usar os in-ear.
É preciso manter as ponteiras sempre limpinhas, não compartilhar com ninguém (é SUA cera) e trocá-las periodicamente. As ponteiras de reposição são vendidas em boas lojas de instrumentos musicais, no Mercado Livre (ou eBay). Dá também pra comprar fones de camelô e pegar as ponteiras deles pra colocar no seu fone.

Conservando seu fone de ouvido:
Nunca ouça música em volumes altos. Além de estragar seu ouvido (e o problema não é o volume alto ocasional, é a longa exposição aos volumes altos, essa sim muito prejudicial), estraga o fone. Nenhum fone agüenta muito tempo em volumes altos.
Depois de um dia ouvindo música, pendure seu fone em um gancho (no meu caso é a porta do guarda-roupa) e passe nele um pano úmido. Ajuda a conservar.

Importante: eu não saberia nem um décimo disso sem a iPod Fones, a melhor comunidade do Orkut sobre o tema. Se sua dúvida já não tiver sido respondido em um dos centenas de tópicos excelentes da comunidade, pode perguntar que sempre vai ter gente disposta a ajudar - e normalmente são especialistas, gente que manja muito, muito mais que eu.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , ,

29 comentários (Comente! Trackback)

  1. marcus
    31/01/08 | 11:24 am | #

    Eu tinha um Koss The Plug, mas ele estragou em menos de três meses. Boa sorte com o teu.

    De fato, é um fone ótimo, pela qualidade sonora e pelo isolamento que proporciona. Eu usava ele mesmo quando não estava ouvindo música, para me concentrar melhor ao ler no metrô.

    Mas legal mesmo é a cara que as pessoas fazem quando vêem ele. Tu já mostrou para alguém que não conhece? É uma cara tipo “meu Deus, como isso tudo cabe dentro do teu ouvido?”

    Responder

  1. anabsf
    31/01/08 | 11:35 am | #

    Marus, meu The Plug também estragou rapidinho, mas como eu disse, eles trocaram sem problemas. E na época comprei outro que tá durando há um tempão. Acho que o problema dele é o fio, muito fino.

    E sim, é um saco todo mundo perguntando como eu sou capaz de usar um fone violentador. Mas, senhor, perdoe-os, eles não sabem o que dizem. =)

    Responder

  1. mariane
    31/01/08 | 1:24 pm | #

    Afinal, tudo que é fone quebra depois de 3 meses, né, então pra quê pagar caro?

    Eu pensava EXATAMENTE assim! Não podia estar mais enganada : P

    O único in-ear que eu usei até hj foi um coby. E era bem ruim mesmo.

    Comprei um da philips (earbud) MUITO bom, que eu uso até hoje. Paguei 49 reais e valeu a pena.

    Responder

  1. Arthur
    31/01/08 | 3:32 pm | #

    Eu acho q nem todos os Philips in-ear são um Lixo.
    Os Coby sim,mas os da Philips estão sendo qualificados por muita gente como um otimo fone para iniciantes,alem do preço “Justo”.
    E agora com os novos lançamentos da Philips em relação a in-ears tem outros 2 novos fones que parecem ser muito bons.

    Responder

  1. anabsf
    31/01/08 | 3:43 pm | #

    Oi, Arthur!

    Essa minha impressão sobre os fones da philips se justifica por alguns modelos antigos.

    Meio que submeti meu tópico à aprovação na comunidade iPod Fones e um cara de lá mencionou uns dois ou três modelos, também.

    Eu vou editar o tópico com as informações. Obrigada pelo toque!

    Responder

  1. Janeiro de A a Z « Cegos, Surdos e Loucos
    01/02/08 | 12:24 am | #

    [...] e Justifico] Gangsta Bowie [With Lasers] Humaitá Pra Peixe: Gaúchos que adoramos [Rock de Índio] In Ear, tudo o que você precisava saber sobre fones de ouvido, mas não ouviu porque ficou surdo an… [Olhômetro] Jukebox, o novo de Cat Power [Alto Falante] Killers irregular, mas surpreendente [...]

  1. diego^SCFC
    01/02/08 | 9:35 am | #

    Realmente… eu também comprava fone vagabundo do camelô, porém faz 6 meses que tenho um ipod e vi que realmente é diferente, de uma qualidade bem melhor.

    Eu uso o fone “supra-aurais” para jogar Counter Strike, mas odeio usá-lo para ouvir música.. quando estou com preguiça de trocar o fone pelo caixa de som, coloco o volume do pc no máximo e deixo o fone fora do ouvido, hahaha :D

    Responder

  1. Um review do notebook Dell Inspiron 1525 para toda a família | Olhômetro
    25/06/08 | 5:59 am | #

    [...] notebook vem com um fone de ouvido de ótima qualidade (in-ear, a propósito) da Creative e uma flanela. O preço, R$2.500 (incluindo mouse retrátil e caixas de som da Dell), [...]

  1. Filipe Nascimento
    11/09/08 | 7:54 pm | #

    Sobre os Philips, acabei de comprar um In-ear da Philips, o SHE9500. O som é muito bom, o isolamento é excelente, vem com 3 tamanhos de ponteiras e a reprodução do som é excelente! Sou músico e sinto falta quando algum instrumento ou Dub que está numa freqüência específica some. Com esse fone percebo todas as camadas das músicas.

    Eu recomendo. Até pq, paguei módicos R$59!

    Responder

    Bisc8 Reply:

    Filipe, eu ia falar a mesma coisa!
    Comprei um SHE9500 tem uns 2 meses e achei incrível. Sinceramente, o melhor fone que tive até agora (não digo que não existam melhores, seria ignorância dizer isso hehe).
    Paguei 50 reais no meu e ele tem feito meus dias mais felizes.

    Responder

  1. Ivan
    17/11/08 | 5:20 pm | #

    Segui a dica da @ana_freitas dada neste post e comprei o CK-32.. realmente o bixo é bão! http://is.gd/7RaJ

  1. hÉrique Serejo
    30/11/08 | 11:57 pm | #

    Eu tambm não teria nem acesso a um fone de qualidade se não fosse um dia eu ter pesquizado no orkut assim: fone cust beneficio. Foi então que encontrei a comunidade iPod Fones, e comecei a conhecer e entender melhor os fones…

    Hj uso um ck-32…acho muito bom, pq sou iniciante….mas pretendo adquirir fones melhores com o passar do tempo…

    Responder

  1. Ivan
    12/12/08 | 3:40 pm | #

    Comprei o melhor fone de ouvido que já tive na minha vida toda. O Audio-Technica CK-32. Dica da @ana_freitas http://is.gd/7RaJ

  1. Gabriel Narde
    31/03/09 | 5:01 pm | #

    Comprei esse fone audio-technica ck-32, por causa dessa Matéria e outras que vi na internet, pensei que fosse bem melhor que outros fones comuns, mas quando usei não vi muita diferença, agora eu so espero que pelo menos ele
    dure mais que os outros, que sendo assim ja tá valendo o seu preço.

    Responder

    Mauricio Reply:

    Eu tb comprei um audio-technica ck-32 por causa dessa matéria. No começo foi uma decepção. Não encontrava os graves. Levou quase um mês para eu perceber que eles apareciam de acordo com o encaixe no ouvido. Para mim, os graves vêm mais forte quando o fone está de ponta cabeça. Talvez o formato do meu canal auditivo seja diferente da maioria :) . Depois dessa descoberta, o som realmente ficou muito bom. Único problema é que comigo, por causa da posição fones, os fios não ficam muito discretos…

    Responder

    cardoso Reply:

    boas so tem que fazer uma coisa e passar o fio por dentro da roupa e passar por cima da orelha e ai sim ficam discretos abraço

    Responder

  1. Guinho
    18/05/09 | 12:46 am | #

    eu comprei uma vez um Bose® in-ear nos EUA
    achei uma fortuna na epoca 85 dolares…
    mas a qualidade q senti falou mais alto..
    infeslizmente roubaram junto com meu ipod…
    filhas da puta…

    Responder

  1. Diego
    05/08/09 | 12:04 am | #

    Não confunda fones Philips, os originais, com aqueles de camelô fabricados por uma empresa meia boca com o logotipo da Philips mal impresso.
    Os fones originais da Philips (desde o mais básico até o mais caro) são excelentes.
    E o preço desse Koss tá meio caro. Existem marcas melhores por preços próximos a esse.

    Responder

  1. David Monteiro
    12/09/09 | 9:12 pm | #

    tenho um Philips she9500 e um fone muito bem acabado com um exelente som e custo beneficio, a media de preço e de 60 reais, se for muito abaixo disto pode ser falso!
    se liga galera que tem muito fone identico porai ate a embalagem! mais e falso!

    Responder

  1. Daniel
    17/09/09 | 3:58 pm | #

    Já tive vários fones, in-ear, earbuds, supra-aural e circumaural. Os earbuds para mim não funcionam pois não param na orelha, além de a qualidade de som ser horrível. Tive um sony in-ear com noise cancelling muito bom, mas o último e melhor de todos é um circumaural da Bose, o QC2. Qualidade de som fantástica e excelente isolamento acústico passivo e ativo. Como viajo muito de avião, valeu cada centavo dos 325 dólares. Isso sem falar que uso o dia todo, todo dia, em casa, no trabalho, no avião, no taxi, etc há mais de um ano e ele está intacto, parece que comprei ontem. E eu nem sou do tipo que cuida bem das coisas… :D

    Responder

  1. Diego Ponciano
    01/12/09 | 4:05 am | #

    Fones de ouvido "In-ear": Guia para iniciantes http://bit.ly/8g4dsf #music

  1. Lilian Lorenzi
    20/04/10 | 10:06 pm | #

    http://migre.me/yiFP - Os diferentes tipos de fones de ouvido

  1. Nadim
    30/07/10 | 12:36 pm | #

    Estou pensando em comprar um Ipod e já ví que no site da Apple tem uns fones aparentemente muito bons. Vi um IN-ear novo, que possui dois drivers, e tudo mais. É aconselhável pagar os 79 dólares sugeridos, ou existem fones de outras marcas mais confiáveis, por preços que geram um maior custo benefício?
    Grato desde já!

    Responder

  1. Nadim
    30/07/10 | 12:42 pm | #

    Estou pensando em comprar um Ipod e vi no site da apple um “lançamento” de um in-ear que tem dois drivers, um woofer e um twiter. O preço sugerido é de 79 dólares. Gostaria de saber se vale a pena comprar um desses, ou se é mais confiável e tem um custo benefício maior comprar aqueles que já são de conhecimento do mercado.

    Grato desde já.

    Responder

  1. Aminaw
    08/09/10 | 7:18 pm | #

    "Fones de ouvido in-ear para iniciantes: um guia de coisas que você deveria saber" http://bit.ly/9BPk4D #olhometro

  1. LariZE, prazer.
    20/09/10 | 6:44 pm | #

    Artigo fofíssimo: Fones de ouvido para iniciantes http://ow.ly/2H2PG

  1. Fones High End
    07/11/10 | 8:25 pm | #

    Fones de ouvido in-ear para iniciantes: um guia de coisas que você deveria saber - http://bit.ly/9BPk4D

  1. Rodrigo Pita
    07/11/10 | 8:26 pm | #

    RT @fones_high_end: Fones de ouvido in-ear para iniciantes: um guia de coisas que você deveria saber - http://bit.ly/9BPk4D

  1. Vitor Valeri
    07/11/10 | 8:28 pm | #

    RT @fones_high_end: Fones de ouvido in-ear para iniciantes: um guia de coisas que você deveria saber - http://bit.ly/9BPk4D

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo