Ok, olhe lá em cima, no banner principal. Tá escrito… ‘música, tecnologia, celebridades e cotidiano’ - porque a idéia era falar dessas coisas, nessa ordem de importância.
Acontece que a ordem acabou subvertendo, essas coisas de blog tomam vida e quanto você vê, já perdeu o controle. E eu quase nunca falo de tecnologia - literalmente - aqui. Tirando o post anterior e uma ou outra menção perdida nos arquivos. E nunca fiz um review, que eu acredito serem a maior invenção da internet desde o sites de busca.
Para os desavisados (meus familiares lêem meu blog, eu preciso ser didática), um review é uma resenha sobre um produto. E hoje vou fazer um review do meu tão esperado novo computador, o Dell Inspiron 1525. Como você acompanhou neste post, eu tive um pequeno imbróglio envolvendo a compra do aparelho, felizmente já solucionado (recebi um novo em duas semanas). E agora vou falar do notebook que eu comprei de uma maneira inovadora. Não, esse review não vai falar só de frequência e temperatura do processador, rotação do HD e coisa assim. Ele vai falar diretamente pra mamãe, pro papai, pra vovó e até pro cachorro, se for preciso. Comecemos.
Sim, a imagem quando eu ligo é uma florzinha. Não, eu não tenho nada a ver com uma florzinha
Não, meu edredom não é rosa. Isso é… salmão. Com lilás. Eu não tenho nada a ver com um edredom rosa
Parte técnica chata (pule se for leigo): o Dell Inspiron 1525 que eu comprei tem um processador Intel Core 2 Duo T7250 de 2GHZ e 2MB de cache, 120 GB de HD 7200 RPM, 2GB de RAM (expansíveis até 4GB), Windows Vista Home Basic, webcam embutida de 2 megapixels e um gravador de DVD. O Inspiron 1525, por padrão, tem tela de 15,4 polegadas anti-reflexo, teclado que tem 100% do tamanho de um teclado normal, saída HDMI, leitor de cartão 8 em 1, 4 portas USB, além de conexão sem fio. Não tem Bluetooth.
O notebook vem com um fone de ouvido de ótima qualidade (in-ear, a propósito) da Creative e uma flanela. O preço, R$2.500 (incluindo mouse retrátil e caixas de som da Dell), é o melhor custo-benefício em notebooks dessa configuração, considerando que o suporte da Dell, que dura um ano por padrão, é excelente. O Inspiron só peca por não permitir placa de vídeo dedicada.
Traduzindo (parte legal): dá pra entrar no site da Dell e escolher tudo, desde o processador (o que eu peguei é o mais rápido, mas tem uns mais simples, também), tamanho do disco, se você quer ou não câmera, tela brilhante - tudo mesmo. O mais legal é que da pra escolher a cor. Eu escolhi uma textura que se chama Commotion:
É, parece sujeira, mas só na foto. Sim, pessoalmente é mais bonito. Sim, ela brilha
Mas enfim, você pode escolher a cor que quiser, e é bem bonito, ao contrário da maioria dos outros notebooks da Dell, que são feiosos.
Ele vem com um Word (o Office, pessoal) modesto, o Microsoft Works, mas eu troquei pelo Open Office. Também acompanha fritas um software de gravação de DVDs, o Roxio, um antivírus trial de um mês que eu já desinstalei e algumas outras tranqueiras da Dell, todas já devidamente removidas.
O [Windows] Vista roda redondinho (isso quer dizer ‘bem rapidamente’) nessa configuração, e segundo relatos, também roda redondinho na configuração mais modesta do notebook, com Celeron (processador mais simples, o preço-base no site) e 1GB de memória RAM.
Pra turma de jornalismo: aqui eu rodo o Photoshop CS3 e o Dreamweaver CS3, MSN aberto e navegador Firefox com um monte de abas sem nenhuma travadinha. Isso significa que você vai poder abrir várias coisas nele que ele não vai dar tela azul. Não é legal?
Pra turma dos joguinhos (básicos): roda The Sims 2! Age of Empires III também. Não testei muita coisa, mas a maioria dos jogos da geração do The Sims 2 rodam, lógico que não com os gráficos mais belos, mas se deixar no médio-baixo ele vai bem rapidinho. E quem liga pra serrilhados se você pode construir mais balizas e atacar o vilarejo inimigo sem lag?
Pra minha mãe e pro meu pai: você pode abrir o Word e o Orkut - ao mesmo tempo.
Pra minha vó e pro meu vô: tem paciência. E é o novo.*
Nota final: tô satisfeita! Só vou dar 9 porquê dar 10 é feio, ninguém nunca dá 10, porquê aí todo mundo acha que é marmelada, e fica pensando que você paga um super-pau pra marca, e seu review perde credibilidade. De qualquer maneira… sério, é um note muito bom! Bateria dura bem (umas 2h30, nos testes em laboratório aqui), e ele é bonito e rápido pra caramba. Não é pra quem joga ou pros chatos que freqüentam o Clube do Hardware, mas pra quem tá pensando em comprar um notebook porque o desktop de casa tá capengando, é uma opção boa mesmo. E esse post não foi pago, não.
*Minha vó e meu avô são viciados em Paciência. Relatos dão conta que eles chegam a passar de 3 a 4 horas ininterruptas mergulhados no desafio eterno de mover as cartas corretas entre os montes.
Compartilhe!
Se você gostou desse artigo, leia também:
June 25th, 2008 |