05.08
2008
5:30 am
Yahoo! Posts: o que é, como é e o que eu tenho a ver com isso
Postado em InternetNeste domingo, dia 3 de agosto, tive que acordar cedo. Tinha ido dormir às 4h30, depois de uma noite de jogos sexo e drogas* diversão com os amigos, mas um evento importante me esperava. Despertei, peguei meus pertences e rumei ao Pacaembu, para a festa de estréia do Yahoo! Posts, sabiamente realizada num domingo (em vez de ter escolhido um dia da semana à noite, como têm sido todos os eventos bloguísticos pros quais eu tenho sido convidada e tenho recusado, já que trabalho à noite).
Como funciona:
O Yahoo! Posts é um projeto de grandes proporções do Yahoo! Brasil que manifesta o reconhecimento pelo valor da produção de conteúdo dos blogs brasileiros. Inicialmente, 100 blogs foram escolhidos e serão lidos diariamente por 4 consultores, que irão selecionar os melhores posts (de qualquer tipo e gênero - crônicas, notícias, lista etc) e repassar ao editor do projeto. Esse cara irá escolher os melhores e publicar na home do projeto. Existe também a possibilidade de ter o conteúdo publicado nas home do Yahoo!, tudo isso em troca de um banner do projeto nos blogs participantes.
photo credit: Bruno Dul7
O evento de estréia foi temático. Futebol era o mote, porque a idéia foi exposta como um esquema tático de time de futebol, mesmo: 100 -> 4 -> 1 -> 3.000.000
É isso aí. São três milhões de pessoas acessando o Yahoo! diariamente e parte desse tráfego sendo direcionado para os 100 blogs do projeto (o número pode aumentar).
A home do Y!Posts estréia no próximo dia 6, quarta-feira, e esse blog que vos fala foi um dos contentes selecionados. É em parte por causa do Y!Posts que eu implantei as mudanças que você viu aqui nos últimos tempos: template, freqüência de atualizações, plugins e todas as coisas.
Os caras envolvidos diretamente no projeto são nada mais, nada menos que Alexandre Inagaki, Nick Ellis, Gilberto Knutz e Edney Souza Silva (os quatro consultores), Ian Black (o cara que escolheu os blogs) e o editor, Pedro Jansen (o penúltimo no esquema tático, o último filtro pelo qual o conteúdo passa antes de ser veiculado).
Por quê é legal?
Porque eu estou nele. É legal porque é uma forma eficaz de seleção de conteúdo. Os blogs envolvidos no projeto serão divididos em grupos e cada grupo será analisado por um dos consultores, em rodízio. Eu não confio em sistemas que selecionam a qualidade do texto pela quantidade de comentários ou pela avaliação do usuário - o primeiro porque blogs pequenos, como o meu, quase não têm comentários; e o segundo porque sabemos que é comum grupos se organizarem para manter em destaque determinado conteúdo através de votação massiva. Um blog pequeno não tem meios de organizar um grande grupo para colocá-lo na home do Digg. Por isso que essa seleção humana é mais vantajosa pra mim e pros outros blogs de menor visibilidade.
Além disso, não quero ser brega mas não posso evitar: é muito legal saber que faço parte de um projeto do qual também participam caras muito, muito bons, alguns dos quais foram inspiração direta pra eu criar isso aqui. E tudo isso em menos de um ano blogando.
Panela?
Vi muita gente falando em panela. Reconheço algumas dessas críticas como despeito (‘não fui escolhido então é panela’). Mas peço para os que dizem isso olharem o meu exemplo. Ou o exemplo do Eric. Tenho certeza que nós dois somos alguns dos inúmeros exemplos de pessoas que não fazem parte da tal ‘panela’ e fomos escolhidos para o Y!Posts. Analise: se o critério fosse fama na blogosfera e número de acessos, porque eu e o meu blog que tem 500 acessos por dia, uma mixaria perto de qualquer grande nome, teria sido selecionado?
O evento:
Eu nunca assisti a um jogo de futebol no estádio. Pausa para as exclamações de vocês. Voltando. Nunca assisti, e a única vez em que fui a um estádio foi no Pacaembu, em 2005, quando assisti ao show do Pearl Jam. E foi para lá que eu voltei no domingo. Dentro do vestiário do Pacaembu, puffs roxinhos, um telão e uma decoração futebolísticas ambientaram a parada. Depois, conhecemos o campo (mas não podia pisar dentro das linhas) e comemos coisinhas gostosas. Ganhei uma camiseta com meu nome blog e uma bolsinha daquelas de jogar futebol. Eu não jogo futebol, mas a bolsinha é bonitinha.
O campo parece muito maior na televisão (e na foto também, mas pessoalmente é pequeno)
Não conheço ninguém nessa foto (exceto a Lily Allen lá atrás do lado direito, de óculos escuros.)
Eu disse que o edredom não era rosa. É lilás. Quase roxo.
O que eu espero:
Além de ser feliz, espero dinheiro, fama e poder que o número de visitas aumente consideravelmente. Pára-quedistas vindos do Google são bem-vindos porque preciso viver de alguma coisa, e eles clicam no Adsense. Mas quero um público sólido de leitores. Quero que mais de 60% dos meus acessos seja de gente retornando. E quero quadruplicar meus pageviews e leitores de feed até o fim do ano. Considero essas metas razoáveis - não são inatingíveis, mas não dá pra garantir que serei capaz de alcançá-las, e por isso é um desafio. Ainda depende de esforço para produzir conteúdo de qualidade e de sorte para ganhar mais links. E falando em conteúdo de qualidade, isso é outra coisa que eu espero: que meus textos melhorem consideravelmente, já que agora cada texto bom pode significar um destaque na home do Yahoo!. Também espero que o meu plano de hospedagem agüente, mas essa é outra história.
Mais informações sobre o projeto?
Confiram os posts do Ian e do Knutz.
*Pai, é brincadeira.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: yahoo! posts