17.10

2008
5:30 am

Fuja para as colinas

Postado em Brasil, Literatura, TV, jornalismo

Foto por Evelson de Freitas, da Agência Estado

Corrão!1111! todos. Fuja enquanto é tempo. Coloque sua família num carro e dirija sem destino. Estoque mantimentos no porta-malas. Compre um manual de sobrevivência de bolso, baixe centenas de audiobooks para tocar no som do carro e adquira revistas de caça-palavras para exercitar a memória. Daí, declare seu próprio exílio e suma daqui. É o fim do mundo, meu amigo. E sua única chance é correr.

Nenhuma outra situação explicaria o que aconteceu nessa quente e arrastada quinta-feira de outubro em Santo André. Nada explica a polícia ter DEVOLVIDO uma das reféns - menor de idade - para o sr. Lindembergue sob o pretexto de que ela ajudaria a negociar a libertação da pobre moça Eloá. Oi? O cara faz concurso público, estuda uma porção de anos, ouve grito de Capitão Nascimento no ouvido para aprender a lidar com seqüestrador em situação de negociador. Ele até ganha um uniforme bonitão, colete à prova de balas e tudo, com a palavra NEGOCIADOR bordado atrás. Formidável.

Aí ele manda uma menina de 15 anos subir no apartamento e fazer o trabalho por ele. Faltou desconfiar que em hipótese nenhuma isso daria certo.

Que tipo de polícia devolve refém menor de idade para seqüestrador?

Vai ver é do mesmo tipo de polícia que luta com polícia no meio da rua. Eu nunca imaginei que veria algo desse tipo. Na mesma quinta-feira quente e arrastada, mas uns 30km mais longe, policiais do Estado de São Paulo esbofetearam-se entre si numa briga sem precedentes. A pergunta que fica: enquanto eles brigam entre si, quem briga pela gente? Beleza que é no Rio, mas você sabe que faz parte do contexto - quem briga pelo diretor do Bangu 3, o sétimo diretor de presídio fluminense a ser assassinado em oito anos? Relatos diziam que ele era um servidor exemplar - óbvio que era, se não fosse e tivesse aceitado grana do CV não tinha morrido.

Eu avisei: corra enquanto é tempo. O ‘Servir e Proteger’ já se aposentou há um tempão. Com salário integral. Mas sem reajuste há uns 15 anos.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

39 comentários (Comente! Trackback)

  1. Paulo Figueiredo
    17/10/08 | 8:25 am | #

    To eu, baixando minha séries, quando chega o meu vizinho (que por acaso faz facul comigo) dizendo:
    - Cara, quer dar umas risada?
    Eu:
    -Mais claro, pq?
    Ele:
    -Então liga a tv e poe na band, ta tendo mó muvuca de policia.

    Fiquei vendo quela cena e pensando… “PUTA MERDA, CABÔ O BRASIL!”

    Responder

  1. Guilherme Atencio
    17/10/08 | 11:19 am | #

    Eu confesso estar alheio à este sequestro, mas tu tem razão: que tipo de treinamento recebeu alguém que devolve um refém? Eles deveriam dar logo um plano de fuga e um carro blindado pra ele…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Guilherme, a questão aqui é que o moço, Lindembergue, não fez nenhuma exigência. Ele não quer carro blindado e plano de fuga, simplesmente porque não é bandido, não sequestrou a moça pensando em ganhar uma grana depois, entende?

    Responder

    Guilherme Atencio Reply:

    Agora, depois de ler mais sobre o caso, eu entendi. De qualquer maneira está sendo um fiasco.

    Responder

  1. alzirasimoncini
    17/10/08 | 8:07 pm | #

    É uma pena tudo oque está acontecendo. Cada vez mais nos sentimos “um nada” à frente de toda essa palhaçada. Sem falar nesse tal de Lindenberg que colocou muitas pessoas reféns,sem o direito sequer de dormir em suas próprias casas.Agora vão passar a mão em sua cabeça como se nada tivesse acontecido. É o fim dos tempos:então preparemo-nos.

    Responder

  1. Fernando
    17/10/08 | 9:55 pm | #

    [QUOTE]Corrão!1111! todos.[/QUOTE]

    Você perdeu toda a credibilidade aí.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Oi, Fernando.
    Leia minha resposta sobre o mesmo assunto para o ‘Eu’, aqui embaixo.
    O ‘Corrão!!111!!’ seguido dessas exclamações é um recurso humorístico largamento usado no Twitter.
    Abs

    Responder

  1. Eu
    17/10/08 | 10:49 pm | #

    Porra, tá certo que tudo deu errado (que frase ruim - hahaha), mas escrever “corrão” (em uma conjugação do futuro que não existe) é ruimmmmmmm! No meu tempo era “corram”! Precisava assassinar a Lingua Portuguesa também?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Eu não deveria explicar a piada, pq aí ela perde a graça, mas vc foi bem gentil hahahah então vou explicar. O ‘corrão’, seguido de !!111!!! é uma brincadeira, uma maneira de ‘tirar sarro’ de quem de fato escreve assim.

    Aqui tem um exemplo…: http://novo-mundo.org/log/fotos-e-videos/corrao1.html

    E aqui: http://fofoquinhas.uol.com.br/tedouumdado/2008/07/daniel-dantas-corrao/

    E aqui: http://novo-mundo.org/log/educacao-com-aprendizado/corrao-a-policia-vem-ai.html

    Nesse último post, o Rafael até ironiza todo mundo que corrigiu ele pelo ‘corrão’.

    Bj

    Responder

    Eu Reply:

    De fato eu não tinha entendido que era uma piada - aliás é uma piada ruim, na minha modesta opinião, mas ainda assim uma piada, não é? Obrigado pelo gentil. Tu também fostes - eu to sendo sincero, não é ironia.
    Bjs.
    Élcio.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Ah, é uma piada sem graça para quem não acompanha o uso dela no dia-a-dia… mas eu acho engraçadinha.
    Tem muito a ver com o humor cersibon… se não sabe o que é isso, dá uma busca aqui no blog que escrevi um post sobre isso certavez.
    =)
    Beijo!

    Responder

    Eu Reply:

    Obrigado, pela dica.
    ;-)
    Bjs.
    Élcio.

    Responder

  1. César
    17/10/08 | 11:04 pm | #

    É, realmente nosso Brasil está cada vez pior. O povo infelizmente acredita que o Brasil está crescendo, mas esquece que o que importa é o crescimento social, não econômico. O que adianta sermos convidados para participar do G8 se não temos nem uma polícia que pode nos defender?
    Se é salário ou não, não é problema meu. Só acho que o Governo poderia esquecer um pouco esse individualismo e lembrar que daqui a 4 anos é a vez dele de viver nessa porcaria de sociedade que eles tiveram a chance de mudar. Aí então sentirão o mesmo que nós sentimos ao ver nossos líderes de braços cruzados para nós.

    Responder

  1. Luiz Carlos
    17/10/08 | 11:05 pm | #

    Como pode, eles dizem estar em greve, mas quando vão afrontar o governo do Estado, o fazem levando as armas de fogo e viaturas que pertencem ao poder publico, isso torna a manifestação um ato de terrorismo, o que anula qualquer negociação, em um Estado justo, estariam todos automaticamente exonerados, presos e sofrendo processos por abuso da maquina admnistrativa entre outros crimes!
    A reenvindicação pode ser justa, mas os atos os tornaram aquilo que deveriam combater, criminosos!

    Responder

    Fernando Reply:

    Luiz Carlos, você pode não saber, mas os policiais civis estão tentando negociar com o Serra há meses. Não é de agora. Mas o governo simplesmente não quer saber, oferece um reajuste irrisório, e pronto. Inclusive, a civil tentou veicular uma propaganda dia 1º de agosto (atenção: 1º de agosto) na TV, explicitando que o Serra simplesmente não negociava nada. Provavelmente o governador tinha a mesma idéia que a sua: exonere-os todos, que emprego tá sobrando e não é preciso aumentar nada. Esposa, filhos? Se vira. O problema que continue… Enfim, a greve mesmo, começou há um mês; se você trabalhasse com as condições que a civil trabalha, você estaria lá na manifestação também. Portanto, esses atos foram a gota d’água de meses de afronta, isso sim, pelo governo do Estado.

    Responder

    Luiz Carlos Reply:

    Como eu disse, usando as armas e viaturas do poder publico, é ato de terrorismo, como cidadão, eu nunca poderei admitir isso, isso é patrimonio publico e reenvindicaçãoes na base do terrorismo devem ser severamente punidas, quando estiverem sem qualquer arma de fogo e com seus proprios veiculos la, fiquem a vontade, gritem, levem tampas de panela, façam barulho, fiquem paralisados nas atividades, o que força a uma necogiação, caso contrario eu como mero cidadão que posso fazer, senão temer voces?

    Responder

  1. Marta Matozo
    17/10/08 | 11:17 pm | #

    É o fim do mundo! É bíblico e as pessoas não se dão conta disso! Jesus está voltando! Precisamos nos preparar e criar nossos filhos nas montanhas mesmo!!!

    Responder

    r Reply:

    Faz 2 mil anos que os cristãos esperam Jesus… mas ele não voltou e não voltará.

    Responder

  1. fernando
    17/10/08 | 11:21 pm | #

    nossa eu to vendo as imagens da Record, muito me espanta o sequetrador nao ter matado um PM, os caras estavam tentando dominar ele com socos, absoluta falta de treinamento, estes grupos especias sao muito eficientes em matar dentro das viaturas e matar refens, como foi aquele caso no Rio, aqui em sao paulo no final dos anos 80, maravilha de PM.

    Responder

  1. ligia
    17/10/08 | 11:23 pm | #

    O mais incrível é que os caras vão para manifestação com arma e munição pagas pelos nossos impostos, em viaturas compradas com nossos impostos e usando o combustível pago com nossos impostos… e ainda acham que podem posar de ter razão… o mundo enlouqueceu?

    Li outro dia num fórum a sugestão de uma garota de o governo fazer enquete para ver o grau de satisfação da população com o trabalho da polícia e vincular os índices de reajuste aos índices de satisfação…

    Hoje, por exemplo, quanto vale o trabalho da polícia que devolveu essa menina de 15 anos prá tomar um tiro no rosto????

    Responder

    Fernando Reply:

    Ligia, veja esta propaganda que seria veiculada dia 1º de agosto mas o Serra vetou: http://www.youtube.com/watch?v=Yrkb_tp1cTg. Será que o fato deles irem com equipamentos da corporação (pagos por nós, realmente) tira a razão do que eles reinvindicam?
    Se o salário for justo, digno, qualquer trabalhador produz com satisfação, beneficiando também ao povo, e não o contrário, onde o salário supostamente seria decidido através do grau de satisfação. É simples assim. Além disso, trabalho bem remunerado pode evitar até mesmo a corrupção, em certos casos… quanto a tragédia da menina, fiquei sabendo que já estão apurando se houve negligência, mas nem isso tira a principal questão, que é o policial ser mal preparado e mal pago. Não misture isso com o salário que ele ganha, que é o pior de todo o Brasil, por sinal.

    Responder

  1. fernando'
    17/10/08 | 11:31 pm | #

    nossa eu to vendo as imagens da Record, muito me espanta o sequetrador nao ter matado um PM, os caras estavam tentando dominar ele com socos, absoluta falta de treinamento, estes grupos especias sao muito eficientes em matar dentro das viaturas e matar refens, como foi aquele caso no Rio, aqui em sao paulo no final dos anos 80, maravilha de PM.

    Responder

  1. Jak
    17/10/08 | 11:49 pm | #

    No caso do sequestro do bandido Lindebergue, digo “bandido”, pq se teve coragem de dar dois tiros na ex-namorada, a quem dizia que amava e mais um na amiga dela, e ainda enrolou os PM até esse momento, as vezes se passando de coitado que só tava com medo e queria garantir que seu ato não lhe repercutisse uma boa surra, que bem merecia e noutras vezes ameaçando matar a garota, é bandido sim, e se ainda não tinha manifestado é poque não teve oportunidade, talvez até por namorar a 3 anos essa garota. Mas voltando ao que queria realmente, gostaria de fazer uma pergunta simples para esse pessoal da PM, GATE e negociação, pq ao deixar Nayara (erroneamente) voltar até a porta do apto, não lhe deram miniaturas de microfone, ou até mesmo câmeras que caso ela tivesse a oportunidade colocasse no apto ou mais próximo dos envolvidos que pudesse????

    Responder

  1. bruno
    17/10/08 | 11:53 pm | #

    O problema da civil simplesmente não foram as armas…. Tá, foram as armas JUNTAS a outros aspectos meio que “estranhos”, pq:

    -A “polícia” (depois explico as aspas”) foi fazer manifestação em frente ao bandeirantes, onde sabem que é proibido;
    -Haviam pessoas que não faziam parte da polícia no meio do protesto;
    -E por ultimo e o melhor: a CUT e alguns “sindicatos” que simplesmente eram liderados pelo vereador Paulinho da Força, vulgo “mais um ladrão”, estavam no meio da muvuca.

    Ou seja, a “policia” nao era a policia. Alias, era mas nao era, se é que me entendem. O mais engraçado dessa história é que toda a policia civil do pais vai entrar em greve por 24hrs dia 29 proximo, por causa do Serra. Me falem agora o que o resto do país tem a ver com um protesto que acontece aqui? E só o Serra foi culpado por deixar a policia 15-16 anos sem nenhum tipo de beneficio/aumento salarial? E os outros Estados? No RJ, delegados ganham 100% a mais do que os de SP; em MG, uns 65%. VÃO ENTRAR EM GREVE POR CAUSA DE UM POLITICO QUE NAO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM SEUS ESTADOS?

    Tirando o meu comentário gigante sobre a policia, o caso do sequestro que acabou em m****, é auto-explicativo: Se existissem leis [que fossem cumpridas], esse caso em Santo Andre nao teria nem existido, pra começo de papo.

    Responder

    Fernando Reply:

    Bruno, se você conhece realmente a civil, sabe que como classe, eles tem o direito de se organizar em sindicatos sim, é garantido pela Constituição. Aliás para qualquer classe trabalhadora que se sentir lesada em seus direitos, inclusive na sua, que eu nem sei qual é.

    “E só o Serra foi culpado por deixar a policia 15-16 anos sem nenhum tipo de beneficio/aumento salarial? E os outros Estados? No RJ, delegados ganham 100% a mais do que os de SP; em MG, uns 65%”

    Realmente, não foi só o Serra, mas todos os governadores que o antecederam nesse período. Rapaz, sabe quanto ganha um policial da civil em ticket refeição? 4 reais. Isso mesmo, 4 reais para enfrentar o crime. Você acharia legal correr todo tipo de risco sem saber como sustentar sua família, por causa de um salário, desculpe, de merda? Se você trabalhasse na civil, veria que o não aumento do salário foi o limite que poderiam aguentar, porque eles já iam trabalhar assim. Será que você aguentaria? Quanto ao resto da frase, você já disse tudo…

    Responder

  1. Jak
    17/10/08 | 11:53 pm | #

    Digo isso por que assim ficariam por dentro do que realmente acontecia lá dentro e não apenas do que dizia o rapaz. Pois estão dizendo agora que desconfiam que Heloá já estivesse sido baleada uma vez pelo menos, pela manhã, qdo ouviram um disparo.

    Responder

  1. rafael
    18/10/08 | 12:10 am | #

    putz policia contra policia!!!!!fudeu agora os bandidos tão numa boa!!!!!

    Responder

  1. Esse é o nosso Brasil. « :)
    18/10/08 | 12:11 am | #

    [...] Fonte [...]

  1. Danieli
    18/10/08 | 12:12 am | #

    Minha família está acompanhando esses fatos que estão passando na tv, estamos toos indignados com a falta de competência em nosso policiais, tanto pela entrega de uma refém ao sequestrador como na luta de policiais contra policiais, enquanto bandidos estão a solta por aí assaltando, sequestrando e matando muita gente inocente….. ONDE É QUE O NOSSO BRASIL VAI PARAR DESSE JEITO????

    Responder

  1. Fulano
    18/10/08 | 12:50 am | #

    “Corrão!” To tentando descobrir se existe essa conjugação do verbo “correr”. Sendo mais direto, tome vergonha, analfabeto!!! E outra, redatorZINHO(a) -se é que pode se chamar alguém que escreve uma merda dessa de redator-, assine a porcaria da metéria. Bem, melhor não, pra não passar vergonha.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Matéria tá assinada, amigão. Pra que tanto ódio no coração? A explicação do ‘corrão’, uma brincadeira com a conjugação ‘corram’, tá nos comentários do texto, aqui em cima, com exemplos e tudo.
    Abraço e da próxima vez ao menos se identifique!

    Responder

    Paulo Figueiredo Reply:

    Leigos…

    tsc tsc

    Responder

  1. Carlos Marin
    18/10/08 | 2:31 am | #

    [OFF]

    @Ana:
    Nossa, cada vez mais estou vendo pessoas implicando — e de maneira grosseira até — com seus erros (propositais) de ortografia. Chamam você de ignorante, mas não percebem o quão elas mesmas são, tanto no fato de não entender uma piada quanto no sentido de desrespeito. Será que elas já ouviram falar em Guimarães Rosa? Felizmente (pra elas), você é educada em suas réplicas. Alguns parecem não compreender que isso é um blog pessoal e não um portal de notícias.

    @Fulano:
    Até onde eu saiba também não existe a conjugação ‘to’ para o verbo ‘estar’, ou será uma nova regra do acordo ortográfico assinado recentemente? Também não achei ‘metéria’ no dicionário; faltou uma revisão do seu comentário, não?

    Acredito que você não assinou seu comentário pra não passar vergonha…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    É que as pessoas não lêem… nem adianta dar corda, o cara não vai voltar aqui pra ler. Só respondo por desencargo de consciência… =)

    Bj

    Responder

  1. alina
    18/10/08 | 3:22 am | #

    ¬¬ qual o problema dessas pessoas que AINDA (mesmo depois da explicação) continuam falando do “Corrão”?! poxa, eu também não sabia que era uma piada… mas lendo os comentários descobri…

    enfim.
    essa história inteira, do seqüestro, começou mal, continuou mal e terminou mal.
    o pior de tudo é essa incompetência aí, por parte da polícia. quando ouvi dizer que tinham devolvido uma refém… apenas disse: “aaaff”. ¬¬
    além disso, sempre associaram santo andré como uma cidade “ruim” de interior, looonge e coisa e tal. a coisa só piora com episódios como esse. >_<

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    É que as pessoas não lêem…[2]
    E Sto André é demais, puta cidade lindona, adoro meu município. Acho que toda cidade ‘periférica’ assim, que vive muito perto de uma grande capital, acaba conhecida só quando tem problema, mesmo. Normal.

    Responder

  1. Carlos Marin
    18/10/08 | 8:04 pm | #

    É, eu sei que muito provavelmente ele não irá voltar. Foi só para os demais leitores perceberem (ainda mais) o quão idiota e infeliz ele foi tentando corrigir os outros quando o próprio não escreve perfeitamente de acordo com a norma culta. E se existe uma coisa que não está em harmonia com esta, são os textos jornalísticos. É o estereótipo do cara que não tem nada de útil pra fazer ou acrescentar e desconta nos demais a sua frustação com a própria vida.

    Acho que um erro não deve ser criticado, por mais simples que seja — desde que a pessoa se interesse em corrigir, e não aquelas pessoas que realmente “assassinam o português” e ainda dizem “eu escrevo como eu quiser!” (sic) -, e sim, sugestões devem ser apontadas. Ninguém fala ou escreve 100% certo; dúvido que o Pasquale fique pensando “hum, se eu colocar essa vírgula essa oração deixa de ser Subordinada Adjetiva Conjuntiva Aditiva Tentativa e vira Subordinada Adversativa Multiplicativa Optativa”. Embora estivéssemos falando apenas de ortografia e não de sintaxe…

    P.S.: tem alguma coisa estranha com o captcha: aparece sempre a mesma soma (embora diferente pra cada post).

    Responder

  1. Prof. Pasquale
    29/01/09 | 5:36 pm | #

    Corrão? Que tempo verbal é esse, meu filho? Futuro do Indicativo seria “corram!”. Assim, tem cara de passado, mas é isso mesmo.

    Você devia ter PASSADO mais tempo estudando português pra ter FUTURO na vida.

    Sacou?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    E você, além de ser mais educado, devia ficar quieto quando não entende a piada (até porque ela tá explicada nos comentários).

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo