O que faz um jornal custar 150 dólares?
Quanto você pagaria por um jornal de ontem?
Eu faço jornalismo e sei que não dá para ganhar dinheiro com a minha profissão. Mas Barack Obama é tão magnânimo e messiânico que ele é capaz até de fazer com que o trabalho de profissionais do meu ramo se valorize de maneira incalculável.
Na quarta, 5, quando ele foi declarado oficialmente o presidente eleito, os jornais com sua foto na capa sumiram das bancas. As maiores publicações tiveram dificuldade em acompanhar a demanda. E os sortudos que conseguiram comprar um exemplar não dormiram no ponto: no e-bay já tem mais de 800 exemplares de jornais do dia da eleição de Obama.
Um lote de 400 exemplares do Chicago Tribune sai pela bagatela de 1100 dólares. O jornal manchetou uma capa-pôster do novo presidente dos EUA. E um único exemplar do New York Times do dia da eleição de Obama não sai por menos que 150 DÓLARES! O Chicago Sun Times, com outra foto-pôster na capa, até que tá barato: 50 dólares.
Isso parece encerrar a discussão que os professores insistem em levantar na faculdade, sobre o fim do jornal impresso. E se não encerra, joga uma nova luz sobre o tema - afinal, duvido que as pessoas estão correndo para comprar as prints das capas dos sites de jornais que noticiaram a vitória do Obama.
No mais, ele nem tomou posse ainda e já começou aquecendo a economia. Bonito pensar que as pessoas devem realmente comprar esse tipo de coisa, enquadrar, guardar de recordação para mostrar para os filhos daqui a 30 anos. Mas o mais curioso é que boa parte dos jornais que noticiaram, digamos, a eleição do presidente Lula, no dia seguinte já estava embrulhando milhões de peixes por esse Brasil afora.
Obama mal foi eleito e já fez jornaleito ficar rico.
(Fonte:Jornais com Obama na capa esgotam nos EUA)
Posts relacionados
- Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui
- Receba as atualizações por e-mail
- Entre na comunidade do Olhômetro no orkut
November 6th, 2008 at 6:37 pm
Putz, essa euforia é meio assustadora…Esse talvez seja o líder mais midiático desde…Hitler?
Também adorei ue ele tenha sido eleito, principalmente pela mensagem de tolerância e mudança, mas depositar TODAS as esperanças nele, talvez seja perigoso.
[Responder]
November 6th, 2008 at 10:01 pm
US$ 150.00 é bastante coisa…
E o detalhe é que daqui há pouco tempo o valor já terá duplicado… triplicado… etc, etc, etc…
E ele nem é bonitinho…
[Responder]
November 7th, 2008 at 1:40 am
Palmas palmas. Bela analise. Gostei muito. Parabéns!
[Responder]
November 8th, 2008 at 8:34 pm
O problema é que todo mundo sabe que mídia não traz sempre as verdades sobre as coisas. E fazer a economia girar sobre ilusões é um demérito. O número de batizados com o nome de Obama, tudo bem que significa “abençoado”, mas unicamente por ser o nome do futuro presidente dos EUA (”Alguns acreditam piamente que ele não é Americano, tanto que tem um processo em tramitação sobre isso”), dobrou após a vitória sobre McCain, isso é muita ignorância.
[Responder]
November 10th, 2008 at 7:34 pm
Mewww, eu quase joguei o meu fora hoooje!! Minha host comprou na quarta qdo viajou, soh fui ver hj…
Ufaaa, corri na sala pra ver se tava na poltrona ainda.
E estava!!!!
Ker..ker..(ofegante de correr), ker comprar o meu? Faco por 25 dolares e todo mundo fica feliz.
=)
Eu pudia ta matano, ta robano, mas soh toh vendenu um jornal gringo, original tia. comprae vai.
[eh inacreditavel o que o povo faz. juro.]
[Responder]