02.12

2008
3:46 am

Universiotários!

Postado em Brasil, Crônicas

O mundo tá tão de ponta cabeça que a sociedade foi capaz de subverter inclusive a semântica inclusa no termo ‘universitário’.

‘Universitário’ era pra ser um termo que denotava juventude, educação, inteligência, construção e luta por ideais e tudo que a gente deveria associar a um ambiente como uma universidade - o ‘academicismo’ incluso aí.

Mas como a faculdade não passa de uma desculpa para tomar cerveja e jogar truco, ‘universitário’ foi adquirindo um significado todo novo, muito adequado às novas condições do universitário babaca padrão do país.

Primeiro que a palavra ‘universitário’ é acrescentada a qualquer estilo musical babaca que atingir os jovens babacas de classe média. Se for babaca, se tiver mulher e cerveja, bah, é universitário. Tem o forró universitário, o pagode universitário (ou NEOPAGODE, hahaha), o sertanejo universitário e dizem que até a new rave universitária.

Acompanhadas dos gêneros, vêm as festas babacas - micaretas e raves heterodoxas acompanhada do fabuloso adjetivo. A vantagem disso é a rápida identificação de um lugar indesejável - se tiver ‘universitário’ no nome, pelo menos já dá pra saber que é um lugar que você não gostaria de ir.

Para coroar, lembra do Show do Milhão? Dava até vergonha quando o Silvio chamava os tais ‘universitários’ para ajudar. Os caras não sabiam nada, demoravam um puta tempo para decidir e a maioria seguia o palpite do primeiro a opinar.

Tem as ‘contas universitárias’ no banco, ilusões que prometem alto crédito e menores taxas mas não passam de uma doutrinação precoce para o mundo das taxas bancárias. E as propagandas mostram jovens - hum, babacas, mas que depositam seu dinheiro no Banco ****.

Deve ser por isso que aquela propaganda que diz ‘não é melhor escolher uma faculdade pelo conteúdo que ela oferece?’ existe. Porque OI, isso não deveria ser óbvio? E agora tem uma propaganda pra dar a dica e tudo.

Tudo que vem acompanhado do termo ‘universitário’ hoje é dispensável. Ok, talvez o cursinho universitário seja a excessão.

E eu não tô dizendo que universitários não possam ser babacas se divertir, só acho que o equilibrio é a chave para o sucesso. Os 100% de babaquice festeira, pela qual os universitários são caracterizados, são tão ruins quanto uma possível 100% nerdice. Mas na faculdade não existem nerds, então…

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

25 comentários (Comente! Trackback)

  1. Andre Swinburne
    02/12/08 | 3:05 pm | #

    Bravo aninha! hahaha ; - )

    Responder

    Sem hipocrisia Reply:

    Sempre leio e nunca respondo, mas essa foi demais. Esse é um texto sofrível e preconceituoso.

    Vc se engana, o nome universitário ainda representa um grande avanço para o país.

    Se existe alienação entre os universitários não é maior que a sua ou de qualquer outro que se acha bom o suficiente para sair julgando gostos ou estilos.

    No final dessa pg a autora ainda diz que só retirará mensagens com ofensas gratuitas. Isso depois de chamar de babacas tudo o que não é ela.

    Pois eu aposto que vc é tb mais uma patricinha de classe média tão babaca quanto possível, mas adepta da hipocrisia.

    Responder

  1. Nathália
    02/12/08 | 6:28 pm | #

    hahaha foi época que tinha nerd na universidade!

    eu cheguei a começar um curso e acabei parando, mas percebi a mesma realidade da qual você fala.

    agora presto vestibular de novo. duvido que nesse ano e meio que fiquei parada algo tenha mudado.

    bem, talvez para pior.
    e que venha o funk universitário! haha

    Responder

    Lais Reply:

    Nossa então vc tem que conhecer outras universidades…pois onde estudo só tem nerd (pelo menos no centro onde tenho aula, ahh e não são poucos cursos que tem aqui hein)

    Claro que tem alguns (bem poucos) que frequentam bares, baladas e afins (sou uma delas) mas não deixam de estudar, tirar notas boas, ter bom desempenho em projetos…

    Responder

  1. mariane
    02/12/08 | 7:11 pm | #

    pior que eu tinha uns colegas que só falavam de mulher, cerveja e festa, e eram tri inteligentes.

    Responder

  1. Pedro Rocha
    03/12/08 | 12:28 am | #

    Universiotários!
    http://olhometro.com/2008/12/02/universiotarios/

  1. Suzana
    03/12/08 | 2:14 am | #

    Pois é Ana, eu vivo observando isso na minha facul… um inferno!
    A galera vai pra se divertir e fazer amigos…aff
    Estudar, nem pensar!

    Geral me chama de nerd na sala, mas taí, se eles acham isso eu fico é satisfeita, pois é sinal de que, pelo menos, eu estou fazendo jus ao que pago, ESTUDO.

    Bjo

    Responder

  1. jornalismo » Blog Archive » Universiotários!
    03/12/08 | 3:09 am | #

    [...] Leia mais direto na fonte: olhometro.com [...]

  1. Fellipe
    06/12/08 | 2:27 pm | #

    Concordo com o texto! Mas tb digo que há salvação! Conheço muita gente inteligente, que participa desses “eventos” universitarios mas continua sendo alem de universitario, um aluno!

    Acho que começarama confundir universitario, com a pessoa que não trabalha e vive esperando o dia inteiro passar pra chegar na hora da facul e beber no bar que tem do otro lado da rua!

    Responder

  1. Eduardo Otubo
    12/12/08 | 12:40 pm | #

    Olá,

    A primeira vista eu juro que pensei que esse era um texto pra causar um flamewar. Mas logo vi que não :-\

    Bom, o que eu tenho pra dizer por aqui é que o mundo está cheio de babacas. Universitários ou não. Se o fato de ir à festas, conhecer pessoas e se divertir implica necessariamente em receber um rótulo de babaca, então prazer: Um babaca comentando no seu blog.

    E se é preciso gostar de estudar, tirar boas notas, conseguir bons empregos e estudar bastante pra ganhar um rótulo de nerd, então prazer: Um nerd comentando seu blog.

    Pô, mas as duas coisas coexistem?
    Bem, parece que sim.

    O que eu peço é que por favor, não caiam no erro de rotular pessoas pelos comportamentos e atitudes. Comportamentos diferentes não são mutuamente exclusivos e não implicam em rótulos.

    Vim da Unesp Rio Claro e considero esta faculdade o lugar mais bagunceiro do interior paulista. Festas todos os dias da semana, chopadas, bebedeiras até cair. Mas pô, isso não faz dos alunos mais medíocres ou menos inteligentes. Muito pelo contrário, vejo pessoas brilhantes se formarem lá, profissionais altamente capacitados e politizados que querem sim fazer a diferença nessa sociedade triste em que vivemos.

    Bom,
    Fica aí a minha opinião :-)
    Espero não causar mais flamewar!

    []‘s

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Eduardo,

    A sua existência não é nem a exceção que comprova a regra.

    Minha teoria é que, na faculdade, não existem nerds. Tem os que vão bem e enchem a cara e os que vão mal e enchem a cara. Mas nerds, mesmo, não existem, só os neo-nerds, aqueles que até gostam de assuntos de nerds mas nem por isso são segregados do grupo (eu?)

    Mas é que eu acho que boa parte dessas festas universitárias é muito cheia de babacas.

    Nem todo mundo é babaca, claro… tenho muitos amigos que frequentam esses lugares e não são babacas.

    Mas outros são. hahaha

    Lembre-se sempre que os textos aqui sempre tratam de assuntos polêmicos, e que eu ‘generalizo’ pra criar a caricatura e poder ‘brincar’.

    Mas, sim… reconheço e sei que os tipos como você estão aí, aos montes. Talvez na universidade pública sejam maioria. É que a minha experiência vem da particular - e lá, meu caro, posso te dizer que há uma boa parte de babacas..

    E esse post é bem associado com a questão da música, ou seja, tudo quanto é música ruim que fica popular é chamada de “x universitário”. Pagode era coisa de pobre, forró era coisa de pobre, sertanejo era brega… daí vem um cara esperto, faz a música com uma roupagem moderna, começa a tocar em lugar jovem e vira ‘gênero x universitário’.

    Um abraço e volte sempre =)

    Responder

  1. Camila Lima
    12/12/08 | 6:13 pm | #

    Estudei em uma universidade particular, e, infelizmente, o texto retrata a realidade! Claro que há exceções, mas a grande maioria…
    E pelo que tenho acompanhado, a coisa só está piorando.

    Responder

  1. Bisc8
    09/02/09 | 10:04 am | #

    Acabei de conhecer o blog e gostei do que vi haha

    2 comentários sobre o post em questão:

    1) NEW RAVE UNIVERSITÁRIA haeuheuhaeuhaeuheuahueahae aiai
    Fui ouvir a banda e… deixa pra lá.

    2) Estudo na USP São Carlos.
    Se em universidade em geral tem gente babaca que não curte fazer nada sóbrio, imagine em um campus onde só há exatas e a várias engenharias?
    Acho a maioria das festas aqui ridículas demais. O aluno típico é ogro, machista, anem.
    Mas há gente interessante no meio, dá pra salvar hehe

    Enfim, gostei e voltarei =)

    Responder

  1. Gustavo Alves
    18/02/09 | 3:30 pm | #

    ahahha!!

    outro dia eu fui num bar que se auto-intitulava balada universitária haha!!

    bem, tinah um pessoal babaca mesmo

    mas pobre de nós, universitários…
    juventude perdida!!
    haha

    o q a faculdade sem seus bares!?
    e sem o truco!?

    Responder

  1. Merciless Bastard
    18/02/09 | 3:33 pm | #

    Só um comentário… é exceção, com cedilha. “Excessão” na melhor das hipóteses é um excesso muito grande…

    E pra falar a verdade não tem muitos universiotários aqui no sul. Tem gente tacanha pra caramba, mas não aparece a palavra sendo usada dessa forma por aqui.

    Responder

  1. Louise Emille
    15/06/09 | 3:26 am | #

    “Ok, talvez o cursinho universitário seja a excessão.” - dá um update aí e escreve exceção certo, sei que só foi um lapso pq em um dos comentários vc escreveu certo! XD

    Responder

  1. Denize
    22/06/09 | 11:49 pm | #

    Concordo em partes com o que foi dito! Claro que em toda Universidade que se prese exitem as chamadas festas universitárias, mas isso não é sinônimo de de “universotarismo”! Muito dos que estão lá realmente estudam e atuam na comunidade acadêmica; seja através de pesquisa ou através da política estudantil! Acabar com esse lado da Universidade ou critica - lo seria tirar a essencia das nossas universidades!

    Responder

  1. whatarrél
    23/06/09 | 12:07 am | #

    UAHUAHAUHAUHAUHAUHAUAH
    vc por um acaso é universitária?
    ou tem recalque porque não vai a festinhas [por algum motivo bizarro] na sua universidade?
    é provável que não seja integrada o suficiente para ir a festinhas… ou é estranha mesmo, pq até os mega nerds aqui na minha universidade estão em todas. me incluindo no meio dessas pessoas que ficam com médias altas e CR invejável.
    deve estudar em alguma particularzinha de melda que nem festa junina tem…
    pelo menos no lugar que eu estudo [e tenho muito orgulho de estar nele] as pessoas sabem dividir o tempo de se divertir e de estudar.
    sou aluna de graduação da UFF [medicina], faço parte do DCE-UFF e do DA do meu curso e ainda arrumo tempo para ser monitora de imunologia. DCE = diretório central dos estudantes; DA = diretório acadêmico.
    geralmente em universidade particular vejo muitos acéfalos… maioria absoluta… mas não todos, já que tenho muitos amigos com os quais mantenho uma conversa de nível elevado. então, não generalize a palavra universitários quando você apenas quer falar de “estudantes de fábricas de diploma”.
    e eu, inocente, crente que havia encontrado um blog decente para ler nos meus poucos intervalos [como esse].

    Responder

  1. Beto
    02/07/09 | 2:52 pm | #

    Na boa. Que coisa rídicula!
    Essa Aninha deve ser uma excluída, que tem no mundo virtual o espaço para desabafar sobre o mundo real.

    Ela não vai nas festas, pq nao foi convidada, FATO.
    Ela acha tudo chato, pq nunca entrou.
    ;)

    To certo ou to errado?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Tá certinho!

    Responder

    Beto Reply:

    é obvio, que eu falei isso, porque acredito que se fode festiar, estudar, e trabalhar.
    ;D

    Responder

  1. Mônica
    07/07/09 | 2:13 pm | #

    Universiotários, pra mim, são os de Jornalismo.

    Responder

  1. Martinha
    23/08/10 | 12:44 am | #

    POR QUE VCS NÃO FALAM A VERDADE sobre o tal de “Universidade Petrobras” dentro da UFF????

    Professores de extrema esquerda radical ensinam alunos que não passaram nos vestblrs. e mentem aos pais que estão estudando. Ao voltar p casa descobrem q além de não saberem nadinha de nada, aprenderam a cheirar pó e puxar fumo.
    ]
    FALEM A VERDADE - ah, não vão publicar este post… então escolhem o que publicar. BACANA ISSO são nossos (do Brasil) estudantes de University

    Responder

  1. Giovanio Conrado
    30/09/10 | 12:22 am | #

    Haha, achei um ótimo artigo em um #blog, #INDICO http://olhometro.com/2008/12/02/universiotarios/

  1. Ivan
    14/10/10 | 7:30 pm | #

    acho um erro ficar rotulando uma pessoa de babaca, nerd ou qualquer coisa parecida. Ficar observando somente o lado negativo, ninguém presta neste mundo, às vezes é preciso saber conviver ou lidar com eles em alguns momentos da vida, um deste pode acabar sendo um chefe ou subordinado seu, por coisas da vida.

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo