20.02

2009
5:15 pm

10 coisas que eu adoro sobre o Carnaval

Postado em Brasil, Crônicas, Entretenimento, Pop, TV

1. Folga no feriado

Funciona assim: tem uns 3 dias, parece, em que você pode comer carne e fazer todo tipo de excesso porque depois vai passar 40 dias como padre sem poder fazer nada. Isso se você for católico. Praticante. Muito. Daí, esse feriado religioso foi incorporado de forma generalizada pela sociedade num estado laico, e todo mundo tira folga nesses três dias pra poder cometer os excessos à vontade. Mas depois, na quarentena, ninguém entra em abstinência de nada (como a gente bem sabe), então nada faz sentido aqui, só o fato de não ter que ir pro trabalho.

Só que eu trabalho no Carnaval, então não acho que esse item se aplica a mim. Ignore essa informação quase insignificante.

2. Sorvetes de graça

sorvete apetitosíssimo
Aparência convidativa, mas foi o mais próximo do original que consegui achar

Quando tinha uns 10 anos, passando o Carnaval numa colônia de férias, teve uma gincana relâmpago em que qualquer criança que subisse no palco naquela hora pra cantar uma marchinha de Carnaval (seja lá qual fosse) ganharia um sorvete. Eu não sabia nenhum, mas a então namorada do meu pai - hoje mulher dele - me ensinou um trechinho: “‘Ó jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?’ ‘Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros, e depois, morreu’”.

Decorei esse trecho, subi lá e, enfrentando a vergonha e os olhares reprovadores dos coleguinhas - afinal, era só UM sorvete, e quem subisse primeiro e cantasse qualquer marchinha ganhava - e cantei esse negócio. Daí ganhei um vale sorvetinho.

Parece que na hora eu fiquei meio confusa: primeiro, porque era uma música trágica pra cacete pra ser cantada alegremente pelas pessoas, com dedinhos levantados, ainda por cima, como se fazia no carnaval. Depois, acho que nem sabia que a camélia era uma flor - provavelmente pensei que era o nome de uma mulher, tipo Amélia (só que com C antes), o que provavelmente também causou alguma confusão, já que fiquei me perguntando o que ela fazia em cima daquele galho.

O problema é que nunca aprendi o resto da marchinha, e até hoje me pergunto que fim levou a camélia e a moça, jardineira, que por ela chorava. E fico pensando, também, se na época em que a marchinha foi escrita as pessoas tinham mesmo tempo de chorar por camélias que caem de galhos.

3. Enfrentar reprovação de grupos socialmente opressores

Na mesma colônia de férias, mas num carnaval anterior, houve uma oficina de fantasias. Eu, sempre muito precoce e à frente do meu tempo, resolvi também confeccionar a minha, ainda que todas as outras meninas que participassem do grupo tivessem 13 anos e eu tivesse uns 7, talvez menos.

Era de se esperar que menininhas nessa idade, já com instinto maternal possivelmente aflorado, me acolhessem como a mascote da turma que confecciona fantasias de fadinha. Mas não foi o que aconteceu, como você observa com exclusividade nesse clique certeiro da minha avó (clique na foto para ampliar):

Fadas mais velhas me desprezando

Mesmo assim, enfrentei os preconceitos e desfilei na avenida (acho que era só na área aberta da colônia, mas eu tenho imaginação, ok?) ao lado de todas as garotas grandes e invejosas da minha astúcia e sagacidade precoces.

(Nesse item, agradecimentos ao meu irmão que passou na Unesp direto sem cursinho e nem é nerds PARABÉNS VC É FODA PQPQPQPQPQP, pelo trabalho imenso executado ao ter de me enviar a foto por e-mail)

4. Camisinhas de graça

camisinhas_1196438610_51

Aparentemente, o Ministério da Saúde está bem mais otimista em relação ao meu Carnaval do que eu. Na porta da estação de trem, ganhei duas camisinhas meio vagabundas e um livretinho ensinando que coisas transmitem AIDS e que coisas não transmitem AIDS (mas ali não tinha todas as coisas que NÃO TRANSMITEM, nem todas que TRANSMITEM, só as mais populares e relacionadas ao carnaval, acho. Não tava escrito que soltar pipa não transmite AIDS, por exemplo, mas acho que é porque as pessoas não soltam muita pipa no Carnaval. De qualquer forma, você entendeu o espírito), além de ensinar também a colocar a camisinha e de ter a Negra Li na capa perguntando “Qual é sua atitude na luta contra a AIDS”?

Resolvi deixar as camisinhas na gaveta.

Do trabalho. Porque vou trabalhar no Carnaval. E se eu me f*der no plantão, ao menos estarei protegida.

(A piada completa foi construída num diálogo descompromissado pelo Twitter com o Dieguito. Créditos também pra ele, portanto)

5. Hum…

Não achei mais nada que adoro no Carnaval. Desculpe. Os itens 6 a 10 ficarão vazios, mas pra página não ficar feia, vou colocar uns personagens irados pra você se inspirar na hora confeccionar sua fantasia (e não cair no ridículo de participar de uma oficina onde todas as meninas façam a mesma fantasia de fada. Vou te dar opções).

6. Sonic: the Hedgehog

7. Bob Esponja

bobesponja

8. Mickey Mouse

mickey

9. Bidu

bidu2

10. O Homem-Aranha

homem_aranha_saltando1

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , ,

18 comentários (Comente! Trackback)

  1. Ana Freitas
    20/02/09 | 5:20 pm | #

    ainda que tardiamente, atualizei o blogucxo com as 10 coisas que eu adoro sobre o carnaval: http://tinyurl.com/b8k6eh

  1. aoeblogs
    20/02/09 | 5:35 pm | #

    Se liga: 10 coisas que eu adoro sobre o Carnaval http://tinyurl.com/ap28yu

  1. Fã nº 1
    20/02/09 | 5:58 pm | #

    Eu ri muito…..rs…

    Responder

  1. Edu Shalshisha
    20/02/09 | 7:04 pm | #

    O Sonic!!! *o*

    De fato, acho que vou ficar jogando Sonic no Carnaval. =P

    Responder

  1. Rubens
    20/02/09 | 7:13 pm | #

    Porque não colocou o Mario Bros???
    De fato, acho que vou ficar jogando Sonic Super Mario World no carnaval. =D

    Responder

    Rubens Reply:

    Respondendo a mim mesmo.
    Boa sorte no plantão. Eu só volto ao batente quinta-feira. \o/

    Responder

  1. Oscar's
    20/02/09 | 8:30 pm | #

    quando a preguiça fala mais alto…

    top 10 com 6 é…inovador

    eu ri da piada das camisinhas

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    hahahahaha.. então
    o que eu quis dar a entender não é que eu tava com preguiça. é que o Carnaval é uma bosta. tanto que se vc prestar atenção a única coisa que realmente é SOBRE O CARNAVAL ali é a primeira, folgar (que eu não vou). O resto são coisas legais que aconteceram em função do carnaval, mas não acontecerão sempre. Fui até o 10 querendo dizer que não existe mais nada do carnaval que seja bom… ou seja, quase nada. exceto a folga. pra alguns

    Responder

    Bruno Rodrigues Reply:

    Top 10 com 6…Relaxa…afinal é carnaval.Quem sabe quando começar o ano a Ana termine.

    Responder

  1. Luciano
    20/02/09 | 8:53 pm | #

    Aparentemente, o Ministério da Saúde está bem mais otimista em relação ao meu Carnaval do que eu (2)

    Responder

  1. alina
    20/02/09 | 10:52 pm | #

    carnaval sucks.
    feriado é legal =D

    eu achei seu post animadinho até..
    tipo, um momento de mania.
    e eu nunca gostei de pular [pular meu, como assim, PULAR?] carnaval.

    Responder

  1. 10 coisas que eu adoro sobre o Carnaval : Blog dos Alunos da Metô
    21/02/09 | 3:08 am | #

    [...] a lista da Ana Freitas, do Olhômetro. E não se esqueça de participar da promoção que está sendo [...]

  1. Italo
    21/02/09 | 3:31 pm | #

    Ana, se vc não se fuder tanto empresta uma camisinha para eu deixar na minha gaveta.
    Daí eu estarei protegido tbm! :D

    Responder

  1. silvia
    21/02/09 | 5:25 pm | #

    Nossa esse post me fez lembrar que há uns 5 anos atrás teve um “Festival da Música Brasileira” na minha escola. Cada sala sorteava um cantor para interpretar uma música e a minha sala pegou o Orlando Silva. Acabamos escolhendo cantar justamente essa música da jardineira. Chegou no dia das eliminatórias (só as melhores participariam do Festival) e todos tinham combinado de ir de preto, mas cada um veio com uma blusa diferente outras nem de preto vieram e a gente acabou indo de unforme da escola mesmo. Chagamos lá no meio da quadra da escola na frente de uma banca que continha os diretores, supervisores e alguns professores e começamos a dar pulinhos e agitar os dedinhos cantando essa música. Foi muito bizarro que ao final da apresentação todos foram embora. Aí no outro dia o professor que coordenou os “ensaios” chegou e falou que a gante tinha sido classificado e que a diretora queria falar consoco. Ninguém acreditou, e não era mesmo pra acreditar. A diretora queria mesmo falar com a sala mas pra dar uma bronca dizendo que a gente não tinha respeito pela música brasileira, que fez uma apresentação horrível, toda descoordenada, que foi a pior da escola. Affff

    Responder

  1. Oscar's
    22/02/09 | 12:25 am | #

    realmente, carnaval é um saco, só presta a folga mesmo (3 dias sem aula). as festas são um saco ( nao consigo festejar o carnaval, me sinto um retardado pulando na rua e dançando ), e a musica é um saco, além de ocupar toda a programação da tv com isso.(ver os desfiles de samba chegam a ser pior do q reprises de Lagoa Azul)

    morte ao carnaval, viva o natal!\o/

    Responder

  1. Dez motivos para o fim do carnaval | Fecha Aspas
    23/02/09 | 10:58 am | #

    [...] Ninguém mais receberá constrangedoras camisinha nos trens, nem aqueles maravilhosos folhetos didáticos que vem junto com elas - sensualidade, agora, [...]

  1. André
    16/02/10 | 4:53 pm | #

    “Camisinha de graça”. Grande bosta. É um incentivo pra q façam sexo adoidado.

    Responder

  1. Nubia
    21/11/10 | 9:35 pm | #

    cara carnaval eh bom ++ sem

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo