24.03

2009
5:31 am

Você gosta mais de assistir show de rock ou de batata*?

Postado em Celebridades, Entretenimento, Música, Pop

Por quê você vai a um show de rock?

roque
Pra ver o Seu Sílvio

A resposta a uma pergunta dessa deveria ser óbvia. Mas não é mais. Não sei exatamente quando deixou de ser. Eu notei da primeira vez num show do The Rakes, em São Paulo; antes disso, era ingênua (ou burra) demais pra perceber que as pessoas vão a esses lugares para se exibir e falar sobre sua temporada em Londres (e a vida imita a arte que imita a vida). Depois, no Tim Festival (o de 2007) percebi uma movimentação semelhante - até comentei aqui.

Mas eu notei de novo, no show do Radiohead nesse domingo. Só que dessa vez - não sei se feliz ou infelizmente - não se trata (só) da galera cool fashionista de São Paulo batendo cartão num show só pra dizer que esteve lá e bater papo com gente influente. No Just a Fest, o que caracterizou mais a dissolução do conceito ‘vim assistir a um show de uma banda de rock’, infeliz e paradoxalmente, foi a popularização da tecnologia.

Nunca vi tanta gente preocupada em contar pros outros o que estava vendo. O legal agora não é ver o show, é mostrar pra todo mundo que você viu o show e que estava lá. Não tem muita coisa errada com isso, se não fosse o fato de que as pessoas ficam tão preocupadas em registrar o show pros outros que não assistem o show em si.

Dessa vez, não foram só aqueles babacas que ficam 2 horas e 20 minutos com a câmera cybershot levantada, mesmo estando a 70 metros de distância do palco, mesmo filmando um imagem ultra-tremida e som muito estourado, e sem assistir nada do show em si, só preocupado em gravar um vídeo que vai ficar MUITO RUIM; houve também uma invasão de twitteiros e enviadores de SMS.

Observei dezenas de pessoas com seus blackberries, N95 e iPhones interrompendo a experiência para escrever - uma, duas, três, quatro vezes - pros outros o quão fantástico aquilo era, o quão legal era estar lá, o quão idiotas eram os que preferiram ficar em casa.

E eu de repente olhava pra elas, preocupadas em tirar boas fotos pro Orkut (que invariavelmente vão sair ruins, muuuito distantes ou tremidas, mas não importa porque aí você já prova que tava lá), filmar trechos legais pro YouTube e em contar pra todos os 500 seguidores do Twitter o setlist num teclado que não é QWERTY e me lembrava de quando eu fazia isso - isso de me preocupar mais em registrar a coisa do que em vivê-la. Eu fiz isso, veja bem, UMA VEZ. Porque naquele dia, quando fui assistir aos vídeos, percebi que não me lembrava de quase nenhum trecho que havia filmado. De tão preocupada em filmar, eu não fiz o principal - assistir ao show. Me dei conta da idiotice e câmera em show nunca mais (a não ser quanto estive ‘trabalhando’, né).

Estamos falando do Radiohead, um espetáculo de estímulos audiovisuais que necessita muito de imersão e concentração, porque lida com quase todos os sentidos de uma vez. Porque você quer filmar? Seu vídeo vai ficar melhor do que a gravação do Multishow? Você vai poder mostrar pros amigos? Isso te dá status?

É muito legal que as pessoas estejam tão interessadas em compartilhar cada mínimo momento da vida delas com tanta gente. É esquisito, e subverte um pouco o egoísmo característico da nossa espécie, mas no mínimo é legal poder dizer que estou no meio disso. Mas você não vai a um show pra depois poder dizer que foi. Você vai a um show para estar nele naquela hora e viver aquilo, e isso não inclui se preocupar em segurar uma câmera em cima da sua cabeça.

Olha, não sei se você já vivenciou uma experiência real de show de rock. De comunhão entre banda e público. Uma coisa dessa depende de dezenas de fatores, do estado emocional pessoal de cada um que assiste ao show, da presença de palco e do humor da banda no dia, do tipo de lugar, do tipo da banda, do tipo de fã. Mas quando a sintonia acontece, e é perfeita, é algo religioso. A energia se torna palpável, a banda ganha controle sobre 50 mil pessoas, a comunhão é absoluta, não há nada além da banda e do público - não tem gente empurrando, não tem sede, não tem fome nem dor na perna que te tire do foco.

E ninguém vai, verdadeiramente, entrar em “transe musical” (por assim dizer) se estiver preocupado em contar pros outros o quão privilegiado é por estar ali naquele transe musical. É por isso que eu espero que essa ânsia por compartilhamento de informação, algo que de certo ponto é tão legal (e assustador, ok, mas legal) não tire das pessoas, aos poucos, a verdadeira experiência que é viver um show de rock - e a experiência de viver a vida, sem ficar tão preocupado em contar sobre ela a ponto de não vivê-la.

*O título é uma homenagem ao grande guerreiro Charlinho, numa paródia da frase célebre do repórter - “você gosta mais de estudar ou de batata?” Na nossa versão, o mais próximo seria “você gosta mais de assistir o show ou de ficar contando isso pra todo mundo?”

Observação: Esse post, como a maioria aqui, é também uma autocrítica. Estou em ano de TCC, exausta por causa do trabalho e por causa de investimentos na vida pessoal. Portanto, esperem menos atualizações - idéias de posts não faltam, me falta é saúde pra ficar tão compenetrada assim em algo que eu amo fazer, mas que não posso deixar que me impeça de viver a vida em si. Ou seja - em vez de 5 posts por semana, acho que vai cair pra 3, o que eu ainda considero uma média excelente. Mas só um aviso prévio, caso eu suma por uns dias: é só recarga de bateria. Meu hobby é meu blog. Não daria pra lagar.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

106 comentários (Comente! Trackback)

  1. Fernando Garcia
    24/03/09 | 7:05 am | #

    Voce so esqueceu da coisa boa dos twiteros nos shows. Eles nao empurram e nao batem, afinal estao preocupados com os updates! hauae
    Quando eu vou a um show, eu vou pra curtir o show em si, entao eu nem tento filmar nada, nem mostrar nada pra ninguem. Acho que no final eu acabo me divertindo mesmo mto mais do que se eu estivesse twitando o setlist, mas em compensacao eu levo mto mais porrada la no meio tb aheuhaea

    Mas vale a pena. Como vc mesmo disse, quando tu entra no transe musical voce ja nao sente mais a sede, as cotoveladas, o calor… so a musica.

    Responder

    Ricardo Vieira Reply:

    Não acredito nesta postura assumida de querer explicar o comportamento das pessoas num show. Cada um se diverte a sua maneira, não existe comportamento verdadeiro. Quem usa câmeras e filmadoras para registrar está curtindo a sua maneira, não há como idealizar um comportamento padrão e verdadeiro para as pessoas. Eu filmo, fotografo, compro camisas com inscrição “EU FUI” e considero que tudo faz parte da festa. Não me presto ao papel de ser conduzido por uma estrela da banda que quer que eu repita os passos, levante as mãos e bata palmas como se fosse um líder nazista conduzindo multidões, isso poderia ser considerado alienação, mas não condeno quem o faça e cada um que curta seu show a sua maneira. Eu fico sempre lá atrás sem incomodar ninguém e registro sim aquele momento único para mim, aquelas duas horas mágicas que ficam registradas para sempre no meu equipamento e com certeza no meu coração e na minha alma.
    No show do Elton John chorei copiosamente e cada música era um flash dos vários momentos da minha vida ali passando; no show do Iron Maiden a satisfação de estar ali finalmente vendo pela primeira vez a banda que sonhei um dia poder ver de perto; No show do Kraftwerk era a segunda vez que presenciava aqueles alemães que fizeram a história da música eletrônica. Registrei tudo sim com muita emoção e sentimento verdadeiro típicos de um legítimo amante da música.

    Responder

    Fernando Garcia Reply:

    kra, por mim tudo bem, vc vai la, filma tudo e tals.
    mas eu ja tentei filmar, e EU nao consigo prestar tanta atencao no show nem curtir tanto quanto quando eu estou apenas la pra curtir, sem filmar, twitar, etc.

    Responder

    ulisses Reply:

    so se for otario mesmo pra ir pra falar que foi num show de rock,pergunta mais idiota,entao que dizer que pra ir em show de rock vc tem que ser roqueiro vestido de preto cheio de tattos e usar drogas,aposto que quem fez essa pergunta foi um tremendo filho da puta ……

    Responder

    leonard Reply:

    nao basta ser um babaca impressionavel como vc seu idiota, falar que todo roqueiro so anda de preto tem tatoo e usa drogas, esse tipo de declaracao so pode vir de um playboyzinho que noi minimo ouve axé, funk ou pagode. detalhe essa laia como vc que deve ouvir isso ai e que vai aos shown pra se embebedarem usarem drogas e arrumarem brigas, entao olha teu rabo antes de falar do rabo dos outros seu babaca.

    Responder

    Lu Reply:

    Quer dizer então que roqueiro tem que usar droga?! Que preconceito idiota heim Ulisses?!
    Santa ignorância!!!!

    Responder

    Rubens Reply:

    Aham, morros cariocas o Funk rola solto. A maconha também.
    E roqueiro que é drogado, né.
    Coloquem de volta aquele verificador anti-spam. Só assim uma abestado desse para de postar merda.

    Responder

    Elis Regina Reply:

    Confesso que tentei filmar e fotografar, apesar do pedido inicial da banda. Mas na primeira tentativa descobri que era fotografar ou assistir o show. Preferi a segunda alternativa, pois esperava há muito ver show do Radiohead.

    Responder

    Edu Reply:

    Por isso que ir a shows no Brasil é uma merda… vai um bando de otários que nem sequer conhecem a banda, só pra encher o saco!Frutas!

    Responder

  1. Fábio
    24/03/09 | 11:30 am | #

    Acho que você estava muito preocupada observando esses caras.

    O público e seu comportamento depende muito do tipo de música. Não me lembro de ver essas coisas (pelo menos nunca observo) em shows de death metal.

    Responder

    Maria Aparecida Reply:

    Acho q o Fábio tem razão…depende muito do show sim…já fui em vários na minha vida e em alguns tem uma galerinha sim q vai só pra dizer q foi…pra falar a verdade esse pessoal nem sabe o q tá fazendo por lá…pelo papo nota-se verdadeiramente a razão de estar presente…é muita hipocrisia…e não combina com o espirito do rock!Definitivamente, esse pessoalzinho não é de longe…um rockeiro de verdade!

    Responder

  1. Rubens
    24/03/09 | 1:06 pm | #

    Boa Fábio, eu não vi isso no show do Iron Maiden aqui na capital federal.
    A galera que vai pra se exibir tem que ir no carnaval, e não em show de rock.
    Cambada de babaca. E ainda querem se achar os tais em show de radiohead.
    Quem quer exibir status vai em Ópera, borra.

    Responder

    KAJIMA Reply:

    Eu também fui ao show do iron em brasília fiqui a uns 4 metros do palco, eu gravei algumas partes do show qndo o bruce parava para conversar e tals, gravei também o iniciou de algumas musicas quando aquilo a galera começa a pular naum gravava mais,mais registra a reação das pessoas e minha também foi algo muito legal, sei que a imagem não ficou boa muito menos o som, mais o meu registro foi no intuito de poder relembrar os momentos daquele show historico para um grande fã da donzela de ferro. tomado em dozes homeopaticas, alias tô querendo uma carona para recife para o show do dia 31,ajudo na gasolina

    Responder

  1. Danilo Sanches
    24/03/09 | 2:09 pm | #

    @cubomagico Enfim críticas: http://tinyurl.com/cvbff2

  1. Lucas Dantas Loureiro
    24/03/09 | 2:31 pm | #

    Para o Rubens que disse que náo rola em show de rock, desculpa, mas rola sim. E muito. Escrevi a respeito quando o Megadeth tocou em SP, no ano passado (http://www.inventhar.com.br/wordpress/?p=150).

    O James Hetfield, do Metallica, disse em apresentação recente em Londres (não fui hehe, mas tenho o áudio) que “ninguém vai ficar famoso por causa de cinco minutos mal filmados no youtube. Aproveitem o show”.

    Isso rola em tudo o que é lugar, mas essa do twitter realmente foi demais. Agora a moda é não ver o show e sim fazer tempo real dele para quem não foi. Patético.

    Responder

    Rubens Reply:

    Eu não disse que não tem. Disse que não vi.

    Responder

    Lucas Dantas Loureiro Reply:

    Mas então vc concorda que existem os que vão pros shows de rock para se exibir?

    Responder

    Rubens Reply:

    Não ver é diferente de não concordar. E também, a galera daqui tava pouco se fudendo pra filmar ou tirar foto. Foi a primeira vez que Iron veio aqui. A euforia encobre o exibicionismo.
    E foi como eu disse, se o sujeito quer se exibir, que vá na Ópera.

    Responder

    Lucas Dantas Loureiro Reply:

    Se procurar no youtub, são mais de 2000 citações a Iron Maiden Brasilia 2009. Tirando aí os genéricos e buscas “nada a ver” do site, vê se que muita gente estava preocupada sim em filmar.

    Mas você queria ver o show, no que tava certíssimo. Eu faço o mesmo. Se alguém quiser filmar, que se dane, eu vou ver o show. Mas isso existe em qualquer lugar. Com ou sem euforia.

    Responder

    Lucas Dantas Loureiro Reply:

    desculpe, mais de 500…o + de 2000 eu vi em outro lugar, outra coisa…

    Delcio Reply:

    Eu fui no show do Iron Maiden em Brasília, sou fã da banda há muito tempo, sempre quis ir num show deles mas tb queria manter aquelas imagens eternizadas não só na minha cabeça mas tb numa mídia, por isso eu filmei quase que o show inteiro, daqui uns 10 anos eu irei assistir as imagens mal filmadas e me recordarei daquela energia e empolgação toda que eu senti quando estava com a câmera na mão, afinal de contas, não é todo dia que vc vai a um show de uma das suas bandas preferidas

    Diogo Reply:

    Também fui ao show do Iron Maiden em Interlagos - SP. E percebi muitas pessoas filmando e fotografando. Durante a música “Fear of The Dark”, que é um grande clássico da banda, foi possível ver as inúmeras telinhas de ldc captando as imagens. Porém não me incomodou nem um pouco. Me extasiei da mesma forma.
    Eu estava num lugar mais elevado(um barranco), e minha visão tanto do público quanto do palco eram ótimas. Vi o maravilhoso fenômeno da manifestação unissonante de mais de 60 mil pessoas. Durante a canção “Wrathchild” foi magnífico ver como todos cantavam e acompanhavam a banda, inclusive com gestos conduzidos e inspirados por Bruce Dickinson.
    Acho que esse comportamento criticado no post, que desvia totalmente do propósito da apresentação, ocorre com muito mais frequência e intensidade em shows de grupos que possuem maior apelo pop, como no caso do Radiohead. Querendo ou não, tais subgêneros recebem mais atenção da mídia e consequentemente mais divulgação. Isso sem dúvidas atrai desinformados, curiosos, exibicionistas, etc.
    É como o Fabio disse: “Não me lembro de ver essas coisas (pelo menos nunca observo) em shows de death metal.”. Um curioso exibicionista, por mero impulso de sua natureza própria, não se aventuraria em um ambiente que preconceituosamente seria classificado como inóspito.

    Responder

  1. Ana Freitas
    24/03/09 | 2:44 pm | #

    Agora no blog: você vai a um show de rock pra contar pros outros que foi? http://tinyurl.com/cvbff2

  1. Marcelo Pereira da Silva
    24/03/09 | 2:53 pm | #

    Me recuso a acreditar que exista gente no mundo que vai pra um show só pra fazer isso.

    Nada contra registrar os momentos com o pessoal vendo tua banda preferia - até hoje me arrependo de ter esquecido a câmera no hotel no show do Weezer - mas com certeza tu não aproveita nada se ficar o tempo inteiro pagando de diretor.

    Mas mané sempre existiu e sempre vai existir, fazer o que.

    Responder

  1. Lucas Dantas Loureiro
    24/03/09 | 3:11 pm | #

    se vc me permite, me inspirei no seu para reclamar tb.

    Responder

  1. Tempo real de show | Dois Rios e Uma Ilha de Concreto
    24/03/09 | 3:12 pm | #

    [...] post inspirado no olhômetro [...]

  1. altair02
    24/03/09 | 3:17 pm | #

    Leitura recomendada: você vai a um show de rock pra contar pros outros que foi? http://tinyurl.com/cvbff2 (olhometro.com)

  1. Altair
    24/03/09 | 3:22 pm | #

    Realmente tinha muita gente querendo registrar o show e esquecendo de apreciar aquele espetáculo de luz e som.

    Eu fui apenas pra ver os vovôs robóticos a qual sou fã faz um tempo já. Mas quando começou Radiohead (eu estava la na frente) eu fiquei chocado porque não esperava um show com design de luz daquele. Então quanto mais eu tentava ficar na ponta dos pés (pois eu sou baixo) mais eu via cameras e cameras registrando fotos ou filmando.

    Por um lado eu acho legal, afinal nao preciso levar camera porque numa pesquisa rapida no flickr vou achar várias fotos do show que fui, por outro lado é horrivel porque eu tenho que ficar me esquivando na ponta dos pés por causa das cameras que atrapalham a visão.

    Se ser baixo já era ruim, agora com Twitteiros e “diretores de video” está pior rssss

    Responder

  1. Joaquim Basso
    24/03/09 | 3:23 pm | #

    Sempre observei isso em shows tb. Aliás, não só em shows de rock. Sou contra isso em qualquer evento, até viagens turísticas e bailes de formatura ou casamento. Prefiro viver o momento a ficar tirando fotos. Tiro uma ou outra pra dizer que estava lá e pronto. Agora, perder o show inteiro pra poder registrá-lo é patético mesmo.

    Excelente post!

    Responder

  1. Weinne Santos
    24/03/09 | 4:00 pm | #

    Você gosta mais de assistir show de rock ou de batata*?: Por quê você vai a um show de rock?
    Pra ver o Seu Sílvi.. http://tinyurl.com/cvbff2

  1. Fábio
    24/03/09 | 4:23 pm | #

    Não é questão de ser contra ou a favor. Contanto que não me atrapalhem enquanto eu estiver batendo cabeça, tudo bem…

    Responder

  1. Piera Fachinelli
    24/03/09 | 4:30 pm | #

    @diegoisaac, mas não acho que devia ser sempre. Leia esse texto aqui ó: http://tinyurl.com/cvbff2

  1. André
    24/03/09 | 4:38 pm | #

    Nossa, tive MUITO essa sensação
    Milhares de pessoas conversando, tuitando e subindo fotos no meio do show.
    Me senti até meio ofendido sabe.
    Poxa, vc tá ali para curtir, aproveitar, extrair até a última gota de prazer do que está acontecendo, e não utilizar isso como moeda social para ganhar mais followers.
    Fora que é desrespeitoso com a banda….usa-los como pano de fundo para conversas é muito desperdício!
    E depois do show tb senti isso…as pessoas comentando o que iriam dizer no dia seguinte, com quem tinham que falar….sei lá, tb não achei isso legal.
    Como uma pessoa q tb está em ano de tcc, trabalhando a vida e lutando pela criação dos dias com 30 horas, achei um MEGA desperdício ficar preocupado com o que dizer ao inves de aproveitar o que estava acontecendo.
    curti mto o post
    parabéns
    =D

    Responder

  1. Oscar's
    24/03/09 | 4:46 pm | #

    queria ir pro show do radiohead também, mas a distancia nao permite . sorte de vcs.
    se eu fosse no show, estaria nem aí pra ficar filmando ( nem tenho filmadora, duhh), iria curtir o show ( olha o Thom,olha o Thom :B)
    se exibir por poder ir em shows caros é idiotice, mostra o quanto alguem pode ser futil. show é pra curtir, ainda mais uma banda tão perfeita.é gente que nao curte a vida pra provar pros outros que eles têm uma falsa boa vida.

    Quero radiohead em Belém (Y)(Y)
    eu piro, eu piro , eu piro X.X

    Responder

  1. Bruno Telloli
    24/03/09 | 7:20 pm | #

    isso explica +/- o que é o twitter+show do Radiohead: http://tinyurl.com/cvbff2

  1. Stephen Dedalus
    24/03/09 | 8:26 pm | #

    Cara Ana,

    Se eu soubesse que vc ia no show eu tinha sugerido para nos encontrarmos lá: vendo o povo na Chácara do Jóquei eu fiquei imaginando que suburbanos do ABC como eu não deviam ir a esses lugares ;) Quanto aos iPhones e outros gadgets na mão do povo, a minha observação foi a mesma: só falta esse pessoal ir no motel e transmitir tudo pelo celular para a ‘galera’ (será que falta mesmo?). Triste mundinho…

    Um abraço!

    Responder

  1. Daniela
    24/03/09 | 8:50 pm | #

    Fui ao show que mais amei, de uma banda não muito conhecida no Brasil, mas muito conhecida no meio gótico - Within Temptation.
    Minha amiga se queixava de não ter levado a máquina, não me matei pra ficar na grade pra “captar as melhores imagens da Sharon”, mas acabei sentadinha numa grade de edição de som (show pequeno, né?) a poucos metros do palco, vendo tudo de cima e conseguindo me mexer bem, curtindo a energia.
    Que saudades daquele abril do ano passado… U.U

    Responder

  1. Obede
    24/03/09 | 10:01 pm | #

    Longe de me gabar, mas essa constatação eu tive há algum tempo. Justamente por ter me deixado levar por esse frenesi de estar no lugar, e isso aconteceu uma vez só, num show dos los hermanos. e nunca mais!
    pq eu pago uma nota pra ver o show e vou ficar perdendo ele pra filmar pros outros? nunca, jamais!
    eu assisti Tims, Terras, Nokias, e outros diversos shows de verdade e sempre me emputeço com os metidos a cinegrafistas amadores! mandou bem.. e na hora que eu li o título, hahaha, graaande Charlinho!
    beijo e passa no mundo!

    Responder

  1. Fabio
    24/03/09 | 10:33 pm | #

    Claro, com os preços altos dos ingressos, só vai os ricos que não curtem a banda e vão só pra aparecer!! Isso todo mundo sabe!!! Nada de novidade mas aqui está meu protesto.

    Responder

  1. Andre Gustavo
    24/03/09 | 10:39 pm | #

    Isso não é novidade. Show é pra isso mesmo. Ana, estamos todinhos no mesmíssimo barco, não dá recriminar alguém pelo iPhone ou pelos SMS. Nem mesmo recriminar a “idiotice humana”, que há em qualquer lugar.
    Show é maconha, pó, anfetaminas, cerveja, também diversão, amizade, ficagem, exibicionismo, emos, patricinha e boyzinho e etc.
    Lembro-me bem de uma frase do antigo jornalista norte-americano HL Mencken, que falava que 90% do publico de um concerto nem sabia o que fazia lá. Sim, com tanta “pompa e circunstancia”, o que mais pode interessar? Wagner? Brahms? Lizst?

    Concordo com o que vc escreveu.
    Apenas acho desnecessário tocar no óbvio: show é sinônimo de entretenimento PRA SERES HUMANOS, inteligentes ou contemplativos, cretinos ou exibicionistas. Desde quando? Aposto que desde que os cristãos eram jogados às feras.

    Pena não ter te conhecido lá. Podia ter te mandado um sms hehehe. Pessoalmente, me encantei com All i Need, Lucky e… Creep (vão dizer: nossa que cara mais vulgar!!).

    Beijo!

    Responder

  1. 24/03/09 | 10:56 pm | #

    Tive a mesma sensação. E perdi boa parte da visão do show por causas dessas malditas cams.
    Não tenho nada contra gravar um trecho da tua música predileta pra ver depois ou tirar algumas fotos [todo mundo quer recordação], mas a galera está mesmo exagerando.Teve um cara que simplesmente filmou o show todo [mesmo com o povo atrás gritando pra ele ir assistir pela TV]. Ele olhava pro visor e não pro palco. Fiquei chocada.
    Tentei trocar de lugar naquele aperto ali da frente, mas como sou baixinha não tive muita opção. Queria ter visto um pouco mais, pra guardar na memória mais que só o som ou imagens de telão. Minha sorte é que como gosto muito da banda, em algumas músicas simplesmente fechei os olhos e dancei, curtindo sozinha.
    Mas confesso que num certo momento pensei: “será que estou velha demais pra shows de rock? Será que as coisas mudaram tanto assim?” [estava lembrando do tempos de Hollywood Rock] Até dar um olhadinha e perceber que a maioria ali ao meu redor era criança quando o Radiohead surgiu. Lembrei de quando eu e uma amiga ligavamos loucamente pras rádios pedindo: “toca Radiohead, por favor. Mas toca outra além de Creep!” porque não era tão fácil baixar e o CD era muito caro, tinha que esperar juntar a grana pra ouvir o disco todo.
    Também achei o título do post perfeito.

    PS.: boa sorte com teu TCC! [passei por isso ano passado e ainda sinto as dores... rsrsrs]

    Responder

  1. Renato M
    24/03/09 | 11:40 pm | #

    Ótimo texto! Isso é uma coisa que já tinha passado e muito pela minha cabeça, mas não com relação a shows de Rock, e sim de viajar. Quando eu viajo, bato pouquíssimas fotos (só pra coisas que de fato não quero esquecer) e faço pouquíssimos vídeos.

    Prefiro curtir a experiência.

    Torno a dizer, até que enfim o Yahoo! abriu espaço pra textos pertinentes, e deixou um pouco de lado aquelas baboseiras.

    Responder

  1. Júlia M.
    24/03/09 | 11:59 pm | #

    Por quê você vai a um show de rock? http://tinyurl.com/cvbff2

  1. Ella
    25/03/09 | 12:07 am | #

    Maldita inclusão digital. Malditos sejam os playboys, que antes ainda tinham algum conteúdo para gabar-se, hoje a futilidade é tanta que basta apenas ter alguma coisa e exibir-se para tapar o buraco nessa sociedade mediocre.

    Responder

  1. Camila
    25/03/09 | 12:34 am | #

    “Olha, não sei se você já vivenciou uma experiência real de show de rock. De comunhão entre banda e público. Uma coisa dessa depende de dezenas de fatores, do estado emocional pessoal de cada um que assiste ao show, da presença de palco e do humor da banda no dia, do tipo de lugar, do tipo da banda, do tipo de fã”

    Eu já vivenciei e vivencio constantemente quando vou ao show das bandas que eu gosto realmente. Claro que já fui em shows pra dizer que fui, mas nada se compara a sensação de vc estar ali, na frente do palco e seu ídolo na sua frente cantando para àquela multidão… Com certeza é um sentimento único, que só que é fã pode dizer. :)

    Responder

  1. fabiana
    25/03/09 | 12:44 am | #

    bom,eu vou num show de rock pra curtir ele,não pra falar que eu fui,mas pra curtir mesmo.Olha em maio eu vou no show do Mcfly aqui no brasil,talvez.Mas eu vou pra curtir o show deles,e é claro,pra gritar muito porque eu amo eles de verdade.Bye-bye.

    Responder

  1. Renata Braga
    25/03/09 | 12:45 am | #

    gostei deste texto: http://tinyurl.com/cvbff2

  1. Renata Braga
    25/03/09 | 12:49 am | #

    Gostei do teu texto.Boas observações.Até “twittei” ele
    Uma ou outra foto/vídeo sempre é válido, mas todo exagero enjoa.

    Responder

  1. Pedro Augusto
    25/03/09 | 1:25 am | #

    Eu concordo com o post, tem muita gente chata q só vai pro shows pra tirar fotos, filmar, ficar andando, pegar mulher/homem, conversar besteira e ainda tem mais uma coisa, tem vez q vão pro shows sem nem mesmo saber ao certo quem vai tocar lá ou nem gostam da banda q ta tocando no show, só vão por ir mesmo e ficar atrapalhando quem quer ver o show.

    Responder

  1. Leandro
    25/03/09 | 2:23 am | #

    Eu acho uma besteira falar mal ou bem de quem faz isso ou aquilo… vc foi no show? se divertiu? os caras mandaram bem? então fica a critério de cada um, nunca achei que o cara ao lado tirando uma foto com o cel… ou filmando um trecho me atrapalhou… a unica coisa que me irrita em shows são as pessoas que quando entra um solo de guitarra ou um riff massa de baixo já puxa seu isntrumento invisivel e bota pra quebrar hehe… isso me irrita mas fazer o que, faz parte rs…

    Responder

  1. Marcelo
    25/03/09 | 2:50 am | #

    A tempos o roque deixou de ser roque para virar passarela….
    eu pude presenciar um momento marcante em um show de rock, mas este soh minha capa de chuva pode registrar…

    Responder

  1. Álison Colomby
    25/03/09 | 2:53 am | #

    Oi, achei legal a iniciativa do seu post, bem interessante mesmo.
    Estamos em uma época onde as aparências superam a essência para a maioria das pessoas. É extremamente infantil ver pessoas tirando fotos ou filmando, não para ter uma lembrança daquele momento, mas sim para ter uma aparência melhor perante os amigos, virtuais ou não. Do que importa você ter milhares de fotos e não aproveitar a vida e os momentos que passam despercebidos devido à ansiedade de querer mostrar sempre algo para alguém.
    É um post para refletir sob nossas atitudes cotidianas.

    Álison Colomby

    Responder

    Patricia Reply:

    É isso!!! Hoje ninguem consegue curtir de verdade. Hoje as pessoas só querem registrar tudo pra depois poder mostrar pra todo mundo que fizeram isso ou aquilo… Esquecendo de simplesmente curtir.

    Responder

  1. Gustavo
    25/03/09 | 2:54 am | #

    Pô. Tira o acento da pergunta. Aliás, vou para assistir ao show.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Não sei usar ‘porquê’. Isso me faz pior do que você?

    Responder

  1. Emy
    25/03/09 | 3:00 am | #

    Entendo bem do que tu disse, mas é complicado analisar comportamentos por que ESSA é a real diversão pra esse grupo de pessoas. A diversão é contar pra alguém que foi, que viu aquele momento lindo *que mal viu*.

    Quem não gosta de contar as coisas pros outros e tal…

    O problema é quando isso é quase uma obsessão, a ponto de não aproveitar um show de rock que é um momento único e sagrado (ui que heavy metal).
    Eu saio tão fedida e descabelada dos shows que fico com cara de drogada hospitalizada depois hahahaha *hey, isso é contar histórinhas né?*

    Saca…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Saco. E vc comentou pq viu na home do Y! ou vc sempre lê isso aqui e quer ser minha amiga de novo?
    Como vc tá? Menos indie?
    Bj

    Responder

    Emy Reply:

    Eut tô bem! Nunca fui indie sua maluca! =P Que bobagem é essa!?
    Comentei pq vi seu nome e lembrei do tempo que andavámos de bicicleta e fazíamos piquenique no parque depois. Você sumiu, nunca mais te vi por lá o que aconteceu?

    Bj

    Responder

  1. C.A.P
    25/03/09 | 3:04 am | #

    Pena que quem gosta realmente da banda, acaba por não assistir o que pagou para assistir.

    Responder

  1. andre metal
    25/03/09 | 3:26 am | #

    entrei por acaso nesse blog q vi na pagina inicial do yahoo.

    radiohead? twiter? sms? iphone? blackberrie? n95? mais nao sei o q lá?

    vc tem certeza q vc tá falando de rock mesmo? ou de showzinho pop cheio de patricinha?

    show de rock q eu conheço não tem ninguem frescurento,ninguem bem vestido, bebedeira, roda de bate-cabeça e muita doidera! desculpem-me, mas isso é rock! show q nao tem isso, não é show de rock.

    e pros q forem reclamar de mim nos comentarios abaixo, se nao curte isso, fica escutando musica em casa. ou entao vai pra show de funk q pelo menos tem mulher facil.

    Responder

  1. [email protected]
    25/03/09 | 4:10 am | #

    Fazer oq. Eu é que não trocaria um show desses por meras futilidades.

    Responder

  1. Emanuel
    25/03/09 | 4:18 am | #

    Concordo com o Leandro…não há uma “etiqueta” a se seguir quando vc vai a um show de rock ou outros sons que goste. Cada um tem o direito de curtir como quer, mas com respeito mutuo… adoro o Radiohead, filmei, tirei fotos, gravei, não para os outros e sim para registrar um momento único de emoção. Concordo ao dizer que muitos vão ao show e nem sabe o que estão fazendo lá… mais o que importa é vc curtir a sua maneira e saber o que faz… sempre!

    Responder

  1. Cado
    25/03/09 | 4:42 am | #

    http://tinyurl.com/cvbff2 - procede… Tinha mesmo e é tosco.

  1. Ciro
    25/03/09 | 5:39 am | #

    Não fui ao show do Radiohead, mas concordo plenamente com o que vc disse. Uma das coisas mais insuportáveis - não só em shows, mas em qualquer lugar - são pessoas que não conseguem ver as coisas com os próprios olhos e precisam ficar com a porra da camerazinha sem parar pra lá e pra cá. Com as câmeras digitais isso ficou ainda pior. Acho que as pessoas precisam redescobrir a apreciar as coisas - seja arte ou não.

    Responder

  1. powerplanta
    25/03/09 | 6:03 am | #

    maravilha, achei que era o unico que me sentia assim, bom ver que os outros tambem percebem, show de rock qd era feito de rockeiros para rockeiros eram varias bandas, por um preco razoavel , as pessoas iam para se divertir. hoje em dia, nego paga 300 reais para ir na pista vip de um show de heavy metal, fica olhando o tempo todo para a porra do celular, e reclama porque esta pisando na lama, que o que , champagne? hora, muito bom o texto, adorei

    Responder

  1. José Luiz Bet
    25/03/09 | 6:31 am | #

    Concordo plenamente com o post acima. Como tem gente que vai a um show ou mesmo a um evento cultural só para dizer que esteve lá e que é cult ou intelectual. Não estou generalizando, mas como tem pessoas assim.

    Lembro de um exemplo recente que foi o show do BOB DYLAN. O pessoal do programa PÂNICO estava na frente da casa de espetáculo onde aconteceria o show e entrevistava famosos que ali chegavam. Ao entrevistar um ator global pediram se ele gostava do Bob Dylan e ele disse que sim. Então, perguntaram qual a música dele que ele mais gostava. O ator global deu uma esitada e respondeu: “…Eu não conheço bem o Bob Dylan, eu conheço a histório do rock…”. E não soube responder o nome de uma música sequer.

    E muitos depois disseram que não gostaram do show. Ora, quem conheçe Bob Dylan sabe que ele nunca canta nos show as músicas do jeito que saíram nos discos. Ele sempre canta diferente, com arranjo diferente, etc.

    Moro no interior do Paraná, mas aqui na cidade não é diferente. Sempre que vem um show nacional, seja de pop/rock ou sertanejo, lá estão os “filhinhos de papai” com suas namoradas posando para a foto que vai sair no site que publica fotos de baladas e shows. A foto vai pro saite e aí ficam se achando o máximo. É mais ou menos como aquele cara que compra um carro Off-Road apenas para posar na foto como aventureiro.

    Sempre levo minha câmera fotográfica a um show nacional. Não para ficar tirando fotos adoidado ou filmar. Tiro sim uma meia-dúzia de fotos apenas para ficar no meu registro, para ter a lembraça não apenas na memória. Mas as fotos ficam comigo, não terei um ataque cardíaco se ninguém mais as virem.

    Responder

  1. Ismael Malinowski
    25/03/09 | 6:55 am | #

    Me lembrou a célebre frase: “melhor q namorar é dizer p todos q namora”, ou outra ainda mais cretina “melhor q possuir é fazer os outros saberem q possui”. Essa é a humanidade, então é melhor fingir q vive, fngir aceita, fingir q gosta, fingir q não finge, ou mesmo ´fingir satisfação ou alegria. Afinal ao sorrir “todo mundo irá supor q és feliz”.

    Responder

  1. Amorim
    25/03/09 | 7:05 am | #

    Ah, eu gosto mais de assistir AO show… e gosto mais de ficar contando isso pra todo mundo!

    Responder

  1. Ale Rocha
    25/03/09 | 7:47 am | #

    Ana, excelente texto. Me irrita profundamente esse tipo de comportamento. Ódio mortal. E, antes que digam, não. Não é inveja. Para mim, show são experiências únicas. Vivi momentos intensos em show do Pearl Jam, U2, REM e tantos outros. Atualmente, penso duas vezes antes de ir a um show, pois me irritam as máquinas fotográficas em punho e outros comportamentos bizarros. No final de semana, aliás, fugi do Twitter. É um saco ter que ler “o melhor show da minha vida. #radiohead”. Se ainda fosse. Mas é sempre aquela babaquice. A melhor coisa de todos os tempos da última semana. E discordo que seja muito legal que as pessoas estejam tão interessadas em compartilhar cada mínimo momento da vida delas com tanta gente. É esquisito, mas não subverte um pouco o egoísmo característico da nossa espécie. É a exaltação do egoísmo. É a exaltação do “olha como sou descolado e você é zé mané”.

    Responder

  1. Fernando
    25/03/09 | 9:47 am | #

    Isso realmente é muito preocupante, um dos principais problemas brasileiros da atualidade, se não resolvermos logo isso o Brasil não vai pra frente…

    Responder

  1. Beth
    25/03/09 | 11:06 am | #

    é… mas essa crítica sua de certa forma tb não serviu pra contar pra todo mundo q vc foi ao show? Tá vendo? Cd um tira as conclusões q quer…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    É, e por isso que eu dizze no fim do texto que ele é, de certa forma, uma auto-crítica.
    Vc leu até o fim? =)

    Responder

  1. Pietro
    25/03/09 | 11:53 am | #

    Já vi pessoas que vão em shows com essa finalidade. Mas, não vejo mal em registrar ou falar para alguém que “eu fui”. Fui ao show do U2, uma volta histórica, e encho o peito para falar que fui. Foi um momento único, o qual compartilho não pelo egoísmo de vangloriar-me, mas porque foi um momento importante para mim - argumento batido, mas verdadeiro para muitos. Por outro lado, quero que tirem fotos, eu que não fui posso ter idéia de como foi o show, e quero ouvir os relatos. Mas opinião é opinião…

    Responder

  1. Gerald
    25/03/09 | 12:04 pm | #

    dane-se, pagou podei ir

    Responder

  1. Fabiano
    25/03/09 | 12:09 pm | #

    Sintetizou brilhantemente o que penso. Também tenho horror abosoluto a esse tipo de postura.

    Responder

  1. Null
    25/03/09 | 12:19 pm | #

    Até que fim alguem com coragem de soltar a palavra! obrigado, me senti dono do texto…e isso é uma sensação que pelo menos na área das letras, é uma grande recompensa para o autor!

    Responder

  1. Cynthia
    25/03/09 | 12:36 pm | #

    E onde entra a história do: - eu faço o que eu quiser?

    Não é bonito nem educado questionar os motivos de cada um.
    Todo mundo ali pagou, uns pq gostavam da banda, outros porque queriam filmar, outros porque tavam de rolo com alguém que foi, outros pra brincar na lama…

    A pergunta é: - E daí?

    Eu não gostei do show. Achei chato, mto chato, e as 23:30 me vi conversando sobre liquidações com a minha amiga e tudo aquilo me parecia música do fundo. Até que fui embora depois de Fake Plastic Trees (que entrou no setlist na última hora, vergonhoso)

    E eu te pergunto: - E daí?

    Responder

  1. tatuss
    25/03/09 | 12:40 pm | #

    Bah…vou jogar minha máquina digital fora…nem registrar momentos inesquecíveis eu posso mais…tirei 03 fotos da minha visão, do ângulo em que eu estava, para ficar registrado em foto, com qualidade ruim ou boa, ficaram registradas as imagens em que meus olhos viram, e não que um jornalista viu, quem ficou registrando no twitter teve toda sua euforia e prazer de naquele momento estar enviando mensagens, onde inúmeras pessoas que não estavam no show acompanhavam no twitter, e com imagens de um show impecavél, público que em certos momentos cantavam juntos com a banda, e ficaram quietos paralizados, não porque não sabiam cantar a música, e sim naquele momento se entragaram ao show, como é bom chegar para as pessoas e contar…….EU FUI NO SHOW DO RADIOHEAD!!!!

    Responder

  1. tintin
    25/03/09 | 12:42 pm | #

    Eu me pergunto qual eh pior, as pessoas ficarem gravando e mostrar aos outros, ou outras pessoas que ficam preocupadas com isso. Vai me desculpar mas seu texto eh completamente preconceituoso e falso moralista. Eu infelizmente n fui ao show e queria mto ter ido, portanto olhar no youtube n eh tao mal para mim, vc n acha? Todas as pessoas tem o direito de fazerem o que querem e julgar eh a maior idiotice.
    Me perdoa por isso, mas seu texto eh ridiculo!

    Responder

  1. Gabriela Cardoso
    25/03/09 | 12:46 pm | #

    http://tinyurl.com/cvbff2 - e o desabafo contra os posers

  1. Felipe Pepe
    25/03/09 | 12:53 pm | #

    O pior que isso tá tão “na moda” que criaram a ridícula pista vip pra esses boyzinhos que tem grana sobrando e querem ficar tranquilos para fazerem pose.

    É uma vergonha isso, neguinho quer ir no show do Iron Maiden, mas sem se misturar com o povão e sem se sujar…compra a droga do dvd, bichona!

    O ROCK perdeu todo seu sentido, é triste.

    Responder

    Rubens Reply:

    O Rock não perdeu e nunca vai perder o sentido.
    As pessoas é que se perderam.
    Abs.

    Responder

  1. Lilian
    25/03/09 | 12:55 pm | #

    Eu vou p/ o Show do Iron Maiden em Recife….Vou p/ B 52´s no RJ e se der ainda vou p/ o Depeche Mode tbm no RJ….So acho estranho alguem pagar uma grana so p/ filmar e não assistir ao show p/ dizer aos amigos que foi…Quero não acreditar que façam isso…Mas se alguem fizer…Não é da minha conta..Eu vou p/ curtir, gritar, pular, abraçar a galera, rir, chorar, sair de la feliz, porque não é todo dia que rola shows desse nivel.

    Responder

  1. Israel Barros
    25/03/09 | 12:57 pm | #

    Mais importante do que dizer como um ou outro deve se comportar em sua passagem pela vida, é viver realmente seus conceitos. Não gosta de estragar sua viagem espiritual num show? Não perca o foco. Mas vai ser chato se alguém te disser “Ei! Perca o foco! É assim que deve ser!” Cada um na sua. A individualidade é a dádiva desse milênio! hahaha… e: enjoy the show! Abç

    Responder

  1. Alex Arce
    25/03/09 | 1:12 pm | #

    Eu concordo com nossa amiga do blog, nao tem coisa mais chata que alguem te mostrar um video ridiculo feito todo tremido, e pior de tudo que a pessoa esta achando o maximo, só ela que acha…Pra se ter uma idéia olhem no youtube aqueles videos de show filmados com celulares ou cameras, que droga que fica…

    Responder

  1. Monique Hoffelder
    25/03/09 | 1:33 pm | #

    Realmente, é impressionante a quantidade de babaca alegre que frequenta os shows de rock neste país. Um bom exemplo é o show da Alanis.. a diva que eu curto a mais de 10 anos, no tempo que o rock era “true”.
    Enquanto eu esperava na fila vip,(claro que não ia perder ver ela de perto na sua primeira apresentação em Porto Alegre - vulgo Poa Rock City).. mas 200 barão é phoda!..Eu me questionava: Caralho isso é um evento social no clube ou um show de rock? E esbravejei: Cara, tem guria de salto agulha toda pomposa, tem gente que nem conhece a Alanis e tá aqui pra desfile!

    Sinceramente, não tenho problemas em registrar certos momentos do show com um clic discreto entre um solo e outro. Ma ficar o tempo todo grudado na Câmera, pelamordedeus!

    O show cara… a sua banda favorita…. você esperou anos para ver os caras (ou gurias) na sua frente… os solos .. as batidas e a voz poderosa.. as performances,,,..isso …isso mesmom e você grudado nessa porra digita?

    Em contrapartida parece que apesar de ter alguns viventes que ficam nessa deu pra curtir o show pra caralho o show do REM foi mais tranquilo até.. também.. ambos você paga uma grana pra assistir e vai perder os melhores detalhes?

    O que vale é o rock!

    Bj

    Responder

  1. Merlyn
    25/03/09 | 1:36 pm | #

    Não vejo problema algum em pessoas que vão aos show apenas para isso, até pq, quem vai para curtir o show, quando entra de fato nessa transe musical, nem ao menos percebe essas figuras. Acho que todo mundo ter mais é que se divertir, sadiamente é claro.

    Responder

  1. Enrico "Nag9" Boschi
    25/03/09 | 1:49 pm | #

    Caralho! Eu compreendo exatamente o que é essa sensação sublime de transe musical insubstituível, foi exatamente assim que me senti quando vi o “Deus” (sim, porque se Elvis foi o rei, Chuck só pode ser o Deus) Chuck Berry em Ctba. Quando eu olhava aquela figura do alto de suas sete décadas de vida dedicada ao rock, esforçando-se para empunhar a guitarra e solar (é, solar) com o mesmo incêndio de 40 anos atrás, eu simplesmente senti um júbilo inexplicável por estar vivo e poder ver aquilo. Nenhum registro eletrônico é capaz de me devolver aquela sensação.

    Responder

  1. Rodrigo
    25/03/09 | 2:44 pm | #

    Já fui a vários shows de Rock, e meu grande pesar é não ter levado (pq não tenho nehum !) celular com câmera ou mesmo uma câmera para guardar os momentos legais que eu vivi. Acho que cada um se diverte a sua maneira e do seu modo. Filmar, fotografar e contar para os amigos hoje e sempre fez parte da diversão. Não guardei fotos, mas os ingressos estão comigo aqui !!

    Responder

  1. Luís
    25/03/09 | 8:28 pm | #

    Absolutamente perfeito. É um traço de nossa época. Ver fotos e vídeos no dia seguinte e pensar “cara, o show foi muito bom!” ou “a festa foi legal demais!”. Pelo menos eu sou do tempo de q prestar atenção ao show é o mais importante, e as fotos eu deixo pros jornais e revistas. =]

    Responder

  1. Felipe
    25/03/09 | 9:49 pm | #

    quantos comentário!

    parei no meio de Creep pra tirar foto e não vi o Thom metendo a mão no saco (foi o q me disseram)

    :P

    Responder

  1. Luiz Raatz
    26/03/09 | 12:08 am | #

    Isso é fruto de uma manifestação sinistra da cultura pós-industrial ocidental que Baudrillaire descreve em Simulacro e simulação (tô zoando hahaha)

    As pessoas trocaram a experiência pela representação da experiência. Em certo ponto é bizarro. Daqui a pouco vão parar de transar com aquela gata pra postar no twitter. (uau, foi demais)

    Responder

  1. Sabrina Mix
    26/03/09 | 12:17 am | #

    Oi, Ana!

    FELIZMENTE estava chovendo quando fui ao show da Madonna no Rio. Tenho míseras 3 fotos (uma com zoom, uma sem zoom e outra minha no final do show) e curti horrores.

    Pena que você não tenha tido uma experiência fantástica no show do “Cabeça de Rádio”.

    Beijos e sucesso!!!

    Responder

  1. Bitoca
    26/03/09 | 1:49 pm | #

    Você apresenta o mesmo comportamento dessas pessoas que você citou, só que você usa outras formas pra mostrar que foi ao show, postando num blog por exemplo, e ainda julgando as outras pessoas….
    Se por um lado essas pessoas não curtiram o show por ficar tirando fotos, e filmando. Você não curtiu o show por ficar analisando cada um desses comportamentos… já pensando no que ia escrever nesse blog depois do show….

    E o pior, você ainda faz questão de dizer que curtiu o show da maneira “correta”…condenando as pessoas que curtiram de maneira diferente de você.

    Responder

  1. gabe
    26/03/09 | 2:41 pm | #

    No último show do BadReligion eu estava super perto do palco, tirei fotos, filmamos uns pedacinhos.. e nem por isso eu deixei de aproveitar e considerar esse o melhor show que eu já fui. Consegui fazer as 2 coisas, tirar fotos, pra ter de recordação (afinal, nao eram fotos de um fotógrafo.. eu mesma tirei fotos da minha banda preferida)e assistir, cantar, quase entrar em transe quando choveu fininho em sorrow, poder ver o greg apontando pra mim em um trecho de música que diz ‘my sister’.. acho que como disseram, digo novamente. depende do show, depende do motivo pelo qual vc ta eufórico tirando fotos e filmando.. depende do momento da pessoa.. muitas vezes, assistir apenas, e não registgrar o momento, ainda que com péssima qualidade, não seja tão legal.. e nao vejo mal algum nisso! Visto que eu aproveitei bem mais esse show do Bad do que os outros dois que eu fui, que não levei câmera.
    =D

    Responder

  1. mimimi
    27/03/09 | 5:00 am | #

    Assista isso: http://www.youtube.com/watch?v=LFU8qvCHXc8

    E pare de reclamar.

    manhosa. nerd.

    Responder

  1. Mari
    27/03/09 | 3:44 pm | #

    Concordo um pouco com o que disse. Eu fui no show do Simple Plan di 24 e também no de 2007. Houve uma diferença muuito drástica quanto ao pessoal da fila e eu também.
    Em 2007 a fila estava animada, a gente antecipava o show e cantava bem alto. Dessa vez a gente parecia estar num enterro. E quando chegou na hora do show, tive outra surpresa.
    Em show de banda como Simple Plan, o pessoal quer mais ficar perto da banda para depois exibir que viu e dizer o quanto são lindos. Eu estava mais ou menos nisso em 2007, porém, perdi muita coisa, quase não curti o show. Dessa vez eu fiquei no fundo, nem arrisquei ser esmagada e não enxergar nada. O som estava melhor, me diverti mais e com certeza foi melhor que 2007.
    Quanto as fotos.. Bem, é sempre bom ter uma para recordar, mas não para exibir, como você disse. Então dessa vez, eu não fiz nada, só curti. Levei um acompanhante e pedi que filmasse. Porque sinceramente, eu queria guardar esse momento. É uma das últimas vezes que fui a um show ;/
    Bjs;*

    Responder

  1. Césão
    27/03/09 | 9:28 pm | #

    Ana, EU pelo menos filmo e tiro fotos somente pra EU lembrar do momento, de onde eu tava, da minha vista e tal.. Mas não passo o show inteiro tirando fotos.. Lógico que algumas vc põe no orkut, mas meu propósito nunca é esse.
    Por exemplo, no show do PJ eu filmei umas 2 músicas, mas somente pra mim, nunca coloquei no youtube nem nada. As vezes eu vejo os videos e penso: “putz, como foi massa”..
    bjo

    Responder

  1. Yuri
    31/03/09 | 1:02 am | #

    Aquela velha perguntinha que você sempre faz:

    “Isso dá status?”

    É incrível o que as pessoas fazem pra parecerem legais. xDDDD

    Responder

  1. Carol
    01/04/09 | 12:37 am | #

    Seu blog é o máximo, Ana! Só pra deixar registrado. Boa sorte com o TCC! :D

    Responder

  1. Skol Sensation, realidade aumentada FAIL | Olhômetro
    07/04/09 | 3:41 am | #

    [...] e com tatuagens feiosas e uma grande parcela de pessoas aparentemente muito ricas e bem-sucedidas. Com câmeras na mão. Muitas. Como você dança e filma um DJ ao mesmo [...]

  1. Eu
    05/05/09 | 12:30 am | #

    Puta, bando de filho da puta,, aff

    Responder

  1. Gerson
    05/05/09 | 2:20 pm | #

    Pensando bem…

    Fui no show do Kiss e na abertura do espetáculo liguei pra uma amiga… fiz pq falamos sobre o show durante umas duas semanas e pensei q desta forma poderia compartilhar aquele momento especial.

    Achei chato meu irmão ter filmando alguns momentos pq, adivinha… ele não lembrava de um monte de musicas q ele gravou (ele ficou com a câmera pq é muito mais alto q eu, primeira vez q vi vantagem na minha altura!), isso realmente me chamou a atenção quando li o post!

    Olha… até hj eu falo do show… não sei se é meu inconsciente se exibindo, mas… de verdade… acho q considero este show como uma experiência inigualável da qual não mudaria nada daquele dia (talvez teria sugerido pro meu irmão ver o show e não filmar, ao invés de falar “grava Detroit Rock City!”.

    Estou conhecendo o blog agora, gostando muito e tbm estou fazendo TCC, espero q de tudo certo para todos nós!

    Responder

  1. Renata
    06/05/09 | 5:14 pm | #

    Estou lendo muitos posts seus (e resolvi comentar justo em um antigo, rs) e me perguntando se devo ficar feliz por ter mais gente que pensa tão igual a mim, ou se eu é que não enxergo que todo mundo é parecido comigo e eu fico aqui, inocente, me achando única, rs.

    Mas em relação ao post, que me fez vir comentar: colocou em palavras o que eu senti há algum tempo. Há dois anos, no show do Roger Waters, eu filmei e fotografei tanto, minhas fotos fizeram o maior sucesso no orkut (eca), mas no dia seguinte eu tinha a sensação de que não lembrava do que tinha acontecido, parecia que eu nem tinha estado lá. Meu marido até falou pra eu largar a câmera e curtir o show, mas nem liguei (deveria ter ligado). Como apaixonada por fotografia, não entrava na minha cabeça ver um ídolo e sair sem fotos, mesmo que fosse só uma lembrança distante e borrada. Mas daí pra frente fui em shows que não ficaram tão bons nas fotos, outros que eu tinha medo de levar a cam, e agora nem esquento mais com isso. Até porque, por mais que eu me esforce, em algum lugar na internet vai ter uma foto ou video melhor que os meus, então eu curto os shows e depois procuro lembranças na internet mesmo. Tem funcionado muito bem :)

    Parabéns pelo blog!

    Responder

  1. Bruna
    02/07/09 | 12:08 am | #

    Gostei mto do conteúdo, favoritei o Olhômetro e acho suas idéias brilhantes… Mas em relação ao texto, apesar de concordar com todas as palavras, acho que vale a pena fazer uma pequena observação. Ao criticar os outros em relação à necessidade de compartilhar o que estavam vivendo, quando deveriam viver aquilo, não percebeu que fez extamente o mesmo ao observa-los e pensar sobre as idéias que compartilharia conosco aki. São por razões opostas, mas no fim das contas a mesma coisa, você focou sua atenção no que os outros estavam fazendo, ao invés de focá-la neste acontecimento…

    Responder

  1. Deni
    08/09/10 | 8:49 pm | #

    O mundo de alguns de vcs rockeiros e metaleiros é muito esteriotipado e limitado e isso é muito triste, só prejudica a vcs mesmo.

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo