06.04

2009
3:20 am

Astrologia: se você não acredita, é porque ainda não sabe o suficiente

Postado em Brasil, Crônicas, Entretenimento, Há mais entre o céu...

Eu acho que devo contar como eu comecei a acreditar que a posição dos planetas no céu no momento em que alguém nasce é fundamental para mexer com as energias do cosmos e, por consequência, influenciar alguns pontos da personalidade daquela pessoa.

Um dia eu fiz um mapa astral. Mandei a pessoas que não me conheciam meu nome completo, data, horário e local de nascimento. E me devolveram um documento de 30 páginas que falava sobre mim, minha personalidade, meus anseios, qualidades e defeitos.

Eu li 30 páginas sobre mim, escritas por pessoas que nunca tinham me visto antes. E as páginas me descreviam com precisão medonha. Era assustador. E antes que alguém fale em leitura fria, eu adianto - que tal um mapa astral que me dá detalhes da minha relação com meus pais durante a infância e de como isso possivelmente afetou minha vida adulta nos campos A, B e C, e que falou isso como se fosse a psicóloga da minha família?

É duro tentar convencer as pessoas de que sou cética depois que elas ficam sabendo que, sim, eu acredito em Astrologia. E a palavra não é ‘acredito’, porque aqui não há ‘crença’. É a certeza de é apenas uma ciência capaz de traduzir em palavras leis universais que desconhecemos.

Sempre fui cética - é meu lema, aliás, e é fundamental na minha profissão. Mas a mim não bastou o ‘não acreditar’. Tudo o que me era apresentado, do ponto de vista espiritual, não me dava nenhuma ‘prova’. Eu estudava, estudava, estudava e não via sentido. Frequentei religiões diferentes, opostas; pescava algo de interessante ali, me identificava com outra coisa aqui. Mas nunca conseguia sentir por completo que a coisa funcionava como o que eu sentia. Eu sempre senti que havia algo maior - ok, todos nós, acho - mas não me satisfazia com a explicação de que isso era só um jeito da minha cabeça explicar o que não entendia.

Eu já fui como você. Eu já achei isso tudo uma grande babaquice. E puxa, na maioria das vezes, é. Poucas são as pessoas sérias que estudam essas coisas e se prestam a publicá-las. Eu costumo usar o seguinte filtro: se o horóscopo prevê como vai ser o seu dia ou fala de situações muito genéricas - tipo “Hoje é um dia bom para retomar relacionamentos há muito esquecidos!” - ignoro a coisa toda.

É. Porque horóscopo não prevê o futuro. É uma interpretação feita por um estudioso, baseada na posição dos astros naquele momento (em relação ao teu signo principal no zodíaco), que indica as tuas possíveis tendências emocionais num tempo determinado. Serve para guiar, orientar, e até te prevenir contra influências que podem te levar a agir por impulso negativamente, por exemplo.

Eu não sei no que você acredita. Mas não precisa ter religião nenhuma, pode ter qualquer uma, pode ter todas elas - o fato é o seguinte: existem energias habitando todas as coisas que conhecemos. Ponto. Os grandes astros próximos ao planeta em que vivemos influenciam essas energias de alguma maneira, ponto. E isso é transmitido para nós.

grilo
cri. cri. cri

Não te convenci, claro. Nem teria como - até porque a cartada final vem agora. Vou pedir mais uma chance. Convenci uns 4 ou 5 amigos, todos céticos, alguns ateus, desse jeito. Vamos ao desafio.

Tire 60 reais da carteira, procure uma instituição filantrópica que você conhece e confia e doe duas cestas básicas.

Depois que fizer isso, entre no site do Marcelo Del Debbio - o www.deldebbio.com.br - e mande pra ele algum comprovante da doação. Pode ser a nota fiscal de compra da cesta, tua foto entregando os alimentos pras pessoas, uma declaração da instituição de caridade, qualquer coisa - confiável, né. Apenas prove que você ajudou alguém com duas cestas básicas e envie essa prova para [email protected], com seu nome completo, data, local e horário de nascimento (exato).

Todos os detalhes dessa ‘campanha’, promovida pelo Marcelo, podem ser visualizados aqui. Assim, você entende melhor como a coisa vai funcionar.

Umas duas semaninhas depois (até antes), você vai receber por e-mail um mapa parecido ao que me fez acreditar. Sua carta natal, seu manual de uso absurdamente preciso. Leia. Se o que tiver escrito lá não te surpreender, eu abro um espaço público aqui pra você explicar em quais pontos o texto foi mentiroso, inverossímil ou generalista, e os porquês. Basta entrar em contato comigo e enviar o texto.

Isso não é um post pago. É só uma tentativa de ajudar as pessoas a ajudarem aos outros e, depois, a se ajudarem. Espero que alguns de vocês, ao menos, aceitem o desafio. Vale a pena.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , , ,

95 comentários (Comente! Trackback)

  1. Otavio
    06/04/09 | 3:35 am | #

    Olha, eu até já tentei, tenho curiosidade, mas ainda acho pura balela, e o que acontece é que VOCÊ fica meio influenciado a ter certas atitudes depois de ler, tipo uma profecia que se auto realiza.

    Mês passado vi um site gringo, dica de uma amiga, que disse ser absurdamente preciso, que previa até as datas em que ela iria viajar.

    O texto sobre meu signo era enorme e dizia coisas que me deixaram até preocupado em relação a trabalho e discussões com parentes/amigos. Nada, absolutamente nada, sequer próximo do que foi dito aconteceu em março.

    Dois anos atrás, ganhei um mapa astral també, acho que do site do Quiroga ou algo assim.

    Me descrevia razoavelmente bem, supostamente como sagitariano, mas eram coisas bem genéricas, tipo: “você tem pré-disposição para as artes e filosofia”. Bom, quem não tem? Tá, algumas pessoas, mas enfim…

    O texto passava longas linhas descrevendo como eu adoro viajar e meus anseios de conhecer o mundo todo e trazer cacarecos de lá para minha casa. Longas linhas desperdiçadas, já que sou praticamente um Hobbit e poderia passar o resto de minha curta ou longa vida sem subir num ônibus ou avião pra sair de perto do meu lar.

    Enfim, acho que é isso, você lê, e se acredita, aquilo pode sim te influenciar e gerar um cenário parecido ao descrito. Mas fora isso…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Sim, é a história do vaso de Matrix. Mas eu nem to falando da questão do horóscopo, de gerar uma situação favorável, e sim de um documento que te descreve pessoalmente e é assustador. Aproveita que você tá ‘em cima do muro’ e tenta. Sei lá. Não custa nada, na pior das hipóteses você vai ter ajudado gente.

    Responder

    Paulo Ganns Reply:

    Ana,

    Faça uma experiência: Mande uma data de nascimento e um nome falsos para qualquer astrólogo de sua confiança. Respeite somente o sexo e a faixa etária. O resultado será um mapa astral com 80% de acertos sobre superficialidades e comportamentos de qualquer ser humano. Sabe por que? Porque somos 80% parecidos e superficiais.

    Astrologia é uma balela…

    []s

    Paulo

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Quer fazer?
    Te mando dois mapas - um seu, de verdade, e um fake. Sem dizer qual é qual. E você me fala.
    Topa?

    Responder

  1. Guilherme
    06/04/09 | 3:36 am | #

    Mais uma que caiu no conto da carochinha. Você provavelmente não vai fazer isso por motivos de privacidade, mas assim como você nos desafiou, também te faço um pedido. Desponibilize o seu mapa astral e vejamos quantas pessoas se identificam com ele e quais pontos não são generalistas.

    Recomendo que você procure estudos idôneos e confiáveis que comprovem que os astros influenciam na vida das pessoas. Boa sorte e muita paciência. Você vai precisar.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    O único motivo pra eu não disponibilizar o mapa é porque eu não mostraria isso nem para minha mãe. É o lance da privacidade, mesmo.

    Mas Guilherme, porque você não tenta? Sério mesmo. Duas cestas pra uma instituição em que você confie. Não acha justo?

    Sobre procurar os estudos, dãr. Se eles existissem, eu simplesmente ia copiar a colar aqui e isso me pouparia de todo o esforço, inclusive dos deboches que vieram e virão. =)

    Abs,

    Responder

    wm Reply:

    os astros não influenciam em nada… a posição deles é que ‘também’ é influenciada pela “força”, ou seja, serviriam como um mostrador do que está acontecendo no universo no momento do nascimento. Esqueçam astrologia de jornal, de gurus esquisitos, o conceito de astrologia está completamente deturpado e, com razão, não merecem crédito.

    Como a Ana, passei a aceitar que meu ceticismo termina qdo fatos e argumentos decentes são mostrados. Conhecimento nunca é demais e “astrologia hermética” merece alguma atenção sim…

    []‘s
    wm

    Responder

    roquedantas Reply:

    Até hoje não encontrei nada que me fizesse ter mais apêgo e respeito que os ensinamentos místicos.Homens como Vernon Howard (livro:O poder cósmico do homem) e outros, me facinou de tal maneira que faço dêle o meu livro de cabeceira, sempre que o tenho nas mãos encontro novidades pscológicas, cada vez mais interessantes, se quiser tentar, copre-o e verás.Veja este simples exemplo:Nenhum ser humano tem poder algum de fazer algo a favor ou contra você. Se puder entender a significação disto,suas relações com o cônjuge, o amigo, o estranho passaram por uma brilhante tranformação.Sinceramente, o que está escrito acima depois de compeendido, é fácil constatar seu significado cósmico como verdadeiro.

    Responder

  1. Rubens
    06/04/09 | 10:52 am | #

    A doação eu já faço todo mês. O que me dá uma boa restituição no IR.
    E eu não preciso de mapa astral ou seja lá o que for pra me dizer o que sou ou o que vou fazer.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Nem eu, Rubens. E nunca vi você tão bravo. Vc continua sendo meu amigo mesmo eu sendo uma mística sem-vergonha?

    Responder

    Rubens Reply:

    Você é a segunda pessoa hoje que acha que fiz um comentário com raiva.
    Eu só disse que não acredito em astrologia. Só não usei as palavras certas. +.+

    Não me importo em ter amigos ateus, adoradores de satã ou testemunhas de Jeová.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    HAHAHAH valeu. Suspeitei que era só impressão. Nunca tinha te visto tão agressivo.
    Eu ficaria desolada se perdesse um leitor como você.

    Responder

  1. marcus
    06/04/09 | 12:05 pm | #

    Estatístico que sou, gostaria de fazer dois testes com mapas astrais.

    O primeiro tu já fez, que foi uma descrente receber o próprio mapa astral, analisá-lo e ver se as coisas batem ou não.

    O segundo, que não tenho conhecimento se foi ou não realizado por alguém, seria um crente receber o mapa astral de outra pessoa, e ver se as coisas também batem.

    Na verdade, os dois testes deveriam ser feitos com um tamanho amostral maior (pelo menos umas 30 pessoas de cada grupo), para termos propriedades estatísticas melhores.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    A gente podia combinar um esquema assim. Eu gostaria muito de ver a coisa funcionando. Vou ver com o Marcelo.

    Responder

    DD Reply:

    Marcus

    Estamos fazendo isso. Comecei com meu sócio, que é um ateu-descrente total, mas fã de Formula-1, que eu odeio.
    Ele reuniu para mim a lista de datas de nascimento/local dos 100 pilotos que já venceram uma corrida (ou seja, não basta ser piloto, tem de ser Bom no que faz) e estamos fazendo o levantamento dos planetas/signos de cada um…
    temos gente com intervalo de nascimento de 50 anos, de tudo que é país imaginável, ou seja, uma variação enorme de pessoas cuja caracteristica unica é ter vencido uma corrida de F-1

    Em seguida, fazemos o levantamento estatistico de todos os planetas/signos… se a Astrologia não influencia nada, teremos 1/12 para cada planeta/signo (lembrando que são 1.000 planetas/signos: 10 planetas x 100 pilotos)

    Se influenciar, teremos desvios ai… e eu já adianto que espero achar muito Áries, Escorpião e Capricórnio… e pouco Touro, câncer e Peixes.

    Vamos ver o que acontece.

    Responder

    Fábio Reply:

    Por que “espero achar muito Áries, Escorpião e Capricórnio… e pouco Touro, câncer e Peixes.”?

    Responder

    DD Reply:

    Porque (em teoria) Áries é a mais incisiva das energias, relacionadas com velocidade, explosão, dinamismo, esportes radicais, coragem; Capricórnio por causa da disciplina e escorpião pela naturalidade da competição. Na minha opinião, seria a compinação mais adequada para pilotos de carros que vão a 300km/h.

    Touro porque é o oposto de Áries… são energias lentas e estáveis, gostam de segurança e fazem as coisas devagar; para mim, é a antítese dos pilotos de F-1. Câncer por serem energias mais voltadas para o aconchego (nurturing) do que para a disputa, e peixes porque é o signo mais metafísico.

    Claro, são as minhas opiniões. Meu sócio cético acha que vai ser 1/12 para cada signo!!!

    Estas são minhas espectativas. O Norson já fez a lista e estamos compilando tudo neste final de semana, então semana que vem já devemos ter alguma coisa palpável confirmando ou negando estas hipóteses. Eu peço pra Aninha publicar aqui o resultado pra vcs verem.

    Responder

    fabio Reply:

    DD, já tem algum resultado?

    Responder

  1. Gustavo
    06/04/09 | 12:10 pm | #

    Que medo.. eu nunca acreditei em astrologia, não aceitava que gigantescas bolas de pedra flutuando no espaço podiam influeciar minha vida. Mas já fiquei impressionado com algumas descrições da minha data de nascimento que correspondiam perfeitamente a mim. Porém tbm era um ponto contra, pois eu pensava “não faz sentido que todo mundo que nasceu no mesmo dia que eu seja igual a mim”. Enfim.. hoje ainda não posso dizer que acredito nos astros, mas digamos que eu esteja aberto a diferentes idéias. Acredito, de certa forma, em energias.

    Responder

  1. Blog Mallmal
    06/04/09 | 12:33 pm | #

    Sou cética e acredito em Astrologia.

    Lamento informar, você não é cética. Você é incoerente.

    Alguns links para você rever o seu ceticismo de conveniência que é baseado em epifanias e relatos anedotais:
    Astrologia, uma ciência incompreendida - Parte I
    Astrologia, uma ciência incompreendida - Parte II
    Leitura fria (Cold reading)
    Efeito Barnum (Forer)

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Você é um dos meus leitores preferidos. =)

    Uma vez um leitor me mandou um e-mail dizendo que meu lema poderia ser ‘não vejo incoerência nenhuma em ser incoerente’. Eu concordei.

    Mas olha, um dia conversaremos na mesa do bar e eu te provarei meu ceticismo. Sério.

    Ainda insisto pra que vc aceite o desafio.

    Responder

  1. DD
    06/04/09 | 1:03 pm | #

    Fraquíssimos estes posts sobre pseudo-Astrologia do Mallmal. Só demonstram que ele não faz a menor idéia do que seja Astrologia, confundindo constelações com signos com meses com mitologia e misturando tudo em um besteirol metido a engraçadinho, mas que, na real, só demonstra profunda ignorância sobre o tema.

    O pior é que nem dá para culpá-lo. As pessoas não fazem a menor idéia do que seja Astrologia Hermetica.

    Responder

  1. Saulo
    06/04/09 | 1:48 pm | #

    Aceito o desafio. Daqui algumas semanas, veremos o resultado. Abs

    Responder

  1. alina
    06/04/09 | 3:06 pm | #

    verdade ou não verdade.
    faz sentido ou não faz.
    é coerente ou não é.

    independente de tudo isso, eu acho que as pessoas têm que passar pela experiência para poder falar alguma coisa…

    onde raios tem uma instituição dessas aqui por santo andré?!! Oo

    Responder

  1. Stephen Dedalus
    06/04/09 | 3:09 pm | #

    A única coisa que me assusta nessa sua “conversão” é isso mesmo: é uma conversão. Pessoas passam a acreditar em religiões distintas por diversas razões, mas uma muito comum é que a religião que a pessoa aceita é aceita por parecer estar falando para a pessoa, individualmente… Enfim, um cara te convenceu e agora você faz propaganda dele, tentando pegar novos acólitos. Bem, eu para ser convencido precisaria de mais que um mapa astral: que tal uma explicação boa de como a astrologia funciona, de sua lógica? Celular e antibiótico, por exemplo, eu sei como funcionam (e até como não funcionam).

    Um abraço!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Stephen (seu Dedalus vem de Harry Potter? hahaha),

    Não fui ‘convertida’, e muito menos pelo Marcelo. Meu mapa não veio dele. Sempre acreditei em coisas esparsas, a Astrologia Hermética simplesmente foi algo que eu descobri recentemente como não sendo a picaretagem que eu achava que era.

    Não quero converter ninguém, só estou desafiando as pessoas a, como eu, duvidarem de suas próprias convicções e provarem daquilo que acham que não faz sentido. E daí no caso da pessoa continuar cética por acahar o resultado incoerente, darei razão a ela e abrirei o espaço aqui. Acho justo.

    Responder

    Stephen Dedalus Reply:

    Ana, infelizmente nunca li ou assisti nada de Harry Potter… Bem, não gosto de discutir, só de argumentar. Logo, por favor, entenda meus comentários como tentativas de argumentação não agressiva (isso existe?). Você está sim tentando converter outras pessoas: todo mundo faz isso quando acha uma coisa legal. É natural tentar trazer outros para o seu lado da força. Acho que foi um filósofo famoso, Sartre, que disse que a escolha que cada pessoa faz, ela faz (mesmo que inconscientemente) como se aquela fosse a escolha mais adequada para o resto do mundo do todo. Quanto à astrologia hermética ou “o Marcelo”, você, em sua postagem, deixou transparecer que foi convertida, ou seja, que passou a acreditar em algo - de fundo religioso - em que você não acreditava antes. Se isso é bom ou ruim, não sei. Só sei que tenho medo de conversos e conversões: me lembram um filme, “Invasores de corpos” (a versão de 1993). Eu prefiro mesmo boas e velhas conversas, sem “venda” de produto no meio (o que é meio difícil de fazer).

    Um abraço!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Existe, claro que existe - a argumentação não agressiva, digo.

    Na essência, é possível dizer sim que há uma tentativa de ‘conversão’. Mas conversão em que, veja bem? Em ‘crente’? Não sou crente. Continuo sendo tão cética quanto antes - mas especialmente, em relação a Astrologia Hermética, me foram apresentadas informações que considero provas suficientes. E porque haveria qualquer interesse meu em converter pessoas? Não é como uma religião em que as pessoas precisam levar o maior número de gente pro reino dos céus ou seja lá o que for. Eu só descobri algo que fez sentido pra mim, expus num espaço que eu tenho e propus às pessoas que, como eu, não viam sentido nisso, que testassem suas próprias convicções. Eu não faço de nada que não tenha experimentado, Stephen. Por isso sugeri o desafio prático.

    Não tem NENHUM, veja bem, NENHUM fundo religioso. Não tem ligação com religião nenhuma - talvez tenha algum fundo espiritual, por assim dizer, mas eu continuo tão agnóstica quanto sempre. E não te digo que não acreditava as Astrologia - não acreditava na Astrologia que eu via pelas revistinhas e pelos jornais por aí.

    Responder

    Stephen Dedalus Reply:

    Agora você me deixou com uma dúvida das boas: qual é a diferença entre o espiritual e o religioso? Para mim é uma coisa só. E para você?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Religioso, pra mim, se relaciona diretamente com encontrar seu caminho sendo guiado por alguma doutrina que inclui uma igreja, uma instituição.
    Espiritual é mais essencial, tem a ver com tua relação com o que vc acha que é deus, se é que você acredita nisso, e não envolve dogma ou doutrina de nenhum tipo de instituição.

    Eu lido assim.

    Fábio Reply:

    Também percebo essa diferença. Só não entendo como um agnóstico pode ter espiritualidade.

    Ana Freitas Reply:

    Fábio, existe fé e razão. O meu ceticismo luta contra a fé, que é apenas um ‘saber’ sem explicação. A raxão não me permite assumir 100% essa ‘fé’. Logo, assumo o agnosticismo, o ‘em cima do muro’: não sei se acredito, porque sinto, mas a razão normalmente me diz o contrário.

    Ana Freitas Reply:

    Fábio… dá uma lida nisso:

    http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/04/07/o-ceticismo-e-o-pseudo-ceticismo/

    Abs

    Gabe Reply:

    Ana,
    Ainda que religiosidade e espiritualidade tenham significados diferentes, são provenientes da mesma fonte, que é a fé. A fé, por sua vez, é também o que faz com que as pessoas acreditem na astrologia, sendo que não existe nada científico sobre ciência até então.

    O que eu concluo é que você não é agnóstica, ao menos, não no sentido do que o agnosticismo pretende ser.. Agnostico ignora, ou seja, não se preocupa em saber o pq não acredita muito em algo.. já o cético se desafia ou desafia os outros a te trazerem respostas concretas sobre algo, e não a opinião de pessoas sobre algo que não é concreto (como vc está fazendo)

    bem.. sobre o link que você passou pro fábio, tbém li!
    queria comentar sobre, mas ficará muito longo.. realmente, falácia por cima de falácia.

    Fé é diferente de acreditar em algo. Fé é acreditar em algo que não tem solidez suficiente pra você ser convicto.. precisa de um esforço maior do que acreditar por que está lá, foi provado que existe.. isso é a fé.

    Fábio Reply:

    Oi, Ana, oi Gabe,

    Eu não acho que espiritualidade tem a ver com fé. Você conhece Alberto Caeiro, um heterônimo de Fernando Pessoa? Para mim ele é altamente espiritual, mas sem fé. Eu sou quase um discípulo dele. =)

    O pensamento dele é claramente panteísta/zen-budista. Também lembra muito Saramago em “O Evangelho de Jesus Cristo”.

    Devo admitir que tive umas experiências com desdobramento e meditação que me deixaram com muitas dúvidas a respeito dessas coisas…

    Quanto ao texto — com umas passagens bem rebuscadas, por sinal -, concordo em certo sentido. Afinal, ninguém possui o conhecimento da “Verdade”, nem mesmo os cientistas! (se bem que aparentemente as Ciências são o que temos de mais sólido, ou menos “escorregadio”)

    O que eu acho um problema é que ambos, cientistas e religiosos, se dizem donos da verdade (não só os cientistas, como diz o texto), quando talvez ela nem mesmo exista! O que eu gosto é da dúvida!

    Responder

    Gabriela Silva Reply:

    nao entendo nada que voce fala porra meu !
    tipo gosto de ler mais nao acredito nessas coisas ai nao !
    Acredito no destino que Deus nos deu e que so ele sabe ! gostaria que vc esplicase melhor oq fala pois perdi meu tem po lendo ISSO! caraca todo mundo reclama e ate agora n fez nada em vez de falar de uma coisa que nao sabe direito troca esse site e escreve poesia livros e etc !
    [Descupe mas estou muito triste]
    pois poerdi meu tempo !
    OBS:porque n podemos dar esmola ?
    eu dou e vc disse que tambem dar

    Responder

  1. Gabe
    06/04/09 | 3:22 pm | #

    Ana, gosto dos seus textos, você geralmente demonstra imparcialidade e ceticismo, o que é excelente..
    mas agora fiquei confusa.

    Como adendo ao que o blog mallmal colocou, coloco também um link. Você deve conhecer o site… se não conhece, fica a dica:

    http://www.projetoockham.org/pseudo_astrologia_1.html

    Responder

  1. Gabe
    06/04/09 | 3:33 pm | #

    Ah, e Ana..

    “É a certeza de é apenas uma ciência capaz de traduzir em palavras leis universais que desconhecemos.”

    Se desconhecemos, não pode ser ciência..

    suas ‘possíveis tendências emocionais’ podem ser possíveis por que você já lê identificando que existe ou não a possibilidade de você se comportar assim.. como já postado em referência pra vc ler um pouco, o Efeito Forer.

    Não se pode medir em nenhum momento a energia cósmica afetando os seres humanos. A não ser a energia do calor do sol, por exemplo.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Gabe, é que é crença baseado em fatos que eu considero suficientes. Mas eu acredito que nossa tecnologia ainda não está avançada o suficiente pra reconhecer as propriedades que comprovam as Astrologia como uma ciência, só isso. =)

    Abs

    Responder

    Fábio Reply:

    Oi, Gabe,
    oi, Ana,

    Será que daqui a algumas centenas (ou milhares) de anos a Astrologia será considerada uma Ciência? O que ela não tem que a impede de ser Ciência desde já?

    Abs

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Veja bem, Fábio… pois é nisso que acredito, entende? Só acho que não temos a tecnologia necessária pra detectar como esse tipo de influência planetária se dá em âmbito nanoscópico, ou energético, ou sei lá como é.

    Veja bem (e isso é crença, como em Astrologia Hermética): eu não acho que exista diferença entre tecnologia e espiritualidade. São duas linhas que vão crescendo, crescendo, crescendo quase paralelamente mas ligeiramente inclinadas para dentro, que lá em cima, num futuro distante, se encontram e são a mesma coisa. =)

    Responder

    Fábio Reply:

    Olá, Ana,
    Não entendi muito bem o segundo parágrafo…
    Você diz que Tecnologia (não seria Ciência?) e Espiritualidade vão convergir?

    Eu imagino um futuro não muito distante em que seremos imortais, em que nossa mente será transferida para corpos artificiais (robôs?) quando o corpo original estiver morrendo. Então todo o sentido da vida terá mudado, e poderemos até dizer que seremos outra espécie, não mais os primitivos homo sapiens sapiens.
    Mas isso é uma outra história… =)

    Abs

    Responder

  1. alexandre
    06/04/09 | 4:19 pm | #

    leia um artigo publicado em Ciência Hoje, volume 43- jan/fev 2009.
    a propósito, a astrologia não é uma ciência, não no conceito atual do que seja uma ciência.
    aquelas coisas de pesquisa que envolve os testes de hipotese, repetibilidade, a comprovação dos resultados obtidos, enfim a astrologia passa longe da academia…

    tenha uma coisa certa na sua vida, com o tempo vc vai esquecer esta estória de mapa astral, vai voltar à realidade e dar muitas risadas…
    beijos e abraços
    alexandre

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Acho que corro o risco de ir pelo caminho contrário. Mas vamos ver…

    Responder

  1. alexandre
    06/04/09 | 4:26 pm | #

    segue o link

    http://cienciahoje.uol.com.br/137818

    Responder

  1. Edu Shalshisha
    06/04/09 | 4:54 pm | #

    Pra mim é tudo balela, comprovada, de certo modo, cientificamente. Isso foi criado há muito tempo, e as posições dos signos (que já eram furadas) já se alteraram.

    Explico: era furada pq são, na verdade, 14 signos zodiacais (são 14 constelações que aparecem na direção do poente do Sol logo após ele se pôr), e, atualmente, os signos estão cerca de 1 mês atrasados.

    Poréééém, achei boa a iniciativa desse cara, se fazer toda essa baboseira servir para algo bom. Muito legal!

    Responder

    DD Reply:

    Astrologia não tem NADA a ver com constelações. É um dos erros mais básicos e ingênuos das “refutações” da astrologia feitas especialmente por quem não conhece lhufas dela…

    http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/03/13/analisando-um-mapa-astral/

    Responder

    Stephen Dedalus Reply:

    Caro DD,

    Pode ser que hoje os astrólogos digam que a astrologia não tem nada a ver com a posição dos corpos celestes e as constelações, mas historicamente foi assim que surgiu a astrologia. Ou haverá outra razão para o nome ASTROlogia?

    Um abraço!

    Responder

  1. Stephen Dedalus
    06/04/09 | 5:00 pm | #

    Cara Ana,

    Esse meu comentário é sobre um comentário de um de seus leitores… Você acredita que venenos fazem mal à saúde e/ou um determinado remédio faz bem ou acredita que “independente de tudo isso, eu acho que as pessoas têm que passar pela experiência para poder falar alguma coisa”? Para poder falar que veneno faz mal à saúde ou que um certo remédio faz bem é preciso passar pela experiência de tomar o veneno ou o remédio?

    Um abraço!

    Responder

  1. Vinícius Ribeiro
    06/04/09 | 6:04 pm | #

    Eu sei EXATAMENTE do que você está falando! Fui criado num lar extremamente cristão e nunca acreditei muito naquilo. Aos treze saí da igreja e beirei ao ateísmo, digamos assim. Aí eu fiz o meu mapa astral. Era INACREDITÁVEL como os meus segredos mais íntimos e coisas que eu sabia que estava dentro de mim e eu não exteriorizava estava escrito naquele papel, curto e grosso.

    Mas há muito picaretagem no meio. Quer coisa mais imbecil do que “hoje será um dia legal e você encontrará aquele gato”? Eles pegam uma coisa super foda e transformam em coisa de revista pra mulheres acéfalas. O preconceito vem daí.

    Legal encontrar um cético como eu que passou pela mesma situação, mais ainda você ter escrito sobre isso num blog bastante visitado. Quem sabe as pessoas não perdem o preconceito? Parabéns pelo texto, de verdade.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    OPA! Ao menos não estou sozinha. Continuo cética, me considero cética, porque meus critérios para acreditar em algo são mais rigorosos do que os da maioria.

    Responder

  1. Rafa Nunes
    06/04/09 | 7:49 pm | #

    Ana is on fire!

    logo terei o meu.

    Responder

  1. Yuri Braga
    06/04/09 | 9:30 pm | #

    Fiquei curioso.

    Os céticos que me amem.

    Responder

  1. Rexona Women
    06/04/09 | 9:45 pm | #

    Astrologia: se você não acredita, é porque ainda não sabe o suficiente: http://tinyurl.com/chuy2b

  1. [barba]
    06/04/09 | 10:20 pm | #

    Não querida, não dá. A não ser depois da experiência que o Marcus propôs, aí pode até ser.

    Responder

  1. Sérgio
    06/04/09 | 11:33 pm | #

    Astrologia: se você acredita, é porque ainda não sabe o suficiente.

    Me desculpe mas ceticismo e astrologia não combinam. Se você acredita em astrologia você não é nada cética.

    Responder

  1. Fábio
    06/04/09 | 11:44 pm | #

    Eu acho que você só está tentando incentivar a doação… Só é meio incoerente acreditar nisso depois de publicar o post sobre dar esmola.

    De qualquer forma, dá uma olhada nesse link:
    http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/2009/04/06/perceiving-randomness/

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Fábio,
    Não há incoerência. Em primeiro, porque não disse que as pessoas não deveriam dar esmola - apenas disse que esmola é uma medida pontual que não resolve. Eu mesma dou esmola mesmo sabendo disso.

    Em segundo, porque mesmo se dissesse que a esmola é algo ruim, não considero doações pra instituições de qualidade uma ‘esmola’. São contribuições mas intitucionais, que ajudam um número maior de pessoas etc etc

    Vi o link, mas é como eu disse: eu já li tudo isso que vcs me passaram há tempos. Eu sempre duvidei. Li sobre leitura fria, sobre efeito forer e a porra toda, há anos, exatamente porque queria entender como essas pessoas enganavam tanta gente. Mas um dia chegou até mim algo que eu não podia contestar, porque pessoalmente não havia interpretação inespecífica, é tudo muito peculiar, muito descritivo. Eu li aquilo e fiquei baqueada, parecia um manual de uso sobre mim.

    Mas é o que eu disse: se só acredita vendo, doa as cestas e lê seu mapa. Daí a gente conversa.

    Responder

    Fábio Reply:

    Oi Ana,
    acho que até mesmo doações de uma instituição são medidas pontuais. Poderia até extrapolar para doações de ONGs e governos. As doações dos EUA ou da Europa aos países africanos não são nada menos que esmolas. Pior: além de contribuir para a manutenção da estrutura vigente, ainda recebem agradecimentos!

    A dinâmica da sociedade é bem complicada para podermos determinar seu rumo. Na verdade só não sabemos a influência de cada ato nosso em particular (lembra o efeito borboleta?).

    Quanto à última frase, nem vendo eu acredito, pois há muita ilusão de ótica e prestidigitação por aí. À propósito, já leu Richard Dawkins (Deus, Um Delírio)?

    Responder

    Fábio Reply:

    ops, só pra constar: A propósito [...]

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Oi, Fábio!

    Já li Dawkins sim! E gostei bastante do livro. =)

    Entendo que doações a instituições tbm são iniciativas isoladas, seu ponto de vista é ok, mas são menos isoladas que esmola.

    Sobre minha ‘crença’ repentina, ela é tão surpreendente pra mim qto é pra vcs, por isso lancei o desafio. Nenhum dos muito descrentes aceitou, aparentemente, o que é uma pena. Vou ver se descolo um mapa de graça pra um de vcs e vamos ver…

    Beijo!

    Responder

  1. Joaquim Basso
    07/04/09 | 2:48 am | #

    A menos que seu mapa astral mencione algo muito objetivo, como o nome dos seus pais, ou algo assim, só pode ser fruto de leitura fria ou algo similar. Ou então vc acredita que todas as pessoas que nasceram na mesma hora que você (aliás, quem disse a hora vc nasceu? ela está completamente exata? quem sabe?) são idênticas na sua personalidade? E se o mapa astral menciona algo muito objetivo (como o nome dos seus parentes como disse acima), o cara só pode estar trapaceando… Definitivamente, não acredito nisso. Eu, sim, sou cético… pelo menos, quanto a isso.

    Responder

    DD Reply:

    Sua opinião falha em um ponto. Você não considera o uso que a pessoa vai fazer das qualidades que ela possui. Duas pessoas de mapas astrais idênticos (gêmeos que tenham mesmo ascendente, por exemplo) possuem características parecidas, porém nunca serão iguais:
    ex.
    Mercúrio em gêmeos, pela literatura, indica uma capacidade acima da média de lidar com textos e palavras. A pessoa poderia ser um excelente repórter, um grande contador de causos, um jornalista, um arquivista, um leitor compulsivo que cria mundos inteiros em sua mente, um mentiroso compulsivo, um fofoqueiro, um trambiqueiro ou combinações acima, o que já gera pessoas de ética/moral diferentes, e do uso que elas farão com esta habilidade/dom

    Percebe que só essa combinação planeta/signo já gera uma quantidade enorme de possibilidades?
    Agora se combinarmos 10 planetas, temos que a possibilidade de combinações das oitavas onde cada um vai estar é enorme. Quando comecei a estudar Astrologia, fiz uma entrevista com 2 outras pessoas que nasceram no mesmo dia/mes/ano que eu. Uma delas é uma cantora lésbica famosa !!!
    Todos os 3, apesar de diferentes, tiveram muitas semelhanças em sua trajetoria de vida, escolha das profissões (escritor, jornalista e cantora), tipo de parceiros, gostos pessoais, tipo de casamento, etc. Que puderam ser detectados no mapa.

    Então sempre haverá o problema do maldito livre-arbítrio… ter habilidade acima da média para manipular palavras não te fará uma pessoa melhor nem pior… e portanto, não pode ser “adivinhada” com um Mapa Astral. Mas você pode detectar os pontos onde você é melhor que a média e os pontos onde você precisa se vigiar mais. E ai vai a lapidação e o auto-conhecimento que era retratado simbolicamente na Alquimia pelos 7 metais/planetas.

    Responder

  1. Otavio
    07/04/09 | 3:50 am | #

    40 comments?

    que TENSO.

    vou dormir. sem acreditar nas astologya ainda, ok, bjs.

    Responder

  1. Oscar's
    07/04/09 | 6:38 pm | #

    ainda nao consigo acreditar. muitas vezes previsoes dao certo, mas elas sao muito gerais, qualquer previsao de qualquer signo pode dar certo pra vc. alem disso vc mandou SUAS INFORMAÇOES PRO CARA! é só ele entrar no seu orkut q ele pode te enviar um email dizendo q ele descobriu o numero da sua calcinha e seu gosto secreto por musica sertaneja atraves da astrologia.

    ja viu o post no nebulosabar sobre astrologia? achei bem interresante, vale a pena conferir =D http://www.nebulosabar.com ( nuss, fazendo propaganda de graça)
    o post tinha sido apagado do site, mas o arquivo com tudo compilado ta na pagina principal ainda

    Responder

    DD Reply:

    Não existem “previsões” na Astrologia Hermética. Essas besteiradas de revistinha realmente não servem para nada. Tenho conhecidos que já trabalharam em jornais e esses horoscopos picaretas são feitos jogando varios papeizinhos em um saco e depois pegando um pra cada “signo”.

    Responder

  1. Fernando Garcia
    07/04/09 | 8:28 pm | #

    Infelizmente nao tenho como fazer o teste…se nao eu faria…
    mesmo porque eu sempre quis ter um mapa astral =p

    Mas eu, mesmo querendo ter, nao acredito muito que isso possa realmente influenciar tanto assim minha vida o fato de os astros estarem na posisao x,y,z no dia do meu nascimento.

    Responder

  1. Eric Franco
    08/04/09 | 6:17 am | #

    Eu aceitaria seu desafio se não estivesse na pindura. =D

    Responder

  1. Lucas
    08/04/09 | 5:58 pm | #

    Eu acho que os comentários ficaram muito preocupados em querer te arrancar do posto de cética ou não… Tipo, o problema é só seu se você é cética, agnóstica, mística ou planta bananeira no farol.
    Enfim, sou assinante do RSS e nunca comento porque dá preguiça, mas esse post me deixou curioso pelos comentários. Eles foram como eu esperava, eu acho.
    Quanto à astrologia, eu não acredito muito e aceitaria o desafio se grana eu tivesse. Todo esse papo de energias, cosmos, magos sempre dá vontade de rir.
    Mas essa ação do cara de ‘cobrar’ pelo mapa mas com as pessoas sabendo pra onde a grana vai - e não é pra ele - foi genial no sentido de promover a confiabilidade da história toda. Mas de alguma forma, mesmo sabendo que isso foi meio que estratégico, senti firmeza nele e na sinceridade dele. Pode até ser astrologia seja uma grande mentira, baboseira, infundada, não científica… Mas eu acho que esse cara, pelo menos, acredita piamente nisso. E sinceridade é sempre legal, então eu respeito a iniciativa.

    Responder

    DD Reply:

    Você pode acompanhar para onde vai cada doação mensalmente, pois temos registro de todas as doações. E não precisa ser cesta básica. Pode ser material escolar, remédios, material de limpeza, algo que chegue no valor aproximado das 2 cestas.

    http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/04/13/resultados-da-hospitalaria-fev-mar-2009/

    Responder

  1. Phreddie
    08/04/09 | 8:18 pm | #

    Tem certeza que o Del Debbio não tá promovendo nenhum livro novo de Trevas com isso? :P

    Brincadeirinha!
    Nunca li seu blog, comecei agora por esse post, gostei muito. Eu acredito em Astrologia exatamente porque uma conhecida minha quando estava estudando isso fez um pra mim e acertou coisa demais da minha vida, pra quem me conhecia pouco ou quase nada.
    Se a Lua influencia na maré e o corpo humano é constituído de 70% de água, porque os astros não influenciariam? :)

    O povo aqui nos comentários tá muito preocupado em derrubar seus argumentos e te colocar em cheque sem nem mesmo tentar aceitar o desafio. É uma pena.

    Grande abraço!

    100+ 8)

    Responder

  1. Blogs Z Posts #4 | Pensa Rics, pensa!
    09/04/09 | 2:02 am | #

    [...] Olhômetro Astrologia: se você não acredita, é porque ainda não sabe o suficiente [...]

  1. Fábio
    09/04/09 | 9:52 pm | #

    alguém aceitou o desafio?

    Responder

  1. Carlos Mendes
    11/04/09 | 11:22 pm | #

    Taí A pergunta:
    “Joaquim Basso

    [...] Ou então vc acredita que todas as pessoas que nasceram na mesma hora que você (aliás, quem disse a hora vc nasceu? ela está completamente exata? quem sabe?) são idênticas na sua personalidade [...]“

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Eu não respondi porque me parecia óbvio (é a primeira pergunta que vc faz numa situação dessa; se não houvesse resposta óbvia, seria impossível que qualquer pessoa séria dedicasse tempo a estudar astrologia hermética), mas já que você insistiu…:

    - As aspetações são variáveis de acordo com um período de horas/minutos (que eu não sei qual é), mas que é um período grande. Não acredito que haja diferença entre a carta natal do cara que nasceu 10/10/2002 às 8h30 e 10/10/2002 às 8h32. As variações contidas na certidão de nascimento são de minutos, no máximo, né.

    - É impossível que todas as pessoas que nasçam no mesmo dia e horário sejam iguais. Se fosse assim, gêmeos seriam iguais. Esse argumento é o mais básico dos básicos, é a primeira coisa que você questiona. O problema é que vocês querem refutar sem ter aceitado o desafio. Não leram a carta natal, esse seria o primeiro argumento a ruir. Funciona assim: o mapa analisa a posição dos astros no céu no momento do teu nascimento. Supondo que sejam, não sei, 20 aspetações astrológicas - o mapa descreve cada uma delas e sugere situações assim (exemplo): sol em quadratura marte: essa influência é mto forte em você. você é um cara que tem dificuldade em aceitar opiniões alheias. se sua mãe foi uma pessoa controladora, isso se desenvolveu de maneira que você se fechasse num círculo social. etc

    Além disso, são 20, 30 aspetações. Somadas, misturadas, influenciadas ESPECIALMENTE pelo meio é que se moldam as personalidades diferentes. Aspetações plantárias são tendências, probabilidades maiores. Mas não ditam nada. Elas são moldadas com o meio.

    O que surpreende é que o mapa é preciso. Normalmente, se ele diz ‘essa aspetação pode fazer com que você seja A se cresceu num ambiente familiar harmonioso ou B se cresceu num ambiente familiar turbulento’, funciona. Quando ele sugere 2 possibilidades de personalidade pra aspetação, é comum que você identifique exatamente essa dualidade em você.

    Carlos, Joaquim, quem de vocês topar: descolei um outro esquema pra gente fazer a prova dos 10. Junto com vcs, especialmente, por serem os mais descrentes, também estou interessadíssima em ver se eu estou louca ou não. Lembrem-se que eu sou a primeira em dar o passo a frente quando se trata de contestar minhas convicções. Se tiverem afim, entrem em contato pelo formulário do blog.

    AH! Nenhum dos descrentes em astrologia hermética topou o desafio, o que acho curioso. Como esse que eu sugeri aqui não envolve dinheiro, espero que alguém tope.

    Abraços,

    Responder

    Joaquim Basso Reply:

    Ana, essas hipóteses que vc menciona (tipo “se sua mãe for controladora, vc será assim, se não será assado…”), pra mim, têm outro nome: psicanálise, behaviourismo, ou qualquer outra vertente da psicologia que já tenha estudado cientificamente como as variações do meio influenciam na sua personalidade… Se alguém escreve antes de conclusões científicas que elas se devem às posições do planeta, elas só podem estar enganando a si próprias ou àqueles que os ouvem…
    A minha restrição em fazer testes desse tipo é a de que eu acredito que eles influenciam no seu futuro. Já fui a uma profissional do ramo (nem lembro o que ela se denominava) e percebi como ela poderia ter poder sobre minha vida. Por exemplo, se ela diz “vc vai se mudar para uma cidadezinha do interior”, quando uma oportunidade aparece (e de fato apareceu) eu considerei seriamente isso. Se ela nunca tivesse me falado, eu nunca teria nem considerado. Isso é só um exemplo de vários.
    Mas, como vc disse que ninguém se propôs a fazer o teste, e como eu gosto de desafios (e vc me desafiou), eu topo participar dessa sua outra ideia que não precisa gastar.
    Por favor me informe os detalhes.

    Responder

  1. André Luis Cazeto
    12/04/09 | 9:16 pm | #

    Três perguntas:
    1º Por que ele pede o nome COMPLETO?
    O sobrenome influencia de alguma forma na vida da pessoa?
    (Tá, isso, talvez, seja o de menos..)
    2º Como disse Joaquim Basso:
    Alguém que tenha a mesma data de nascimento (completa, como pede DD) tem a sua mesma personalidade?
    3º Como se define o horário em que nasceu?
    Quando o médico tira a cabeça pra fora ou quando corta o cordão umbilical? E pra quem não tem certeza da hora certa?
    E você? Tem certeza da hora em que nasceu?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    1. Não sei. Existe o lance da numerologia, o poder do verbo. Mas não sei se acredito, nunca estudei nada a respeito, e não sei se se relaciona nesse caso (se o mapa consegue ler algo a partir da letra do nome).

    2. Respondida. Mas se você consegue ler bem em inglês, entre em contato comigo (lá em cima, Fale Comigo!). Você tem o direito de não querer doar, mas acho que posso ter uma solução pra você.

    3. Que eu saiba, o nascimento é a hora em que a criança sai inteira e o cordão umbilical é cortado. Mas algum médico poderia nos dizer, não é? Mas é como eu te disse, a variação de minutos não influencia nas aspetações planetárias, e o minuto de nascimento é preciso, não é arredondado (segundo minha certidão, nasci 8h23). De qualquer forma, ÓBVIO que podemos contar com a exatidão do tempo anotado na certidão. Nesse caso, sei lá, como saber? Se alguém fosse fazer uma pesquisa sobre, poderia incluir esse teste: dar à alguém um mapa de alguém nascido em hora diferente (só a hora), calcular o que há de diferente (comparando a mesma data e só mudando a hora) e mentir pra pessoa. Mas a suposição é que a data da certidão tá certa.

    4. Cara, esses estudos são milenares, datam dos filósofos gregos que estudavam astrologia e astronomia e era a mesma coisa, e de outras correntes, no oriente também, muito anteriores por ex. ao nascimento de cristo. Não é coisa recente. Pelo que sei, na astrologia hermética aspetações são definidas baseadas em ciências antigas, porque cada planeta de acordo com esses estudos antigões é associado a alguns defeitos e virtudes, a símbolos, a sons (palavras mesmo, o Verbo). Essas coisas tem correlações entre si.

    Responder

    Fernando Reply:

    Primeiramente saudações a todos, estava navegando pelo mar da informação em busca do El Dourado de Bits, quando me deparei blog, achei muito bacana não apenas este tópicos mas muitos outros. Parabens pelo trabalho

    Não sou um especialista no assunto, mas ja me aventurei um tempo pelo conhecimento oculto não apenas com as mesma indagações que vocês apresentam, mas também com muitas outras!

    Vou ver se consigo sanar alguma de suas duvidas:

    1 - Numerologia por mais desacreditada que seja, ela é uma ciência exata, baseada em modelos matemáticos, atravéz do nome completo, data de nascimento é possivel realizar equações que resultam em numeros simples, ao qual cada numero possui significado singular, e atravéz disso pode-se descobrir e analisar uma determinada personalide de uma pessoa!

    2 - A combinação de letras, datas de nascimento, aliada a mapas atrológicos orientais e ocidentais tornam a possibilidade de encontrar uma pessoa com os mesmos resultados numéricos e astrológicos que você, quase nulas, basta fazer uma análise probabilistica! Se encontrar, saíria com aquele pensamento ao fundo de sua mente: “nossa, como essa pessoa se parece comigo”, ainda sim não seriam idênticas pois mapas, numerologia e afins, fazem apenas uma análise superficial em relação a você, por mais exato que possa ser!

    3 - Respondido pela Ana

    4 - Disse tudo também, não apenas nas área misticas e astrológicas, mas também na matemática, física, química e muitas outras as civilizações antigas sempre estiveram a nossa frente, mesmo sem tecnologia, foram capazes de construir monumentos milenares, e nós produzimos edifícios capazes de aguentar alguns seculos no máximo!

    Espero ter ajudado em alguma coisa!

    Responder

    André Luis Cazeto Reply:

    Interessante ler (PDF):
    Pensamentos Sobre Astrologia - Nebulosa Nerd’s Bar

    Quanto a solução que propõe pode me mandar por e-mail.

    Responder

  1. André Luis Cazeto
    12/04/09 | 9:28 pm | #

    Desculpa a segunda pergunta, parece que respondeu aqui acima… Mas não me convenceu.
    Se quer que a gente leia, o jeito é você postar o tal resultado para vermos como é que é.
    Não quero fazer doação só pra ver um mapa astral.
    Se eu disser que vale pela doação, serei hipócrita, pois não quero doar. Tenho meus motivos. Só.

    Responder

  1. André Luis Cazeto
    12/04/09 | 9:51 pm | #

    Só outra pergunta, se me permite:
    Como é que alguem define, por exemplo, que “Júpiter na 9ª casa” é uma “pessoa bem-disposta e curiosa” ?
    Digo… qual o método? O.o

    Responder

  1. Fábio
    13/04/09 | 1:35 am | #

    Eu até poderia aceitar que nome e data/hora/local de nascimento podem realmente ser fatores determinantes da vida da pessoa, mas não unicamente por causas astronômicas. Podem ser outras causas, sendo nome/nascimento variáveis indiretas da causa “verdadeira”. Quero dizer o seguinte: algumas coisas (em princípio desconhecidas, mas que os astrólogos dizem ser os astros) podem ser fatores determinantes na personalidade da pessoa; algumas dessas coisas podem ter influência direta (ou ser influenciadas) na data/hora/local de nascimento. Saber data/hora/local de nascimento é um modo de “medir” indiretamente as causas que determinam a personalidade da pessoa. O problema é que não sabemos essas causas. Seja qual for o teste que vc usar, mesmo “provando” estatisticamente que os mapas “funcionam”, não consigo ver a ligação de tudo isso com os astros, pois as causas “escondidas” podem ser quaisquer coisas. Saberemos apenas que nome e data/hora/local de nascimento consegue dizer muito sobre vc.

    Conhece aquele programa que adivinha a pessoa em quem vc pensou fazendo apenas algumas perguntas? Isso é inteligência artificial, em que a máquina aprende com as informações inseridas pelas pessoas. Quanto mais gente acessa, mais a máquina “aprende”. É possível que a astrologia tenha evoluído dessa forma, ou seja, de modo empírico os mapas (feitos pelas pessoas há milhares de anos) foram se aperfeiçoando à medida que eram “testados”. Imagina isso por milhares de anos e o feedback sendo feito pelas pessoas mais inteligentes das sociedades!

    Responder

    Fernando Reply:

    Não é possivel medir exatamente o que pode ou não acontecer utilizando os astros, falando de uma maneira um tanto singéla, ocorre uma análise de tendência, utilizando o métodos astrológicos e seus significados, ou seja, como você tende à se comportar diante de uma determinada situação, ao se permitir regagir negativamente à um evento, certamente haverá influencia negativa sobre seu ser, seja no trabalho ou mesmo amorosamente!

    Um exemplo bem simplificado: Horóscopo

    Se não crê que planetas podem nos influênciar fisicamente ou emocionalmente, imagina constelações que se encontram ainda mais distantes.

    Astrólogos e astrônomos descobriram tais constelações possivelmente baseadas em calculos, e associaram a animais, ou mais especificadamente, ao comportamento dos animais! Logo viram que quando uma pessoa nasce regida de uma determinada constelação ela tende a possuir comportamentos semelhante aos pré-definidos pelos astrólogos:

    Sabemos que o comportamento de um Leão tende a ser o famoso “rei da selva” não permite outro macho em seu habitat local! Lógicamente sabemos uma pessoa regida por esta constelação tem uma tendência maior à liderança de grupos, mas ao mesmo tempo tende ao comportamento explosivo afetando negativamente em inúmeras situações de sua vida!

    Já pessoa regidas sobre o signo de câncer, o animal que se esconde quando nota alguma atividade no local! Mais uma vez usando a lógica, se uma pessoa é regida por essa constelação tende a ser introspectiva, pessoas intropectivas tendem a ser emocionais e empáticas consequêntemente tornando-as mais compreensivas, negativamente, são tímidas, afetando diretamente seu convívio ao dinamismo social.

    Tudo gira em torno de lógica, claro que o grau com que isso ocorre varia de pessoa para pessoa, mas o príncipio é o mesmo! Se você precisa de dados estatísticos, na última análise que vi ouve 92% de acertos precisos no mapas(exatamente o de deixar pessoas céticas estagnada diante do resultado) 6% não ouve precisão, mas ainda sim vagas semelhanças.

    Digo que astrologia é uma ciêcia que funde o misticismo à matemática, portanto será bem dificil encontrar uma pessoa que não tenha se surpreendido com o resultado!

    Quanto a máquina citada, digo que essa sim se trata de charlatanismo, uma vez que ela não analisa você e sim respostas chaves específicadas pelo programador que o desenvolveu, e claro, em um banco de dados bem limitado em relação à astrologia ou mesmo em relação
    á psicologia moderna.

    Responder

    Fábio Reply:

    O programa a que me referi é este: http://en.akinator.com/

    Ele adivinha em quem vc está pensando (em 20 questões) utilizando, creio eu, técnicas de inteligência artificial, em que ele aprende com o usuário!

    Responder

    Fernando Reply:

    Testei duas vezes, não deu certo. Pelo que eu notei eles colocaram pelo menos 2400 personagens aleatórios em um banco de dados e fizeram análise combinatória das perguntas minimizando as chances de erro. Uma taréfa bem elaborada de sistemas informacionais, mas está muito longe de aprender com o usuário!

    Responder

    Fábio Reply:

    Adiciona seus caracteres ao banco dele e depois refaz o teste.

    Responder

  1. Sophia
    15/04/09 | 3:47 pm | #

    é bem “ser humano” o assunto que “debate”, estamos sempre buscando ser algo, nos auto- denominarmos, sou isso ou alquilo, católico ou evangélico, você é cética. Passei por essa fase, queria ter uma filosofia e dizer sou..tanãnã…depois de muito quebrar a cabeça aprendi que não sou nada, só eu sei o que creio e ninguém vai me descobrir lendo um artigo sobre católicos ou ateus…A astrologia é questão de fé, todos nós precisamos de fé..no material, real ou irreal..centrar nossas forças em algo sobrenatural…ou nao…se não que graça tem?pra onde vamos?..de onde viemos? tudo existe, tudo pode ser verdade e fazer diferença na minha vida.Os Ets, duendes, fadas, Deus, santos, Orixás..tudo faz sentido. Tem gente que acredita que levantar com o pé direito da sorte, que quem dá dinheiro pra igreja vai pro céu, tantas outras coisas que não são apenas supertiçoes, mas verdades pra elas..enfim, acredite, crie sua verdade que ela realmente te influenciará.

    Responder

  1. L
    25/04/09 | 5:41 pm | #

    Tinha que ser mulher pra cair numa imbecilidade dessas. É só um cara que estudou demais sobre uma MENTIRA chegar falando que “ah, essa astrologia famosa é a falsa, a minha é a verdadeira”, que os palhaços já voam em cima, querendo acreditar. E acham que é mais preciso. Lamentável. Sempre que se livram de algum absurdo A, aparece outro absurdo B falando que o A é falso mesmo, mas que o B é a “coisa real”.
    Mulher só faz merda mesmo. Primeira vez que visito esse blog. E última. Nem se incomode em responder. Se resistir aos seus instintos emotivos, mulher.

    Responder

  1. Thais
    01/05/09 | 4:20 pm | #

    Lá no site do Quiroga dá pra fazer o mapa astral também, e o meu deu super certo! Eu adoro astrologia, claro que não sou viciada, não faço dfisso religião, mas curto ler de vez em quando pra me dar umas direções, uns conselhos, é bacana!

    Bjsssssssss!

    Responder

  1. Ronaud Pereira
    12/05/09 | 3:08 am | #

    Nunca me preocupei em “ser cético”. Nem em hastear alguma bandeira religiosa. Já paguei por um mapa astral também, por curiosidade. E fiquei igualmente perplexo. Cheguei à mesma conclusão. Quem diz que “não funciona” nem sabe do que tá falando. O senso comum diz que o signo “prevê” as coisas. Bobagem. A astrologia ficou para mim como uma ótima ferramenta para o auto-conhecimento. E este sim é digno de ser buscado, seja por céticos ou crentes e seja da forma que for. Meu mapa astral me ajudou até a rever alguns objetivos profissionais, porque me mostrou aspectos em mim mesmo que eu nem enxergava. Para quem tem a mente aberta, recomendo!

    Responder

  1. Gisele
    30/05/09 | 5:24 pm | #

    Primeira vez que te leio, e adorei!!!
    Acho que tem muita gente preocupada em parecer inteligente, definindo o que é astrologia, o que é ser cético ou ateu, enfim… Tenho formação religiosa fortemente influenciada pela igreja evagélica, embora não a frequente há mais de 10 anos. Acredito em muitos dos seus dogmas, o que não me impediu de também pagar por um mapa astral há alguns meses e constatar que, realmente, trouxe muitas informações sobre minha personalidade que eu desconhecia, e que me ajudaram a compreender melhor algumas de minhas atitudes e preferências.
    Acho que quem tanto debateu contigo não quis se dar o trabalho de entender que o mapa não se presta a te dizer quem você é ou como será o amanhã, mas a mostrar os sentimentos que influenciam suas decisões com base em características impressas pela posição dos astros no momento so seu nascimento. São tendências que podem ser mais fortes ou fracas, dependendo de como você lida com elas.
    Um grande beijo e parabéns por não ser uma cabeça-dura.rsrsr
    Beijos!

    Responder

  1. Jeferson
    24/07/09 | 8:43 pm | #

    Eu recomendo esse breve vídeo do James Randi fazendo exatamente a mesma tua experiência, mas com várias pessoas:

    http://www.youtube.com/watch?v=3Dp2Zqk8vHw

    Elas também se identificaram com o mapa astral. Isso acontece porque evoluímos para identificar padrões, coincidências, etc, reforçando positivamente essas experiências, o que aumentava nossa chance de sobrevivência. Para dizer se a astrologia funciona ou não, um teste deve então minimizar esse efeito (por via de duplo cego). Isso já foi feito várias vezes: não funciona.

    http://skeptico.blogs.com/skeptico/2007/06/testing-astrolo.html

    e outros textos aqui:

    http://skeptico.blogs.com/skeptico/astrology/

    Abs,
    Jeferson

    Responder

  1. Osame Kinouchi
    25/07/09 | 12:41 pm | #

    Você pode fazer um teste de Astrologia Reversa aqui:

    http://www.ceticismoaberto.com/astroreversa.htm

    Os leitores podem fazer e comentar se o resultado bateu.

    Responder

  1. Katson
    04/11/09 | 2:57 pm | #

    oi td bem adorei vc !
    vc e casada tenho 32 e vc amo mt seus textos e comcordo com tudo que vc fala tem msn ?
    me passa pois querro ler muitas coisas suas pois te adoro bonitinha !
    QUERRO LER COM VC TAMBEM E UM DIA TE ENCONTRAR
    SOMOS AMIGOS ?
    UM DIA AGENTE VAI SE ESBARAR BONITINHa ! BEIJO NA BOCA ! SO CELINHO [ZOA ZOA ] E BRINCADEIRA !pARA :Ana Freitas TE AMOHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH[descupa pelas palavras mais to apaixonado por vc e suas palavras
    ;p pD :D

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo