05.05
2009
3:06 am
Sobre ser sexy (e o oposto disso)
Postado em Crônicas, Entretenimento, Há mais entre o céu..., Pop, TecnologiaEu sempre achei que essa palavra, sexy, era uma daquelas que a gente tem que ter vergonha de usar. Como… balada. Ou Mara, essa praga infeliz que se alastrou não sei como e que me causa arrepios toda vez que ouço ou leio.
É que eu achava que sexy era uma palavra totalmente desnecessária. Temos termos em português que se adequam ao conceito que sexy tem no inglês. Quando leio aquelas listas de 10 mais sexies não concordo com quase nenhuma. Porque eu discordo do conceito padrão de sexy - que pra mulher, é gostosa, e pra homem é qualquer coisa que que orbite a beleza do Gianechinni ou do Brad Pitt.
Sexy, a palavra que eu odeio usar, se diferencia do conceito padrão de ‘homem ou mulher desejável, porque semanticamente carrega algo a mais do que simplesmente alguém bonito. Se trata de uma aura, algo que não é físico. O cara pode ser bonito e não ser sexy. E pode ser sexy sem ser bonito.
Este cidadão se chama Alex Kapranos, é escocês e é feio pra porra - se a gente considerar os padrões de beleza e tal. Além disso, se veste de um jeito esquisito - não mal, mas estranhamente fashion. Mas não consigo pensar em ninguém mais sexy que ele depois desse clipe:
Daí concluo - não há palavra em português que substitua com perfeição esse conceito de sexy. Não tem a ver com beleza física, e nem com identificação de personalidade. É um combo bizarro de características, e que de alguma forma varia (ainda que levemente) de pessoa pra pessoa. Gosto para beleza varia bastante, mas reconhecimento de alguém sexy é algo que normalmente tem uma unanimidade maior.
Ou não. Ah, e eu não sei como funciona para identificar mulheres sexy.
Mas falando em ser sexy (e não em estar cansado de ser, porque evito esses hypes), temos aí na praça um novo site que mostra como esse fantástico conceito de sexy pode ser tão pessoal.
Esse é um dos retratos de beleza e sensualidade incontestáveis que podem ser encontrados no Sexy People, um blog cujo único objetivo é reunir retratos de gente muito, muito não sexy. Pra provar que a democracia está presente até nos conceitos de atração sexual, o site conta com toda sorte de tipos físicos, etnias, idades e origens. E não se trata de gente feia. Tem umas fotos de pessoas bem bonitas lá. É só sobre não ser sexy, o que prova que beleza não tem nada a ver com isso.
É difícil definir exatamente o que torna alguém sexy, mas olhando essas fotos a gente tem um sentimento intenso de que é exatamente o oposto do que está nelas, e isso é interessante - se você sabe o que não é sexy, já é um passo a mais pra descobrir o que é.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: cansei de ser sexy, casamento, como fazer amigos e influenciar pessoas, Death by Sexy, gente esquisita, gente sem sal, pessoas invisíveis, sexy, sites legais
César Vulca Reply:
May 5th, 2009 at 3:44 pm
Eu achava que o conceito era mais simples. Para mim, “sexy” era aquela pessoa que provocava o apelo sexual. Que, mesmo fora dos padrões de beleza, incitava o desejo da prática sexual - ou da fantasia sensual - naquele(a)s que a admiravam. Daí, a pessoa não precisa ser necessariamente bonita. A virilidade, a atitude, a “pegada”, o olhar, tudo isso pode ser “sexy”. Mas os homens são muito sensoriais, isso eu posso admitir. O apelo da forma feminina é altamente chamativo para o homem. Justamente porque isso, normalmente, incita ao desejo sensual. Como as mulheres frutas provocam tal desejo, elas são, por muitos, consideradas “sexy”. Eu acho que elas são. Por outro lado, a Angelina Jolie não é nada “sexy”, para mim. É uma beleza que agrada às mulheres, mas falta apelo à prática sexual. Parece cafajeste, mas foi sincero.
Responder
Bela Reply:
May 6th, 2009 at 12:39 pm
Nao conheco as mulheres ORTIFRUTIGRANJEIRAS, nem por fotos. A Angelina Jolie ja vi pessoalmente, ela e absolutamnete LINDA. E o superlativo da beleza.
Responder
vulca Reply:
May 8th, 2009 at 4:36 pm
Tá vendo como as mulheres gostam da beleza da Angelina Jolie? Ela é, de verdade, muito bonita. Mas não é sexy. E nem precisa ser uma Hortifruti (que as mulheres detestam pois não tem, em grande parte, os atributos delas, apesar de os desejarem) para ser sexy. A Salma Hayek é sexy. A Juliana Paes é sexy. A Valeska não é, nem de longe, bonita (na verdade, ela é feia mesmo). Mas é sexy (pois ela valoriza isso nela própria). Porém, a Drew Barrymore, não é sexy (tem a beleza de uma dona de casa anglo-saxã bonita).
Responder
Bela Reply:
May 9th, 2009 at 8:16 pm
Entendo o que voce quer dizer. Nunca me envolvi com mulheres no sentido sexual. Nunca mesmo, e sempre me dei super bem com homens; alem disso sou casada, MAS com a Angelina Jolie eu iria para cama e faria o servico completo (SUPER completo)
Responder
Bela Reply:
May 9th, 2009 at 8:25 pm
Entendo o que voce disse. Eu nunca me envolvi sexualmente com mulheres, sempre me dei bem com os homens e sou bem casada. Mas com a Angelina Jolie eu iria para a cama e faria o servico completo.
Responder
Sarah Reply:
May 19th, 2009 at 8:30 pm
Não necessariamente. Todos os meus amigos homens dizem que alem de bonita, eu sou muito sexy e a prova que eu não desperto o “desejo sexual” é que não só eles mas como minhas amigas, e meus amigos gays também dizem isso. Então, eu acho que não é exatamente esse o conceito de sexy. Pra mim, sexy é aquela pessoa que faz despertar os sentidos em outra, que te faz sentir bem, e mau ao mesmo tempo, mas que não pode ser caracterizado como um sentimento, como amor ou odio. Por exemplo, na minha visão, Jonh O’Callaghan é perfeito, mas outra menina que o ve deiz credo! olha! ele é magrelinho, tem um jeito de gay e o cabelo dele é horrivel” coisa que não é o que eu penso, acho que ele é magrelo? Sim. Acho que ele tem um jeito gay? Sim. Acho que o cabelo é horrivel? Não, o cabelo dele é perfeito, e é tudo que eu mais vejo na beleza fisica de um homem, eu acho ele muito sexy, e a maioria não.
Responder