09.06

2009
3:05 pm

Saladas e fast-food: sutilezas de uma vida em dieta das quais ninguém fala

Postado em Crônicas

Existem algumas sutilezas da vida de uma pessoa em dieta que não são mencionadas pelo médico, pela nutricionista ou por essas revistas que prometem 6 quilos a menos em uma semana com o chá milagroso da Síria.

Você dorme enquanto nós amputamos seus membros inferiores - acorde 9 quilos mais magra!

Dietas, infelizmente, podem gerar mal-estares sociais absolutamente imprevistos, já que a maioria dos lugares usados para reunir os amigos incluem comida, e normalmente essa comida não se encaixa na dieta.

É pior se você realmente sai pra comer, e não tipo, pra bater papo e a comida é coadjuvante. Vamos supôr que você está lá, faceiro e contente com seus camaradas, voltando de uma noitada divertida. Todos estão com fome e resolvem passar, digamos, no McDonalds.

O McDonalds (em itálico) é um exemplo genérico. Representa aqui o ‘restaurante fast food gostoso sem opções minimamente razoáveis pra quem não quer ingerir um mês de sódio em uma refeição’. É como chamaremos esse gênero de restaurantes, mas não representa exclusivamente a rede mencionada. Pode ser qualquer outra que se encaixe no padrão.

A verdade é que optar pelo menu light em lugares que vendem por princípio e tradição junkie food gera um mal-estar coletivo (comumente) feminino. A única pessoa no lugar que não se assusta durante o pedido é a atendente. O indivíduo que pede salada sente o tempo parando e todas as mulheres do restaurante lançando um olhar de canto de olho, um misto de culpa, ódio e admiração. E é aí que o suicídio social começa. Quando você pede salada nesses lugares, lembra as pessoas ao redor que elas poderiam estar comendo algo um pouco mais saudável mas não o fizeram por opção, e isso as faz sentirem-se mal. Terrivelmente mal.

Além dos olhares desconhecidos de desconforto, a prática da salada também gera constrangimento na propria mesa da pessoa em regime, em alguns casos. Se você estiver acompanhado/a de mulheres e se elas não forem muito próximas de você, vai reparar que algumas frases de ressalva começarão a surgir. São os argumentos de auto-comiseração, que num contexto social funcionam para a moça que de sobremesa pede o Sundae e não a maçã (blergh!) como amenizadoras da culpa enorme que você e sua outrora inofensiva dieta despertaram nela. São coisas faladas entre dentes e como se fossem uma piada, e variam entre coisas como “veja como sou gorda, enquanto como um Big Mac nojento você se delicia com um talinho de agrião”.

agriao
Uma sinfonia de sabores e texturas infinitas, o agrião contém

E você quer saber de uma coisa? Desculpe, mas ir ao McDonalds e pedir salada é como pedir um Big Mac e um refrigerante diet. É completamente inócuo e só vai fazer você parecer idiota. Se você tá na chuva, guarda-chuva não serve pra nada.

Primeiro que não adianta sair com os amigos e fazer eles se sentirem mal todas as vezes porque você não compartilha das coisas gostosas que, convenhamos, fazem parte da confraternização. O bolinho de queijo, o chopp, as fritas - tudo isso faz parte do happy-hour, você está no happy-hour, então coma e por favor não peça uma porçãozinha de queijo minas grelhado porque isso vai ser chato. E se acontecer sempre, as pessoas vão começar a te achar a/o mala que nunca bebe a cerveja ou come o provolone à milanesa. De que adianta ficar mais magro e saudável se você ficar chato?

Sair pra ficar se preocupando com calorias? Na boa, prefiro ficar em casa. E se o seu regime é tão rigoroso que na sexta você não possa sair de casa e desviar um pouco dele, provavelmente quando vocêm tiver uma recaída vai comer tanta coisa proibida que vai desistir da dieta. Ou seja - a não ser que você vá a happy hours todos os dias, petiscos de bar uma vez por semana não vão acabar com você.

É por isso que eu, como defensora constante da verdade (pfff) e combatedora da hipocrisia social, clamo: ainda que você esteja de regime, nunca vá ao McDonalds e peça a salada. McDonalds é lugar de comer coisas gostosas, cheias de óleo, que bloqueiam as artérias e te fazem sentir entupida de comida altamente não saudável. Salada não faz isso. Salada a gente come em casa, mais gostosa, com molho preparado em casa, com os ingredientes que a gente quiser.

Se você realmente for dar-se ao trabalho de sair de casa para ir ao McDonalds, mas não quiser mesmo enfiar (tanto) o pé na jaca, é só trocar o refrigerante por um suco e pedir um lanchinho daqueles com frango grelhado. E mesmo assim, ainda defendo que se você for ao McDonalds, coma o lanche que mais gosta, não importa o quão vilão ele for.

Ainda assim, se você optar pelo lanchinho nhé com franguinho grelhadinho e saladinha bléh, mais o suquinho esquisito, vai surgir a inevitável questão: ‘E quanto à batata frita?’. E eu respondo - coma. Senão, não faz sentido ir ao McDonalds. Não faz sentido viver se privando das coisas legais - isso inclui comidas gostosas e momentos legais com os amigos -, não importa o motivo.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

19 comentários (Comente! Trackback)

  1. Lucas
    09/06/09 | 3:37 pm | #

    “Não faz sentido viver se privando das coisas legais - isso inclui comidas gostosas e momentos legais com os amigos -, não importa o motivo.”

    Só essa frase já vale o post.

    E parabéns pelo blog, comecei a acompanhar o olhômetro a alguns dias e estou curtindo bastante.

    Responder

  1. Oscar's
    09/06/09 | 4:36 pm | #

    pedir refrigerante no macdonalds nao tem sentido, eles entopem de gelo, o gosto aguado se completa com a falta de gás. parece charope de guaraná.
    e o pedido sempre vem errado. por isso desisti de ir la.
    considerando outras redes, concordo com cada palavra sua. até com “saladinha Bléh”

    Responder

  1. Anonimo
    09/06/09 | 5:02 pm | #

    OW sua burra…aquilo ali não é um agrião…

    mas concordo…se vai no McDonalds coma coisas gordurosas, senão prefira ficar em casa.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    E você não se chama anônimo, e mesmo assim aprovei seu comentário… estamos quites. =)

    Responder

  1. Eduardo Fachetti
    09/06/09 | 6:00 pm | #

    Concordo em parte com vc Ana!! Sempre fui daqueles que está fazendo (tentando fazer) dieta e já recebi olhares como os descritos no post, mas ainda acho que sempre dá pra economizar umas calorias sem muita hipocrisia…

    Tipo: ao invés de comer um sanduba super porcão, como um meio porcão e a coca sempre zero, pq, afinal, não faz mais tanta diferença no gosto…

    Agora, quanto às batatas eternas do McDonald’s, depois de assistir aos extras do “Super Size Me”, eu fiquei com muito medo delas…………..

    Responder

  1. Lili
    09/06/09 | 6:12 pm | #

    é isso aí!!! GENNNNIIIIAAALLLL
    hmmm que vontade de comer um quarteirão!!

    Responder

  1. Fabio Brito
    09/06/09 | 6:28 pm | #

    É um ponto de vista válido, mas antes chato do que gado!

    Responder

  1. Fernando Garcia
    09/06/09 | 7:10 pm | #

    Não acho que o que voce come ou deixa de comer em QUALQUER lugar te faça mais ou menos chato.
    Se você vai ao Mcdonalds e quiser comer salada, que diferença faz?
    O que importa é se alimentar, sair satisfeito e compartilhar o momento com os amigos.
    Ir num bar e não beber não tem problema nenhum. O importante é estar lá com os amigos, se divertindo, conversando, compartilhando o momento.

    Na minha opnião, é muita babaquice julgar alguem como sendo chato só porque a pessoa não não faz determinadas coisas.

    Masssss, entretando, concordo que ir num lugar que so vende coisas gostosas e caloricas, MAS QUE VOCÊ GOSTA, e pedir salada só porque está de regime é besteira.
    Desde que não seja sempre, não tem problema. Ninguem vai morrer por isso.

    Responder

  1. Fã nº 1
    09/06/09 | 8:58 pm | #

    Experimente um tal de Mc Max…é muito bom…e um lanche tem mais de 900 calorias, creio…isso é enfiar o pé na jaca mesmo..fiz isso outro dia….comi 2 lanches….cada com com uns 900 calorias.. mais as batatas…minhas e da minha mulher…… só não tomei nada… atrapalha a disgestão e engorda…..

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    Além de (se não me engano) cerca de 150% das necessidades diárias de gorduras totais — e acho que eles incrivelmente devem dizer que nenhuma dessas é do tipo trans.

    Eu peço os lanches de frango, mas é porque não gosto do hambúrguer de lá. No máximo o McNífico. E eu realmente gosto do frango do McDonald’s: na minha opinião o melhor lanche deles é o McSupreme, que infelizmente saiu de linha. No fim o que enche mesmo barriga é a batata. Prefiro pedir nuggets e outro(s) lanche(s).

    Ana, em algum momento você falou sobre quantidade de sódio, mas o que mais tem sódio são aquelas sopas de pacote, até mesmo aquelas ditas light (as que se toma na caneca) e que tem apenas umas 50kcal: duas colheres de sopa contém o equivalente a 1/3 das necessidades diárias. Quantas vezes levamos a colher à boca enquanto comemos apenas o primeiro prato (sopa é tão bom que é difícil não repetir)?

    Mas é a vida, nem tudo que é bom faz bem.

    Responder

  1. Yuri
    10/06/09 | 12:16 am | #

    Ah, eu não me preocupo em ser chato.

    Assim…

    Principalmente por quê…

    Eu sou =!

    xD

    Estou acostumado com a cara feia que as pessoas fazem quando perguntam:

    “Você quer cerveja/vinho/pinga/cigarro/maconha/pó/galinha cozida/toalha de rosto/atenção/sexo?” e eu respondo: “Não.”

    É normal. É até engraçado. Só não é quando tentam te humilhar/espancar por conta disso. Aí o bicho PEGA.

    Responder

  1. sweetie
    10/06/09 | 3:53 am | #

    posso falar? Eu ate que gosto da saladinha do mac. As vezes da vontade. Sinto falta da quando tinha chá…

    e roubo as cenouras do mac lanche feliz da minha enteada. Pronto, falei!

    Responder

  1. Crisss
    12/06/09 | 11:12 pm | #

    Já fiz essa loucura de comer salada no Mc quando tava de dieta enquanto as minhas amigas devoravam felizes seus big macs e sundae triplon com extra cobertura de chocolate e farofa…affff…depois fiquei com tanta vontade de comer isso q tive q sair de casa as 23:30hs e passar no Mc para comprar o numero 1 e devora-lo tb…deu medo! rsrsrs

    qto a bebida, vc não precisa beber para se divertir com os amigos, mas nada tão legal como compartilhar as garrafas de Original / Bohemia em um bar jogando conversa fora e dando mta risada com os camaradas!

    Responder

  1. Asmuk
    14/06/09 | 1:38 am | #

    Nada pessoal, mas voto nesse como o pior post. Ok, sei que devia ser na comunidade..

    Responder

  1. Carolina
    15/06/09 | 9:00 pm | #

    Cara, daonde saiu isso?
    Desde quando temos que parecer legais pra alguém, pra começar? Se teus amigos te acham “chato” porque, por um motivo exclusivamente seu, você decide comer uma fucking salada no Mc, eles são babacas. Se você se sente mal por ver alguém escolhendo uma opção mais saudável pra comer do que a sua própria, você deve ser muito inseguro. E complexado.

    Responder

  1. Joaquim Basso
    19/06/09 | 4:06 am | #

    Aqui em casa, minha irmã é vegetariana e o resto da casa faz dietas com nutricionista… Só eu como coisas boas (leia-se, chocolate e sorvete à vontade, assim como qualquer outra porcaria que aparecer pela frente).
    Podem me dizer que meus irmãos vão viver mais e mais saudavelmente, mas sempre respondo: “mas eu morrerei feliz”.

    Responder

  1. Hellen
    19/06/09 | 7:03 pm | #

    Ameei o seu blog, Ana vce ta de parabens,
    descobri seu blog por acaso,
    li ele qase todinho.

    beijooo

    Responder

  1. Andréa Ilha
    03/12/09 | 3:15 am | #

    Para Carolina e Asmuk:

    Eu não bebo álcool nem nunca o fiz, mesmo saindo com amigos que bebiam, e mesmo estando em lugares onde em geral se faz isso. Não houve nenhum tipo de mal-estar em relação a isso, nem da minha parte nem da parte de quem me acompanhava, justamente porque já me conheciam a ponto de saber que isso não fazia parte do meu repertório de possibilidades. Acho que é por isso que eu, ao contrário de vocês, não levei a postagem assim tão ao “pé da letra”. Parece, a meu ver, que a autora está falando de quem se priva DAQUILO DE QUE GOSTA por alguma coisa que talvez, naquele contexto, seja menos importante do que estar com as pessoas queridas e se divertir. Não me parece que seja de fato sobre lanches e comidas, nem também sobre ter coragem de ser quem é verdadeiramente. Claro que ela está sim falando de comer, mas me parece tanto que isso se relaciona a mais coisas do que com o que a gente come!… Não será?

    Ah, mas também, convenhamos! Não precisamos CONCORDAR com um autor para sermos capazes de apreciar sua escrita. A autora escreve bem e isso é um fato. Ponto.

    Responder

  1. Curioso
    07/01/10 | 11:34 am | #

    Em primeiro lugar, fazer dieta nao significa ficar o resto da vida sem cmer o q gosta e até mesmo um mcdonalds…num dos comentarios o cara falou q come 2 lanches de 900 cal mas nao bebe nada pq isso engorda…e desde qdo alguem q comer 2 lanches enormes de 1 vez tah preocupado em engordar..aff…pelo amor de Deus neh.
    Perdi meu tempo lendo isso td.
    Qual eh o problema de ir no mcdonalds e comer salada? Cada um tem seu gosto e sua opção de vida, se a pessoa escolheu uma vida mais saudavel ela nao deve ser criticada por isso.
    Alem de salada dah pra comer um lanchinho mais saudavel sim, é soh querer. Opcoes eles tem várias.
    A autora REALMENTE é uma infeliz em seus comentarios, deve ser uma gordinha q faz parte da filosofia de q ser gordinho é ser feliz e vbem visto na sociedade…e nao é bem assim q a sociedade aceita.
    Comer coisas saudaveis nao deve ser criticado, um dia amiga autora…mais cedo ou mais tarde vc vai ter q fazer opcoes mais saudaveis pra sua vida…

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo