27.08

2009
4:23 am

Saboreando as ilusões do mundo moderno

Postado em Crônicas, Há mais entre o céu..., Moda, Pop

Vai ver eu tô meio velha.

É que eu sou de uma época, desculpa a caretice, em que se você tá com vontade de comer, digamos, um frango assado, vai à padaria de domingo e pede um frango assado. Se tá com vontade de comer peito de peru, vai lá, manda fatiar 300 gramas, embrulha, chega em casam bota no pão e come. Tradicional mesmo, sabe? Culinária moleque. Uma época em que, se você quisesse tomar Coca-Cola com limão, você espremia o limão no copo, colocava a Coca e tomava. Lembra aquele barulho da Coca caindo no copo? Você bebendo? O “aaaaaaaaaahhh”?

img094 copy
Sim, essa batata frita é sabor champanhe. Não, não quero falar sobre isso. Grata.

Sou dessa época aí. É que hoje em dia tá tudo meio esquisito. Você chega pra comprar refrigerante, já tem a opção que vem com limão. Vai pegar a batata frita, e encontra as versões frango assado, presunto e queijo, azeitonas… peraí, bicho. Se eu quiser frango assado, vou comprar um. Eu quero batata frita, pô. É tão mais barato comprar azeitona. Se eu quisesse azeitona, comprava um potinho de azeitona. E eu tenho capacidade mental de espremer o limão num copo antes de tomar o refri.

Daí, vai comprar Miojo. Miojo tem de tudo né - galinha (e é caipira, não é de granja. É sabor ‘galinha caipira’), bacon, carne, churrasco, caldo de feijão, creme de brócolis, pizza, quatro queijos… porra, tu quer me fazer acreditar que eu vou simular, com 10 gramas de pó amarelo, um molho quatro queijos?

Cremoso Picanha 88g

Desconfio que o sabor picanha é um meio termo entre o sabor churrasco e o sabor carne. Mas é só suposição

Pior é aquelas coisas sabor ‘churrasco’. Veja bem, ‘churrasco’ não é nada. Pode ser qualquer coisa que vai na brasa. O mais curioso é que esses quitutes têm de fato o poder de ter gosto de qualquer coisa que vai na brasa! Não sei o que é, talvez uma mistura de fumaça com curry. É tipo o ’sabor pizza’. É uma puta invenção sacana o tal sabor pizza, porque não existe ser nesse mundo que ligue na pizzaria e peça uma pizza sem especificar um outro elemento, que geralmente é o sabor dela. Ou seja, pizza necessariamente tem sabor da outra coisa que tá em cima dela. Mas ninguém vai fazer um salgado sabor ‘pizza de quatro queijos’.

Outra parada que virou moda, sério, é doce de limão. Tipo, não torta e bolo de limão, que são bons - tipo WAFER DE LIMÃO e TRAKINAS DE LIMÃO, de cor verde, com o corante gritando desesperado EU NÃO PERTENÇO A ESTE LUGAR, POR FAVOR, ME TIRE DAQUI. Quem gosta de limão (e na boa, eu posso falar de limão) sabe que limão é tipo das melhores coisas do mundo, e justamente por isso sabor artifical de limão é uma merda, porque qualquer pessoa que tentar copiar um dos melhores sabores do mundo falhará miseravelmente. Não é bom. Por favor, não façam mais bolachas de limão.

3241538452_ff8ae9c4d7

A cor dá uma aparência bem natural pras bolachinhas

E há, também nesse campo dos sabores, o grande mistério do tutti-frutti. Outro dia li assim numa embalagem: ’sabor artificial idêntico ao natural de tutti-frutti’. Alguém já comeu um tutti-frutti? Não existe sabor natural de tutti-frutti, a não ser que alguém tenha sido capaz de misturar todas as frutas numa grande… argh. Mesmo assim, tenho uma certa quantidade de certeza que o gosto dessa gororoba não seria parecido com o dessas coisas tutti-frutti.

É a concretização daquelas previsões de filmes de ficção científica antigos, que mostravam astronautas consumindo comida em forma de pílulas. Nessa toada, isso não tá muito distante. Pílula sabor pizza. Pílula sabor Miojo de galinha caipira. Pílula sabor Miojo sabor pizza sabor frango com catupiry. É a beleza da metalinguagem da flavorização.

Pois bem. Voltando ao que rolava na minha época, lá quando você queria ter um cachorro, comprava um cachorro. Queria um lhama, comprava um lhama. Um caracol? Comprava um. Uma fada? Comprava uma fada.

Nos nossos tempos, um filho da puta vai lá e transforma o pobre poodle dele nesses bichos.

article-1208913-062CB8E1000005DC-539_964x645

Conheça assuste-se com o garboso Poodle-Camelo. E fica mais cruel que isso, porque não chegamos ainda ao Poodle-Panda (imagens fortes):

article-1208913-062CBBE0000005DC-853_964x670

Clica no link lá em cima, por favor. Tem Poodle-Cavalo, Poodle-Jack Sparrow, Poodle-Galinha e até, deus me perdoe, Poodle-Buffalo. O ser humano dá passos longos em direção ao inferno quando bola essas aberrações.

Tudo o que consigo pensar ao olhar para a cara desses cãezinhos é: ainda bem que você são cãezinhos. Porque têm mães que fazem coisas parecidas com os filhos, vestindo eles com fantasias e achando tudo muito bonitinho.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

34 comentários (Comente! Trackback)

  1. Sandra
    27/08/09 | 6:56 am | #

    Hahaha! Putz, ri muito com a primeira metade deste post (não com a parte dos cachorrinhos, odiei a parte dos cachorrinhos mas não é culpa sua, eu sei). Aqui nos States tem o maldito e famigerado sabor cereja. Ô coisa desgracenta! Eles inventam TUDO sabor cereja e cada coisa é pior do que a outra. Mas acho que não tem nada piormente pior do que Coca-Cola sabor cereja. Eu sinto taaaaaaaaaaanta falta da Coca-Cola Light Lemon aí do Brasil, você nem imagina!!!

    Responder

    vicente Reply:

    HAHAHAHA, nossa é verdade, você lembra quando tinha a cherry coke aqui no brasil? puta bagulho ruim.

    Responder

    Sergio Reply:

    Nos EUA tinha, mas nao fez sucesso. A galera nao tem tanto costume de meter limao na coca aqui como no Brasil. http://en.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola_with_Lime

    Responder

  1. Sandra
    27/08/09 | 7:18 am | #

    Lembrei de mais uma coisinha: você já teve a oportunidade de provar um daqueles docinhos típicos do México? Daqueles que vendem em pacotinhos como as paçoquinhas brasileiras? Infelizmente não lembro o nome, mas acho que foi a coisa mais horrenda que já provei na vida. O troço é um doce misturado com salgado misturado com pimenta. Na melhor definição possível, é um DOCE SALGADO. Já pensou o paradigma que é isso?

    E os suquinhos basiquinhos de tomate que a gente encontra por aqui? É extrato de tomate, sem tirar nem pôr. Eu adoro tomate, como tomate inteiro como quem come maçã, mas suco salgado? Não dá!

    Responder

  1. Renata
    27/08/09 | 11:54 am | #

    É, sobre comida você falou tudo, e sim é só generalizar! Agora, tenta procurar no supermercado um shampoo para “cabelos normais”. Não existe! Tem pra cabelo crespo, liso natural, liso artificial, rosa, verde com bolinhas e transgênico, mas pra cabelo natural não tem!

    Responder

    Bárbara Reply:

    Exatamente! Agora eu fico horas na sessão de shampoo até encontrar um pro meu cabelo, é um com uma hidratação especial, outro com 5 reparações, outro que dá brilho e força, outro que retira a oleosidade, outro pra raíz oleosa e pontas secas, fala sério, parece que o meu cabelo precisa de todos e nenhum deles!

    Sobre o resto… Coitados dos cachorros, isso deveria ser considerado como maus-tratos aos animais!

    E essas coisas com milhares de sabores são realmente bizarras, nenhuma tem o gosto que deveria ter, um absurdo!

    Responder

  1. Gustavo C.
    27/08/09 | 12:19 pm | #

    O sabor pizza geralmente é sabor orégano, num é? Uma vez comi um Club Social “sabor ervas finas” e pra mim era o que se chama de sabor pizza.

    Eu acho que o pior sabor artificial que existe é o de abacaxi, sempre horrível.

    E aquela bolacha verde parece que tá coberta de mofo.

    Desses poodles nem comento, maldade. Eu já sou contra roupa em cachorro, deve ser péssimo pra um bicho coberto de pelos usar roupinha bonitinha por capricho do dono.

    Responder

    Rodrigo Reply:

    Bem lembrado! Eu estava pensando nisso esses dias: agora tudo que tem temperinhos verdes se chama “sabor ervas finas”.

    Responder

    Camila Reply:

    pois é? alguem sabe especificar quais são as ervas “finas” que estão inclusas?
    pois só vejo oregano no maximo…rsrs

    para mim o pior sabor artificial é de laranja..deve ser pq eu amo laranja - mas somente a NATURAL!

    Responder

  1. Marina
    27/08/09 | 12:22 pm | #

    Achei tudo muito interessante, mas nossa fiquei com uita dó daquelas poodles, que horror! Eu tenho uma que tenho pena até de ficar colocando roupa nela porque ela detesta e fica querendo tirar o tempo todo, só coloco quando tá frio. Uma coisa dessas fazem a gente ver que o ser humano é e tá ficando cada vez mais frio, doido, sei lá, talvez essa gororoba toda artificial pode ajudar nisso. Sei lá, só sei que não tem nada melhor que subir em um pé jaboticaba, saborear o gosto da natureza, pura e deliciosa como ela é. Por mais que tentem nunca vão conseguir imitar isso.

    Responder

  1. Leandro
    27/08/09 | 12:25 pm | #

    Sensacional!
    Cara, e as avelãs?
    Você não falou das avelãs!
    Porra, agora tudo tem que ter gosto de avelãs!
    O Bis de avelã é sinistro!

    Sei lá, as vezes acho que os caras não tem mais que inventar e ai lançam essas porcarias…

    Responder

  1. Fã nº 1
    27/08/09 | 12:43 pm | #

    Ôpa…. vale a pena esperar seus textos….. mas vê se não demora tanto para escrever…. não dá para ficar mais que 2 dias sem ler algo bom de verdade…

    Responder

  1. Saboreando as ilusões do mundo moderno | Alessandrolândia
    27/08/09 | 12:55 pm | #

    [...] Saboreando as ilusões do mundo moderno - Salgadinho sabor champanhe, barra de cereais sabor sinfonia de nozes, cores e corantes esdruxulos e extremamente naturais. Ô delícia. Fala sério. Via Inagaki e Fábio [...]

  1. keka
    27/08/09 | 3:08 pm | #

    que porra é essa? juro que me assustei com essa mania estúpida do ser humano querer que um bicho seja outro.

    Responder

  1. Juliano
    27/08/09 | 4:55 pm | #

    ahmmm ta com tpm? Eheheh veja bem, não é que eu não concorde contigo. Eu concordo, sério… eu já tinha pensado nessas coisas. Mas para se revoltar ao ponto de tirar tempo para escrever um post, não cheguei a este ponto. Só complementando uma coisa que acho bizarra: Sucos de soja! Oras, suco é suco. Não precisa ser adicionada de soja. Fica estranho. Se é por problema de intolerância a lactose, ok, substitui-se o leite por leite de soja, e até entendo sabores simulando leite com chocolate ou batida de banana. Vegans? Mesma lógica. Mas… suco de laranja… com soja? Pra quê?

    obs: Gosto muito dos teus posts :)

    Responder

  1. Fernando Spuri
    27/08/09 | 6:33 pm | #

    Faço das tuas as minhas palavras. Grato.

    E que voltem as coisas assumidamente artificiais como pirulitos que estralam, Fofys, Puá e aqueles chicletes que vinham em um mini galãozinho rosa (ui), com um pó que deveria ser radioativo.

    Era uma época muito mais sincera.

    Responder

  1. Nigel Goodman
    27/08/09 | 6:36 pm | #

    Full of win isso ae!
    Ri muito da parte do sabor da pizza em especial.
    Mas achei uma falha terrível esquecer de mencionar os desenho do pica pau no espaço espremendo comida de dentro de uns tubos de pasta de dente.

    Responder

  1. Camila
    27/08/09 | 6:41 pm | #

    Entendo seu problema com o limão, é semelhante ao meu com morango. Chato é ter que explicar pras pessoas, sempre que oferecem e você recusa logo perguntam “mas você não gosta de morango?! porque então não gosta de (insira aqui produto com sabor artificial insuportável de morango)?!”

    Responder

  1. Leonardo
    27/08/09 | 6:56 pm | #

    Seu estilo de escrever é muito bom e sua visão muito perspicaz. Capriche no português. Leia muito. Você tem talento à moda antiga e consegue uma comunicação tão moderna. Parabéns.

    Responder

  1. Anderson Sanches
    27/08/09 | 7:37 pm | #

    Lembrei que quando criança eu usava minha máscara do Darth Vader para ir até a padaria.

    Responder

  1. dedé
    27/08/09 | 9:58 pm | #

    Nossa! Lembrei do sanduiche de mortadela e da tubaína que a minha avó colocava na minha lancheira. Tinha também o frango do domingo. Tudo com sabor de verdade.

    Responder

  1. Eduardo
    27/08/09 | 10:13 pm | #

    Hahahahahauiauhhuauha

    Muito bom!

    Responder

  1. Dan Solis
    28/08/09 | 2:45 am | #

    Falando sério… eu já desconfiava que esse mundo não é pra ser levado a sério… pelo menos, não nos dia de hoje. Não é que é a tal história “ah! há gosto pra tudo…” É falta de criatividade mesmo. Aí ficam invetando isso e aquilo pq não têm mais o que inventar. Dá pra fazer uma votação, tipo assim “os sabores mais bizarros que eu conheço ou que ouvi falar”. É, porque tá difícil eu experimentar um Elma Chip sabor “champanhe”, por isso fi vlendo também “os sabores inadmissíveis e absurdos que ouvi falar”. Sinais dos tempos. Pra mim isso cheira a Apocalipse! =/

    Responder

  1. Roberta Nina
    28/08/09 | 11:48 am | #

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!
    Adorei Fritas!

    Meo, pra mim, o pior sao aquelas maes que poe o filho pra ser escoteiro!
    Putaquel….

    Responder

  1. Garoto Radiativo
    28/08/09 | 1:13 pm | #

    Também concordo com o Dan aí acima. Não há nenhuma profecia do Apocalipse prevendo o caos das batatinhas multisabores ou dos miojos com cara de pizzas ou de churrasco? Tb acho que isso é sinal dos tempos :/

    Responder

  1. CàHeinecke
    28/08/09 | 8:59 pm | #

    Ahh, pena que deixou o post com final meio incompleto, faltou finalizar o texto bem (o texto tá ótimo, tirando isso ;D)

    Mas, nossa, eu amei o post :)

    Eu nunca tinha parado muito pra pensar nisso. Na minha opinião tanto as “misturas” naturais ou industriais tem gostos diferentes sim, mas o natural não deixou de existir e, cá entre nós, o gosto industrializado OBVIAMENTE não é igual, mas é diferente. Às vezes um diferente péssimo, às vezes um diferente maravilhoso, mas são diferentes que variam do gosto de pessoa pra pessoa.

    Eu, por exemplo, deteeeesto leite com achocolatado, mas AMO Toddynho. Se eu soubesse fazer um leite com o mesmo gosto com certeza eu faria. Outro caso que me agrada é a nova Ruffles Cream Cheese. Meldels, aquela batata é divina. Não gosto de queijo, nunca como queijo puro ou com alguma combinação no pão, mas a batata me conquistou x)

    Então é isso, espero que entenda que não tem comparação mesmo, são coisas únicas (:

    Responder

  1. Twitter Trackbacks for Saboreando as ilusões do mundo moderno | Olhômetro [olhometro.com] on Topsy.com
    29/08/09 | 3:27 am | #

    [...] Saboreando as ilusões do mundo moderno | Olhômetro olhometro.com/2009/08/27/saboreando-as-ilusoes-do-mundo-moderno – view page – cached Vai ver eu tô meio velha. É que eu sou de uma época, desculpa a caretice, em que se você tá com vontade de comer, digamos, um frango assado, vai à — From the page [...]

  1. Gustavo Pelogia
    29/08/09 | 3:18 pm | #

    Concordo com tudo, menos com a bolacha de limão. Eu adoro :D

    E também não tem como misturar em casa. Ou você vai pedir uma bolacha sabor “bolacha” e espremer limão em cima? :p

    Responder

  1. Ed
    29/08/09 | 7:31 pm | #

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Que revolta !!
    Me rachei de rir !!

    Eu nunca me importei com isso, acho até q tem alguns sabores artificiais mto bons.
    Não por parecerem com oq diz na embalagem, mas pq as vezes, é bom variar mesmo.
    E acho q essa é a intenção dos fabricantes, variar !
    É uma estratégia de marketing mto boa tb. Ou vai me dizer q vc nunca compra algo diferente pra experimentar ??

    Por exemplo aquelas batatas Pringles….hhuummm !!
    Curto mto !! E ela tem vários sabores estranhos !

    Mas o post foi ótimo !!
    Me peguei pensando nele enqto saboreava um delicioso bolo sabor “mousse de limão” !!
    Huahuahauhauhauahuahuah

    Responder

  1. Carol
    30/08/09 | 6:11 pm | #

    Incrível! Batata com sabor champagne? No dia que fizerem uma com sabor batida de maracujá eu compro. HAHA. Bom mesmo era a bala sabor Coca. Essa sim tinha sabor de Coca e ainda efervescia na sua boca. Como faziam isso virar bala eu não sei. O problema é esse: Como uma coisa que tem um sabor ganha o sabor de outra coisa? O mundo está perdido. Não temos mais salvação. uahUHAh Quanto aos poodles… Crueldade? Não… algo muito além. Queria ver se fizessem o mesmo com o cabelo ou o pelo pubiano do dono desses cães. Falta do que fazer… Absurdo.

    Responder

  1. Márcio
    30/08/09 | 8:19 pm | #

    Pelo menos você não é da época em que, se tá com vontade de comer um frango assado, vai no quintal e torce o pescoço do bicho, depena e assa no forno à lenha… eheh!!

    Por outro lado, sou daqueles (ou o único) que curte Fantas multicoloridas sabor maçã, morango e citrus!

    Responder

  1. David
    31/08/09 | 2:08 am | #

    Uau, você ia detestar ver todos os gostos de fanta que são ou que já foram vendidos no japão.
    (é serio, tá na casa das dezenas, com direito a creme de melão soda, e outros)

    Responder

  1. Affe
    01/09/09 | 5:07 pm | #

    Tá reclamando, faz tudo à maneira antiga então! Dá um tempo, agora vem reclamar da facilidade atual! Affe ¬¬ Se enxerga! Muito sem perfil.

    Responder

  1. Bernardo Zirpoli
    01/09/09 | 8:50 pm | #

    Eca, odeio catupiry.

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo