09.09

2009
10:57 pm

O feitiço do Cheddar McMelt maligno

Postado em Crônicas, comida

Falemos de McDonalds.

McDonalds é daquelas coisas que não são exatamente gostosas, mas a gente come porque tá alí. Ok, a batata frita é gostosa. O Cheddar é um bom lanche. O resto, sério, carece de gosto. Eu sempre achei isso, e por esse motivo mesmo, nunca fiz questão de comer no Mc. Se fosse pra comer comida desse gênero, Burger King dá um pau.

É por isso que estranhei como, nos últimos dois meses, minha vontade de comer McDonalds aumentou exponencialmente. Comecei a me alimentar semanalmente com números 4, o que nunca tinha acontecido antes. Ninguém consegue comer no McDonalds toda semana e achar ok. O Cheddar é um grande lanche, mas está diminuindo em velocidade diretamente proporcional à redução das calotas polares. Não mata a fome, o hambúrguer é insosso e é caro. Ou seja: no fim, não vale a pena. Eu sempre soube disso. Por que é então que eu estava querendo devorar um daquele sempre que possível?

Foi aí então que minha fiel escudeira @gabrielahesz me alertou para a recente inserção de painéis publicitários do McDonalds nas estações de trem e de metrô. Massivamente. Como você sabe, passo boa parte do tempo dentro dessas conduções. Assim que ela mencionou, a propaganda em questão me veio à cabeça, vívida: um Cheddar delicioso, com queijo transbordando, pelo mísero valor de R$5, praticamente sendo esfregado na minha cara todos os dias quando eu ia e voltava do trabalho.

Cheddar delicioso

Não acho que ninguém aqui tenha dúvidas quanto à eficácia da publicidade. Mas se fosse o caso, essa peça acabaria com qualquer indecisão. A primeira coisa que vem a cabeça do cidadão ao olhar esse cartaz é algo como “Preciso de um lanche desses para ser feliz. Ele é tão suculento, o queijo é tão brilhante e abundante, tem tanta cebola. É disso que eu preciso. E custa só cinco reais”. Ou algo assim.

Eu fui completamente seduzida pelo lanche. E queria ter acesso aos números (tipo, estatísticas, não aos lanches, esses eu tenho. Todos temos) do McDonalds, porque tenho certeza que as vendas do Cheddar aumentaram de maneira escandalosa depois dessa campanha. E o pior, não dá pra sacar o que há de especial nela, porque veja bem - o lanche está em cima de um carpete vermelho. Um sanduíche. Em. Um. Carpete. Não faz sentido, não deveria ser tão hipnotizante, mas é.

Resultado automático: o excesso de ingestão de Cheddars casou curiosamente com o surgimento de várias espinhas no meu rosto e de um mau-humor crônico, além de uma TPM mais descontrolada. Pra suprir essa voracidade sem me ferrar com hormônios de hambúrgueres industrializados, resolvi aprender a fazê-los. Segui uma mistura das dicas para hambúrgueres do Fred (esse hambúrguer com recheio de provolone é genial), do Gravata e do Roberto, do Fora de Órbita.

Fiz meu próprio hambúrguer, que ficou até que gostosinho. Mas nem ele, nem a visão dos fabulosos sandubas da Cheese & Burger Society me fizeram esquecer o sonho do Cheddar próprio. O que será que esse carpete vermelho fez comigo?

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , ,

42 comentários (Comente! Trackback)

  1. Camila
    09/09/09 | 11:22 pm | #

    Ana, eu suponho que eles tenham usado um tipo novo de marketing chamado “neuromarketing” nesta propaganda.
    veja a matéria na Superinteressante deste mês e vc vai entender que grandes empresas como Mc Donalds já estão se utilizando deste marketing que manda a mensagem para o subconsciente do consumidor e faça ele ter muito mais vontade de consumir tal produto
    http://neuromarketing.blog.com/
    a cor vermelha tb instiga a fome e a ansiedade, acho q é por isso o carpete vermelho..sei lá!

    qq dia desses vai lá no Joaquins e pede um hamburger que vem com dois queijos…mto melhor que o chedar! rsrs

    bjosss

    Responder

  1. Obede
    10/09/09 | 12:14 am | #

    Poutz, eu tinha ficado viciado tbm, e fique tranquila, há cura, apesar das recaídas. E realmente o preço com a foto do lanche que já era meu preferido, me fez gastar tubos com Cheddar.

    É bem gostoso, mas confesso estar enjoando. Por bem gostoso, entenda comível com gosto, BK realmente humilha!

    Mas eu fiquei encasquetado pq o vício no MC Ronald! E batata (que tbm é gostosa!)! esses malditos preços baixos e fotos bonitas!

    Me sentia mal quando não comia, mas isso passou, felizmente, investi na salada de rúcula, sério mesmo. E com força de vontade deixei de me sentir atraído..

    Sou um novo homem! hahah

    Responder

  1. Blog Mallmal
    10/09/09 | 1:17 am | #

    Cara, eu ia te xingar como de praxe, falar que era uma capitalistinha com pretensões che-guevaristas, fruto da propaganda…

    Depois que li o “o lanche está em cima de um carpete vermelho. Um sanduíche. Em. Um. Carpete.”, mudei de idéia!

    Texto perfeito! Tá de parabéns!

    (mas que você é uma capitalistinha, você é! hehehehe!)

    Responder

  1. Mauro
    10/09/09 | 1:21 am | #

    Gente, quem já fritou hambúrguer em casa (é, aqueles da Sadia ou da Perdigão, mesmo!) e comeu puro, e depois pegou o hambúrguer do McDonald’s e comeu puro, sabe que algum dos dois não é hambúrguer (ou nenhum dos dois é…) E já que o da Sadia e o da Perdigão têm um gosto mais ou menos parecido, e o do McDonald’s não tem nada a ver (além de ser INFINITAMENTE pior!), supomos que o hambúrguer do McDonald’s não é hambúrguer!
    Tirando o hambúrguer horrível, não vejo o que a batata frita tem de especial, batatas smiles (também da Sadia ou Perdigão) são 40.000 vezes melhores!
    O único quesito que o McDonald’s ganha disparado, na minha opinião, de qualquer outro lugar são os nuggets! Meu Deus do céu! Como aquelas merdas são deliciosas! Eu pego aquele potinho de molho barbecue, taco o nugget dentro, ficando mais molho barbecue com nugget do que o contrário, mordo e JESUS ACENDE A LUZ! Depois, mesmo comendo puro, ainda acho o melhor!
    E de fato:
    Se fosse pra comer comida desse gênero, Burger King dá um pau. [2] !!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  1. Dan Sollis
    10/09/09 | 3:07 am | #

    Não… não sou viciado não… aliás, se comi qualquer sanduíche ou ingrediente sólido no Mcdonalds em toda a minha vida, três ou quatro vezes já foi muito e já fico reclamando que foi demais. Moro perto de um shopping com um Mcdonald estampado na cara. Não, não sou anti-imperialista nem anti-americano, nem de esquerda ou de direita nem de grupo ideológico algum. Só não gosto de comida que tem gosto de nada, e o elogio à batata frita é um exagero. Pra não dizer que sou perfeito por causa disso, a única coisa do Mcdonald que costumo consumir vez em quando são as casquinhas, de sorvete. Mas isso eu consumo em quer lugar, Mcdonalds, Bobs, sorveteria da esquina, etc.

    Responder

  1. Bernardo Zirpoli
    10/09/09 | 3:41 am | #

    Acho BK tão merda quando Mc. Ah, galere, e isso de “neuromarketing” não é novo não. É bem, bem, bem antigo.

    Na verdade, eu acho que o segredo não está (principalmente) nas cores, no carpete, na fonte, em porra nenhuma disso. Tem dois elementos aí: 1 - o sanduíche, que parece realmente apetitoso e tal. Até aí tudo normal. Vamos para o segundo.
    2 - o local onde os anúncios estão. Pensem comigo: quando é que vocês andam nisso? Indo pro trabalho, horário de almoço (em alguns casos), entre trabalho e faculdade, na volta do trabalho/faculdade pra casa. Agora vejam em quantas vezes vocês estão em horário de refeição. Vejam quais os horários que provavelmente vocês estão com fome. É aí que está o segredo:
    Você tá com fome e tem um sanduíche apetitoso por 5 reais NA SUA FRENTE.
    Essa é a minha teoria. É só uma teoria, mas falo com um certo expertise técnico e experiência.

    ABS a todos.

    Responder

  1. Ariel
    10/09/09 | 6:11 am | #

    Hm… hamburguer. Tapete. Cinco reais.
    Haveria uma relação com a regra dos cinco segundos??
    Acho que é a sacada mais “compra-logo!” de todos os tempos! ahahhahahahha

    o.O

    Responder

  1. Caio Di Pacce
    10/09/09 | 11:54 am | #

    Realmente Ana, só de ver a foto do Cheddar no seu blog me deu uma vontade de pedir o número 4!!!
    ABS.
    CP.
    http://copeiros.wordpress.com

    Responder

  1. Thaís
    10/09/09 | 12:05 pm | #

    "O Cheddar é um grande lanche, mas está diminuindo em velocidade diretamente proporc. à redução das calotas polares" http://bit.ly/ISn98

  1. Marcio
    10/09/09 | 12:06 pm | #

    Receitinha rápida de hamburger
    (Porque também cansei dos prontos e pré-prontos…)

    1kg carne moída 2x (picanha é melhor, mas patinho tbm serve)
    1/4 pão duro ralado (a famosa farinha de rosca)
    1 ovo
    um saquinho de sopa de cebola

    Mistura tudo.
    Faça bolinhas
    Amasse-as com um prato
    Demarque as circunferências com uma xícara.
    Congele em saquinhos.

    Da ultima vez deu um 12 hamburgers.

    Responder

  1. marcus
    10/09/09 | 12:40 pm | #

    Carpete vermelho lembra tapete vermelho. Tapete vermelho lembra Oscar. Oscar lembra fama. Fama lembra dinheiro. A coisa que mulher mais gosta no mundo é dinheiro.

    Mistério resolvido.

    Responder

  1. Thiago S Rosa
    10/09/09 | 12:46 pm | #

    Teve uma época que aconteceu isso comigo. Teve uma época que comi muito Cheddar e fiquei com espinhas. Parei com Cheddar. As espinhas? Continuaram… mas pelo menos eu parei com o Cheddar.

    Responder

  1. ...vdj...
    10/09/09 | 1:36 pm | #

    Sempre fui fã do cheddar desde o seu lançamento… mas não troco o “Tudim com Banana” do “Expresso Lanche” aqui na minha cidade. Não mesmo!

    .
    .
    .

    Responder

  1. Gustavo C.
    10/09/09 | 1:49 pm | #

    Poxa, eu sou tão imune a essas propagandas.. Sim, vejo que o lanche parece uma delícia, grande e suculento, mas.. eu sei que é só uma foto manipulada. Claro, vc tbm sabe, mas isso fica por cima de tudo na minha cabeça, e neutraliza qualquer outro efeito macdonístico. (pode ser tbm pq eu trabalho com propaganda, então eu presto atenção de outro jeito) A fome que a imagem desperta em mim pode ser plenamente saciada com um pão na chapa feito em casa. Fora que a última batata que comi de lá estava temperada com o gosto do papelão da caixinha.. 1 + 1 + 1 = nenhuma vontade de comer McDonalds.

    Responder

  1. Lucas
    10/09/09 | 1:59 pm | #

    Então, na verdade, eu venho achando que o cheddar, desde essa promoção, AUMENTOU e vem aumentando CADA DIA MAIS. A Carne está espessa e bem grande, tanto que nem cabe no pão. Cada dia que eu vou parece que eles duplicam a quantidade de meleca amarela que eles chamam de cheddar. Eu sinceramente acho que o lanche tá BEM grande [considerando-se os padrões mcdonaldicos de tamanho de lanche]. E tá valendo os 5 conto.
    Só que eu já enjoei e não aguento mais olhar pra cara dele.
    Agora ando apelando pra 1 cheeseburger + 1 chicken mcjunior quando quero comer de forma econômica. Sai 6 conto, 1 real a mais que o cheddar. E eu não tenho que olhar pra meleca amarela que é muito boa no começo, mas que depois enjoa ferozmente.

    Quanto ao tal apelo do cartaz, eu faço marketing e, bem, boa parte dessa coisa de cores e bla bla bla é meio que psicologia de almanaque e não tem muito a ver com neuromarketing não. Os processos neurológicos estudados no neuromarketing são mais coisas do tipo “tal apelo estimula a produção de endorfinas e isso gera o ativamento da memória X”. De uma forma bem leiga, o neuromarketing estuda, por exemplo, quais apelos geram melhores vínculos com determinados tipos de memória. Na hora de criar publicidade, o bom senso é mais importante do que essas quase lendas urbanas.

    Simplesmente é um cartaz com bom apelo visual, com um lanche lindo e enorme que agrada a visão de qualquer um. O vermelho, creio eu, faz parte da identidade da marca e é uma excelente cor pra dar contraste com os tons amarelos e marrons do lanche.

    Engraçado que, pra mim, o grande apelo do cartaz é esse R$ 5,00 enorme. Nada melhor que comer “bem” pagando “pouco”. Bem e pouco são coisas relativas, no caso do McDonalds. Ainda prefiro X-Salada de esquina por R$ 3,00.

    Responder

  1. Lucas
    10/09/09 | 2:01 pm | #

    Então, acho que o cheddar tá maior agora do que na época da promoção.

    Responder

  1. andreia
    10/09/09 | 2:18 pm | #

    Hamburguer do Mc Donald tem gosto de papel, cheddar do Mc Donald tem gosto de plástico, custa caro…mas qdo tô c/ fome e vejo a foto de qq propaganda do Mc Donald, dá desespero de comer “aquilo”. Normalmente me controlo e como outra coisa.

    Responder

  1. Sidney
    10/09/09 | 2:19 pm | #

    Como um professor de mídia meu já dizia “nosso trabalho é seduzir… a única diferença de nos e uma meretriz é que não usamos cinta-liga”.
    É meio maldosa essa frase mas de certo modo é verdade, o vermelho do carpete desperta o bom e velho desespero, a agencia já devia saber que a opinião do publico que não consome um mc lanche feliz é “não como porque é pequeno e caro”…. Agora o vermelho desespero + um preço mágico = eu não posso perder essa! (com 5 reais eu como x-tudo lá no Marcão!)

    … o carpete realmente é um mistério O_o

    Responder

  1. fabio
    10/09/09 | 5:46 pm | #

    Pensei que vc ia dizer que tava grávida!

    Responder

  1. Flavinha
    10/09/09 | 6:25 pm | #

    Eu sei que eu tenho umas preferências culinárias meio estranhas, mas uma das coisas que mais me atrai no Mc Donald’s é justamente o fato de que o sanduíche que eles fazem não pode ser fielmente reproduzido em casa. Ou seja, se eu puder fazer em casa igualzinho, não vejo sentido em ir até a lanchonete e pagar por isso. É por isso que eu não gosto dos sanduíches do Burger King e do Giraffa’s.

    Quanto à propaganda do Cheddar McMelt, eu não tinha reparado que o sanduíche estava em cima de um carpete; só tinha notado o fundo vermelho, fazendo um contraste bacana com as cores do sanduíche. Que, aliás, está vindo com mais cheddar depois da propaganda nova.

    No que diz respeito ao preço, ele está relacionado não só à qualidade, mas também à marca. É como a Nhá Benta da Kopenhagen: o genérico custa menos de um terço do preço, mas é feito com chocolate hidrogenado (irc!) e sabe-se lá em que condições de higiene. Se é justo ou não oferecer produtos com preços exorbitantes em nosso país é outra história…

    Responder

  1. Joaquim Basso
    10/09/09 | 7:33 pm | #

    pago ou não, esse post é a mais pura verdade! simplesmente hipnotizante um hambúrguer num carpete vermelho!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Po, claro que não é pago né. pelo amor de deus. hahahahah

    Responder

  1. Gabriela Hesz
    10/09/09 | 7:45 pm | #

    pô, achei muito boa a teoria dos 5 segundos do carpete…

    mas essa merda funciona mesmo, eu até desvegetarianei por causa desses anúncios.

    Responder

  1. Dulce
    10/09/09 | 9:46 pm | #

    Texto muito bom! Ótima observação do carpete…rs
    Bem, eu não gosto de Mc… raramente como lá. E na última vez que comi, pedi um cheddar, e me arrependi… estava tão sem graça, tão sem gosto…

    Responder

  1. Kzin
    11/09/09 | 6:43 am | #

    Localização de facil acesso, te atinge, vermelho te instiga a ver, curiosidade, desejo natural, e o amarelo te faz gastar, comprar, querer consumir aquele produto, exemplo: placa de promoção, vc ja viu alguma que nao tenha amarelo e vermelho? isso quando ela não é amarelissima! com letras vermelhas, e um sanduiche que PARECE apetitoso, nunca comi, so batatas e acho mais pratico fazer em casa, mas adoro as casquinhas apesar d n ver mt sabor, mas adoro a textura.

    Resumindo: vc tem uma necessidade quando ve a placa: comer, e ele torna isso um desejo, comer no Mc, puro e simples marketing, na vdd pode ate ser considerado merchan mas n vamos discutir isso, o fato é, vai no seu subconsciente e te domina, ^^

    Responder

    Lucas Reply:

    Cara, é simples: Vermelho chama atenção [porque somos condicionados a pensar nisso]. Amarelo é a cor do lanche. Ambas são contrastantes. Fim.
    Essa pira de “amarelo instiga a comprar” é fail, porque eu já vi e li o amarelo significando milhões de coisas, de impulso por consumo até fome, passando por falta de higiene e calor.
    Fora isso, não vi merchandising nenhum, mas enfim, é uma coisa besta pra se discutir.

    Hoje comi um McMelt, tava bom, mas me arrependi 3 minutos depois. 5 reais é tanto dinheiro =/

    Responder

  1. Rodrigo Abreu
    11/09/09 | 3:46 pm | #

    Cheddar é um gde lanche, mas está diminuindo em velocidade diretamente proporcional à redução das calotas polares. http://tinyurl.com/lnrj7m

  1. -
    11/09/09 | 6:41 pm | #

    O foda é que tiraram o MC Duplo para colocar o Cheddar. ;(

    Responder

  1. Marina
    11/09/09 | 6:47 pm | #

    Nunca gostei de McDonalds, o que amo mesmo é a esfirra do Habbis, nunca vi comi nada igual, nem precisa de propaganda pra mim, tenho vontade sempre. Mas na minha cidade não tem Habbis, nessas horas é triste morar no interior viu? Nessas e em tantas outras horas né?!rs

    Responder

  1. juliacerda
    11/09/09 | 11:01 pm | #

    Sensacional Anaa!

    Responder

  1. Isadora
    12/09/09 | 1:55 am | #

    eu sempre amei o McCheddar, mas realmente, agora que você comentou, eu percebi que comi ele três vezes só nessa semana…

    Responder

  1. Andreia Gulak
    13/09/09 | 1:54 am | #

    O feitiço do Cheddar McMelt maligno. Muito bom o comentário no blog: http://bit.ly/u3jia

  1. Andreia
    13/09/09 | 2:03 am | #

    Deve ser o carpete… salivei só de olhar e babei no carpete! Tá certo que sou uma comilona, lombriguenta assumida! Mas realmente essa foto tem poder!

    Responder

  1. srapazinatto
    14/09/09 | 12:18 pm | #

    ana, será que é por isso que fico com água na boca quando vejo este hamburguer? Adoro cheddar! Mas como você disse: é caro!

    Responder

  1. patricia
    17/09/09 | 4:36 pm | #

    a minha voracidade de comer cheddar mcmelt também aumentou depois dessa propaganda.
    qualquer coisa/”emergência”, penso, passo no Mc e compro um cheddar.
    porém minha voracidade de comer batatinha frita do Mc também aumentou. só que antes de comprar a tamanho pequeno perguntei por curiosidade qual seria o valor da grande. e, pasmem, é R$ 1 a mais que a pequena, ou seja R$ 4!
    inacreditável
    e mais ainda quando vc fica sabendo que se compra a “promoção” de um lanche completo vc paga pela batata média o valor da grande, porque na “promoção do lanche” a batata média custa R$ 4.
    dá pra entender? acho que não, propositalmente.
    mas não vou deixar de comer Mc.

    Responder

  1. karine
    19/09/09 | 1:46 pm | #

    adorei. :)
    Eu morava do lado de um McDonald’s e de amanhã eu olhava aquele M gigantesco na janela e logo me vinha a vontade de comer as batatas fritas. Todo dia eu ia lá pegar um saquinho de batata e as vezes um sanduiche. 10kgs a mais e 2 anos depois me mudei para longe do M satânico e agora raramente como lá (alías, meu nome é Karine e já fazem 2,5 anos que não como num McDonald’s).

    Responder

  1. uirá
    20/09/09 | 5:11 am | #

    heheh
    eu jurava que era um menino. so no final que vi.
    é.. aconteceu comigo tambem.
    semana passado acabei passando dos limites.
    comprei 3 cheddars, 1 bic mc, 1 californiano 1 la de bacon
    tudo de vez só.
    no final do primeiro cheddar (mesmo sendo o que mais gosto) bateu um arrependimento.
    tipo aqueles pós masturbação.
    e realmente não teve graça nenhum os outros sanduba.
    nada melhor do que a fome e o velho ‘pão com o que tem’
    muito massa o blog
    beijo

    Responder

  1. Camila
    15/10/09 | 8:13 pm | #

    pior que agora esta promoção dos 5 reais é com o lanche Quarteirão com Queijo, q gosto + ainda!

    Responder

  1. Andréa Ilha
    03/12/09 | 4:24 am | #

    Droga! Eu sempre gostei do Cheddar! Agora, depois de ler isso, vou ficar pensando nele… É, ele é maligno mesmo.

    Responder

  1. manuella pires
    21/01/10 | 12:00 am | #

    eu sempre amei e adorei CH&DDAR MCMELT!!!!
    ele é maligno mesmo!!!
    kisses!!! :) ,:D,;)

    Responder

  1. LARYSSA
    02/07/10 | 11:30 pm | #

    olha eu creio o seguinte

    Pensem comigo tapete vermelho humm quem passa em tapete vermelho!? Um ator uma atriz a sensação do momento eles querem mostrar oque? que o lanche é a sensação é “famoso” entendem ? ou então pode ir para o significado da cor vermelho significa cor quente que transmiti calor nesta situação sabor vontade de comer e é grande para destacar a promoção que é barato então eles querem mostrar uma coisa barata muito saborosa e gostosa que faz o cliente atomaticamente a ir ao local espero ter tirado dúvidas!

    Responder

  1. Hambúrguer Perfeito
    29/07/10 | 11:35 am | #

    O Feitiço do Cheddar McMelt malígno http://lc4.in/rO20

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo