Mais uma sobre a ação no Rio: enquanto tá todo mundo aí com esses espírito muito assustador de ‘vencemos’ (semelhanças com o orgulho americano das tropas na invasão do Iraque são mera coincidência), todo mundo que vê isso como um grande Tropa de Elite 3 esquece que, se isso é o Tropa de Elite 3, alguns policiais ainda representam o capitão Fábio Rosa - é, aquele cara que é um sacana corrupto.
O duro é ver a população honesta do morro - certamente uns 99% dela, aliás -, mesmo diante de toda a humilhação e preconceito, apoiando a ação. Em vez de comemorar nossa vitória, a gente devia cobrar das autoridades que esses bandidos de farda, que mancham toda a corporação e destroem o sentido de ações consideradas vitoriosas, como essa, sejam afastados imediatamente. Eu tenho certeza que esses tipos são minoria, bem como são minoria os criminosos dentro de favelas. Mas enquanto eles existirem, eu não vou apoiar 100% ações como no Alemão.
Basta inverter a situação: e se um grupo de policiais simplesmente invadisse sua casa e revirasse tudo? Não estou falando nem de sumir com bens de valor ou plantar drogas, como é o caso deste rapaz do vídeo. Estou falando só de invasão de domícilio, já que esses policiais não tem mandado e o estado de sítio não foi declarado no Rio (ao menos oficialmente). Nesse caso, qualquer morador do Alemão teria direito de negar a revista da polícia. E aí você acha que o policial ia dar meia volta e ir atrás de um mandado? Não, daí a gente teria provavelmente um caso de violência policial e de abuso de poder, calcada numa tão justificada legitimidade que se assume num momento ‘de vitória tão importante como essa’.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Ana Freitas Reply:
November 30th, 2010 at 10:23 pm
Não precisa se desculpar por discordar não. Discordâncias são sempre bem vindas aqui. Eu entendo sua posição, só temo que ações como essa possam abrir precedentes perigosas. Depois de escrever o post, li que a maioria dos moradores do Alemão está disposta a colaborar e portanto permite que os policias entrem e reviste as casas numa boa; ou seja, daí não fica inconstitucional. Os que proíbem a polícia de entrar já são considerados suspeitos, e aí o bicho pega, mas ainda no caso desses até onde eu sei a polícia precisaria de um mandado. E entrar sem mandado é abrir um precedente perigoso, e assumir que eu também não me importaria se a polícia entrasse na minha casa contra a minha vontade, sabe?
O roubo é mesmo em outra esfera, e é (eu espero) excessão. Óbvio que é estranho ele guardar 31 mil em casa, mas não é crime nenhum, e roubar a grana é coisa de pilantra, bandido mesmo.
Responder