17.09
2008
3:36 am
O mistério das apresentações de Power Point anônimas foi desvendado
Postado em Crônicas, InternetDurante os últimos meses, passei algum tempo conjecturando sobre uma questão que muito me intrigava.
O mundo é recheado de pessoas com hábitos curiosos e incompreensíveis. Não é preciso nem olhar para culturas muito diferentes da nossa para constatar: tem gente esquisita no mundo. Tem gente com todo tipo de hábito, de costume, de gosto.
Então eu me perguntava: quem são as pessoas que, imbuídas de um espírito solidário e artístico, usam seu precioso tempo para produzir apresentações de Power Point?
Sim, pessoal. Porque receber aquilo pode ser muito chato. Mas ninguém se pergunta quem é o responsável por fazer aquelas coisas? Nós devemos buscar os culpados por criar essas animações toscas, e não acusar os que repassam, que são meros fantoches do pecado principal.
Intrigada, busquei no Orkut algumas comunidades relacionadas: Mensagens em Power Point, por exemplo, reúne 3.775 pessoas doces e meigas, que se ocupam em fazer apresentações em slides igualmente doces e meigos e enviar para 700 amigos por e-mail.
Na comunidade, além de trocar dicas sobre Power Point e arquivos com apresentações, os membros também interagem através de enquetes sobre temas polêmicos:
Não me pergunte. Eu também não sei o que responder.
Por um feliz sincronismo do destino, na faculdade, minha reportagem especial da vez fala sobre internet e informática na terceira idade. Tentando entender velhinhos que passam mais de 4 horas no computador por dia, por acaso, acabei chegando à resposta que estava procurando.
São eles. Os aparentemente inofensivos idosos são os responsáveis por conceber, projetar e produzir as mais diversas apresentações em .pps. Mensagens de paz, amor, alegria, histórias bonitas (atribuídas a personagens históricos que com certeza não escreveram aquilo) fotos impressionantes - tudo isso se transforma em temas a serem explorados com muito afinco e dedicação pelos velhinhos.
Todos os idosos que entrevistei - foram três - afirmaram ter como atividade preferida, além de conversar no MSN ou coisa assim, produzir apresentações de Power Point e enviar aos amigos. Dois deles também disseram ter amigos que usam a internet, e que entre esses amigos, o hobby é coletar fotos, produzir texto, escolher música, juntar tudo numa apresentação e ficar trocando .pps com mensagens bonitas sobre o pôr-do-sol.
É bonito observar que essa é uma arte anônima, desprestigiada, mas que isso não chega a desanimar os autores. Veja bem: você, criador daquele belíssimo .pps que faz um paralelo poético entre uma escalada do Himalaia e a capacidade de vencer na vida, não assina sua obra. Tampouco registra, no e-mail que encaminha aos amigos com sua apresentação em anexo, que gostaria que todos repassassem o e-mail deixando clara sua autoria. NÃO! O objetivo do artista de Power Point é unicamente fazer o dia de alguém mais feliz, com uma bela imagem de um animal silvestre, uma frase bonita não escrita por Fernando Pessoa ou uma canção emocionante do Kenny G. E ele não quer méritos por isso.
Por isso, meu caro, se a sua vó passa tempo demais na frente do computador, desconfie: ela pode ser a responsável por aqueles e-mails fofos que você apaga sem ler. Então, comece a ler a partir de agora. Você não gostaria que alguém fizesse essa desfeita com a sua avó, gostaria? Então seja um bom menino e não faça a desfeita com a avó dos outros.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: apresentação, idosos, inclusão digital, power point, pps, slides, terceira idade