Inveja é aquela coisa horrível que ninguém quer ter e todo mundo acha reprovável. Existe até um termo esdrúxulo pra quem quer dizer que tá com inveja mas que isso não é uma coisa ruim: ‘inveja branca’.
O termo é babaca, mas existe uma verdade aí. A inveja, em si, não é ruim. Querer algo que outra pessoa tem é ok. Acho que a coisa vira do mal quando 1. é obsessivo e se refere a querer ter tudo que uma outra única pessoa tem e/ou 2. não admiti que alguém tenha algo que você quer mas não pode ter só porque você não pode ter. E, como os vilões de Malhação, fazer tudo para que o ‘invejado’ perca a coisa em questão.
Beleza, de resto é tudo válido. O que sobra aí é ambição, vontade de vencer, inspiração em um ídolo ou em um modelo, tudo muito saudável e lindo e presente em propaganda de banco.
Mas houve uma banalização da condenação pela inveja. Todo mundo odeia muito a inveja e põe nela a causa de todos os problemas. Tá passando mal? É olho gordo. Sua orelha tá queimando? Tão falando mal de você. Você tava segurando um sorvete e caiu no chão? Alguém almejava seu sorvete. Muito.
Colocar a culpa de doenças ou de quedas do sorvete na inveja é a mesma coisa que culpar deus pelas coisas ruins. É só uma muleta. Até acredito que pensamentos obsessivos contra uma pessoa sejam prejudiciais, mas acho que só se você estiver receptivo pra esse tipo de coisa. Seja lá o que isso signifique.
Esse mesmo tipo de pessoa que costuma botar na inveja a culpa de todos seus males pessoais é o mesmo tipo de pessoa que classifica qualquer crítica como ‘inveja’. É desse comportamento que surgem as primorosas citações ’sua inveja é meu ibope’, ‘com as pedras que você me atira construo meu castelo’ ou ‘não me inveje, me supere’, tão comuns no Orkut ou nos nicks do MSN da vida.
Esse é um bloqueio muito eficiente para críticas, afinal, o ‘invejado’ as transforma todas em uma forma de ataque e as descarta.
Pra esse tipo de pessoa, qualquer tipo de crítica a algo ou alguém é motivada pela inveja, no único objetivo de denegrir a imagem do ‘difamado’ para se sentir melhor.
Eu tenho uma teoria: aquilo que a gente espera das pessoas é aquilo que a gente faz com elas. Tomamos os outros por nós, porque quando nos colocamos no lugar do outro fazemos isso pela nossa visão de mundo.
Logo, quem classifica críticas como inveja é exatamente o tipo de pessoa que, quando faz uma critica contra algo ou alguém, é motivado por inveja e despeito.
Até porque, você já reparou que todas as pessoas que são paranóicas com a inveja invariavelmente são pessoas que você jamais teria motivos para ter inveja?
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: favela tour, inveja, obama