23.12

2007
3:39 pm

Então é Natal…

Postado em Literatura, Música, Pop

E as pessoas, eu inclusa, são constantemente arrebatadas por um instinto de consumo quase animalesco. De maneira que ontem, passei na Livraria Cultura depois do Gamebar e não resisti: adquiri dois novos itens para a minha estante.

Todos nós estamos absolutamente familiriazados com a Amy e suas peripécias junkies. Eu, apesar de gostar muito da moça e achar uma pena que ela estivesse tomando o inevitável caminho da morte aos 27, achava é graça nas estórias bizarras (tipo ela dormindo em entrevistas e dizendo coisas trash). Comprei o DVD I told you I was trouble - Amy Winehouse Live in London ontem e fiquei emocionada como há muito não ficava vendo uma performance de um artista em DVD. Eu já sabia que ela era talentosa, claro, mas claramente a mulher tem esse quê de gênio e nasceu pra se apresentar ao vivo. Show a parte é o documentário que vem nos extras, em que a gente descobre que quando ela diz que não vai pra Rehab porquê o pai disse que ela estava bem e não precisava, era tudo verdade. Além disso, apesar de viver com o foda-se ligado, Amy parece ser uma pessoa adorável… long live to Amy Winehouse, se é que isso é possível. O DVD é um show à parte. Paguei R$ 35 e acho que vale a pena.

Sou estudante de jornalismo, devoradora de livros e uma de minhas maiores paixões são as línguas - e, obviamente, as palavras que as caracterizam. Estudo idiomas desde que me lembro e não quero parar nunca. Esse livro, Tingo - O irresístivel almanque das palavras que a gente não tem, é pra gente que acredita que semântica não é só um negócio que a gente aprende na aula de gramática mas é quase energia e pode ter grande carga na comunicação social. O livro lista centenas de vocábulos, de dezenas de línguas, que são intraduzíveis para outros idiomas. Sim, tipo saudade em português, mas temos exemplos muito mais divertidos em outras línguas, posso garantir, que ainda ajudam a caracterizar culturalmente as nações que as falam. Por exemplo: que outro idioma, além do japonês, poderia ter outra palavra que designasse uma mãe que obriga os filhos a estudarem demais (kyouikumama)? Afinal, como dizia um professor meu, enquanto você dorme tem um japonês estudando. No italiano, aquele das matronas que controlam a família, o mammismo é o verbo que caracteriza a interferência e o controle da mãe na vida adulta do filho. Os havaianos parecem boêmios e muito sossegados se vistos de longe, mas a gente confirma isso quando fica sabendo que eles têm uma expressão que significa “apostar a mulher no jogo”: pu’ukaula. Eu poderia mencionar os termos divertidos por horas, porquê o livro é uma delícia de ler. Procurem, que vale à pena.

Sobre a suuuuper promoção de Natal, ainda dá pra se escrever inscrever (era a pressa, mal) no tópico de baixo. Vou sortear no dia 25, quando eu volto com o vencedor e com os votos de feliz natal.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

4 comentários (Comente! Trackback)

  1. Amilcar Correa da Silva Junior
    23/12/07 | 7:06 pm | #

    interessante esse Tingo ,vou procurar e dar uma olhometrada nele.

    Voces viram meus toques humildes na parte olhometro WTF? espero que sim .
    abraçossss que a noite chegou e a carcaça pede ação.

    Responder

  1. César
    23/12/07 | 11:41 pm | #

    Poxa, Amy Winehouse? Daqui um mês e você já nem lembra mais. Daqui três meses já quer vender o dvd.

    Quer apostar? xD~

    Responder

  1. Villon
    24/12/07 | 11:31 pm | #

    Poxa, adorei as dicas… Vou procurar a Amy e o Tingo (parecem nomes de bichos de estimação né?).
    Muito bom seu post. Por que não me mostrou seu blog antes?

    Responder

  1. Endora
    29/12/07 | 1:56 am | #

    acho interessante isso, de todo mundo ter dvd hoje. se a amy fosse brasileira, certamente já teria um acústico. a propósito, um amigo postou algo interessantíssimo sobre ela no http://cegossurdoseloucos.wordpress.com . é isso. bjoca.

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo