Eu tinha um amigo que sempre me dizia que eu era paga pau de gringo, só porque sempre fui mais fã de música estrangeira.
A real é que eu não conhecia nada que me agradasse que fosse feito aqui. Felizmente, nos últimos tempos tenho ouvido muuuuito rock nacional, já que tem muita banda boa fazendo som de qualidade no underground.
Escolhi minhas cinco preferidas, mas acho legal deixar claro que, nessas horas, Myspace e Last.fm podem ser bem mais úteis: tem mais dezenas de boas bandas fazendo coisas válidas no circuito independente. É só ver como os festivais indie brasileiros tem bombado, ou mesmo a quantidade de bandas nacionais tocando em festivais gringos.
#5 - PÚBLICA
Ouvi falar muito, muito bem desses caras há muito tempo. Mas demorei pra ouvir alguma coisa. Lamentei meu atraso. É rock inglês-gaúcho com letras brasileiras. Meio melancólico, mas pra quem gosta do tipo de música é, sem dúvida, um prato cheio. Site da banda - Myspace - Last.fm (no Trama Virtual deles, dá pra baixar o CD Polaris inteiro.)
—
#4 - ECOS FALSOS
Os caras tem um humor fantástico e um pegada pra rock’n'roll que poucas bandas têm. Algumas letras são sombrias, outras são bem felizinhas, mas todas são bem divertidas, se você parar pra pensar. Destaque para a letra de “Eu só sou sentimental quando eu me fodo”. Tocam sempre no circuito Augusta - Bela Cintra, então é ficar atento pra quando tiver show dos caras. Site da banda - Myspace - Last.fm
—
#3 - LES TICS
Eles não têm vídeo nenhum no Youtube. Mas têm Myspace e Site Oficial, no qual é possível baixar na íntegra os dois álbuns do grupo. O Les Tics foi um puta achado - a banda é o underground do undergound, parece. Um grupo de amigos que se reuniu pra fazer som, e só - nada de shows, divulgação e coisas assim. Tem algo de folk - é rock’n'roll esperto e tranqüilo, sem distorções e com letras dessas que servem pra gente ouvir enquanto olha as pessoas na cidade. Uma das coisas mais subestimadas que já vi.
—
#2 - SUPERGUIDIS
Gosto do Superguidis sobretudo por causa da simplicidade das melodias e da habilidade fantástica de dizer coisas simples de maneira complicada e bonita nas letras. Alguns podem achar isso bem chato, mas eu juro que é extremamente divertido ver como as palavras se desenrolam para explicar de maneira mais bonita algo que ficaria bom com um ou dois termos. O sotaque gaúcho também é super bonitinho. Às vezes eu acho que lembra Capita Inicial - DE UM JEITO BOM. Site da banda - Myspace - Last.fm
—
#1 - VANGUART
São queridinhos do público e da crítica e de todo mundo, mas sério, é merecido. É a melancolia mais agradável e desejável que se pode ter em música. É folk, mas é um folk tão emo que cativa. Música em português, em espanhol e em inglês, porque o importante é passar a mensagem do jeito que soe melhor - e com eles, sempre soa. Site da banda - Myspace - Last.fm
—
Falando de novo da Mallu Magalhães, hoje li a Folhateen e duas coisas me chamaram a atenção. A primeira foram leitores indignados com o excesso de hype em cima de algo ‘comum’ (mais ou menos a minha opinião) e a segunda foi a coluna do Alvaro Pereira Júnior, que reproduz de maneira sucinta aquilo que eu penso. Resumidamente, ele disse: a moça tem talento, como milhares de jovens de 15 anos o tem, e ele tem que ser lapidado. E ele cita o trecho da letra da música da moça, “Vanguart”, justamente a mesmo que me chamou a atenção e uma das coisas que me fizeram ser um pouco menos arbitrária na minha opinião sobre ela:
“Ah, se eu fizesse alguma diferença
Se eu curasse uma doença
Com uma força genial”
Pois é.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: Ecos Falsos, indie rock, Les Tics, Mallu Magalhães, Pública, rock independente brasileiro, Superguidis, vanguart
Ana Freitas Reply:
October 7th, 2008 at 2:36 pm
Cara, coincidência você falar deles, porque conheci o som há uns 4 anos, nem lembro como, e na época virei fã. Depois de um tempo não ouvi mais (acabei viciando meu irmão, pelo menos). Mas… eles são excelentes. Letras animais, fora a mistura de samba com System of a Down, hahahaha
Responder