23.06

2008
4:36 am

Eu tenho medo da evolução da tecnologia

Postado em Crônicas, Ovelhas desgarradas

Eu temo o dia em que a tecnologia, de fato, dominar nossas vidas. Digo, quando todas as coisas de fato tiverem inteligência artificial e tudo, tudo mesmo, estiver informatizado.

Primeiro porquê, por mais entusiasta que eu seja de tecnologia, existe uma nostalgia em mim - inexplicável, mas que sempre esteve aqui - de como algumas coisas eram feitas antigamente. Desde o que a gente comia até o que a gente assistia, o que fazia pra se divertir e tudo o mais.

Como eu sou de 88, sinto falta de algo que não vivi, o que é mais estranho ainda.

Mas o que me dá medo na tecnologia é que ela faz todo mundo parecer idiota sem perceber. Com a evolução dos chips, cada vez mais as coisas pequenas são capazes de nos trazer informações e, com isso, gerar reações emocionais.

O resultado é um bando de retardado gargalhando (ou chorando, até) na frente do computador. É perfeitamente compreensível para quem está vivendo a sensação, mas para quem olha de fora, parece simplesmente… idiota.

E se tem algo nessa linha com o qual eu nunca vou me acostumar são aquele microfones/fones de lapela ou bluetooth para celular, que são responsáveis por vermos pela rua pessoas caminhando e falando sozinhas, gesticulando, sorrindo e se expressando. Pro nada. Do nada.

Além disso, eu sempre fui idiota tecnologicamente, porquê a tecnologia sempre me fez de boba. A contar:

- Sempre que eu finalmente decido comprar um gadget que eu queria parcelando em 80 suaves parcelas, um melhor, mais legal e mais barato sai na semana seguinte;

- As coisas sempre quebram na minha mão, então eu me sinto sendo feita de idiota sempre que compro alguma coisa;

- Eu sinto que aqueles livros de ficção científica nos quais os robôs se voltam contra os humanos (e tem centenas deles) vão, de alguma maneira (não literalmente, penso, mas também, quem garante) se tornar realidade;

- Também acho que estamos próximos de termos chips implantados em nós. Tipo gado marcado. E com o nosso consentimento, sob o pretexto de proteção de um mal maior ou coisa assim. Lembre-se sempre que o Google sabe tudo sobre você…

Ponderando todos os prós e contras, e imaginando um futuro doido, onde todo mundo andará pela rua falando sozinho e recorrerá ao computador quando precisar se relacionar, prefiro que tudo voltasse a ser como era antes - que ficássemos só na calculadora, mesmo.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , ,

8 comentários (Comente! Trackback)

  1. Lannes
    23/06/08 | 10:37 am | #

    Primeiro: eu me senti velha, descobrindo que você é de 88. {fato que eu sou de 87, o que não muda muito, mas pra mim muda bastante, e faz com que te admire mais…idade e inteligencia, etc…entendeu né?!}

    Segundo: tbm tenho medo da tecnologia e até onde ela pode ir…

    E eu não terminei de assistir o filme que fala que o google sabe tudo sobre a gente. Boa pedida pro próximo fim de semana….

    Responder

  1. Eric
    23/06/08 | 12:55 pm | #

    Nem 8, nem 80. Muitas coisas são ótimas e essenciais - afinal, sem essa tecnologia não poderíamos descobrir doenças e curá-las nem baixar 32 terabytes de pornografia japonesa com tentáculos por dia. Por outro lado existem coisas bem cretinas como o fone Bluetooth mesmo, porque, porra, quanto tempo você perde usando a mão pra atender a merda de um telefone?

    Responder

  1. Lannes
    25/06/08 | 1:51 am | #

    Juro que lembrei de vc e do seu post quando vi isso:

    http://www.peoplefinders.com/

    Tá, naõ funciona pra nós miseros brasileiros…AINDA….

    TAKE CARE.

    Responder

  1. Daniel Magalhães
    30/09/08 | 5:03 pm | #

    Não lembro onde li, mas bem, você sabe aquela “robocopa”…
    Então em 2050 está previsto um evento de futebol entre humanos e robos…
    A pergunta é “e se eles ganharem?”
    Bjos até mais

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Bom, daí teremos que pagar uma cerveja pra eles.
    =)

    Responder

  1. Daniel Magalhães
    02/10/08 | 2:44 pm | #

    Boa!

    (não dá mas nem para ser alarmista agora…)

    Responder

  1. Roberto
    08/01/10 | 12:03 am | #

    A preocupação não é a do cotidiano! Preocupo-me com a nanotecnologia e o sentimento de poder bélico dos países! Uma guerra nanotecnologica seria o fim fácil de qualquer país que não tenha como se proteger disto por não possuir a tecnologia! TI basta cerebro e vontade, nano… investimentos altos e cerebros que quando desenvolvem algo aqui são comprados para atuarem fora! A Nanox é raridade no país! E isto para ainda voltada a utilidade pública! Quem não diz que os americanos e chineses não estão desenvolvendo nanotecnologia bélica?

    Responder

  1. JHONNY
    02/05/10 | 9:19 pm | #

    cara to contente agora achei que era o único com esse tipo de medo e nostalgia, sou técnico em informática tenho um pc que é meu orgulho, porem ainda sinto falta daquela tecnologia “obsoleta” eu fazia tanta coisa agora quer tenho “poder” não consigo fazer nada, te agrtadeço depois de ler tudo isso fiquei mas tranguilo quanto a tudo

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo