25.07

2008
3:25 am

Para que será que serve o Ministério da Pesca?

Postado em Brasil, Política, TV

Hoje a Nina, que trabalha comigo, tocou numa questão que sempre me intrigou e sobre a qual eu resolvi falar aqui.

Eu sempre achei muito engraçado esse negócio de Ministério da Pesca. Para começar, qual a utilidade de um ministério da pesca? Ele dá incentivos fiscais pra criadores de minhocas e para fábricas de iscas artificiais? Cede verba para o Pesca & Companhia? Fiscaliza e dá alvará de funcionamento para Pesque & Pague? Promove torneios de pesca?

Apoio: Ministério da Pesca

E o mascote do ministério da pesca? Ninguém melhor do que…


Chico Bento, o grande mestre da pescaria em quadrinhos

E considerando que o Ministro de um setor deve ser uma autoridade na área, alguém que saiba muito bem com o que está lidando, seria o Ministro da Pesca o melhor pescador que esse Brasil de meldels já viu? E o mais importante: como comprovar isso, já que todo pescador é um contador de histórias em potencial(não deixa de ser o caso do nosso ministro, Altemir Gregolin, acusado de envolvimento no escândalo dos cartões corporativos)?

A questão mais intrigante fica por conta do maior ditado popular envolvendo pesca: ‘A pesca é inimiga da perfeição’. Não, não é esse. RÁ!

É ‘Tá nervoso? Vá pescar!’ É até tema de música sertaneja, vejam só. E se esse negócio de que pescar relaxa é verdade, seria então o Ministro da Pesca o cara mais zen do mundo? Pra ser Ministro da Pesca, você precisa ser alguém calmo e controlado? Ou melhor, um dos caras mais calmos e controlados DO PAÍS (afinal, você é o Ministro).

O mais peculiar são os comentários sobre a criação efetiva de um Ministério (porque a Pesca não é uma pasta propriamente, é uma Secretaria Especial, embora o Gregolin tenha status de ministro e a secretaria seja comumente chamada de ‘Ministério’ pela imprensa, para facilitar). Nesta matéria, do Terra, você confere a valiosa opinião de Itamar de Paiva Rocha, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de CAMARÃO, sem contar as palavras de apoio do ilustríssimo presidente Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (Abracoa).

Se nós temos uma associação brasileira de criadores de camarões e outra de organismos aquáticos (me pergunto se o pato de borracha é considerado um organismo aquático. Não sei, criadores de organismos aquáticos me parece tão abrangente), um Ministério da Pesca não é lá grande coisa. Grande coisa seria se tivéssemos um Ministério dos Passos Engraçados, uma tradução livre do Ministry of Silly Walks. O quê? Vai dizer que você nunca ouviu falar disso? Dá o play aí, então:

Clique aqui para encontrar outros esquetes do Monty Python.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , ,

9 comentários (Comente! Trackback)

  1. Saulo
    25/07/08 | 7:14 am | #

    A pesca é uma fonte consistente de renda para diversos países. Se existe um ministério da agricultura, um ministério da pecuária, faz sentido que haja um ministério da pesca.

    Pense num país em cujo uma das maiores fonte de renda, senão a maior, seja a pesca, como é o caso do Peru. Os peruanos fazem até farinha de peixe triturado (que eles usam como ração para gado). Lá a pesca move a economia. Portanto no Perú se faz necessária a existência de um ministério da Pesca.

    Agora pense que o Peru é um país com menos da metade do nosso litoral. Faz sentido que um país com a maior costa litorânea do mundo tenha um ministério da pesca, capaz de coordenar as atividades pesqueiras e impulsionar ainda mais nossa econômia através dessas atividades.

    No entanto, a pesca é uma atividade ecônomica menosprezada e mal explorada no nosso país.
    Fazendo uma analogia, é como se a grande maioria do nosso litoral estivesse sendo usado apenas para “agricultura de subsistência”, uma pesca voltada apenas para servir de renda aos moradores do litoral (vulgos caiçaras). Aqui não existiria uma pesca organizada e “latifundiária” visando a exportação, como acontece no Perú.

    Realmente, parece que o povo do Ministério da Pesca quer mais é relaxar mesmo, ao invés de garantir e explorar mais uma das muitas riquezas do nosso país.

    Mas quando eu for eleito, eu pretendo mudar isso! Saulo para presidente!


    Resposta: Você tá zuando né? Ou tá explicando isso pras outras pessoas?
    Eu achei que eu não tinha que explicar que o post era uma piada. Ainda mais pra você, né.

    Responder

  1. Nina.
    25/07/08 | 1:50 pm | #

    Cara, eu sempre quis saber para que servia esse Ministério…
    Eu trabalho fazendo assessoria para ninguém mais, ninguém menos que a Monsanto [e não gosto nenhum um pouco disso, mas é o que tem para hoje, no momento] e aqui temos muitos contatos nos ministérios…
    E toda vez eu me pergunto, pra que raios serve essa merda?

    Responder

    Wanessa Reply:

    Querida, procure se informar!
    Merda não, você é uma pessoa sem conhecimento nenhum…O que você faz mesmo?

    Responder

  1. Karine
    25/07/08 | 8:34 pm | #

    Eu nem sabia da existência de um Ministério da Pesca (santa ignorância, essa minha), e eu moro em Fortaleza, onde tem um curso de Engenharia de Pesca.

    Mas adorei rever o Monthy Python!!:)

    Responder

  1. Antonio Machado
    17/06/09 | 5:14 pm | #

    A pesca e a aquicultura fazem parte da economia do Brasil, gerando emprego e renda, especialmente para pessoas que tiveram pouca oportunidade de estudar, e não puderam e ser “consultores” de empresas multinacionais, especializadas em produzir, e vender aberrações genéticas (trasgênicos). Da minha parte acredito que o Ministro Gregolin faz um trabalho sério assessorado pelos meios acadêmicos. Buscando desenvolver uma produção de pescados de forma + racional, onde os lucros sejam para todos, pescadores artesanais,industriais,armadores,maricultores.
    E principalmente oferecendo a população alimentos NATURAIS e saudáveis, a preços mais baixos.
    Antonio Machado - SC

    Responder

  1. Maria da Graça
    29/07/09 | 11:12 am | #

    Ganhei o dia. Aprendi algo novo, além de rir bastante.

    Responder

  1. Wanessa
    06/02/10 | 2:23 pm | #

    Ministério da Pesca e Aquicultura no Brasil, era um sonho e que virou realidade, graças ao esforço de todos os integrantes da cadeia produtiva do pescado e ao Presidente Lula que reconheceu a grande importância de sua implantação. Vocês precisam lêr e estarem atualizados sobre o assunto antes de criticarem sobre a atuação do MPA no Brasil. Alí, existem profissionais capacitados que com a pesca e a aquicultura, que para quem não sabe o que significa, é cultivo de organismos aquáticos em cativeiro, tem contribuido muito para o desenvolvimento do nosso país, gerando renda e lucros. Tem um programa específico somente para a Amazônia, afim de diminuir o desmatamento e contribuir para o crescimento daquela região…Será que isso não é importante???
    Ministério da Pesca e Aquicultura não é para fazer torneios de pesca e nem ensinar a pescar e sim contribuir para o desenvolvimento do nosso país. Procurem se informar antes de criticar qualquer área, seja o que for, ou então passam vergonha por aí. Se não sabem, fiquem calados e vejam acontecer…

    Responder

  1. Claudio D'Amato
    31/05/10 | 11:50 am | #

    Serve para abrir mais vagas para concursos públicos. AS provas são dia 12(nível superior) e dia 13(nível médio).
    Vocês estão estudando?

    Responder

  1. paulinha
    14/09/10 | 1:38 am | #

    tenho um trabalho para apresentar e não sei quase nada afinal o que é aquicultura quero pesquisar sobre o ministerio da agricultura e pesca espero que me ajudem estou desesperada bjosssss ? aguardo respostas de todos desde já agradeço

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo