16.09

2008
3:49 am

Depois dessa, eu não acredito mais em nada

Postado em Ciência, Crônicas, Há mais entre o céu...

A vida é cheia de pegadinhas.

Considere a seguinte situação, hipotética: num belo dia desses aí, um grupo desocupado de cientistas do Reino Unido descobre que fumar cigarros, na realidade, aumenta sua capacidade pulmonar.

Isso. Ao contrário do que foi pregado durante todos esses anos, cigarro não faz mal coisa nenhuma. Era tudo, sei lá, um grande lobby da indústria automobilística para camuflar o verdadeiro causador de todos esses cânceres no pulmão e problemas respiratórios: o Monóxido de Carbono emitido pelos carros.

Seria um choque, não? Tudo aquilo que você acreditou por toda sua vida iria por água abaixo em apenas alguns minutos. No início, seria difícil de acreditar. Depois, quando outros experimentos comprovassem a tese, você se resignaria e tentaria adaptar sua vida a esse novo paradigma, tão diferente do anterior. Mas a sensação de que você tinha sido enganado por toda a vida e tinha caído num conto do vigário jamais desaparecerá.

Foi assim mesmo que eu me senti quando li essa notícia aqui: Estudo indica que as listras horizontais são as que emagrecem.

Durante todo esse tempo, eu fui obrigada a me confrontar com dicas de estilistas que, seguras do que diziam, apregoavam a necessidade de não, sob hipótese alguma, NÃO USAR ROUPAS COM LISTRAS HORIZONTAIS (se você quiser parecer mais magro).

Para ser sincera, eu sempre tentava olhar para a questão de fora. Quando via alguém de listras hosrizontais tentava enxergá-la mais gorda e não conseguia. A certa altura, me dei conta que isso era bobeira e que eu devia acreditar, afinal, era unanimidade entre os profissionais da área e tanta gente não podia estar enganada.

Falou-se nisso por tanto tempo que virou verdade absoluta. Ainda bem que sempre existem cientistas desocupados preocupados em derrubar ou comprovar paradigmas.

Outra notícia do mesmo gênero: Pesquisa diz que adoçante pode engordar mais que açúcar.

Carolina Ferraz e Zé Wilker mentiram para gente todos esses anos.

Você passa sua vida tentando convencer a si mesma e aos outros que o gosto é bem parecido. Que adoçante não é amargo e deixa o seu adorável suco de abacaxi com gosto de novalgina no final. ‘Não’, você diz. ‘Depois de um tempo você se acostuma’. E aí, de repente, alguém resolve pesquisar a coisa direito e descobre que anos de ingestão voluntária de algo com gosto de novalgina foram em vão.

A moral da história é a seguinte: não importa por quanto tempo te digam algo, não acredite nisso. Nós, humanos, não sabemos de nada. Nada, nada.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , ,

12 comentários (Comente! Trackback)

  1. Savoy
    16/09/08 | 12:43 pm | #

    haha, muito foda.
    eu tive esse choque com deus, alguns anos atrás. desde então, não acredito em mais nada que nós, seres humanos, dizemos.
    funciona pra mim.

    Responder

  1. Dedé
    16/09/08 | 1:50 pm | #

    Parei de fumar, uso adoçante e abomino listras horizontais! Cruzes! O que falta mais descobrir? Mantenha seus leitores informados, hein! Isso sim é prestação de serviço.

    Responder

  1. rafa
    16/09/08 | 6:28 pm | #

    “nós humanos não sabemos nada, nada”

    bom Ana, fale por você. Se quiser te dou uma aula sobre “o incrível, e inusitado, mundo das filas” (regras básicas, excessões, ontuações, prós, contras, adaptações, internet, enfim, INCRÍVEL mesmo).

    beijos
    Rafa

    Responder

  1. Angelo Dias
    17/09/08 | 1:23 am | #

    :O! FALA QUE É MENTIRA!
    Rá! Então o José Wilker não usa adoçante! Ele usa o que? Aids?

    Responder

  1. Lannes
    17/09/08 | 2:31 pm | #

    Eu sempre usei listras horizontais. Elas disfarçam os muffins.

    Responder

  1. Wallace Souza
    18/09/08 | 1:44 am | #

    Nada me choca tanto desde que eu descobri que a Vovó Mafalda era homem…
    rsrs

    Responder

  1. Haroldo Baleixe
    18/09/08 | 2:08 am | #

    Essa pesquisa inglesa é retardada: todos que trabalham com artes plásticas, gráficas, design, arquitetura, moda (séria) entre outras expressões, sabem disso há muito.
    A postagem “Emagreça comendo listras” do blog HB haroldobaleixe.blogspot.com (26 de maio de 2008) malha a indumentária do Fausão (e o próprio, claro!). É possível que a pesquisa tenha sido feita somente para confirmar a teoria (bastante testada na prática) e acabar com a pose dos estilistas de meia tigela.
    O livro Bauhaus: Novarquitetura do Walter Gropius trata do assunto, e, para bom entendedor, meia palavra bastaria: o “efeito radiação” explica muito, inclusive o porque das pessoas louras serem mais observadas que as morenas. É simples: a radiação da luz na “moldura” loura torna as feições imperceptíveis ou confusas; já a “moldura” escura realça essas mesmas feições, primordialmente se a tez for clara (branca). Para que as listra tenham o efeito desejado, há que se configurar suas dimensões e proporções, senão nada ocorrerá no campo da ilusão ótica. É bom observar que as listras claras das blusas de boa grife são menores que as escuras, anulando um efeito radiação indesejável e tornando a vestimenta neutra.
    O efeito radiação é o mesmo utilizado para destacar um prédio durante a noite: ilumina-se demasiadamente sua fachada para que haja um contraste entre ela e o céu escuro; desse modo o prédio fica enorme e todos o acham distinto.
    Instintivamente sabemos que as estrelas não são buracos no céu, são formas brilhantes. O escuro é sinônimo de profundidade, de ausência de luminosidade.
    Um preto (tubinho) básico não combinaria muito bem em uma mulher muito branca com pernas naturalmente grossas. Essas pernas monstrificariam-se pela luz. Imagine-se o desastre em braços gordinhos nórdicos em um pretinho básico de alcinhas.
    HB.

    Responder

  1. Haroldo Baleixe
    18/09/08 | 2:14 am | #

    Em vez de Fausão, leia-se Faustão: o grotesco do domingão que abusa das listras verticais para ficar mais desforme do que naturalmente o é!
    É ele o maior exemplo da desinformação popular difundida pelos curiosos da moda.
    HB.

    Responder

  1. Haroldo Baleixe
    18/09/08 | 3:57 am | #

    Perdão! Outra errata: usei o termo radiação em vez de irradiação. Desculpem também os erros de digitação que assassinam a concordância verbonominal.
    HB.

    Responder

  1. Omar Arriga
    18/09/08 | 5:19 pm | #

    Quer dizer que essa história de listras horizontais “emagrecerem” as pessoas é algo antigo, em?
    Sacanagem porque eu sempre gostei de listras horizontais e jamais me senti gordo ao me olhar no espelho. Os outros que me diziam que era perigoso, que engordava.
    Listras verticais sempre me pareceram bregas, talvez porque sempre me pareceram eliminar as curvas das mulheres.
    Concordo sobre o Faustão: ele é um debilóide de carteirinha; tem dinheiro e se veste muito mal. Vamos dar umas blusas listradas de horizontal pra ele ficar menos esquisito!

    Responder

  1. Ana Freitas
    19/09/08 | 2:22 am | #

    @Dedé - Opa, jornalismo e prestação de serviço à comunidade é sempre no Olhômetro.

    @Savoy
    - Vc não acredita em mais nada? Qual o sentido de ler o blog então? hahahahahhaah

    @rafa - Rafa, não entendi. Explica aí o incrível mundo das filas!

    @Lannes - Tenho medo da resposta, mas que cazzo são muffins?

    @Wallace Souza - O QUÊ????????

    @Haroldo Baleixe - Não esquenta que erro de digitação é comum. E eu vi teu post de muito tempo atrás. Curioso que esse negócio fosse tão difundido se era tão óbvio. Olhando as imagens no teu blog fica ainda mais claro!

    @Omar Arriga - Eu tbm sempre gostei de usar e não me sentia mais gorda. As listras verticais sim, além de ridículas, pareciam me esticar. E eu não estava errada…

    Responder

  1. Daphne
    14/12/09 | 12:03 am | #


    Eu só tomo coisas com adoçante há 3 anos. Porque gosto.
    É sério, eu gosto mesmo. Mas agora…
    Bem, com relação às listras… eu sei lá, pra mim tanto faz se emagrece ou se engorda, se a pessoa quer parecer mais magra que vá lá e faça uma dieta, e a mesma coisa pra quem quer parecer mais gordo (sinceramente, quem é que quer uma coisa dessas?)

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo