16.09
2008
3:49 am
Depois dessa, eu não acredito mais em nada
Postado em Ciência, Crônicas, Há mais entre o céu...A vida é cheia de pegadinhas.
Considere a seguinte situação, hipotética: num belo dia desses aí, um grupo desocupado de cientistas do Reino Unido descobre que fumar cigarros, na realidade, aumenta sua capacidade pulmonar.
Isso. Ao contrário do que foi pregado durante todos esses anos, cigarro não faz mal coisa nenhuma. Era tudo, sei lá, um grande lobby da indústria automobilística para camuflar o verdadeiro causador de todos esses cânceres no pulmão e problemas respiratórios: o Monóxido de Carbono emitido pelos carros.
Seria um choque, não? Tudo aquilo que você acreditou por toda sua vida iria por água abaixo em apenas alguns minutos. No início, seria difícil de acreditar. Depois, quando outros experimentos comprovassem a tese, você se resignaria e tentaria adaptar sua vida a esse novo paradigma, tão diferente do anterior. Mas a sensação de que você tinha sido enganado por toda a vida e tinha caído num conto do vigário jamais desaparecerá.
Foi assim mesmo que eu me senti quando li essa notícia aqui: Estudo indica que as listras horizontais são as que emagrecem.
Durante todo esse tempo, eu fui obrigada a me confrontar com dicas de estilistas que, seguras do que diziam, apregoavam a necessidade de não, sob hipótese alguma, NÃO USAR ROUPAS COM LISTRAS HORIZONTAIS (se você quiser parecer mais magro).
Para ser sincera, eu sempre tentava olhar para a questão de fora. Quando via alguém de listras hosrizontais tentava enxergá-la mais gorda e não conseguia. A certa altura, me dei conta que isso era bobeira e que eu devia acreditar, afinal, era unanimidade entre os profissionais da área e tanta gente não podia estar enganada.
Falou-se nisso por tanto tempo que virou verdade absoluta. Ainda bem que sempre existem cientistas desocupados preocupados em derrubar ou comprovar paradigmas.
Outra notícia do mesmo gênero: Pesquisa diz que adoçante pode engordar mais que açúcar.
Carolina Ferraz e Zé Wilker mentiram para gente todos esses anos.
Você passa sua vida tentando convencer a si mesma e aos outros que o gosto é bem parecido. Que adoçante não é amargo e deixa o seu adorável suco de abacaxi com gosto de novalgina no final. ‘Não’, você diz. ‘Depois de um tempo você se acostuma’. E aí, de repente, alguém resolve pesquisar a coisa direito e descobre que anos de ingestão voluntária de algo com gosto de novalgina foram em vão.
A moral da história é a seguinte: não importa por quanto tempo te digam algo, não acredite nisso. Nós, humanos, não sabemos de nada. Nada, nada.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: adoçante engorda, Ciência, descobertas, listras horizontais emagrecem, paradigmas