30.10
2008
2:55 am
Há vida inteligente no Zorra Total?
Postado em Brasil, Celebridades, Crônicas, Entretenimento, TVO Zorra Total, famigerado programa de não-humor que passa aos sábados na Rede Globo, tem dois problemas principais.
Um: é muito ruim. Nada ali se salva.
Pra ficar mais engraçado, só com a Irislene mesmo
Dois: o programa traz consigo uma carga depressiva forte. Assistir Zorra Total tem toda uma simbologia, afinal, se é sábado à noite e você não tem absolutamente nada melhor para fazer, definitivamente há algo errado. E isso também contribui para a des-graça da coisa toda.
Hoje vamos falar só do primeiro problema. Existem três tipos de atores no programa:
- Um deles é o ator-geladeira, gente contratada da emissora que, sem espaço em outras atrações, acaba jogada no Zorra Total e se vê obrigada a fazer não-humor.
- O outro tipo é a atriz-gostosa, modelos que fazem papel delas mesmas - muito burras - e se encaixam em quase todas as esquetes estúpidas do programa. Algumas são figurantes, outras fizeram escolinha de atores da Globo e depois do teste do sofá de passarem num teste rigoroso acabaram conseguindo uma vaguinha lá.
- O terceiro tipo é o ator-humorista, mesmo. O cara que sempre fez humor, nessa ou em outras emissoras/meios, e acabou caindo no Zorra por uma infelicidade do destino.
O que pode surpreender os incautos é que nessa terceira categoria há muito gente talentosa. O Zorra Total é um programa tão ruim que estraga até quadros consagrados de atores excelentes.
‘Mas se um ator é excelente, porquê ele vai para o Zorra Total?’
Boa parte da nova safra do humor brasileiro vem dos palcos, do stand-up comedy, e o Zorra percebeu isso. Certamente fez propostas irresistíveis para atores do teatro, que diante da visibilidade e da grana oferecida pela TV, não tiveram como recusar a proposta.
Claro que nem tudo são flores. Você vai ficar famoso e conhecido, mas vai ter que adaptar o quadro ao gado telespectador. O negócio é ver se o humorista está disposto a exibir algo tão ruim - não só no Zorra, mas em todos os outros lugares na TV em que humoristas precisam ‘conter’ seu potencial para adaptar o texto ao horário ou ao telespectador estúpido.
E mesmo que o quadro seja bom, não há bom quadro que se sustente toda semana com a mesma piada, com todo mundo sabendo como vai terminar. Não há saída - ir para o Zorra te tornará um cara com fama de sem graça.
Mas tem gente boa lá, sim.
A humorista Samanta Schmutz faz aquele chatíssimo quadro do ‘Juninho Péim’ ou algo assim no Zorra Total, mas é bem engraçada em seus outros personagens - assistam até o final para uma imitação precisa da Maria Rita:
O Marcelo Mansfield tem anos de carreira consolidada no teatro e adaptou o engraçadíssimo Seu Merda para um tal de Seu Banana, que ficou bem inferior… o original, contudo, é demais:
Não precisa nem falar dos Melhores do Mundo, que de Joseph Climber passou para - puta merda - Jajá e Juju.
Tem outro cara que não faz Zorra Total (e nem deve ser por falta de convite), mas cujos trabalhos tradicionais em novelas não nos permitiram perceber o quão genial ele é: Marcelo Médici.
O Zorra Total e outras novelas com núcleos supostamente bem-humorados podem ser vitrine para caras bons, sim. O problema é detectar isso no meio de tanta gente sem-graça e de quadros idem.
Alguém tem conhecimento de mais algum talento ofuscado por um formato ruim na TV?
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: marcelo mansfield, marcleo médici, monty phyton, Monty Python, samanta schmutz, Stand-Up, stand-up comedy, zorra total
Ana Freitas Reply:
October 30th, 2008 at 4:58 pm
Boa! Fabio Porchat tem um personagem bem fraco no Zorra, cuja esquete equivalente nos palcos é bem boa. O Fernando Caruso tem uns textos de stand-up muuuito bons… e fez Zorra Total tbm, né?
Responder