30.10

2008
2:55 am

Há vida inteligente no Zorra Total?

Postado em Brasil, Celebridades, Crônicas, Entretenimento, TV

O Zorra Total, famigerado programa de não-humor que passa aos sábados na Rede Globo, tem dois problemas principais.

Um: é muito ruim. Nada ali se salva.

Pra ficar mais engraçado, só com a Irislene mesmo

Dois: o programa traz consigo uma carga depressiva forte. Assistir Zorra Total tem toda uma simbologia, afinal, se é sábado à noite e você não tem absolutamente nada melhor para fazer, definitivamente há algo errado. E isso também contribui para a des-graça da coisa toda.

Hoje vamos falar só do primeiro problema. Existem três tipos de atores no programa:

- Um deles é o ator-geladeira, gente contratada da emissora que, sem espaço em outras atrações, acaba jogada no Zorra Total e se vê obrigada a fazer não-humor.

- O outro tipo é a atriz-gostosa, modelos que fazem papel delas mesmas - muito burras - e se encaixam em quase todas as esquetes estúpidas do programa. Algumas são figurantes, outras fizeram escolinha de atores da Globo e depois do teste do sofá de passarem num teste rigoroso acabaram conseguindo uma vaguinha lá.

- O terceiro tipo é o ator-humorista, mesmo. O cara que sempre fez humor, nessa ou em outras emissoras/meios, e acabou caindo no Zorra por uma infelicidade do destino.

O que pode surpreender os incautos é que nessa terceira categoria há muito gente talentosa. O Zorra Total é um programa tão ruim que estraga até quadros consagrados de atores excelentes.

‘Mas se um ator é excelente, porquê ele vai para o Zorra Total?’

Boa parte da nova safra do humor brasileiro vem dos palcos, do stand-up comedy, e o Zorra percebeu isso. Certamente fez propostas irresistíveis para atores do teatro, que diante da visibilidade e da grana oferecida pela TV, não tiveram como recusar a proposta.

Claro que nem tudo são flores. Você vai ficar famoso e conhecido, mas vai ter que adaptar o quadro ao gado telespectador. O negócio é ver se o humorista está disposto a exibir algo tão ruim - não só no Zorra, mas em todos os outros lugares na TV em que humoristas precisam ‘conter’ seu potencial para adaptar o texto ao horário ou ao telespectador estúpido.

E mesmo que o quadro seja bom, não há bom quadro que se sustente toda semana com a mesma piada, com todo mundo sabendo como vai terminar. Não há saída - ir para o Zorra te tornará um cara com fama de sem graça.

Mas tem gente boa lá, sim.

A humorista Samanta Schmutz faz aquele chatíssimo quadro do ‘Juninho Péim’ ou algo assim no Zorra Total, mas é bem engraçada em seus outros personagens - assistam até o final para uma imitação precisa da Maria Rita:

O Marcelo Mansfield tem anos de carreira consolidada no teatro e adaptou o engraçadíssimo Seu Merda para um tal de Seu Banana, que ficou bem inferior… o original, contudo, é demais:

Não precisa nem falar dos Melhores do Mundo, que de Joseph Climber passou para - puta merda - Jajá e Juju.

Tem outro cara que não faz Zorra Total (e nem deve ser por falta de convite), mas cujos trabalhos tradicionais em novelas não nos permitiram perceber o quão genial ele é: Marcelo Médici.

O Zorra Total e outras novelas com núcleos supostamente bem-humorados podem ser vitrine para caras bons, sim. O problema é detectar isso no meio de tanta gente sem-graça e de quadros idem.

Alguém tem conhecimento de mais algum talento ofuscado por um formato ruim na TV?

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , ,

16 comentários (Comente! Trackback)

  1. Rubens
    30/10/08 | 10:24 am | #

    “se é sábado à noite e você não tem absolutamente nada melhor para fazer, definitivamente há algo errado.”

    Essa frase disse tudo.

    Responder

  1. Daniel Becher
    30/10/08 | 10:57 am | #

    Mas tu sabes que eu estava ontem pensando nisso?

    Tava dando uma olhada no YouTube, em uns vídeos do André Damasceno, aquele cara que fez o Magro do Bonfa na Escolinha do Professor Raimundo… Ele simplesmente é uma humorista de mão cheia! Ele não faz só as mesmas piadas de sempre, mas brinca com a política de forma inteligente, com piadas daquelas que precisa explicar o final pros mais incautos.

    E agora ele tá fazendo o Lula lá no Zorra. Provavelmente pela grana, pra servir de cartão de visitas e coisa e tal.

    O Zorra Total, pra adaptar o programa ao cérebro do brasileiro comum, acaba tornando tantos e tantos humoristas talentosos em belos paspalhos.

    O próprio Mansfield, tá ficando manjado pra caramba lá dentro (se é que ainda está, faz tempo que não vejo). E o cara da Cia da Comédia, fazendo o Jajá, então? Aquele cara é engraçado por natureza e TODAS as semanas fazia a mesma palhaçada.

    Eu até sei que nós brasileiros temos memória curta, mas não que durasse apenas uma semana, o suficiente pra esquecer a piada do sábado passado.

    Responder

  1. Thiago Apenas
    30/10/08 | 11:20 am | #

    sábado + noite + zorra total = vida social extremamente comprometida.

    Responder

  1. Fellipe
    30/10/08 | 2:44 pm | #

    Também não entendo como a globo consegue estragar tantos talentos!
    Pra mim isso não é culpa do brasileiro e sim da propria emissora que prefere optar pelo caminho mais facil! Tanto é verdade que os normais, que tinham um humor melhor trabalhado foi um dos maiores sucessos da TV e do cinema brasileiro.

    Responder

  1. R_the_alien
    30/10/08 | 3:09 pm | #

    Realmente, acho que o ponto certo é a parte em que você citou a repetição das piadas.
    Por mais que o quadro seja bom, todo sábado é a mesma coisa, muda a cor do cenário, muda até personagens (estão convidando personagens de outros quadros agora, tipo participação especial), mas o final é sempre o mesmo.
    O tal do juninho que a Samanta Schmutz faz é bom, mas depois da segunda vez cansa e é normal, afinal ninguém vai ao teatro 50 vezes nas mesma peça né.
    Acho que humor na tv tem que ser mais para o lado da sitcom e quadros de humor deveriam ficar mais em teatro, ou fazendo participações em outros programas.

    Responder

  1. Quase-Físico
    30/10/08 | 3:41 pm | #

    UHuhauha é o fim da picada “ter” que assistir Zorra Total!!
    Já aconteceu aqui da net não estar funcionando e eu ser “obrigado” a isso! Porém.. descobri uma coisa MUITO MAIS ENGRAÇADA para se fazer nesses momentos de desespero:

    Pegue um copo com água e coloque dentro do microondas e ligue…

    Pronto!!! Olhar o copo rodando é astronomicamente mais divertido que Zorra Total!

    PS: Eu gosto de ficar sabado de noite em casa! HUuhauhauha… =P

    Responder

  1. natalia tinoco
    30/10/08 | 4:56 pm | #

    sim, vc esqueceu dos magníficos FABIO PORCHAT e FERNANDO CARUSO!!!!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Boa! Fabio Porchat tem um personagem bem fraco no Zorra, cuja esquete equivalente nos palcos é bem boa. O Fernando Caruso tem uns textos de stand-up muuuito bons… e fez Zorra Total tbm, né?

    Responder

  1. T. Vanderbilt
    30/10/08 | 6:22 pm | #

    Ia falar do Fernando Caruso!! O cara é muito foda msm!!!! O primeiro vídeo de Stand up Comedy que assisti foi o dele.

    Responder

  1. Haroldo
    30/10/08 | 9:55 pm | #

    Eu concordo plenamente com td q vc disse, mas vc esqueceu de citar Fabiana Karla que, na minha humilde opnião, é uma das melhores do programa, morro de rir.Ela deveria ter um programa só dela.

    Responder

  1. Andre Gomes
    01/11/08 | 4:35 pm | #

    Oi Ana! Há algumas semanas leio seus artigos, e parabenizo pelos excelentes argumentos. Precisamos de futuros jornalistas assim, com perseverança e sem medo de opinar. Adorei essa matéria. Gostaria de saber o que vc acha do outro programa “Toma Lá da Cá”, salvando o fato do diretor e ator Miguel Falabela escrever o texto (ele é muito bom) existe uma coisa “meio forçada” toda semana. Não sei dizer se a emissora faz de propósito ou se já tá ficando saturado. Gostaria muito de ouvir sua opinião a respeito, por aqui ou se quiser criar um artigo a parte, nós leitores/fãs agradecemos. Continue assim, me amarro na sua postura de opinião.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    André, quem sabe um dia eu falo sobre o tal Toma Lá Dá Cá, porque acho que não assisti o programa o suficiente ainda pra ter certeza.
    Mas pelo que vi (poucas cenas, por pouco tempo) achei uma versão piorada de Sai de Baixo. Texto forçado, sem graça, exatamente como umas peças de comédia que eu me recuso a apreciar. Não sei porque, mas esse humor ‘bonachão’ não me atrai de jeito nenhum.

    Responder

  1. Ana Freitas
    15/02/09 | 2:06 pm | #

    @becher, eu refleti sobre isso no blog uma vez http://tinyurl.com/bw2af6

  1. Christian Gump
    15/02/09 | 5:30 pm | #

    Quando Zorra estreou, achei que não duraria um ano. E está aí até hoje. Então o pior não é o programa em si. É saber que tem muita gente que assiste e até gosta!

    Sempre tem dia em que eu sou surpreendido com duas pessoas conversando às gargalhadas sobre algum quadro da Zorra Total. Já nem fico mais chocado.

    Responder

  1. douglas
    20/06/10 | 1:46 am | #

    pow outro cara que é um ótimo humorista é o Diogo Portugal
    mas o quadro que ele fazia no zorra total era uma bosta ( Elvislei)
    alias todos os quadros do zorra total sao uma bosta

    Responder

  1. LILIKa
    23/08/10 | 12:24 am | #

    PUTA QUE PARIU ESSE DIRETOR DE MERDA DA ZORRA TOTAL…O PROGRAMA é PESSIMO,COMO ELES CONSEGUEM SER TAO REPETITIVOS E RUINS

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo