Barack Hussein Obama, o presidente eleito dos EUA
Eu tinha um post engatilhado para hoje. Mas diante das circunstâncias, vou mudar o que estava pré-programado.
Estamos presenciando um momento histórico. E não sabemos a que ponto isso pode mudar nossas vidas - e agora não falo mais como brasileira, mas como cidadã do mundo, que é como eu me sinto de verdade.
Engraçado pensar que a repercussão daquele post do Obama fez com que todo mundo pensasse que eu sou pró-McCain, o que seria virtualmente impossível considerando tudo em que acredito e sempre acreditei. Os EUA elegeram um presidente negro, liberal, que apóia a escolha pelo aborto, a pesquisa com células tronco, restrições a possibilidade de portar armas, é contra guerra. O que mais você pode esperar de um presidente da maior economia do mundo?
Como naturalmente alguns perceberam, o post do Obama foi só um questionamento. Daqueles para mexer com as convicções das pessoas e com a minha. Funcionou.
Aqui do meu lado, eu torço para que ele seja capaz de resistir a todas as investidas dos conservadores, dos fanáticos e de sei lá mais o quê. Lembre-se que todos os grandes liberais da histórias dos EUA foram assassinados. E Obama é um fenômeno. Guarda-costas da Casa Branca, uni-vos!
Enfim, senhores. Vivemos um momento histórico.
(Roubei o mosaico da arte do estadão.com. Foi mal, gente, mas tava lindão, não resisti)
Posts relacionados
- Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui
- Receba as atualizações por e-mail
- Entre na comunidade do Olhômetro no orkut
November 5th, 2008 at 2:08 pm
Ah mew, nao me irrita….funcionou mesmo aquele post…fiquei pensando e jah nao era mais tao Obama qto antes. Alias, nao sou.
Meu menino ficou assistindo o end das eleicoes atehh tarde da noite, e aqui em casa ta todo mundo triste pq o obama venceu - exceto eu, que nao tenho opiniao formada-.
Mas whatever, tenho de concordar que eh historico. Torcer pra nao morrer logo logo logo…
Responder
November 5th, 2008 at 2:19 pm
Detalhe: soh vi a reportagem do youtube depois… E sim, o desafio do cara agora eh unir todo mundo… os proprios americanos dizem isso.
Responder
November 5th, 2008 at 4:36 pm
Pois é, que post polêmico aquele hein!! Mas gerou um bom debate.
Agora poderemos avaliar os limites da obamania e do primeiro negro na White House.E torcer pelo fim da brutalidade do Iraque-Afeganistão, pesquisas com célula tronco( eu defendo), direito ao aborto, meio ambiente, diálogo com Cuba e Venezuela… Ufa, será demais ? !!
Beijão Ana Vedder!
Responder
November 5th, 2008 at 4:44 pm
Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra. Vou arriscar e engrossar a fileira dos milhões de cidadãos do mundo que acordaram hoje com uma pontinha de esperança renovada. Para descomplicar, fico só com dois dados: Obama é jovem e negro. Para americano fazer fila para votar e romper paradigma dessa forma, algo no mundo esta mudando. Espero, sinceramente, que para melhor. Quem viver verá!!
Responder
November 5th, 2008 at 6:44 pm
Um Hussein governando os EUA.
Quem diria.
Responder
November 5th, 2008 at 10:41 pm
Eu torci pelo Obama por dois motivos: ele não é republicano, e tem uma política ambiental no mínimo decente, o que me interessa muito.
Mas sei que ele não é Deus e está suscetível a cometer erros, mesmo enquanto tenta corrigir o “dos outros”. Acontece que a calma, destreza e inteligência com a qual ele expressava os seus sonhos e projetos cativou a todo o mundo, que já não agüenta mais um presidente com sobrenome de arbusto.
Se fosse dos EUA, também votaria nele, e fiquei feliz e aliviada com o resultado. Agora é esperar pra ver se ele cumpre tudo o que prometeu.
Responder
November 6th, 2008 at 1:04 am
Obama conseguiu unir a todos num propósito de mudança, sem que fizesse parte das considerações de seu povo o sujo preconceito que assolou o país durante tantos anos.
Ele conseguiu sair de um simples mandato de Senador, aliás o primeiro mandato de sua história política, para se tornar candidato a Presidência da República da maior potência mundial.
Também ousou ao recusar verbas públicas de financiamento em sua campanha, conclamando a opinião pública a ajudá-lo financeira e ideologicamente.
Ele se mostrou transparente, humano, sensível, extremamente preocupado com as causas dos mais pobres e acima de tudo, ele foi muiiiiiiito bem assessorado.
Sua campanha, sem dúvida, foi a melhor campanha política de todos os tempos e um grande exemplo disso foi a postura tomada por ele, de não se deixar levar pela tentação de se fazer de “coitadinho negro injutiçado” e usar o tão simples, mas tão significativo slogan: “YES, WE CAN !”
Com relação ao seu outro post sobre o assunto posso dizer que, além de ter sido extremamente bem sucedido e esclarecedor em seu propósito de nos fazer pensar, foi oportuno diante da euforia mundial pela eleição de Obama, sem que refletíssemos e ponderássemos sobre as consequências para o nosso país.
Como sempre, brilhante Ana!
Bjs
Suzana
Responder