01.12

2008
2:33 am

O tiro que saiu pela culatra

Postado em Crônicas, jornalismo

Aquelas armas misteriosas escondidas no celular, na caneta ou no grampo de cabelo de James Bond não são tão fantasia assim, meus amigos. A diferenças é que eles estão nas mãos dos bandidos. E que, bem… os filmes tornam a coisa um pouco mais sofisticada.

Por enquanto, parece empolgante. Vanguardista. Afinal, sabemos que os celulares já fazem de tudo - caso você não seja entusiasta de tecnologia, saiba que no Japão, além das funções às quais já estamos acostumados, celular serve também como cartão de débito e bilhete de metrô -, e só faltava um que atirasse mesmo. Justo.

Mas daí vem a imagem da coisa.

É um brinquedo inútil, porque ninguém pode possivelmente confundir isso com um celular de verdade. Se alguém tira do bolso um aparelho moderno, desses com que a gente tá acostumado, daí sim é um disfarce perfeito. Passa batido.

Um negócio desse chamaria atenção demais, exatamente o contrário do esperado, provavelmente - ninguém enfia uma arma dentro de um suposto celular se não quer ser discreto. E a real é que esse trambolho talvez até seja mais vistoso que uma arma.

A figura imponente e sofisticada de um mafioso destoa completamente de um um celular de RS$1,99 escrito NOKITEL. NOKITEL nem quer dizer nada, pelo amor de deus. Um italiano vestido de terno Armani de risca de giz JAMAIS tiraria algo assim do bolso. Os dois símbolos combinados provocariam imediatamente uma confusão mental no observador atento.

Ou seja: elemento surpresa FAIL, porque assim que o cara sacasse essa parada qualquer um notaria que existe algo errado. Se você fosse um pouco mais esperto, seria o tempo suficiente para reagir. No fim, tendo a pensar que um mafioso com uma arma é um conjunto bem mais discreto do que um mafioso com um celular de brinquedo parcamente parecido com modelos dos anos 90.

O negócio seria um iPhone com pente para oito balas. Ai sim…

Para finalizar, gostaria de pedir atenção para o fantástico trocadilho alcançado por mim no título do texto. Veja bem, faço um paralelo entre a tentativa vã dessa coisa de se parecer com um celular de verdade e o fato de ser uma arma, por isso o termo ‘tiro’. Formidável, não?

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , ,

45 comentários (Comente! Trackback)

  1. Carlos Marin
    01/12/08 | 9:03 am | #

    Eu já tinha visto e pensei a mesma coisa. Parece até os modelos iniciais da Nokia (exceto pelo teclado que é bem tosco), vendidos pela até então operadora de “Banda B”: a BCP. Nossa, faz praticamente meia-vida minha…

    Também lembrei dos celulares-bomba da Motorola, que explodiam no bolso das pessoas.

    Faz tempo que não comentava aqui…

    Responder

    Clayton Reply:

    O Senhor Jesus te ama, Ele é a única salvação para o mundo. O aceite como Senhor e Salvador da sua vida e da sua alma. “De que valerá ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma”

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    Sou discípulo do Inri Cristo…

    Responder

    Padre Quevedo Reply:

    Inri Cristo non ecziste!

    Responder

    adelço xavier de farias filho Reply:

    ” credo em cruz,eles inventam de tudo1outro dia pf prendeu uma senhora de 90 anos que passava no posto da alfandega cinco vezes pordia ;semple com uma bagagem inusitada,trazendo um frango assado.más a policia ficou cismada!resoulveu averigua.todo o frango assado que ela trazia vinha com uma arma dentro,foi quando a policia á intercedeu,e quando á “velhinha”se assustou,o frango assdo caiu no chão,e a arma disparou.

    Responder

  1. Sérgio Schettino
    01/12/08 | 12:10 pm | #

    Eu recebi um e-mail há mais de 6 anos com essa mesma foto e, há coisa de um ano recebi um link para um vídeo onde mostra a “eficácia” da coisa. Não se trata de nenhuma novidade, mas como ainda continuo recebendo e-mails me alertando sobre os malfadados “sapinho budweiser”, não levo muito a sério coisas assim.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Sérgio, o que é um ‘sapinho budweiser’?

    Responder

    Sérgio Schettino Reply:

    rsrsrs… dizia-se que era uma animação de sapinhos da cerveja budweiser e que se fosse clicado o link, instalaria um virus que apagaria todo o hd em menos de duas horas. Coisa básica…rsrsr

    Responder

    Ale Reply:

    impossivel vc ter recebido um e mail a mais de 6 anos com essa mesma foto, pois moro na italia e essa noticias passou nos jornais daqui semana passada. Acho que vc se confundiu heimmm.4+9

    Responder

    Sérgio Schettino Reply:

    se vc quiser posso te caçar no meu outlook e te enviar a cópia do e-mail… essa coisa é velha, muito velha mesmo… acredito que no youtube tenha o link para o vídeo… vou pesquisar e posto aqui depois

    Responder

  1. Rubens
    01/12/08 | 1:15 pm | #

    O perigo é o cara colocar o telefone no ouvido e querer ligar pra alguém.
    Seria uma linha direta com o capeta.

    Responder

  1. Walter
    01/12/08 | 1:21 pm | #

    Beira o ABSURDO o texto escrito por esse DEMENTE sobre um assunto, no mínimo, muito sério para ser levado em tom de piada.

    Será que ninguém percebe que um CELULAR REVÓLVER, seja ele parecido com um Motorola de 1990 ou com um I-qualquercoisa, tem a mesma finalidade? MATAR!!!

    O retardado que escreve a matéria deveria usar o espaço dado pelo Yahoo! não para comentar a aparência do aparelho, mas sim a absurda transformação de um comunicador em arma letal.

    Realmente estou decepcionado com esse Blog por dar voz a uma opinião tão fútil, infantil e absurda sobre esse tema.

    Ridículo.

    Responder

    leandro Reply:

    Só não concordo com o “demente e “retardadado” citados pelo Walter, mas concordo sobre assunto tão sério levado em tom de brincadeira.
    Estejamos atentos, pois quando uma imagem dessas nos chega, com certeza já existem outras muito mais sofisticadas em uso por aí. É obvio que a tecnologia empregada na construção de tal artefato está ultrapassada, e justamente porisso foi exposta. Atenção, atenção, mentes malignas estão por ai…

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    Sabe, assim como um gadget qualquer pode ser transformado em uma arma e ferir pessoas, palavras também podem ser usadas para o mesmo fim.

    É explícito que este blog não trata com a devida seriedade todo assunto e por que deveria se já tem quem o faz? O espaço foi dado a ela: ela faz o que bem entender com ele. Tem gente que se identifica com a maneira dela de pensar e gosta do seu jeito descontraído de passar informação. Eu, por exemplo, acho um lixo certos sites que falam sobre o cotidiano dos famosos com manchetes do tipo “Juliana Paes corre no calçadão” ou revistas como a “sinônimo de rostos”. Mas se existem é porque outrem gosta. Acho que só de ler o título alguém perceberia ou o assunto ou o grau de seriedade o qual este será tratado, ou será que alguém esperava a notícia de um bandido que foi dar um tiro e este realmente saiu pela culatra?

    Acredito que mais do que a autora, estes comentários também chegam a ofender seus leitores.

    Responder

    Renato M Reply:

    O Yahoo! sempre linka blogs com textos medíocres… mas é isso é blog, não é jornalismo profissional. Isso a gente encontra em outros lugares (embora cada vez mais difícil de se achar)

    Responder

  1. Tiago
    01/12/08 | 1:29 pm | #

    No meu antigo celular, que era um LG 300 daria pra fazer um revolver .45 e passar batido…aquela porra era enorme :P

    Responder

    Clayton Reply:

    O Senhor Jesus Te Ama Ele é a única salvação da humanidade.

    Responder

    Sérgio Schettino Reply:

    e o que dizer dos Motorolas C “alguma coisa”? eu tenho um guardado como lembrança até hoje… ele já é uma arma pelo tamanho e o peso… basta jogar na cabeça de um que com certeza é caminho prá UTI

    Responder

  1. Birne
    01/12/08 | 2:03 pm | #

    Bem mais tosco que a o celular-arma é o comentário do “especialista em armas” ou celulares.
    1º O celular-arma, pela imagem, não é tão grande quanto quis dizer o blogueiro. É só ver a sua proporção em relação à mão do policial(?). Pode passar despercebido. Mesmo porque, foi aprendido num “bunker” e não na mão de algum ‘papa-porcaria’ numa “MacDonalds” da vida.
    2º Quem o usa ou o usará não vai anunciar: “Antes que eu lhe atire verifique se isso é mesmo um celular”.
    3º Enfim o fino-observador-escrivinhador, deveria visitar um museu policial de armas estranhas e aí, veria que a avaliação estético-filosófica sobre armas deve mudar.

    Responder

  1. Gringo
    01/12/08 | 2:05 pm | #

    Cara, se eu já soubesse que o sujeito era mafioso, eu desconfiaria até do chaveiro dele!

    Tudo bem que eles poderiam ter caprichado no exterior da arma, ter feito com menos cara de brinquedo, mas isso aí ainda conseguiria enganar muita gente.

    Afinal, se você vê alguém carregando um tijolo desses por aí você daria tanta atenção quanto se fosse um IPhone? Invisibilidade em um mundo de ostentação é ser humilde…

    PS: seu trocadilho é bom, mas “telefone ocupado” é melhor…

    Responder

  1. Fã nº 1
    01/12/08 | 2:22 pm | #

    Eu ri muito….Notável…meu pai tem um que dá para esconder uma bazuca dentro…

    Responder

  1. Henrique
    01/12/08 | 2:24 pm | #

    Concordo com as pessoas acima que acharam este artigo um lixo, tanto sobre o ponto de vista do autor quanto ao uso imbecil deste espaço do yahoo. Este deve ser o décimo artigo inútil (inútil pelo modo como o autor aborda um assunto) que leio aqui no yahoo. Será que a única condição para o yahoo contratar pessoas é saber escrever, sem precisar saber o que e como escrever? Redações de alunos de uma quarta-série são mais desenvoltas que isto. De qualquer modo, como gastei meu tempo com esta porcaria, devo dizer que o autor tem um mérito sim: parabéns pela sua capacidade de ser um tranqueira e arrumar um emprego, sem competência de possuí-lo! Nesta terra, ainda são os malandros que se dão bem!

    Responder

  1. TOTAL ALIEN
    01/12/08 | 2:37 pm | #

    Esse celular revolver sacado rapidamente faz um estrago !!!

    Responder

  1. Pinguim
    01/12/08 | 3:28 pm | #

    eu ainda prefiro o guarda-chuva metralhadora do Pinguim ( inimigo do batman)
    hahaha

    Responder

  1. glecko
    01/12/08 | 3:44 pm | #

    O “melhor” do texto ridículo foi o parágrafo final onde o autor chama a atenção para o “trocadilho” fraquinho e besta do título. Tão fraquinho que ficou preocupado de que ninguém notasse.
    Faltou mesmo foi TIROCÍNIO!!!
    hehehe

    Responder

  1. Alexandre
    01/12/08 | 3:59 pm | #

    Tudo bem que este “Revólver-celular” seja tosco, já que esta foto tem mais de 6 anos, mas mais tosco é chamar carregador de PENTE e munição de BALA…

    Responder

  1. André
    01/12/08 | 5:02 pm | #

    Texto tosco demais da conta. E esse celular passaria despercebido fácil, fácil. Na seguinte frase, “Se você fosse um pouco mais esperto, seria o tempo suficiente para reagir”, o autor diz q reagiria. Reagiria a q, se vc não saberia q se trata de uma arma, pensando apenas q é um celular exótico???? Ou vai dizer q vc tbm pensaria q é uma arma??? Blz então, champs, conte-me mais.

    Responder

  1. tobias
    01/12/08 | 5:04 pm | #

    “fantástico trocadilho”, eu não achei nada de fantástico o teu trocadilho…

    achei o texto muito leigo, e concordo com o Walter, FUTIL e INFANTIL…

    enfim, podes melhorar…

    Responder

  1. Vander R. X.
    01/12/08 | 5:24 pm | #

    Não da para saber por acaso.
    Bem provavel alguem dedurou.
    porque são feita bem miniziosamente,ainda eu acredito,que tem muito mais do que esta ideia…

    Responder

  1. deaba
    01/12/08 | 5:30 pm | #

    Definitivamente, brasileiro não tem humor negro. Ana, escreva em inglês e post em um blog britânico. =]

    De qualquer forma, por falar em arma disfarçada, conheço alguém que tem uma que é um chaveiro. Pequena, parece aquelas de camelô que são apontadores de lápis, sabe? Mas é de verdade e faz um belo estrago, principalmente se o atirador tiver uma boa mira e souber os pontos mais delicados do corpo (como uma veia principal, por exemplo).

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    Nem humor negro, nem educação.

    Responder

    deaba Reply:

    Dentre muitas outras coisas que fazem muita falta…

    Responder

  1. Ney
    01/12/08 | 5:39 pm | #

    O que mais chama a atenção é esse texto aí. Coisa de amador. Cara, o Yahoo não devia se permitir divulgar um texto cretino assim.
    É ruim para o internauta. E péssimo para o site.

    Dessa forma vcs cedem mais espaços para os Globos.com da vida.

    Acorda Yahoooooo!!

    Responder

    Rubens Reply:

    Troll, existem outros blogs pela net.
    Não perca seu tempo lendo esse.

    Responder

  1. Loco
    01/12/08 | 5:45 pm | #

    Que cara convenciom fantástico título, bá!
    A verdade meu amigo é que este briquedinho tem poder mortal, e em uma abordagem policial não seria perceptível como uma arma. Trata-se de disfarce para ataque, em geral na traição. De mais a mais essa arma seria utilizada na hora do ataque e tão somente. Imbecilidade é achar que algu´´em de terno fino sairia expondo tal objeto mortal. É isso meu inisperto escritor.

    Responder

  1. Thiago
    01/12/08 | 6:00 pm | #

    Sou perito criminal e já tinha visto imagens desse celular-revólver em um congresso há 2 anos atrás. Já ouvi falar do mesmo até antes, há uns 5 ou 6 anos, mas é a primeira notícia que eu tenho da apreensão de um.

    Responder

  1. Benyas
    01/12/08 | 6:33 pm | #

    A aparente debilidade mental de quem comenta se saber sobre o que está comentando, se traduz em não saber que não se saca um telefone celular de um coldre ou da cintura escondido debaixo da camisa na hora de atirar ou ameaçar.

    Este gadget se torna muito perigoso à medida em que no cotidiano, as pessoas se aproximam de outra falando em mil diferentes modelos de telefone celular, sem que ninguém queira saber o quanto custou o modelito ou se manda recadinhos com a voz de Brad Pitt; de pertinho bem pertinho como se passa ao lado de outras pessoas, é possível se aproximar e efetuar disparos e não prometer que se duvidar o telefone atira mesmo!!!!
    Diachos de baba colorida e farofa dourada deste blog

    Ben Yagal Allon

    Responder

  1. Leandro Felipe
    01/12/08 | 6:34 pm | #

    kkkkkkkkkkk… Achando que era uma abordagem séria perdi tempo lendo. Cuidado blogueiro, você pode ser vítima de um desses sem nem perceber! E como pode saber a quanto tempo foi construído esse “brinquedo”? Quem garante que ele não foi construído no início dos anos 90?! Ele foi apreendido agora, mas igual a esse já vi outros! Inclusive vi um celular, replica do nokia 2100 que na verdade era uma máquina de choque… Fico de cara como tem gente pra achar que tudo é uma piada. Ahhhh, por sinal, seu trocadilho é uma bosta…

    Responder

  1. Vixi
    01/12/08 | 6:52 pm | #

    Belo tracadilho?

    O texto demonstra apenas a incapacidade da maioria dos jornalistas modernos para a escrita de um bom texto…

    Outra pergunta: pelo que percebo, felizmente, não ensinam mais na faculdade de jornalismo que o repórter deve ser ‘neutro’, ou ensinam? Ainda bem, pois neutralidade não existe, fato que fica claro neste texto. (ponto positivo, apesar do lugar comum)

    O diabo é quem salva e não jesus… Quem manda aqui afinal?

    Falows,

    Responder

  1. william
    01/12/08 | 8:52 pm | #

    mano eu nem vo fala nada por que
    se eu abrir minha boca você não
    vai gosta! mais como eu não guento fica calado
    eu vou fala,

    O SEU TRACADILHO É UMA BOSTA
    QUE NEM VOCÊ SÓ TAH PRA SUJA.

    ae vê se toma juizo nessa sua cara
    e eim vez de ficar postando essas merdas que além de inúteis fica
    dando dicas para piorar e não melhorar posta coisas que traga o bem doidão não o mal

    vou ficando por aki
    e isso tudo é o que eu acho.

    Responder

  1. Andrade
    09/12/08 | 6:08 pm | #

    Em relação ao “trocadilho”, não vejo porque achar fantástico ou formidável usar a “expressão popular”:

    “O tiro que saiu pela culatra”

    Primeiro que não precisa de explicação e depois não se pode dar margem a ser entendida como criação do autor do texto, o que por acaso é sugerido ao final do texto.

    Obs.: Já não é o primeiro texto de pouca qualidade que vejo por aqui.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    ‘Por aqui’?
    Ué, quando eu leio um texto num blog e não gosto não volto a ler aquele blog.
    Você gosta de se punir, Andrade?

    Responder

    Andrade Reply:

    Ana,

    Vou melhorar o que disse:
    Troque:
    “Já não é o primeiro texto de pouca qualidade que vejo por aqui.”
    Por:
    “Já não é o primeiro texto de pouca qualidade ao que chego pelos links do yahoo.”

    Não tenho como saber do restante do conteúdo deste blog pois não acessei outras matérias do mesmo.

    Espero que minha indicação na primeira resposta sirva de conselho para a melhora.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    É que tinha sido uma piada, Andrade… o texto todo é uma piada.
    Mas sim, servirá para a melhora.
    Muito obrigada =)

    Responder

  1. Daphne
    13/12/09 | 7:15 pm | #

    Oi, sarcasmo detected. O povo não sabe diferenciar e ainda fica dando uma de espertão, é fodz

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo