08.12

2008
3:56 am

10 coisas que eu odeio sobre futebol (e uma que eu adoro)

Postado em Brasil, Crônicas, Pop

São Paulo é hexacampeão.

E eu não tô nem aí.

Nem se o Palmeiras, que aliás, é meu time, tivesse sido campeão, eu não ia estar nem aí. Porque não entendo uma série de coisas sobre futebol - e não tô falando de regras, porque sei identificar impedimento - e uma delas inclui tentar se matar por um time, ou sair xingando os torcedores das outras camisas quando meu próprio times é campeão.

Além dessas, tem mais uma centena de coisas que eu odeio sobre futebol. Pra não ficar cansativo, só escolhi 10:

10) Torcidas de futebol estão associadas com escolas de samba

E no fim vira tudo samba, suor, cerveja, mulatas, carnaval, alegria, Brasil. Argh, visão do inferno.

[/rabugenta]

9) Futebol é grana

Hoje em dia, a coisa é feita de patrocinadores, contratos publicitários, imagem e trambiques dos quais a gente não faz idéia. Muita da devoção ao esporte acaba ficando sem sentido no panorama atual.

8 ) Homem que é homem precisa saber conversar de futebol

Observo alguns dos homens com quem convivo que não gostam de futebol e todos, sem exceção, relataram manter algum conhecimento base para poderem, ao menos, discutir com os amigos quando o assunto vem na roda. Aparentemente, existe uma pressão no meio masculino para que os caras gostem de futebol.

7) Discutir futebol nunca leva a nada

E eu sei porque já fui, hum, torcedora fanática. Nessa época, inclusive, foi a fase boa do Palmeiras, com Luxemburgo e aquele time maravilhoso (cuja escalação eu esqueci, mas sei que era animal). E eu até tentava a discussão com meus 30 amigos corinthianos, mas como mulher, eu sempre joguei limpa e racionalmente. Logo, sempre perdia os embates intelectuais futebolísticos. Não adianta: as pessoas sempre vão divergir quando torcem para times diferentes.

6) Frentistas de posto eliminam a necessidade de saber os nomes das pessoas por causa do futebol

Ninguém tem nome pra esses caras. Todo mundo se converte em rostos genéricos dotados de um grande brasão. Daí vira ‘ô corinthiano’, ‘ô palmeirense’, ‘ô são paulino!’, e todo mundo perde sua identidade. Frentistas descaracterizam as pessoas por causa do futebol. Assustador.

5) Futebol é o monoassunto preferido em alguns círculos

Na faculdade de jornalismo, todos os homens estão lá para fazer jornalismo esportivo - quer dizer, jornalismo futebolístico. Lá na sala, e depois, na redação, eles só falam disso. As piadas são todas acerca do jogo de domingo. Todas as referências, gritos, tudo é relacionado ao fucking futebol. Nem ligo, até acho legal. Mas não dá pra variar?

4) Para as massas, futebol é ópio

Pão e circo, né? É preciso dar diversão ao povo. Tem jeito melhor de deixar as pessoas felizes e satisfeitas?

3) Fogos de artifício e idiotas buzinando na rua nos dias de decisão

Poxa, que coisa babaca. Legal, vamos expressar nossa alegria, mas por que com rojões que despertam a atenção, inclusive, de todas as pessoas que não tão nem aí para a taça? Por que vamos sair por aí, dirigindo como malucos, com as bandeiras dos times estendidas no vidro de trás, pra fora do vidro? Por quê, meu deus?

2) As pessoas brigam, matam e morrem pelo futebol (ah, elas também rezam)

Não dá pra entender, possivelmente, como um ser humano consegue considerar o outro ser humano inimigo porque ele é entusiasta de um outro grupo de seres humanos que veste uma cor de camiseta diferente da cor que veste o grupo de humanos do qual o outro é entusiasta. (?)

Mas isso é algo primata, não é? Outro fulano quis se jogar da arquibancada ontem, no jogo do Vasco, quando o rebaixamento virou realidade. Como assim?

Outra coisa babaca é rezar pra futebol. Acho que é óbvio que provavelmente existe alguém do outro time rezando pela vitória. Como deus escolhe quem vai ganhar?

Aliás, pra que time deus torce?

1) Eu nunca vou entender

Todos os motivos aqui em cima escancaram a minha incompreensão diante de uma paixão humana que já mereceu estudos antropológicos. É racionalmente incompreensível o amor que as pessoas depositam num grupo de onze pessoas chutando uma bola, muitas vezes por obrigação. São negócios, afinal.

O problema é que nunca vou entender gente brigando, se matando, comprando briga, chorando e ficando feliz por causa de algo que, pra mim, é puro entretenimento pras massas.

Nunca vou entender (nem vocês) coisas como isso aqui:

E agora falo da minha falta de sensibilidade para entender algo assim, porque posso ver que as pessoas realmente se importam. Isso é a vida de algumas delas. Certo ou errado, eu deveria, no mínimo, ter conhecimento e sensibilidade humana suficiente para entender essa paixão inexplicável. E eu não tenho. E a gente não gosta do que não entende, né?

-1) Bônus: adoro os cantos das torcidas!

A bateria e as vozes, combinadas, formam um conjunto difícil de desprezar. Um dos meus preferidos, daqueles que arrepia, é o do grego Panathinaikos:

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , , , , ,

28 comentários (Comente! Trackback)

  1. Vinícius
    08/12/08 | 10:21 am | #

    Tem gente se matando, comprando briga, chorando, sofrendo, sorrindo, etc, etc e etc por um monte mais de coisas que para outros não passam de bobagem. Futebol é só mais uma delas.

    Responder

  1. Fã nº 1
    08/12/08 | 11:37 am | #

    Eu não gosto de futebol, não falo de futebol, não paro para ver futebol ,não deixo de fazer nada para ver um time (nem mesmo o meu) jogando. Por isso, estou entre os homens que você conhece que não se sentem obrigados a falar de futebol quando se forma aquela rodinha na festa de criança para falar de futebol. Aliás, quando começam a falar de futebol, prefiro ir ouvir as mulheres reclamarem umas para as outras que não aguentam mais os homens só falando de futebol.

    Responder

  1. Carlos Marin
    08/12/08 | 11:49 am | #

    Lembrei de uma coisa engraçada sobre futebol: no gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, na parte em que se fala sobre o direito da liberdade de escolha de uma religião, o Cascão fala que é corinthiano…

    http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/07.htm

    Responder

  1. Ivan
    08/12/08 | 12:45 pm | #

    To olhando o site do clone do C. Ronaldo que você linkou aí.

    O muleque é doente e precisa de fortes tratamentos a base de eletrochoque!

    Responder

  1. Mathias
    08/12/08 | 2:14 pm | #

    Fantástico o Blog… engraçado d+. Parabens Ana

    Responder

  1. Lannes
    08/12/08 | 4:46 pm | #

    Olha, se eu estivesse no Brasil, eu concordaria com mais da metade do que você escreveu.
    Mas eu não tô.
    Logo, preciso, primeiramente, esclarecer que ontem eu estava almoçando feijoada num restaurante brasileiro e assistindo a “final” com São Paulo jogando[que nem é meu time], mas eu estava.
    E só pelo gostinho de poder ver futebol a tarde [não no final da tarde do domingo, mas ainda assim domingo a tarde] já deu pra matar um pouco a saudade do Brasil.
    Segundo, aqui eles gritam, e morrem, e matam, e rezam, por jogadores de tamanho 4×4 que se batem, ou no campo [Futebol americano], ou na quadra [Hockey, violentissimo por sinal]…
    Está em todo lugar. Não tem jeito.
    Hoje eu chamo isso de cultura.

    Responder

  1. Luciano
    08/12/08 | 10:03 pm | #

    Sem essa né.

    Sem papinho de: VOSES SAO MUINTO INJENUOS VOSES TA AI CHORANDO E OS JOGADOR TAO LA GANHAMDO MILHOES.

    Futebol é paixão, futebol é vida. Quem discorda, que procure outra coisa pra preencher seus vazios. Mas FUTIBOL O OPIO DO POVAUM não cola mais, papinho pseudo-intelectual.

    RESPEITEM O FUTEBOL.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Ih, Ter… achei que vc fosse o cara do humor ilimitado, a piada sempre acima de tudo… peguei no ponto fraco? =D

    Responder

    Luciano Reply:

    Normal, vc é menina e tal, entendo o humor e entendo a passividade em relação ao futebol. Agora homem que vier com esse papo é LAMENTAL…haehaehaehae

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    é, poucos não gostam… o que comentou aqui é meu pai. hahahahah. mas ele gosta de jogar. é mó goleirão.

    Responder

  1. Saloma
    08/12/08 | 11:21 pm | #

    Acompanho e gosto do seu blog, mais achei esse post infeliz, porque além de ser uma mania nacional, também e o esporte nacional. E claro que você como palmeirense não está nem ai… hehehe
    SAUDAÇÕES do HEXA!!!!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    É só brincadeira… não precisa se ofender. =)
    E te garanto que, palmeirense ou não, não estaria nem aí… como disse no post, tem muitas coisas sobre futebol que me enchem o saco. Não curto e não me importo.

    Responder

  1. Marcela
    08/12/08 | 11:31 pm | #

    eu adoro homens que não gostam de futebol nem carro, mas é dificil achar. Geralmente quem não gosta dessa dupla, costuma fechar a trinca com a palavra mulher, mas enfim, quando eu acho um que fique só nos dois primeiros, eu me apaixono.

    (interessante o anti-spam daqui. Espero que na próxima não caia logarítimos)

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    hahahaha
    configurei pra ficar só na soma simples.
    se cair logaritmo, me avisa… porque dai eu nao conseguiria comentar. =)

    Responder

  1. Saloma
    08/12/08 | 11:40 pm | #

    não se importa e perde o precioso tempo da sua vida escrevendo sobre… ?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Sim… na vida, a gente ‘perde tempo’ falando de um monte de coisas de que não gosta.
    Vc tá tentando me convencer que eu gosto de futebol? hahahaha
    Não to entendendo… não gosto e pronto, simples assim, vc gosta, podemos ser amigos e ok. Isso não é pecado, não gostar de futebol, achar chato…

    Responder

  1. Saloma
    08/12/08 | 11:45 pm | #

    não e pecado, mais voce se contradiz automaticamente sozinha.!
    (gostei desse termo).

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Se você acha… =)

    Responder

  1. Saloma
    08/12/08 | 11:59 pm | #

    e o mesmo que não gostar de alface e comer alface…
    mais ok! gosto do seu blog, so ficaria muito melhor sem os “ap”
    boa noite. ate o proximo post!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    obrigada! =)
    mas o que são os ‘ap’, num entendi!
    explica??
    beijo!

    Responder

  1. Christian Gump
    09/12/08 | 11:09 am | #

    Muito bom o texto. Adoro futebol, mas acho absurdo que esse seja o único assunto sempre, e nunca entendi por que tem gente que considera o torcedor adversário como inimigo.

    Uma vez eu li um texto, também de uma mulher, falando que tinha entendido o porquê de homens gostarem tanto de futebol. Queria muito encontrar, combinaria perfeitamente com o seu!

    Parabéns pelo texto.

    Responder

  1. cesar pierre
    09/12/08 | 3:07 pm | #

    eu só não gosto dos itens 9 e 2 dinheiro e violência são idiotas, de resto futebol é magnifico… tirando os torcedores são paulinos que são uma moda só, que nem sabem cantar o hino

    olha a tradução desse canto do pana, que tem versão em português do fluminense e atléitco-pr

    É uma erva mágica, me dê um pouco para provar, a sonhar com o meu PAO e gritar até Deus: Meu Panatha, eu te amo, como heroína, como uma droga pesada, como haxixe, lsd, para ti (ou: contigo), PAO, o mundo inteiro está drogado, o mundo inteiro. Meu Panatha, meu Panatha, eu te amo, eu te amo, onde quer que podes jogar eu sempre te seguirei, eu te sigo, PAO aqui, PAO aqui, PAO lá, PAO lá, onde quer que podes jogar nós estaremos sempre juntos, sempre juntos.

    Responder

  1. fã nº 2
    10/12/08 | 12:51 am | #

    Odeio futebol sim! Não é culpa dele. É pelo fanatismo das pessoas (assim como nas religiões). Mas, só se torna fanático quem tem a mente estreita.
    A propósito…adorei o post.

    Responder

  1. Walter
    01/04/09 | 3:46 am | #

    Não dou a mínima prá fuebol, mas acho que tem muito muita gente que joga futebol com arte. Se tem arte tentão merece atenção. Quanto a a futebol ser coisa de homem macho, não vem não. Tá cheio de jogador por aí que não confirma essa tese, e até tira fotos em revistas gays. Outra coisa, violência em campo de futebol só pode ser coisa de bicha reprimida - com todo respeito às bichas assumidas.

    Responder

  1. junnio
    09/02/10 | 3:37 pm | #

    Eu odeio futbol, mas meu pai já é fanatico e nesta quarta 10/02/10 tem jogo do cruzeiro e a final da FAZENDA 2 que tanto gosto pelo jeito vou ter que ver na casa da minha tia.

    Responder

  1. Iago
    12/02/10 | 4:25 pm | #

    tb não gosto, odeio qualquer tipo de fanatismo.

    Responder

  1. Denisson
    27/05/10 | 9:54 pm | #

    To nem ai se eles ganharem eu n vou ganhar nada n vou ganhar dinheiro em quanto eles ganham milhões e comem as rapariga eu n ganho merda nenhuma então vão se ferra

    Responder

  1. rin-tin-tin e bla bla bla
    28/06/10 | 10:24 pm | #

    odeioooo futeeboool!olha só dexa eu fla 1 negocio eu tenho 9 anos e no sei se ese é o local certo p/ fla se gosta ou n. e cm eu n axei o q eu queria to fla aki

    eu n aguento + rojam corneta e vuvuzela na minha orelha pela mor de deus tem um vizinho meu que solta o rojam toda hr q o bra. faiz gol(olha q o imbecil ainda torce p/ argentina q sabe ele q se f~#*& quem sera q foi o filha d’p#&*~ q envento a copa, futebol ok + copa isso sim é o ó do borogodó!!!!!!@#$$%%$%&(*/*

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo