Não gosto de meta-falar aqui, é muito chato falar de blog em blog. Pra ler sobre blog em blog, leio blogs sobre blogs, e não blogs sobre qualquer outra coisa, mas esse assunto tá dando muito pano pra manga e eu preciso, muito, falar o que eu acho.
Primeiro, assiste a matéria aí:
É a Globo mostrando que não entende cazzo nenhum de web. Essa matéria é tão equivocada que poderia ter sido feita em 2005. Notaram como ela mostra os bloggers como ETs, e os blogs como se fosse uma coisa muito vanguardista, distante?
Do ponto de vista informativo, a matéria também é um lixo. Falou, falou e não explicou como é que os blogueiros, afinal, ganham dinheiro, e essa, pelo que eu percebo, é a maior dúvida das pessoas quando elas ficam sabendo que eu ganho dinheiro com o blog.
Pra quem ainda não tinha percebido - é, eu ganho. Varia, tem mês que não dá nada, tem mês que eu consigo pagar a pizza pros amigos (e eles vão cobrar, porque isso foi uma metáfora e eu nunca paguei pizza pra eles de verdade). Não é o suficiente pra que eu considere viver só disso, e sinceramente, nunca acho que será, já que não acredito que o que eu faço aqui possa vir a se tornar popular. De qualquer forma, é dinheiro bem vindo, que complementa o - e na maioria das vezes, tapa os buracos do - dinheiro que ganho como estagiária.
A consciência sobre ganhar dinheiro com isso aqui na maioria das vezes se mantém limpa. Quando pensei em criar esse blog, lá atrás, não sabia da possibilidade de ganhar grana e os principais objetivos eram escrever sobre o que eu quisesse como quisesse e também abrir portas profissionais. Não posso reclamar se a coisa que eu mais gosto de fazer se apresenta como um meio de ganhar um pouco de dinheiro.
Acho que o texto mais lúcido que li sobre essa história toda foi o do Kid, do HBDia, um blog que eu coloco no topo do ‘o que eu gostaria que o Olhômetro se tornasse um dia’. O texto, ‘profissão blogueiro‘, coloca alguns pingos nos ‘i’s. Mas é ai que eu quero propôr a discussão.
O Kid critica os blogueiros por venderem sua opinião. Mas até que ponto isso é reprovável? Você pode culpar alguém por querer ganhar dinheiro de alguma outra forma, que não seja o tradicional 8h às 6h corporativo, trabalhando de casa?
A arrogância blogueirística é criticável, e aqui eu concordo 200% com o Kid. Acho que qualquer qualidade acaba ofuscada pela arrogância. E há, na ‘blogosfera’, (odeio essa palavra, mas sou obrigada a usá-la por falta de outra. Mesma coisa com ‘balada’) alguns casos de presunção de importância.
Mas essa prepotência é demonstrada, veja bem, até pelo próprio Kid, que no começo do post fala da mocinha da matéria como alguém que ainda não é ‘importante o suficiente para que ele a conheça’. Não dá pra saber se ele quis dizer simplesmente que não a conhece porque ela não é famosa (o problema é que a menina é, ligeiramente, daquele jeito ‘famoso’ na blogosfera, sabe?), mas do jeito que ele falou soou presunçoso.
Ganhando dinheiro ou não, tendo um bom blog ou não, sendo babaca ou não, a arrogância pode te atingir. Basta que o analytics comece a bater lá em cima e teus leitores comecem a te elogiar. Nunca é tarde demais para lembrar-se que somos todos, famosos o suficiente ou não, apenas blogueiros.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: arrogância, blogblogs, Blogs, Globo, hbdia, kid, ranking, reportagem
Ana Freitas Reply:
December 10th, 2008 at 8:01 pm
É, você sabe bem como é satisfatório perceber que o trabalho que vc começou fazendo por prazer e de graça pode ser remunerado. =)
Responder