07.05

2009
3:39 am

Quem canta, seus males espanta. Ou não

Postado em Ciência, Crônicas, TV, jornalismo

Lavagem das mãos deve durar dois “Parabéns a você”, diz OMS

Dramatic Chipmunk animated gift

Então, funciona assim. A lavagem de mãos IDEAL, pra deixar você completamente longe de todas as pragas malditas que infestam esse mundo sujo, precisa durar de 15-20 segundos.

Basicamente, a notícia é essa. Lave as mãos, cante Parabéns e evite a Gripe Suína.

Só que a OMS quis fazer uma brincadeira. Não saquei qual foi, sério. Deve ter um assessor de imprensa que disse ‘precisamos tornar as coisas divertidas pras crianças. Precisamos traduzir esses 20 segundos numa linguagem que a população saiba entender’.

Na verdade, na faculdade de jornalismo a gente aprende que precisa levar pro leitor a notícia de um jeito que ele entenda. Então, em vez de dizer que ‘X hectares da Mata Atlântica foram desmatados em um ano’, é mais impactante explicar que isso equivale a sei lá quantos campos de futebol. Trazer a notícia pra uma dimensão que o leitor conheça.

Só que eu desconfio que mesmo uma boa parcela dos analfabetos no mundo saiba contar pelo menos até 20. É só um feeling, porque não é exatamente algo muito sofisticado, e essas pessoas precisam aprender a contar de qualquer forma - elas contam filhos, contam telhas da casa, contam dinheiro. Até 10 todo mundo sabe - 20 é dez duas vezes, pronto. Mas ainda assim a OMS resolveu fazer a piadinha.

De acordo com eles, enquanto a gente lava as mãos precisa cantar Parabéns a Você duas vezes. Mas sem a parte do É pique, é pique…. Entendeu? Tipo, só até …muitos anos de vida!, ai começa de novo.

Acessibilidade, essa é a palavra. Porque na mesma matéria uma enfermeira diz que outra solução é ‘pensar no alfabeto’, sem especificar se a gente deve falar todas as letras de A a Z ou sei lá, o que se torna estranho. E um analfabeto pode até pensar no alfabeto, mas não pode recitá-lo, e isso o excluiria automaticamente de lavar as mãos caso a OMS dissesse ‘lavar as mãos deve ter a duração de um alfabeto’. Então tá explicado o negócio do ‘conte até vinte’.

Só tem um problema: quero ver alguém fazer esta merda. Porque me parece a cena mais ridícula pela qual alguém pode passar voluntariamente (excetuando-se eventos de Cosplay). Vai no banheiro do trabalho, finge que não tem ninguém lá se tiver, aperta o botãozinho do sabão, abre a torneira e começa ‘Parabééééns…’. O legal é que quando todo mundo começar a te olhar estranho, você vai RECOMEÇAR, essa é a parte mais interessante. Se der, grava um vídeo, e manda pra OMS, pra eles deixarem de ser otários. Porque vão resolver problema de gripe mas vão acabar criando um monte de gente com distúrbio psíquico. Porque se você canta Parabéns enquanto lava as mãos, e duas vezes, e acha isso OK, tem algo de errado com você.

Mas se tiver mesmo, quero ver você lavar as mãos cantando Parabéns e fazendo cosplay.

E se você assistiu Castelo Rá-Tim-Bum, então sabe que a gente não precisa parecer COMPLETAMENTE LOUCO pra deixar as mãos limpinhas:

A propósito, se quiser usar essa música como marcação em vez do ‘Parabéns’, esfregue as mãos até a parte em que o fabuloso Arnaldo Antunes diz ‘Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira’. Daí dá certinho. Bem mais legal, né?

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , ,

102 comentários (Comente! Trackback)

  1. Bosco
    07/05/09 | 5:13 am | #

    ANA, como sempre: “PARABÉNS!”
    Ainda escrevo assim, um dia…
    Gde abraço.

    Responder

  1. aoeblogs
    07/05/09 | 5:34 am | #

    Se liga: Quem canta, seus males espanta. Ou não http://tinyurl.com/crax2c

  1. Lannes
    07/05/09 | 10:52 am | #

    Aqui a gente canta o ABC em ingles… Sabe?!

    Responder

  1. Rodrigo
    07/05/09 | 11:10 am | #

    Rindo muito, ai… vi o videoclip no banheiro aqui do trampo. Pessoas lavando a mão e cantando parabéns. Ai, mto hilário pensar nas pessoas que trabalham com vc fazendo isso.

    Responder

  1. JotaLucas
    07/05/09 | 1:13 pm | #

    Oi Ana! Parabéns pelo post, rs!
    Queria informar que as pessoas podem optar também pelo “Atirei o pau no gato”, que tem, aproximadamentem, o mesmo tempo de duração do “Parabéns”. Eu testei aqui no trabalho e deu certo. Meus colegas me olharam torto, mas quando fingi espirrar os olhares se dissiparam num segundo. Para maníacos por limpeza, sugiro cantar “Faroeste caboclo”, da Legião Urbana, rs!
    Beijo e até a próxima!

    Responder

    Bela Reply:

    Atirei o pau no gato e politicamente incorreta. O que voce tem contra os felinos?? Canta outra musica.

    Responder

    JotaLucas Reply:

    Nada contra os felinos, rs! Foi a primeira musiquinha fácil que me veio à mente. Pode ser “ciranda cirandinha” também.

    Responder

    Mauro Reply:

    Não tinha medo tal João de Santo Cristo, era o que todos diziam quando ele se perdeu, deixou pra trás todo o marasmo da fazenda só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu. Quando criança só pensava em ser bandido ainda mais quando com um tiro de soldado pai morreu. Era o terror da cercania onde morava e na escola até o professor com ele aprendeu. Ia pra igreja só pra roubar o dinheiro que as velhinhas…
    Ah… Legião Urbana é ótimo! =D
    Mas eu já fico com peso na conciência quando eu faço um banho durar um Faroeste Caboclo, acho que desperdicei muita água, imagina se, com a bexiga furada que eu tenho, eu cantasse essa música sempre que lavo as mãos. Passaria o dia!

    Responder

  1. Luciano
    07/05/09 | 1:24 pm | #

    Embora o começo do texto seja interessante, o final é bem sem noção. Ao invés de ficar metendo o pau na idéia da OMS, que pode até não ser a melhor, que tal lembrar da quantidade de gente no Brasil que não sabe nem o alfabeto e nem contar. Não fique achando que as pessoas sabem contar telhas e filhos e isso resolve o problema. Sem contar que ficar contando duas vezes de um a dez no banheiro não me parece “menos” demente que cantar parabéns a você duas vezes.

    Responder

    lee Reply:

    pq homem nunca sabe ler um texto inteligente e engraçado ao msm tempo???
    ja sei, e pq homem nao sabe fazer duas coisas ao msm tempo…
    an parabens… perfeito teu texto…

    Responder

    Gabi Reply:

    é…
    até porque começar um texto falando sobre a idéia da OMS e terminar falando sobre quantas pessoas no Brasil são analfabetas faz muito sentido mesmo…

    Responder

    Joaquim Basso Reply:

    Não sei qual comentário é pior aqui! Se aquele que criticou o texto, ou o que criticou todos os homens genericamente porque só um deles se manifestou de forma estúpida…

    Eu gostaria que a OMS me informasse quemúsica que eu tenho q cantar no banho, para ficar adequadamente limpo… muito útil!

    Responder

    Mauro Reply:

    Obrigado, JB!

    Responder

  1. Luzia
    07/05/09 | 1:26 pm | #

    Estáá de parabéééns,ecreve de uma forma maravilhosa!Criticas super construtivas! ;)

    Responder

  1. Gonçalo
    07/05/09 | 1:38 pm | #

    Oi Ana,
    Primeira vez que leio algo seu. Sou um sério professor de filosofia de 53 anos, com doutorado, publicações e toda essa coisa que muitos acham importante e eu nem tanto. Queria dizer simplesmente, adorei a forma natural, direta, leve, verdadeira, franca e engraçada de dizer o que diz na matéria. Que bom é ler algo bem redigido, com sinceridade, graça, inteligência, estilo. Simplesmente, adorei!

    Responder

  1. Taís
    07/05/09 | 1:39 pm | #

    Adorei o post…me fez lembrar da infância! Até cantei junto: “Lava uma, lava outra. Lava uma mão…”!
    Gripe Suina?? O que é isso? rs..

    Jota Lucas: gostei do seu teste no trabalho, qdo testar tb vou usar a tática do espirro!

    até +

    Responder

  1. Rena
    07/05/09 | 1:39 pm | #

    Acho que qualquer modo é válido para criarmos bons hábitos,mas infelizmente um péssimo hábito ainda é praticado pela grande maioria;o de lavar as mãos e escovar os dentes com torneira aberta,deviam ensinar isso tbm,afinal de contas,se continuar-mos assim,não vamos ter água nem pra molhar as mãos,quem dirá prá cantar.

    Responder

  1. Jéssica T.
    07/05/09 | 1:40 pm | #

    Olá, colega!
    A historinha parece patética, até imagino que para você como jornalista seja mesmo, coisa digna de piada, mas para nós, biólogos e o pessoal da saúde não.
    A questão é que o sabão não é um potente “matador de germes”, e por isso necessita de um tempo de ação, de alguns segundos ou minutos. Como o pessoal não quer contar os segundos, dá trabalho, cansa, etc., canta-se a musiquinha pra dar o tempo e garantir que a maior parte dos microrganismos tenha sido eliminada. Sorte nossa que alguns virus e bactérias são de fácil eliminação, senão a gente ia cantar “Faroeste Caboclo” ao invés de “Parabéns a você”.
    Tenho que confessar que quando ouvi isso de minha professora, que é virologista, achei bem besta, mas tem sim o seu sentido. A OMS, incrivelmente, não está nos fazendo de retardados, embora a cena seja mesmo bem divertida.

    No mais, o blog é muito bom, prossiga com a idéia!

    Responder

  1. Fernanda
    07/05/09 | 1:41 pm | #

    Com essa dica, a OMS só quer ajudar a população, que tanto reclama de que ninguém faz nada…quando não faz nada, reclamam, quando faz alguma coisinha, reclamam tbm…niguém entende!!
    Não precisamos levar ao pé da letra essa coisa de cantar parabéns, mesmo pq podemos cantá-lo “de cabeça”, e não falando para todo mundo ouvir…
    Na verdade a OMS quer é mesmo conscientizar as pessoas para que lavem as mãos de uma maneira mais higiênica, característica que falta em muita gente!

    Responder

  1. Claudia
    07/05/09 | 1:42 pm | #

    No novo filme do Woody Allen o personagem interpretado por Larry David lava a mão cantando “parabéns para você” duas vezes. Numa entrevista para O Globo o próprio Woody Allen disse que faz isso, só que sem ser em voz alta, justamente por recomendação da OMS. Acho que isso é o melhor exemplo que lavar as mãos cantando [ou pensando] em “parabéns para você” duas vezes não é nada normal!

    Responder

  1. Rubens
    07/05/09 | 1:55 pm | #

    Eu imagino o que esse pessoal tava usando quando pensou em algo assim.
    Realmente, a musiquinha do Castelo Rá Tim Bum é bem melhor. Mas
    É HORA DE COMER MAS ANTES… LAVAR AS MÃOS!
    duh!

    Mas ainda prefiro a musica do ratinho no banho.

    Responder

    Mauro Reply:

    Adeus sujeira, adeus cheirinho de suor! Lava lava lava, uma orelha outra orelha, lavalavalavalava testa bochecha, lava o queixo lava o (?!) lava o pé. MEU PÉ, MEU QUERIDO PÉ QUE ME AGUENTA O DIA INTEIRO, e meu tórax meu (?!) e o meu bumbum, e também meu fazedor de xixi. UÔE! Banho é bom! Banho é bom! Banho é muito bom! você acha que acabou, mas ainda não acabou! Dá uma esfregadinha aqui, uma enxugadinha ali, faz a volta e põe a roupa de enfaixar. TCHÁ! banho é bom, banho é bom! Agora acabou!

    Responder

  1. Júlia
    07/05/09 | 1:57 pm | #

    Achei excelente a idéia da OMS.Percebi a intenção não de deixar a pessoa exposta ao ridículo (até pq a canção pode ser feita mentalmente), mas sim de mostrar a gravidade de um assunto, que pode ser resolvido por medidas simples.
    Achei seu texto fraco!Ao contrário de criticar, poderia apoiar ou então, sugerir algo melhor ou prático pra ajudar a população (analfabetos, não quer dizer: burros)a previnir a gripe suína.
    Lastimável!

    Responder

  1. Andrea
    07/05/09 | 2:01 pm | #

    ? OMS diz que lavagem de mãos deve durar dois “Parabéns a você”. http://bit.ly/vuBI5
    ?

  1. FafaH
    07/05/09 | 2:04 pm | #

    Até porque Parabéns pra Você sem bater palmas é uma infâmia! E num dá pra lavar as mãos batendo palmas! Pésima colocação OMS, podiam ter feito algo mais educativo como o alfabeto mesmo…

    Responder

  1. Alessandra
    07/05/09 | 2:06 pm | #

    Qual o problema das pessoas cantarem silenciosamente, ou seja, “na cabeça” a música até se tornar hábito lavar as mãos durante esse tempo?? É claro que a música é só para termos referência do tempo, mas quem seria tonto a ponto de ficar cantando em alto e bom som isso toda vez que for lavar a mão?? Que falta de interpretação da matéria da OMS…..

    Responder

  1. Helena
    07/05/09 | 2:13 pm | #

    Parabéns, que bom que você escolheu a área jornalística para se expressar (talentos não podem e não devem ser desperdiçados) !!! Você tem talento, menina!!! Vá em frente !!!! Sucesso!!!
    Porém, é fato que o analfabetismo no Brasil e no mundo é grande, infelizmente…..A Música (enquanto arte), está presente em qualquer parte do mundo, por mais longínqua que seja e, com certeza, todos os povos fazem uso dela seja em cerimônias ou diversão….
    Abraços

    Responder

  1. Chico Nóbrega
    07/05/09 | 2:14 pm | #

    O problema é que a autora do texto parece saber exatamente o que as pessoas vão achar, pensar ou fazer em relação a isto. Ora, exclamar “saúde” após o espirro de alguém, se não fosse um costume, poderia se dizer que é, como escreveu a própria, coisa de “otário”. Mas muito do que fazemos no cotidiano, de forma naturalizada, pode ser assim classificado. Acho o texto muito pior do que a idéia de cantar enquanto se lava as mãos. O primeiro é uma tentativa, ainda que alguns não gostem, de combater um problema de saúde pública. O segundo é uma crítica medíocre, uma sátira pouco criativa e até certo ponto agressiva, que o máximo que consegue é provocar segundos de risos, em torno de uma questão séria. Isto sim é coisa de otário…

    Responder

  1. Luiz dos Santos Leal
    07/05/09 | 2:27 pm | #

    Certamente a intenção básica da OMS, é de alerta -para que se lave as mãos corretamente, se a maneira sugerida não agradar; crie a sua!!!

    Responder

  1. Lucas
    07/05/09 | 2:29 pm | #

    E ninguem pensa em economizar agua ne?

    Responder

  1. Jakelang
    07/05/09 | 2:33 pm | #

    Você acha que quem canta junto tem problema psíquico? Então tá foda pra vc!

    Tá patologizando uma prática! Seria problema psíquico, caso isso se tornasse um ritual que gerasse sofrimento. mas cantar ao lavar as mãos!

    Só é problema ao olhar de quem rotula!

    Um abraço!

    Responder

  1. Webber
    07/05/09 | 2:38 pm | #

    Entao, nao precisa parecer louco cantando parabens ou qualquer outra dessas musicas, nem contando numeros, segundos, carneirinhos e o que mais desejar.. eh simples; eh questao de higiene; que eh preciso lavar as maos por um tempinho maior do que a maioria costuma gastar pra essa acao, isso eh verdade. O método que cada um vai usar pra demorar um pouco mais vai da cabeca de cada um; quer cantar? cante.. quer chorar? chore.. quer contar numeros? conte.. nao quer parecer louco? faça isso em pensamento! pronto! será que eh tao dificil pensar?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Rapaiz, parece que é viu.

    Responder

  1. Hugo
    07/05/09 | 2:40 pm | #

    Falou e disse Lucas!
    Tanta gente falando do meio ambiente, em fazer bom uso da água e ainda tem uns “taipa” que tem coragem de abordar essa merda de assunto!

    Responder

  1. N. Almeida
    07/05/09 | 2:45 pm | #

    mundo sujo? Este é o seu mundo. Achei a sua narrativa muito chula e não entendi qual o seu proprósito: incentivar ou não a correta forma de lavar as mãos.
    De qualquer forma minha preocupação maior é com o consumo de água. Não levo tanto tempo assim para lavar as mãos e me sinto muito bem. Bjos.

    Responder

  1. Janice
    07/05/09 | 2:56 pm | #

    ótimooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!

    Agora, vamos ficar todos contentes cantando Parabéns e lavando as mãos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  1. Ysti Coelho
    07/05/09 | 3:25 pm | #

    Lavagem das mãos deve durar dois “Parabéns a você”, diz OMS http://bit.ly/vuBI5

  1. Aline
    07/05/09 | 3:26 pm | #

    Sem noção como as pessoas são ignorantes, alguém le sites como UNESCO, vive com uma pessoa analfabeta ou com uma criança???? Fala sério vc nao precisa cantar em voz alta, mas para uma criança é fundamental construir um cenário diferente, assim como para um analfabeto. Ridicula essa postagem. Ta faltando leitura, conhecimento.
    Para lavar as mãos não é preciso deixar a torneira ligada, ai meu deusssssss.
    To com vc Chico Nóbrega, eitaaaaa

    Responder

  1. Elmer Dias
    07/05/09 | 3:27 pm | #

    OMS diz que uma lavagem de mãos boa equivale a 2 Parabéns Pra Você. http://migre.me/Ydf

  1. Junior
    07/05/09 | 3:28 pm | #

    Muito bom o texto… mas no mundo que vivemos hoje, com várias campanhas para economia de água, vc lavar as mãos cantando 2 músicas é osso hein?!?!

    Responder

  1. Carlos Marin
    07/05/09 | 3:31 pm | #

    Acredito que não seja todo esse tempo com a mão debaixo de água corrente; é mais algo do tipo abre a torneira, molha as mãos, fecha a torneira, ensaboa pelo período o qual você acha suficiente, abre a torneira, enxagua e fecha a torneira. É que nem escovar os dentes ou alguém, por exemplo, o faz com a boca aberta sob fluxo de água? Sim, alguém pode argumentar que existem aquelas torneiras que você aperta e fica correndo água desnecessariamente, mas é só dar uma batidinha de leve que espirra só um pouquinho.

    Além do mais, acho que um segundo de ácido sulfúrico é bem mais eficaz. E ainda tem ação esfoliante.

    Responder

  1. Claudia Gomes
    07/05/09 | 3:42 pm | #

    Muito muito muito hilario. E veridico!

    Responder

    Claudia Gomes Reply:

    Veridico? A verdade não é unica então, digo, polêmico!!

    Responder

  1. Widerlani
    07/05/09 | 4:04 pm | #

    AUSHDIUASHDUAIH
    MTOO BOOMMMM O POST XDDDD

    Responder

  1. Branca Albuquerque
    07/05/09 | 4:06 pm | #

    Lavar as mãos cantando parabéns! http://bit.ly/vuBI5

  1. Sandrinha
    07/05/09 | 4:13 pm | #

    Ainda hj dei aula pra crianças de um bairro carente e percebi que as suas mãos e unhas estavam sujinhas.
    Com essa reportagem fico pensando … Será que terei que parar a minha aula e começar a cantar parabéns com aquelas crianças???? KKKKKKKKKKKKKKKK
    Todos devem ter consciência de sua higiene pessoal, que deve ser ensinada pelos pais.
    A OMS deve cuidar de coisas mais urgentes.

    Responder

    Luiz dos Santos Leal Reply:

    Quais? exemplifique algumas para sabermos se realmente são prioritárias!

    Responder

    Sandrinha Reply:

    A AIDS e a fome na África do Sul, a falta de controle de natalidade aqui no Brasil, onde muitas adolescentes ficam grávidas sem nem saber o q está acontecendo etc….

    Responder

  1. Daniela F de Santana
    07/05/09 | 4:16 pm | #

    http://olhometro.com/2009/05/07/quem-canta-seus-males-espanta-ou-nao/

  1. Elaine
    07/05/09 | 4:18 pm | #

    Entao a natureza se f…. d novo!!!!!!!!!!!
    Vinte segundos com torneira aberta, la se vão litros e litros de agua tratada pelo ralo…….

    Agora, o texto realmente ficou mt bom. Parabéns!!!!

    Responder

    Ale,,, Reply:

    Ainda há a opção do Carlos Marin, que diga-se de passagem, é a melhor opção qdo se fala do consumo de água:

    “…é mais algo do tipo abre a torneira, molha as mãos, fecha a torneira, ensaboa pelo período o qual você acha suficiente, abre a torneira, enxagua e fecha a torneira. É que nem escovar os dentes ou alguém, por exemplo, o faz com a boca aberta sob fluxo de água? ”

    Isso sem falar na questão de saúde mesmo, porque a população, de modo geral, não tem muita noção do que siginifica uma epidemia desse tipo, né??? Então,,, é melhor prevenir,,,,

    Responder

  1. Cristian Mota
    07/05/09 | 4:38 pm | #

    Muito boa reportagem. Atitude!

    Responder

  1. Simone
    07/05/09 | 4:43 pm | #

    olha o desperdicio de água e dinheiro.
    Logo vamos ouvir campanha novamente para economizar água dai vc canta uma música mais curtinha, ok!!!!!

    Responder

  1. Wilson
    07/05/09 | 4:51 pm | #

    Primeiramente boa tarde! Gostaria de dizer que o autor da matéria acima se equivocou em criticar de forma ilícita e com palavras de baixo calão a OMS. Este cidadão que escreveu isso, provavelmente não conhece pessoas realmente simples, pessoas analfabetes que não sabem lidar com dinheiro, não sabem quantos anos tem, não sabem escrever o seu próprio nome, que dirá contar! Já vi pessoas chorando de felicidade porque alguém as ensinou a escrever o próprio nome. Simples para nós não é, que temos carros, computadores, celulares, GPS, cartões de crédito etc. Isto é uma realidade sim, no Brasil e no mundo. Agora, o cidadão que escreveu o texto acima não pode julgar a OMS por facilitar o método usado para a antissepcia das mãos. Nós lavamos as mãos todo o tempo, mas existem pessoas que praticamente só lavam quando tomam banho e se tomam. Então digníssimo autor o que preferes, uma atitude simplicada que para você seria motivo de vergonha ou que o vírus Influenza A H1N1 (gripe suína) chegue até a sua família? Saiba que a gripe espanhola matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, será que se fosse hoje estaríamos vivos? Saiba também que a preocupação da OMS que os fez declarar um alerta de nível 5 é que a “gripe suína” é transmissível do HOMEM para o HOMEM, diferentemente da gripe aviária, que apesar de ser mais severa e ter matado muito mais pessoas, só é transmissível ainda da AVE para o HOMEM. O risco da gripe suína se espalhar pelo mundo é muito grande e sabe o que pode acontecer além do óbvio, o vírus sofrer uma mutação e se tornar ainda mais severo e aí sim o número de mortes aumentar drasticamente. É nossa responsabilidade evitar a pandemia da doença. É coisa muito séria, mas como jornalista meu caro, deveria conher melhor o plúblico ao qual escreve. Se há alguma coisa ridícula nessa estória, é a OMS, um órgão competentíssimo, ter que nos ensinar a lavar as mãos. Se fossemos mais responsáveis e cidadãos no sentido literal, nós mesmos aprenderíamos a forma correta e ensinaríamos as outras pessoas ao invés de nós mesmos. E se fossemos menos egoístas não haveriam pessoas como você ridicularizando algo tão sério para se promover. A OMS não não divulgou um procedimento ridículo, mas sim a imprensa o tornou ridículo.

    Como Biólogo deixo aqui os meus “PARABÉNS A VOCÊ” OMS (Organização Mundial da Saúde) pelas providências tomadas com extrema rapidez, pelos medicamentos enviados a muitos países pobres e a todos os países com focos de disseminação da doença e por zelar por nossas vidas e das pessoas que amamos.

    “Nunca subestime um vírus, esse ser com uma única célular pode te levar a morte”

    Uma boa tarde a todos!

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    Desculpe, mas tanto texto parecendo dar uma de entendido e termina falando que vírus é uma CÉLULA?!

    Responder

    di Reply:

    aff

    Responder

    Wilson Reply:

    primeiro de tudo meu caro não quero mostrar que sou entendido, EU SOU INFORMADO, vc também pode ser é só se assistir aos jornais pela tv e ler notícias na internet.

    Com relação à célula quis facilitar o entendimento que seria uma célula em milhões, mas já que você é entendido do assunto vou te dar uma explicação mais técnica.

    Vírus: é uma partícula basicamente protéica, parasitas intracelulares obrigatórios e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente se refere às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca). Das 1.739.600 espécies de seres vivos existentes, os vírus representam 3.600 espécies.

    Deu pra entender agora?

    se entendeu agora sabe o que é vírus.

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    Eu sei muito bem o que é um vírus. Fiz iniciação científica em um laboratório de terapia gênica e transfecção viral.

    Responder

    wilson Reply:

    Carlos, meus parabéns pelas suas conquistas, também tenho as minhas mas não lhe dizem respeito. Não estou aqui para me gabar de nada, apenas ajudando a informar as pessoas sobre o que está acontecendo. Acho que deveria fazer o mesmo ao invés de ficar criando polêmica com coisas irrelevantes. Em primeiro lugar, não escrevi o texto somente para vc, pois nem o conheço, escrevi para um público em geral desde crianças que como vc sabe ou espero que saiba tem acesso fácil à internet para pesquisa da escola como também para idosos que não tiveram a mesma oportunidade de estudar que nós. Em segundo lugar, se você não tem o que fazer para ficar criticando coisas irrelevantes; vou dizer algo:

    VÁ EXTRAIR AMOSTRAS DE FRUTOS DE Cocos nucífera.

    TRADUZINDO PRA NÓS QUE NÃO SOMOS “PHD” COMO VOCÊ:

    VÁ CATAR COQUINHO!!!!!!

    E tenha uma boa noite!

    Dani Reply:

    Gostei Wilson!
    Até que enfim um recado sensato…
    Concordo plenamente com seus dizeres e assino embraixo…

    Responder

    Mauro Reply:

    A questão é: essa reportagem vai chegar às pessoas mais pobres que nem sabem escrever o próprio nome?

    Responder

    Wilson Reply:

    Certamente vai Mauro e sabe porque? Catadores de papel tem acesso à jornais, barracos de favelas tem até antenas parabólicas, os postos de saúde que geralmente vão pessoas humildes, farão divulgação e o principal e mais antigo meio de comunicação já criado pelo homem “boca a boca”. Se a gripe A, após ter sido descoberta, foi divulgada no mundo em menos de 24 horas certamente essa será, principalmente pelo teor “ilário” como julgam os colegas que postaram seus comentários.

    E o mais importante, se os analfabetos (fora do sentido perjorativo) recebem orientações para votar, receberão instruções de como lavar as mãos, porque é a mesma política, ganho e perda de dinheiro envolvido, para o governo é claro. Pra nós vidas que podem ser poupadas, inclusive a nossa.

    Um abraço!

    Responder

  1. Gislaine
    07/05/09 | 4:54 pm | #

    Muito bom saber que lavar as mãos ajuda, seja com melodia ou não.
    Moro no Pará e tenho muito mais preocupação com o foco de doenças como meningite, chagas, dengue e malária…
    Será que para estes casos lavar as mãos, ajuda?

    Responder

    Wilson Reply:

    oi gislaine no caso da meningite, é uma doença causada por uma bactéria então lavar as mãos é indispensável, também manter a casa arejada, principalmente no inverno, não deixa todas as janelas da casa fechada. Com relação as outras que são transmitidas por picadas de insetos, é bom manter o ambiente próximo a casa sempre limpo, de folhas de árvores acumuladas, água empoçada, resto de alimentos em lixo aberto etc.

    Espero ter ajudado!

    Responder

  1. Maria Luiza
    07/05/09 | 5:27 pm | #

    hahahaa
    muito booom!!
    inteligente e engraçado..

    Responder

  1. giordano delazeri
    07/05/09 | 5:34 pm | #

    omg =o entao vo teq gasta 1 hora por dia lavando a mao - http://u.nu/7bn4

  1. Maria Vito
    07/05/09 | 6:02 pm | #

    KKKK

    Na real, eu nunca gostei dessa primeira parte do “parabéns pra vc”

    Será que indo pra segunda parte tbm dá certO

    É pique, é pique, é pique, é pique, é pique… (Suína, suína, suína)

    KKkKk Eu queria ver issO…

    Responder

    Ale,,, Reply:

    poxa vida,,,,,

    Responder

  1. Fã nº 1
    07/05/09 | 6:31 pm | #

    Eu ri muito….notável….

    Responder

  1. Clayton
    07/05/09 | 6:42 pm | #

    Prezados,

    O crítico contumaz torna-se se ridículo. Acho simplesmente louvável o exemplo usado pela a OMS para tratar um problema, que é reportado desde 1846 pelo médico húngaro Ignaz Semmelweis. Com a simples prática da higienização das mãos, ele conseguiu reduzir o número de mortes maternas por infecção puerperal implantando essa técnica que consome apenas água e sabão. Será que alguém tem noção dos gastos que as infecções hospitalares trazem para o país?. Nos dias de hoje, é inconcebível admitir que as pessoas adoeçam, por não termos como rotina o hábito de lavar as mãos.
    Acho didática a forma proposta pela OMS para propagação e aceitação dessa prática. Implementar “musiquinhas” a esse hábito tão básico, é uma forma de chamar a atenção de todo e qualquer tipo de público. As formas de assimilação de conteúdo entre os seres humanos são diversificadas. Com certeza, existirão aqueles que poderão incluir em sua rotina a prática de higienizar as suas mãos depois de cantar parabéns a você. O simples fato de veicular a notícia chamou a atenção de várias pessoas, que independem de gostar de cantar a música “parabéns a você” a partir dessa leitura vão pensar duas vezes antes de lavar as mãos. Talvez outros profissionais tenha formas mais criativas de chamara a atenção para esse problema.

    Responder

    Dani Reply:

    Pois é Clayton…
    “Talvez outros profissionais tenha formas mais criativas de chamar a atenção para esse problema”, como o autor desta matéria!
    Porque não sugerir formas mais didáticas e criativas para que todo o povo brasileiro inclua em seus hábitos uma boa lavada nas mãos?!?!
    Mas por favor… não vá sugerir que contem os numerais, ou que digam o alfabeto, pois há muitas pessoas carentes por aí, que não conseguem sair do 1,2,3 ou do a,b,c…

    Responder

  1. Aline
    07/05/09 | 6:50 pm | #

    * A OMS deve cuidar de coisas mais urgentes.
    Poutz…mas quanta ignorância hein Sandrinha? Não é preciso saber muito, muito menos ser professor para saber que lavar as mãos é princípio básico para se ter uma boa saúde e no mundo que vivemos, cheio de desigualdades culturais, ela precisa sim orientar para coisas básicas como a higiene das mãos. E quer saber mais? Você deveria sim ter orientado seus alunos a lavarem as mãos, de preferência de alguma forma pedagógica. Apesar de se esperar que isso venha de casa, esse tipo de orientação é também uma obrigação do educador, ainda mais na situação em que vc estava.

    Responder

    Sandrinha Reply:

    vc me chamou de ignorante, porém ignorante é uma pessoa que não tem noção de que lavar as mãos é um ato vital, natural… meu Deus, lavar as mãos a gente aprene quando é criancinha ainda. Agora faça-me o favor né. Quem não sabe fazer isso, então sabe o que de higiene ?

    Responder

    Aline Reply:

    Engraçado né..a gente aprende quando é criança…eu aprendi..vc tbm deve ter aprendido…mas seus alunos pelo jeito não aprenderam….sabe como se chama isso? Realidade. Aqui no Brasil nem todo mundo tem acesso à informação…ignorantes??Sim! Pois ignoram o que há de mais básico. Princípios de higiene…Sabe para que a higiene existe, né?Para proteger a saúde! Sabe o que a OMS tenta, partindo de grandes iniciativas até princípios básicos tão importantes quanto? Proteger a saúde também….Olha só…será coincidência?Tanho certeza que não…

    Responder

  1. Luiz dos Santos Leal
    07/05/09 | 6:51 pm | #

    Pelas barbas do presidente Lula! lavar as mãos é um ato de HIGIENE, é dever de pessoas imbuídas de cidadania - cantando, chorando, sorrindo, pulando, não é relevante; o que a OMS sugeriu: É quanto tempo se deve destinar para a perfeita higienização das mãos; apenas isso!!! devemos pensar, analisar, RACIONALMENTE …..com responsabilidade!!!

    Responder

  1. Eulalia Stucchi
    07/05/09 | 6:55 pm | #

    Quem foi que disse que era um absurdo cantar parabéns sem bater palmas?
    Eu também acho! É uma ótima idéia, gente!
    Acabaríamos com o vírus no sabonete e na porrada
    ahahahahahahahahaha

    Responder

  1. La Russia
    07/05/09 | 7:00 pm | #

    Lave as mãos cantando Parabéns, segundo a OMS, funciona http://bit.ly/vuBI5
    #pelamor!!!

  1. Eulalia Stucchi
    07/05/09 | 7:09 pm | #

    Ana,
    Acho que você escreve bem. Seus textos são muito divertidos.
    Pena que algumas pessoas não os entendam. Você está no caminho certo. Para se escrever bem só exercitando muito e isso você está fazendo. Com certeza saberá escrever textos mais sérios. O humor é uma forma poderosa de disseminar informações, mas também pode surtir efeito contrário e gerar críticas avassaladoras (caso do nosso amigo biólogo lá de cima).

    Agora, falando sério, poderíamos cantar aquela …

    O sapo não lava o pé, não lava porque não quer
    ele mora la na lagoa não lava o pé porque não quer

    Já matava dois coelhos com uma cajadada só, dois não, vários:

    o vírus, aprendiam-se as vogais e treinava-se fonologia

    Responder

  1. Sandra Balbo
    07/05/09 | 7:11 pm | #

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Na boa, tem horas que sinto a população sendo tratada como uma grande platéia num circo “qualquer”.

    Responder

    Fábio Reply:

    Mas é! Vivemos uma grande piada!

    Responder

  1. Naty
    07/05/09 | 7:12 pm | #

    Eu queria saber o email da OMS pra saber se é parabéns com ou sem o “é big, é big….”kkkk ô falta de serviço desse povo…..

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Jurava que era ‘pique’. ‘É big’ é nova pra mim.

    Responder

  1. Artur Sousa
    07/05/09 | 7:23 pm | #

    A tá….engraçado né???

    Quando em um leito do hospital, (ou nos corredores) estiveres….vai querer ter cantado mil vezes “parabéns pra vc”.

    Lógico que digo isso pra quem acha isso ridículo do ridículo. Pra quem acha engraçado e válido essa “linguagem” pelo menos para as crianças relax!

    Responder

  1. Harley
    07/05/09 | 7:23 pm | #

    A pessoa que escreveu este artigo demonstra mesmo ter fluência verbal e/ escrita. Mas foi exagerada na sua crítica e um tanto confusa na sua lógica. Não há problema nenhum em se cantar - em voz alta, cantarolando ou mentalmente - esta canção. Já que parece tão mais fácil (embora eu adore todas as músicas do Castelo Ratimbum) cantar a música sugerida por ela, OK! Tenta! Se não conseguir cantar, não canta o parabéns não. Morre do vírus.

    Responder

  1. Diogo
    07/05/09 | 7:40 pm | #

    “Quando em um leito do hospital, (ou nos corredores) estiveres…”
    “…não canta o parabéns não. Morre do vírus.”

    Ai, socorro! É incrível a capacidade que as pessoas tem pra levar a sério demais um texto que não se propõe a isso… e é incrível a incapacidade de se detectar uma ironia tão óbvia. Mas eles têm razão: o Brasil é cheio de analfabetos (ao menos analfabetos funcionais, a julgar pelo que vi nos comentários…)
    Acho que todos deveríamos parar de lavar as mãos em protesto à falta de compreensão literária!

    Responder

    Dulce Reply:

    hahaha… o melhor comentário!
    Esse povo leva tudo a sério demais… já sai falando um monte de coisa. Gente chata!

    Responder

    Maria Reply:

    concordo plenamente,Diogo!
    para os analfabetos funcionais : entre cantar e pensar,sempre existirá a possibilidade de assoviar.
    Ana ler seu texto é uma delícia!

    Responder

  1. Diogo
    07/05/09 | 7:57 pm | #

    Ah, e o povo tá mesmo morrendo de medo dessa gripe… eu hein? Num mundo com 6 bilhões de pessoas, uma doença que infectou 2000 pessoas (menos de 0,00004% da população mundial), e das quais apenas 2,5% morreram, isso é epidemia? Pra se fazer esse estardalhaço todo?
    Eu diria que a guerra do iraque é bem mais mortífera que a gripe. Ou mesmo a farsa toda do 11/9, matou muito mais gente em um dia só do que essa gripe contaminou durante todo esse tempo.
    Daqui a pouco sintetizam uma vacina, e todo mundo para de falar disso. A AIDS até agora não tem cura e já se fala bem pouco dela. E o estardalhaço que fizeram pelo Ebola, que depois desapareceu e quase ninguém lembra? Sempre vão existir as pequenas epidemias que ajudam a vender jornal.

    Responder

  1. Fã nº 1
    07/05/09 | 8:30 pm | #

    cantem parabéns, mas enquanto isso, fechem a torneira….

    Responder

  1. Dedé
    07/05/09 | 9:34 pm | #

    Pra variar, posso cantar ‘com quem será?’? Acabo de ir ao banheiro e fiz o teste. É o tempo certinho de lavar as mãos … e ainda dar uma olhadinha no espelho …

    Responder

  1. Mario
    08/05/09 | 12:33 am | #

    Gosto do seu texto.
    Minha filha que me apresentou seu blog.
    Neste texto vc fala um pouco sobre manhas do jornalismo.
    Mas, me diga uma coisa: porque os jornalistas usam tanto “na verdade”?

    Responder

    Fábio Reply:

    hahaha
    Realmente, apesar de nesse texto só haver uma ocorrência de “na verdade”… Será que isso é uma crença real deles ou apenas mais um recurso para convencer o público? Pode também ser uma daquelas expressões que entram na moda nos USA e os jornalistas daqui importam.

    Responder

  1. Yuri
    08/05/09 | 1:24 am | #

    Hum…
    É bem possível que a escolha do “Parabéns pra você” tenha sido por que a música — excetuando-se a letra, que é traduzida — tem um tempo parecido independente do lugar do mundo em que é cantada.

    Não, não me parece que o principal motivo da escolha tenha sido o analfabetismo mundial ou algo do gênero.

    Talvez, tenha sido escolhido isso, por que o “Parabens” é uma dessas musiquinhas QUASE universais. E, se você parar pra pensar, o alfabeto havaiano tem umas 11 letras, o nosso até esses dias tinha 23, agora tem 26, o do espanhol tem ainda o “ñ”.

    Os números são universais, mas não precisa pensar muito pra chegar à conclusão de que eu posso contar até 20 em 3, 8, 10, 20 ou 90 segundos.

    Música tem uma certa cadência, e se você estiver cantando rápido, vai ficar óbvio que está rápido.

    A escolha da música é pelo fato de que é o método mais confiável de se contar tempo sem um relógio, mais ou menos como medir as coisas com uma linha de 10cm: não é exato, mas funciona.

    Responder

  1. Thiago Leite
    08/05/09 | 11:33 am | #

    Pelo menos aí você sabe o que fazer com as mãos enquanto canta parabéns.

    Responder

    Diogo Reply:

    hauhauhuha, boa referência!

    Responder

  1. Oscar's
    08/05/09 | 7:10 pm | #

    me imaginei cantando no banheiro da escola e o povo passando olhando torto. contar até 20 é bem mais pratico
    aliás, adorei o texto :P

    Responder

  1. Sophia
    08/05/09 | 7:16 pm | #

    como q pode né? estava lendo os comentários e um número parecido de pessoas que odiaram e adoraram o texto…eu nem li porque tô com preguiça, e o titulo não me atrai.

    Responder

  1. Jonas
    08/05/09 | 8:43 pm | #

    É engraçado ver comentários q dizem que o texto não se propõe a ser sério. Concordo. Pelo que vi, não tem nada de sério mesmo, apenas ridiculariza o que poderia ser tentativa de prevenir problemas de saúde. Mas, ainda bem que ainda tem gente que se preocupa com coisas sérias e sabem fazer críticas construtivas. E ainda bem que há espaço para todas as opiniões!

    Responder

  1. Alex Correa
    10/05/09 | 8:39 pm | #

    Estranho… eu sempre cantei “é bigue, é bigue…”, tipo “big” abrasileirado. Descobri mais uma diferença entre cariocas e paulistas.

    Responder

  1. Andréia
    16/05/09 | 2:04 am | #

    Ri muito. Outro ótimo post. Aliás, tá inspirada ultimamente, heim?

    Responder

  1. Mariana
    17/05/09 | 11:53 am | #

    As pessoas entendem humor? Sarcasmo? Acho meio óbvio que o teu texto não desaconselha ninguém a lavar a mão.

    Responder

  1. Twitter Trackbacks for Proteção contra Gripe Suína: cante parabéns, conte até 20, recite o alfabeto ou ouça Arnaldo Antines | [olhometro.com] on Topsy.com
    21/08/09 | 8:13 am | #

    [...] Proteção contra Gripe Suína: cante parabéns, conte até 20, recite o alfabeto ou ouça Arnaldo A… olhometro.com/2009/05/07/quem-canta-seus-males-espanta-ou-nao – view page – cached Lavagem das mãos deve durar dois Parabéns a você, diz OMS Então, funciona assim. A lavagem de mãos IDEAL, pra deixar você completamente longe de — From the page [...]

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo