15.05

2009
6:13 pm

Uma análise da Season Finale de Lost por alguém que está provavelmente tão confuso quanto você

Postado em Ciência, Entretenimento, Há mais entre o céu..., Internet, Pop, Séries, TV

Eu evitei falar sobre Lost por muito tempo, porque é um post segregador. Nem todo mundo vê a série, nem todo mundo está no mesmo episódio que estou. Mas o fim da 5ª temporada me deu algumas dúvidas e muitas certezas, certezas que eu não vi ninguém mais comentar. Se você não vê Lost ou vê mas ainda não viu o último episódio da 5ª temporada, não leia o texto abaixo. Vou dar alternativas pra todos os gostos e perfis:

  • Leia o excelente blog Respeite Meus Mullets;

Avisado? Ok.

Spoilers TENSOS a partir daqui.

Seguinte. Eu sempre achei que Lost fosse seguir as leis da física, no geral. Não há distorções, se você estudar um pouquinho de física quântica (eu sei muito pouco). Conceitualmente, buracos de minhoca e os paradoxos que as viagens no tempo são capazes de criar sempre foram muito bem retratados no plot da série. Tem até referência a teoria das cordas. Eu sempre achei os caras geniais por isso - um plot enroladíssimo, com conceitos complicados, sem que no geral se pudesse apontar uma falha sequer.

Claro que isso, por um lado, é porque eles não responderam muitas coisas. Quando responderem, poderemos ver se houve falhas ou não. Mas divago. A questão é que minha teoria em Lost se baseava na seguinte premissa - o que aconteceu aconteceu. Ponto. Não há como explodir uma bomba que impeça o avião de cair, porque se o avião não cair, os Losties não estariam ali explodindo a bomba pra que ele não caísse. O tempo é uma linha contínua.

A não ser que consideremos a teoria dos universos paralelos. De qualquer forma, o último episódio, que deixa claro que a série é sobre bem x mal, livre arbítrio x destino, fé x ciência, me fez ver que Lost não está seguindo a regra que eu achei que estivesse - o que aconteceu pode não ter acontecido. Você sempre tem a escolha. Jacob repetiu isso muitas vezes.

Porque eu digo isso? Ok, está claro pra mim que, de certa forma, o incidente que Jack tentou evitar é exatamente o incidente que ele causou. Isso fica óbvio quando o Dr. Chang tem a mão machucada.

Mas o anti-Jacob, que certamente estava representado como Locke por causa das referências iniciais e finais ao ‘Loophole’, (deveríamos ter dado ouvidos às declarações dos produtores, que disseram que em Lost, quem está morto está morto), precisou intervir nesse suposto LIVRE-ARBÍTRIO para que Locke pudesse estar morto. Então HÁ A POSSIBILIDADE DE MUDAR. Explico.

O anti-Jacob foi quem disse a Richard pra que orientasse Locke (o de verdade) a voltar pra ilha e morrer por isso. Assim, o anti-Jacob garantiu que seus planos fossem cumpridos, porque aparentemente ele só pode ‘incorporar’ gente que já morreu (aí, têm referências às divindades egípcias do mundo inferior). Se ele não tivesse feito isso, haveria um futuro paralelo, em que algo diferente aconteceria. Ou não, mas acho que consegui provar o ponto.

Se o anti-Jacob manipulou uma pessoa comum pra que ela interferisse num ato do passado para causar uma ação futura, então qualquer um pode. Lembre-se que quem interferiu foi Alpert, e não o anti-Jacob ele mesmo, ou seja, ele não pode se envolver, mas sempre pode manipular alguém para fazer o que ele quer que aconteça.

Mas Jacob, parece, teria como saber o que aconteceria. Ele foi quem arquitetou, de certa forma, a volta de alguns dos Losties pra ilha. Ele estava sempre lá. Tipo o careca de Fringe. Ou o Linderman, de Heroes.

No geral, o que temos: duas divindades, uma representando o bem - provavelmente Jacob - e outra o mal, que é o moço de preto do início do episódio, e provavelmente o monstro de fumaça, e o Locke de volta à ilha. Jacob acredita nos homens. Acredita que no fim sai algo bom deles. O outro, não. E eles ficam brincando de provar um pro outro seu ponto.

Sinceramente, não sei o que significa a morte de Jacob, porque acho que não existe, com Jacob e anti-Jacob, a morte literal, do corpo físico. Se eu fosse chutar, diria que a ilha é análoga a um graaande campo de xadrez, em que os dois ficam brincando de mostrar um pro outro quem tá certo e quem tá errado. Os dois estão na luta pelo controle dos ‘experimentos’ na ilha há milhões de anos; quando um consegue manipular o ser-humano pra vencer o argumento do outro, game0-over pro que foi destruído, ele sai do controle da ilha e no lugar dele entra o outro cara, que fica lá brincando com os peões atééé ser derrubado pelo outro fulano. Tipo um jogo eterno, em que dá um game-over e aí o fulano perde a vez, mas tem vidas infinitas.

Hum… alguém assistiu Constantine?

E pros que duvidavam que esse plot estava arquitetado desde o início, refresquemos a memória com uma cena que, agora, faz todo o sentido do mundo:

Não sou dessas especialistas em cultura pop. Tem muita coisa velha e legal, tipo Arquivo X, Twilight Zone e Twin Peaks, que não vivi e só vi depois de crescida. Mas a trama de Lost me lembra algo em Harry Potter - a referência em tramas desse tipo mais próxima da minha geração, por isso mencionei o ponto anterior.

Em Lost, como em Harry Potter, está tudo lá, sempre esteve - o início, o meio e o fim. Nós é que não estamos vendo as coisas na ordem. No fim, quando o quebra-cabeça estiver montadinho, veremos que não faltará quase nenhuma peça. As pessoas pensavam nos acontecimento da 5ª temporada como fatos que alterariam o futuro que já tínhamos visto, mas a gente só viu a coisa fora de ordem. Se você ordenar, está quase tudo ali.

Quase. Porque parece que dá pra mudar as coisas. Talvez, e só talvez, anti-Jacob ter interferido na linha do tempo (orientando Alpert pra que ele falasse que o Locke deveria morrer) pode ter gerado um futuro paralelo em que ele, o Anti-Jacob, se ferra. Ou não.

Chutar o que acontece na última temporada? Não faço idéia. Mas existe redenção ali. Existe redenção de Jack, o cara que era pura ciência e virou pura fé; existe redenção de Kate, que não se importava em tirar uma vida se fosse necessário e acabou disposta a se sacrificar pra não deixar que nenhuma vida fosse perdida; existe redenção de Sawyer, um cara que vivia uma mentira na verdade e depois foi viver uma verdade, ainda que na mentira. E tem Hurley, o cara que pode falar com os mortos; tem Walt (Waaaaaaaaaaaalt); tem Sayid baleado, e Desmond, ao qual as regras não se aplicam.

Agora, só em 2010. Sorte que o fim do mundo tá marcado pra 2012.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , ,

29 comentários (Comente! Trackback)

  1. Ana Freitas
    15/05/09 | 6:16 pm | #

    Agora, no Olhômetro, meu bloguxo: Análise da season finale de Lost por alguém que tá tão perdido qto vc http://tinyurl.com/p59eyq

  1. César
    15/05/09 | 6:23 pm | #

    >>Mas a trama de Lost me lembra algo em Harry Potter
    >>a trama de Lost me lembra algo em Harry Potter
    >>trama de Lost me lembra algo em Harry Potter
    >>Lost me lembra algo em Harry Potter
    >>me lembra algo em Harry Potter
    >>algo em Harry Potter
    >>Harry Potter

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    http://www.avclub.com/articles/losts-damon-lindelof-and-carlton-cuse,14231/
    Ctrl+F Harry Potter.
    Abs.

    Responder

    César Reply:

    Era pra justificar? :B

    Responder

  1. Fã nº 1
    15/05/09 | 6:53 pm | #

    Que doido isso…..

    Responder

  1. Bosco
    15/05/09 | 9:18 pm | #

    Fiquei mais perdido que cego em tiroteio…

    Responder

  1. aoeblogs
    15/05/09 | 10:26 pm | #

    Se liga: Uma análise da Season Finale de Lost por alguém que está provavelmente tão confuso quanto você http://tinyurl.com/r7834v

  1. Daniel A. Fernandes
    16/05/09 | 2:03 am | #

    A @ana_freitas tá tão perdida quanto a gente: http://migre.me/1cOs :) Bem bom

  1. Nathália
    16/05/09 | 2:20 am | #

    cheguei à conclusão de que para entender Lost, preciso voltar ao começo. fiquei com uma birra da série de uns tempos pra cá que vejo todos os episódios só pra ver o Matthew Fox. ou seja, não presto atenção.

    mas disso sei: toda essa coisa de viagem no tempo cansou. desde que entrou na trama, a coisa toda desandou.

    e que venha 2010.

    Responder

  1. Carlos
    16/05/09 | 2:42 am | #

    caraca, muito loco esse ultimo episódio… eu tbm acho que eles que causaram td… não sei se vc’s estão lembrados mais… qnd os “lost’s” caem na ilha pela primeira vez, o hurley acha uma kombi da Dharma… nesta kombi existe um esqueleto cujo o nome no uniforme é do HORACE(lider dos dharma)… até ai td bem, POREM, neste ultimo episodio, vc’s repararam que o SAID e o Jack pegaram as roupas do HORACE para passar despercebidos em meio a confusão?? pensando nisso, é certeza que tudo akilo já tinha acontecido antes, td se encaixa, o SAID estava na kombi (baleado) e ali mesmo acabou morrendo… a unica coisa que não se encaixa nessa teoria é a parte da bomba, pq se a bomba explodiu realmente, não sobraria NADA… outro fato curioso é… a bomba realmente explodiu???, pq não sei se vc’s recordam mas, qnd o Jacob estava “morrendo” ele falou para o anti-Jacob: “eles estão chegando…” e logo depois apareceu a cena em que a bomba supostamente explode… eu acho que naquele momento eles viajaram no tempo(novidade ¬_¬) pq se pareceu com os clarões que eles tinham….

    enfim, estou mais do que ancioso para que a série volte logo, com o já merecido final que todos esperam!!!!

    e só para constar… “Ainda bem que o fim do mundo tá marcado só para 2012″ [2] XD

    Responder

  1. Eric Prieto
    16/05/09 | 5:09 am | #

    Sem o Sawyer e sem a Juliet? Não quero mais ver ¬¬”"”

    Pelo andar das coisas, é como você disse, Jacob e o Anti-Jacob (que no começo eu achei que fosse o bonzinho, apesar da roupa preta) devem ser só dois deuses, ou semi-deuses, que vivem provando seus pontos de vista, mas se a série subir pra esse nível de “disputa divina”, os personagens perdem a graça, se transformam em meros peões… e sei lá, seria chato isso…

    E bom, teoricamente, ainda dá pra salvar o Sawyer e a Juliet, é só alguém voltar no passado, e impedir que eles voltem pro passado, de modo que não tentem impedir o incidente, que foi a real causa do acidente, assim…. Bom, isso é paradoxo ao quadrado, não é?? Bom… Eu queria ver o Charlie cantar You All Everybody de novo… E ver o reencontro da Sun e do Jin….

    Quanta desgracera… Tão tenso quanto o season finale de House MD

    Responder

  1. Joaquim Basso
    16/05/09 | 7:43 am | #

    “Agora, só em 2010. Sorte que o fim do mundo tá marcado pra 2012.”

    Falou tudo! Depois de maio de 2010, posso morrer em paz…ahuaauh!

    Responder

  1. Kadu
    17/05/09 | 12:35 pm | #

    Eu acho que o grande tema da série será o “livre-arbítrio”. Enquanto temos duas “entidades cósmicas” brigando pelo “progresso” e “manutenção das coisas como estão”, no meio temos vários humanos sendo usados como joguetes.

    Acredito que no final Ben e Jack terão um papel fundamental no que eu chamo de “Parem com esta porra”! E dirão que eles mesmos são donos do próprio destino.

    Pq se pararmos pra pensar, ambos são bem parecidos no quesito “não sei o que faço da minha vida”. Um obecedia cegamente as ordens de Jacob (ou de Esaú - o anti-jacob, hehe) e outro obedecia cegamente as ordens do pai, do Locke, do Ben, da Ellie, etc…

    É algo exatamente como “Constantine”. Só que no final todos descobrirão que são, na verdade, “neutros” à essa guerra toda e donos do próprio destino. =P

    Ou não…

    Responder

  1. Dedé
    17/05/09 | 2:21 pm | #

    O bem e o mal, o ying e o yang, o claro e o escuro …. no meio dessa dualidade, estamos nós, em busca da felicidade. No percurso, encontramos tristeza, alegria, contratempos de toda ordem. Pra mim lost é isso. A maluca saga de viver. Caraca! Como costurar tudo isso em um roteiro que prenda o telecpectador por tanto tempo? Eu era fã total da série no começo … depois cansei, ficou lento demais. Agora, lendo seu post, fiquei com vontade de retomar. Assistir tudo desde o começo. Valeu!

    Responder

  1. carlos
    18/05/09 | 4:57 pm | #

    sou fã da serie, mais estão pegando pessado demais, viajando na maionese. na proxima temporada espero que entrem no eixo e nao viagem tanto.
    sou leigo no assunto, mais pelo pouco que sei, dois corpos iguais (mesma alma, corpo fisico, etc) nao podem ocupar o mesmo espaço (fisica quantica), e isso aconteceu.
    Bom !!! vou aguardar, talvez a proxima temporada me surpreenda.

    para quem gosta…

    achei fantastico a serie Prison Break, desde a 1ª ate o ultimo episodio da 4ª temporada.

    sds

    Responder

  1. Minny
    18/05/09 | 7:22 pm | #

    Eu precisava comentar esse post. Simplesmente porque eu pensei a MESMA coisa. Ainda bem que o mundo só acaba em 2012.
    Sobre Lost acho que você já disse tudo. Só o falo do Locke falar no jogo, já foi foda o suficiente. E quem sabe a linha do tempo é atemporal e tudo já aconteceu, eles simplesmente estão revivendo tudo. O mais provável é que eu esteja viajando demais. Ah, e também não acredito que o Jacob não tenha morrido, muito menos seja humano, falou e disse.
    Só mais uma coisinha, George Carlin é o cara.

    Responder

  1. Rubens
    18/05/09 | 7:33 pm | #

    … e o final será o mais esdrúxulo possível.

    Responder

  1. Ulisses Mattos
    19/05/09 | 2:51 am | #

    fiz um textinho denunciando os mistérios de Lost sobre os quais ninguém fala nada: http://www.mcorporation.com.br/2009/05/18/ilhados

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Infame, Ulisses. Infame. Mas recomendado. Cliquem aí, amigos.

    Responder

  1. Fábio
    22/05/09 | 12:05 pm | #

    Parabéns pelo comentário, muito bom. Vi o último episódio desta temporada ontem e tentava encontrar uma boa análise dele, parabéns pois a escolhida foi a sua!

    Apesar dos mistérios levantados serem melhores que alguns levantados na 3ª e 4ª (que pra mim foram as piores), porém não superam as duas primeiras ótimas temporadaS (que creio eu é o motivo de muita gente ainda assistir a série). Repito o que ouço muito sobre Lost: gosto mais das perguntas do que das respostas.

    PS: odiei a morte da temporada, pois voltou novamente AQUELE triângulo amoroso, que já deu o que tinha que dar.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Cara, eu vi comentários excelentes por aí. Dá uma olhada:

    http://darkufo.blogspot.com/2009/05/things-i-noticed-incident-by-vozzek69.html

    http://www.spoilertv.co.uk/forum/viewtopic.php?f=4&t=9788&start=0

    http://dudewearelost.blogspot.com/2009/05/ep-5×1617-incident-easter-eggs.html

    http://www.lostbrasil.com/login.php?redirect=viewtopic.php&t=25626&start=105&sid=5d135ae273d3f60eb42b91d57c956ef9

    http://www.teoriaslost.com/2009/05/jacob-o-patriarca.html

    http://forum.lostpedia.com/locke-not-puppet-real-locke-t36121p6.html

    O do Teorias Lost é excelente.

    Responder

  1. ?????
    01/06/09 | 1:55 pm | #

    Bem pelo meu ponto de vista para que os personagens continuem sendo bem visto pelo público foi necessário matar jacob, para que as estrelas do seriado os losties continuem brilhando!
    Acredito que não foi por influência da fumaça preta, onde também se transformou no irmão do nigeriano do Alpert(que ainda não sabemos o que ele é!), por que no fim quem matou o John Locke foi o Ben! O mais estranho foi um fato nesta última temporada que me deixo confuso pra caramba! Por que o Alpert não levou o Ben ao Jacob para ser curado e Levou ele para a Fumaça preta! O que ou quem é Richard Alpert??

    Responder

  1. Fábio
    16/06/09 | 7:35 pm | #

    Muito fácil o desenrolar. Algumas teorias:

    1. Jacobb é um título e não uma pessoa. Alguém que é substituído quando fracassa;

    2. Existem forças extraterrenas manipulando as pessoas para que trabalhem em pró delas, ou de algo maior que elas - talvez algo como o equilíbrio universal.

    3. Quando alguém “perde” - morre ou some da ilha, é como tomasse game over e voltasse para algum ponto do mundo real talvez o deserto se os duelistas pretendem usá-los novamente - ou talvez um lugar secreto onde tenha que esperar pelo final.

    4. A recompensa do trabalho é a fonte da juventude - a qual, pelo menos um já usufrui das suas águas miraculosas. Por isso todos querem voltar ao jogo.

    E muitas outras especulações idiotas =D

    Responder

  1. Fábio
    16/06/09 | 7:36 pm | #

    Ahh esqueci de dizer, se a ilha se move, com ceteza ela é em si uma nave espacial. ;)

    Responder

  1. Daniel
    23/06/09 | 2:44 pm | #

    Sei q to um pouco atrasado pra comentar, mas não pude deixar passar… é q eu tenho o mesmo ponto de vista, inclusive tentei explicar pra um amigo, mas ele num entendeu p**** nenhuma… kkkkkkkkkkk
    essa coisa de viagem no tempo é mto, mto, mto complicada… eu ainda acho q um cara esperto não entraria nisso, pois so causa mais confusão. até hoje so vi uma viagem no tempo q, apesar de não concordar, manteve uma linha até o final(Efeito borboleta)… Tipo, no caso de lost ou harry potter(tb sou fã), eles se embaralham… minha logica é a mesma q a sua, se eles foram para o passado, é pq cairam na ilha, logo, eles não podem ser os culpados pela queda do avião, pois ainda não existiria queda de avião e eles não poderiam estar no passado… tipo no harry potter, se ele ia ganhar o beijo, como ele ia chegar ao futuro para voltar e se salvar… não tem logica… rsrs
    vou parar com a viagem pq senão bagunço tudo mais ainda…
    Só pra constar, achei o blog ontem e gostei mto, por isso to lendo os posts anteriores… Parabéns!

    Responder

  1. Atson
    25/06/09 | 5:14 pm | #

    Texto divertido e bem escrito, mas não esclarecedor, é claro… Esclarecer é uma palavra que não existe em Lost. Mas não concordo com a teoria dos dois deuses ou semi-deuses. Às referências à mitologia e até à religião, como Lost o faz, e Matrix o faz, e tantos produtos pops o fazem, são bem vindas, mas não acredito que a resposta lostiana seja de natureza mitológica.
    Um abraço.

    Responder

  1. Leandrus
    25/07/09 | 1:02 am | #

    Lost já tá me irritando, isso sim

    ¬¬’

    Responder

  1. Juliana
    28/02/10 | 1:38 am | #

    eu realmente me irritei com lost, ja ta virando palhaçada…o cara q cria isso deve fumar mta maconha pra viajar tanto assim…fala serio!!!!

    Responder

  1. Minervaldo Lopes
    27/05/10 | 6:45 pm | #

    Recomendo para aqueles q ainda não compreenderam o FIM DE #LOST - http://bit.ly/atQDLO

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo