29.05

2009
3:04 pm

Como redigir seu currículo: você quer ser um Futurólogo ou um Pai-de-Santo?

Postado em Brasil, Celebridades, Crônicas, Entretenimento, Há mais entre o céu...

Eu percebi desde pequena que pra ser uma pessoa bem sucedida (na vida, mesmo) a fórmula a ser seguida é bem simples - você precisa sacar logo de cara o que as pessoas gostam de escutar e dizer isso pra elas. Demanda um pouco de empatia e inteligência comunicacional mas é sério, funciona em todos os campos dessa nossa vidinha. Venho aplicando desde que me dei conta.

Quando eu reclamei que tenho na faculdade uma matéria que avalia minha habilidade de argumentar bem, não considerei essa máxima da vida em sociedade. Faz todo o sentido - senão, não haveria toda uma etiqueta a ser seguida em entrevista de emprego, palavras corretas a serem empregadas em diversas situações e até os termos mais adequados pra um currículo.

É, porque se você não consegue emprego, tenha certeza que o problema não está em você na sua notável incapacidade, pobre infeliz analfabeto. Está na maneira como você (não) se vendeu no seu currículo. Os analistas de carreira (a propósito, que tipo de metaprofissão é essa?) dizem que você precisa, hum, ‘florear’ as coisas, mas sem mentir.

nelsonubenssss

Tipo o Peter Pettigrew Nelson Rubens. Aumenta e não inventa.

Fica assim: se você, quando era criança, ajudou seu pai (que tem uma loja) a digitar no computador a ficha de todos os clientes, vai ficar muito mais atraente se você escrever que “ajudou a implementar e incluir dados de mais de X clientes no sistema de banco de dados da loja tal”.

Se você vendia limonada pros vizinhos, diz que era empreendedor em um pequeno negócio do ramo alimentício, que controlava desde administração de contas até projetos de marketing.

Até se você for analfabeto, cara, dá pra tornar a situação menos vexaminosa no currículo. Diga algo como “habilidade extremamente desenvolvida para analisar e observar figuras, imagens e ilustrações” (Lembra do “ler, ler eu não sei não, mas sei vê as figura”?). Resolvido.

E cara, isso é sério - funciona. Você já ouviu falar da profissão de Futurólogo?

Se não ouviu, te explico. Futurólogo é um cara pago pra dizer pras grandes empresas o que vai acontecer no futuro. Eles tem cargos de alta patente (e altos salários) nas maiores corporações do mundo. Se baseiam no que aconteceu no passado e nas tendências de mercado, além de cálculos envolvendo velocidade de aprimoramento da tecnologia, além de algo tipo ‘intuição’ (suponho), pra ‘prever’ coisas. Esses caras são ultra-respeitados, vivem dando entrevista pras publicações mais prestigiadas do mundo, e as previsões dele viram manchete.

E, me diga por favor, qual é a diferença entre esses senhores e a pobre Mãe Dináh? Eu lhes digo. Quando a Mãe Dináh entrou na Lan-House com a plaquinha ‘Faz-se currículo’ na porta ela disse pro moço - “digita aí que eu sou vidente. Isso, vidente. Búzios, tarot, astrologia, amarração. Pode colocar tudo isso aí. Ah, e põe um ‘H’ no fim do meu nome. Isso, ‘Dináh’. É, com acento mesmo. Pega bem, as minhas amiga vidente tudo tem nome exótico assim, diferente”.

O Futurólogo, que já começa com a vantagem de ter um Q.I. maior, foi lá e escreveu que ele é… Futurólogo. Pronto.

Os futurólogos acertam? Às vezes, sim. Às vezes, não.

Mas a gente tende a ignorar os erros, nesses casos, e exaltar os acertos. Logo, se o cara errar 10 previsões e acertar uma com certa precisão, ele vai ser lembrado por aquela previsão que só ele conseguiu fazer. É um belo emprego - basta ter imaginação fértil pra ficção científica, boa capacidade de redação e de comunicação, quem sabe habilidades como ilustrador… você será muito bem pago pra pensar no que vai acontecer daqui 20 anos. E se errar, tudo bem, porque não é exatamente como se você pudesse, digamos, prever o futuro, né? A Wikipedia ainda descreve a profissão como ‘não o trabalho de indicar o que vai acontecer, mas o que pode acontecer…’ - COMO ASSIM BIAL? O que pode acontecer? Tudo pode acontecer, cara. Na boa, ser Futurólogo é moleza porque sua função é pensar em 20 possibilidades de futuro. 20, 30, 40, 50, 60. Se você acertar UMA delas, já tá bem sucedido na carreira.

E os pobres pais-de-santo, quiromantes, astrólogos e toda sorte de profissões do ramo considerado ‘charlatão’ pelo cidadão-padrão? Continuam sofrendo preconceito aí, na marginalidade, na dorga, na postrituição, só por causa de um termo mal empregado. Eles não tem a chance de fazer 10, 20 previsões do que PODE acontecer. Pra ter prestígio, um profissional da área da adivinhação precisa fazer uma previsão só e ser bem firme em relação a ela. Se for bem sucedido, bom; senão, está fadado à desgraça.

Porque na prática os dois fazem exatamente a mesma coisa. Tudo nessa vida é marketing pessoal. Mãe Dináh e Walter Mercado - vocês poderiam ter construído belíssimas carreiras na IBM, HP, Intel, Microsoft ou Apple como Futurólogos. Deviam ter previsto isso.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , ,

68 comentários (Comente! Trackback)

  1. Ana Freitas
    29/05/09 | 3:06 pm | #

    Agora no Eyemeter (é o meu blog): a sutil diferença entre ser Futurólogo e Vidente http://tinyurl.com/lpwpcy

  1. aoeblogs
    29/05/09 | 3:27 pm | #

    Se liga: Como redigir seu currículo: você quer ser um Futurólogo ou um Pai-de-Santo? http://tinyurl.com/lkb82m

  1. Bosco
    29/05/09 | 3:52 pm | #

    Ana, em 14 de abril de 2007 escrevi um post parecido com esse…
    Não é “propaganda” do blog (até por que esse, onde escrevi esse pensar, é onde “vomito” idéias que serão crônicas/contos/poesias um dia).
    Queria só que tu desses uma lida, pois concordo MUITO contigo (E é por que trabalho com simulação computacional, que é uma espécie de “vidência”…rsrsrs):
    http://pensamenthus.blogspot.com/2007/04/da-intrnseca-certeza-de-que-todos-os_14.html

    Gde abraço.

    Responder

    Camila Reply:

    Bosco,
    a parte q mais gostei foi sobre o computador…falavam q quando o uso do computador fosse popular, teriamos mais tempo para tudo….mas hoje em dia parece q o dia tem 8 horas e não 24!

    mto bom parabens!

    Responder

    Bosco Reply:

    Valeu, Camila.
    Mas é isso mesmo: O problema não é a previsão em si, mas o que fazemos com ela quando torna-se realidade…
    Gde abraço.

    Responder

  1. Lannes
    29/05/09 | 4:16 pm | #

    Tem faculdade ou pelo menos um cursinho pra isso?! Sim, pq um diplomazinho sempre aumenta um ponto, né.
    E ajuda as pessoas desprovidas de imaginação fértil, tipo eu.

    Responder

  1. Caio di Pacce
    29/05/09 | 5:14 pm | #

    Destaque para o Peter Pettigrew, realmente eles são muito parecidos.

    Responder

  1. dani
    29/05/09 | 5:18 pm | #

    E não é que eu nunca tinha reparado na semelhança entre o Nelson Rubens e o Pedro Pettigrew? Tu enxerga longe, garota!

    Te acompanho pelos feeds há algum tempo.

    Responder

  1. Fã nº 1
    29/05/09 | 5:56 pm | #

    Eu já vou começar a estagiar….. irei comentar o seu próximo post…..

    Responder

  1. Heloisa
    29/05/09 | 6:41 pm | #

    Essa parte de florear o currículo me lembra demais o caso de um amigo meu. Ele tava precisando de grana, então vendeu tudo o que podia (video game, pc, roupas velhas) e comprou uma passagem para a Sérvia. Como ele não tinha um puto pra pagar hotel nem nada, dormia na rua mesmo junto com os mendigos. Certa vez, um guarda o prendeu por ele estar dormindo nos trilhos de um estação de trem. Como isso constou no currículo dele?? “Experiência internacional como voluntário na Sérvia. Cuidou de refugiados e doentes e teve contato com várias autoridades locais”. Hoje o cara tira 10 paus por mês numa multinacional. Por isso que eu digo: o importante não é só o quê você diz, mas como você diz.

    Responder

  1. Porcho
    29/05/09 | 7:43 pm | #

    Discordo, Ana. Uma coisa é tentar prever o futuro sem embasamento nenhum, ou com embasamento de ordem mística. Outra coisa é estudar fatos passados e realizar projeções futuras.

    Existe, sim, muita diferença entre Mãe Dináh e Alvin Toffler ou George Orwell (tá, esse último não era pago pra prever coisas, mas acabou fazendo isso muito bem! :-) ).

    []s

    Responder

  1. Joaquim Basso
    29/05/09 | 9:55 pm | #

    Engraçado a mesma pessoa que escreveu esse texto ter escrito esse: http://olhometro.com/2009/04/06/astrologia-se-voce-nao-acredita-e-porque-ainda-nao-sabe-o-suficiente/

    Aliás, ainda vou responder a este último… tenho que arranjar tempo pra ler aquele mapa astral em inglês, mas logo, logo…

    De resto, excelente post, pra variar.

    Responder

  1. Tati Sisti
    29/05/09 | 11:32 pm | #

    Concordo em número, genero e grau, principalmente depois de ter (estar) passado pela mesma matéria na faculdade que vc disse!

    Responder

  1. Oscar's
    29/05/09 | 11:44 pm | #

    Ri demais! texto otimo como sempre

    Porque o importante nao é ver o insvinsivel , é çaber instrerpeta-lo

    Responder

  1. Fernando Garcia
    29/05/09 | 11:58 pm | #

    Não sei…nao concordo muito com isso….
    Iria meio que contra meus princípios de tentar deixar as coisas bem claras. Por mais que isso possa me favorecer, talvez eu ficasse com um peso na conciência por simplismente não ter falado a verdade da forma mais clara possível, fazendo com que a pessoa pense uma coisa que não é verdade. Isso não seria má fé?
    http://www.youtube.com/watch?v=xmbM8XGMZxI
    Esse video explica bem o que eu quero dizer.

    E sobre a sua matéria na faculdade…pra mim é uma matéria que não poderia ser cobrada…afinal, faculdade é pra ensinar as pessoas coisas boas, não ensinar a NÃO ser ético.

    Responder

  1. sebastião willian da silva
    30/05/09 | 12:18 am | #

    como se faz um currículo.

    Responder

  1. Onnara
    30/05/09 | 12:58 am | #

    uhauhauha arrasou!

    Responder

  1. Yukio
    30/05/09 | 1:06 am | #

    Gostei, profissão bem bacana …
    Como na maioria das vezes as indicações do Yahoo! mostram um bom senso e matérias interessantes para o público alvo!

    Responder

  1. Tatiana Bruzzi
    30/05/09 | 1:36 am | #

    Divas de como fazer um currículo: http://bit.ly/y093i

  1. Tatiana Bruzzi
    30/05/09 | 1:36 am | #

    Dicas de como fazer um currículo: http://bit.ly/y093i

  1. Soy
    30/05/09 | 1:51 am | #

    Tentou fazer um post com tema interessante, mas não soube…

    Responder

  1. Alessandra Freddi
    30/05/09 | 1:57 am | #

    Marketing pessoal é tudo! Mude as palavras e as coisas mudarão pra vc: http://migre.me/1EyD

  1. Nando
    30/05/09 | 2:11 am | #

    É, de fato, interessante observar que algumas velhas fórmulas e certos cliches saidos de livrinhos de auto-ajuda profissional ainda causem este tipo de repercussão. Algumas pessoas - a maioria, talvez…? - leem isso e pensam consigo: “nossa, acho que está na hora de redigir meu curriculum!”, e na certeza de minhas conjecturas, sei que transformarão a parte objetiva de seus respectivos cvs em uma ou duas paginas de uma obra de Machado de Assis. Não, neste caso em específico, dispensei a noticia, preferindo as poucas linhas sobre o amigo aventureiro da internauta Heloisa - bem mais palpavel do que os comparativos de supostos gurus e astrologos, alguns ja mortos e enterrados, se é que me entendem.

    Responder

  1. Regina
    30/05/09 | 2:36 am | #

    Curriculum

    Responder

  1. Douglas
    30/05/09 | 3:09 am | #

    Mas e aí? Como faço um curriculo mesmo? Podeiram me responder? Cade a resposta do titulo?

    Será que preciso chamar um pai-de-santo?..hehe

    Responder

  1. Meg
    30/05/09 | 3:40 am | #

    Nao concordo com o texto. Considero isso charlatismo, tanto quanto a Mae Dinah, na hora do trabalho vc tem q fazer valer o que estava escrito, e se a pessoa que colocar isso no curriculo nao tiver capacidade para fazer valer?
    Pode até ser que dê certo.Nao confio!

    Responder

  1. Leonan Claro
    30/05/09 | 6:05 am | #

    Haha, vejam só isso… o “ligue djá” e a mãe dinah poderiam estar muito mais ricos agora: http://is.gd/JFnp

  1. Arina
    30/05/09 | 8:02 am | #

    Concordo com o Douglas! O título da matéria não corresponde ao conteúdo. Eu esperava encontrar dicas mais deltalhadas, e não simplesmente generalidades. Aliás, isso mais parece mais uma crônica sobre a diferença entre pais de santo e futurólogos.

    Responder

    Vivi Reply:

    Concordo Ariana!

    Responder

  1. Leo
    30/05/09 | 10:17 am | #

    Desculpa de semianalfabeto que quer ser alguém na vida e levou um categórico “NÃO”… bola pra frente, cara, para de escrever artigos… se quiser, conheço uma boa psicanalista

    Responder

  1. Hélder
    30/05/09 | 11:06 am | #

    É primeira vez que leio um post teu. Más garanto-lhe que daqui em diante o farei constantemente.
    o post é nota 20 (pontuação máxima em Moçambique)…

    Responder

  1. Luiz
    30/05/09 | 11:44 am | #

    Você começou super bem, me prendeu do início até o meio!!! como assim? Vc destaca os pontos importante do marketing pessoal, mas exagera na comparação com astrologina, mitologia, futurologia, e todas as misticologias… e perde completamente o rumo da coisa (tá claro que eu entendi a comparação dos místicos para aqueles que trabalham na IBM). Acabou ficando prolixo. Me parece que você tem “algo mal resolvido” com esta área…
    Precisa de ler um pouco mais de marketing… rsrsrs
    abraço.

    Responder

  1. Carlos Nascimento de Lima
    30/05/09 | 12:25 pm | #

    Ótima matéria! Parabéns!!!
    Você também, hummm “floreou” o teu Curriculum certo?!

    Pai de Santo ou mãe de santo, não é “mais” uma profissão das que existem no mercado.
    É grau recebido por indicação dos Orixás (ler Candomblé, Umbanda), sucessão familiar por geração (Mãe Menininha do Gantois) dentro de um Terreiro ou Centro de Candomblé ou Umbanda. É uma liderança Sacerdotal com o mesmo respeito, que outra liderança Religiosa.

    Responder

  1. Carlos Araújo
    30/05/09 | 1:40 pm | #

    Esta pensando em começa um net work com meu curriculum e ao ler o título do post pensei vou agregar conhecimento. Lhe uma matéria mau redigida sobre religião, previsões, celebridades, lan house, porém nada sobre curriculum. Acredita que o post esta no local e data errada. Boa sorte da próxima vez, pois seu material é fraco e confuso e pode confundir interresados com menos conhecimentos econômicos, políticos, religiosos, etc.

    Responder

  1. São Fco do Conde-BA
    30/05/09 | 1:42 pm | #

    No final o que vale mesmo em 80% das oportunidades de trabalho é você ter o bom “Q.I”!
    ou como falam por aqui ” um peixe” e dos grandes. rsrs!

    Responder

  1. PETER
    30/05/09 | 1:50 pm | #

    COMO SE FAZ UM CURRICULO????? SERIA ESSA A QUESTÃO.

    Responder

  1. ana
    30/05/09 | 3:10 pm | #

    legal, dar uma boa floreada no currrilum , isso va achar bastante pra conseguir uma melhor empresa , mas esse negócio de futorólgo , mae e pai de santo , é tudo uma coisa só , e, sendo tudo uma única coisa, quero salientar que ´´e tudo espíritos que não é o de DEUS e se não é de DEUS ,logo, é tudo espíritos málignos

    Responder

  1. ana
    30/05/09 | 3:15 pm | #

    legal, dar uma boa floreada no currrilum , isso vai ajudar bastante pra conseguir uma melhor empresa , mas esse negócio de futorólgo , mae e pai de santo , é tudo uma coisa só , e, sendo tudo uma única coisa, quero salientar que ´´e tudo espíritos que não é o de DEUS e se não é de DEUS ,logo, é tudo espíritos málignos

    Responder

    Francisco Reply:

    Pode ser um tiro pela culatra.
    Chefes não costumam ser idiotas.
    Ao perceber que um (a) pretendente é capaz de meias-verdades para se “dar bem”, o contratante pode passar, de cara, a classificá-lo como não muito confiável. É arriscado contratar esse tipo de gente. Alguém franco em serviço, o que denota lealdade, é o que um patrão eficiente deseja.

    Responder

  1. Thiago
    30/05/09 | 4:31 pm | #

    Primeira Regra dos Blogueiros: Nunca fuja do assunto, se você viu que fugiu demais, pare reflita e deixa para outro post. Realmente, o texto me prendeu até certo ponto, mas depois disvirtuou-se demais.

    Responder

  1. andre
    30/05/09 | 4:36 pm | #

    Gente, se tudo isso for florear um currículo, creio que o autor não soube interpretar a palavra “florear”, pois exemplos tipo:
    cara que vendia limonada pro vizinho ou analfabeto com habilidades de analise esta fora de realidade para concorrer a uma vaga qualquer de emprego no mercado atual, se for “florear” o curriculo deles desta maneira, coitados se conseguirem a vaga, irão pular igual pipoca na panela; afinal, de acordo com o título com se faz para redigir um curriculo? sem aumentar habilidade que não possui!

    Responder

  1. Marta
    30/05/09 | 4:45 pm | #

    Eu sempre achei que o marketing pessoal era fundamental em tudo, na carreira, na vida, e você ainda tem que ser diplomático. Trabalhei a minha vida inteira em grandes empresas multinacionais, aprendi que além de ser um bom profissional você tem que ser um bom “puxa saco” esta última nunca consegui pois sou temperamental, porém sempre estava à frente dos meus colegas, vendo o futuro e correndo atrás de por exemplo estudar línguas, desenvolver habilidades em informática, redação etc., buscando sempre aprimoramento, e dando visibilidade ao meu trabalho, tipo: você fez um trabalho muito bom não guarde só pra você, divulgue, todos precisam saber que foi você quém fez, principalmente seu chefe, este tem condições de lhe avaliar e promover. E se for “puxar saco”
    faça-o com quem pode alguma coisa dentro da empresa. “Panelinhas”, fofocas, fique fora mesmo que digam que você é antipático, agrade às pessoas certas, sem ser mal educado com ninguém.
    Aprendi às duras penas, errando e acertando, e também posso dizer: ser tipo não leva desaforos pra casa, mais atrapalha do que ajuda… infelizmente às pessoas se lembram mais dos seus erros do que dos seus acertos. Agora quanto a florear o currículo é certeiro, uma amiga nunca conseguia emprego apesar de falar três línguas fluentemente, diploma universitário etc., um dia resolvi ver o currículo dela, pasmem ! estava horrível, demos uma ajeitada… uma semana depois ela esta trabalhando numa multinacional. Bem espero ter contribuido de alguma forma. Bjs

    Responder

  1. andre
    30/05/09 | 4:48 pm | #

    Esclarecendo mais pouco o comentário acima, não podemos comparar um cara que vendia limonada, com um “EMPREENDEDOR” de uma empresa.

    Responder

  1. Fabio Nunes
    30/05/09 | 5:02 pm | #

    Matéria nota 10!
    Titulo nota “zero”!
    O conteúdo da matéria foi muito interessante, mas o titulo “Como redigir seu currículo:” - na minha opinião - só foi para chamar a atenção, e fazer com que milhares de pessoas que acessam o site do Yahoo BR, prestassem atenção na sua matéria, aproveitando a situação de “dificuldade” das pessoas que precisam melhorar a sua apresentação profissional para conseguir um trabalho.

    Responder

    Diego Hatake Reply:

    Nossa, e existe gente tão desesperada a ponto de procurar melhorar o currículo num blog? Desculpe, mas é que o título tem um sarcasmo pra lá de óbvio.

    Responder

    Ainda bem q não estou na TPM!!! Reply:

    tem gente q não tem a menor sensibilidade e senso de humor né?

    ahhhhhh vai fazer drama lá no Superpop!!!!!

    tchauuuu

    Responder

  1. Diego Hatake
    30/05/09 | 6:27 pm | #

    Realmente, eu queria entender o que se passa com esse pessoal de RH. Concordo e muito com esse texto.

    Responder

  1. yuri braga
    01/06/09 | 4:30 am | #

    ana, o primeiro parágrafo me deixou com medo de você. muito muito,

    beijo

    Responder

  1. Gabe
    01/06/09 | 3:12 pm | #

    Ana, a grande diferença entre um gestor que prevê impactos financeiros e mercadológicos, de um técnico que prevê uma massa de ar frio e de um vidente e futurólogo (pq me desculpa, mas essa última só se encaixa mesmo na categoria de vidente) é o meio utilizado pra prever.
    Como vc bem sabe, estudada que parece ser, um gestor avalia prós e contras de uma ação, isso baseado nos fatos anteriores, no impacto que estes causaram, avalia que as projeções de mercado tem oscilações, que quando o dolar aumenta, o combustível idem, enfim.. são projeções baseadas em subsídios do que já aconteceu; o ‘homem do tempo’, ou o meteorologista (puts, esse nome é feio pacaramba!) faz suas previsões baseadas em todo o histórico de massas de ar quente, polares, secas, úmidas, etc.. que já rolaram dentro do que temos registrado.. considerando época do ano, mas principalmente, o meio de prever o que vai acontecer aqui daqui 1 semana é validado pela análise que um satélite faz, da órbita do nosso planeta. Já seu amigo vidente, futurólogo… os que fazem mapas astrais (vide seu texto já comentado num comentário ali em cima.. que me perdooe ana, sei que vc me mandou um, eu quis tirar a prova.. e definitivamente, leitura fria não rola. com meus dados, tem tbem meu orkut, meu fotolog, textos na internet.. basta pra ter uma certa possível previsão da minha vida… houve base pra isso) aliás, falando nisso.. um vidente usa como método de previsão somente a pessoa sentada na sua frente. O que ele vai ter como base é a roupa, o jeito de se vestir, a fala, a maneira de se portar e alguns comentários e respostas dadas por essa pessoa.. ele pode acertar, pois é especialista em cold reading,, mas como vc mesma disse, mas, erroneamente, se referindo às previsões de alguém embasado cientificamente e com fatos anteriores pra isso, o que vai valer é o que se encaixar.. o resto é prontamente descartado por nós (!? - pelo senso comum, seria melhor dizer talvez…)
    Well.. entenda.. uma referência do wikipédia linkando a palavra ‘futurólogo’ à cargos de profissionais que de fato têm base científica pra prever coisas, não pode ser o seu único campo em link no texto. Já suurpreendi positivamente com vc, mas admito que as surpresas são mais frequentemente negativas nos últimos posts!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Gabe,

    O post é uma piada. Ironia. É óbvio que as diferenças são gritantes e uma coisa não tem nada a ver com a outra. É só pela piada.

    Abs

    Responder

    Rafael Reply:

    O blog inteiro é uma piada. O problema é que esta começando a ficar sem graça, manja?

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    É só não ler. :)

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Outra coisa… eu usei um software pra gerar seu mapa… é inteiramente banco de dados. Se você achou essa ‘saída’ dizendo que é leitura fria, é porque realmente se identificou com o que tava escrito lá (leu tudo? A maioria das pessoas não lê, é mto grande).

    Posso te dar o nome do software, vc baixa e gera seu mapa, pra comprovar que é um software que faz, e vê se eu ia gastar meu tempo buscando info sobre você pra poder simular um mapa astral e te provar que astrologia é real. Porque eu perderia meu tempo fazendo isso? ;-)

    Responder

  1. Fabio
    01/06/09 | 8:24 pm | #

    Nas poucas materias que vi do blog, a maioria que possuem certa repercussao negativa sao respondidas como casos de “ironia”. Isso nao condiz nem mesmo com o titulo do proprio blog, que alega falar sobre assuntos com “bom humor”. Infelizmente, Ana, voce é mais um caso de mutatio controversiae, nao conseguindo manter uma coerencia no que diz respeito aos titulos de seus textos, os textos em si e a proposta do blog. Nao encare como ofensa, mas ele esta mais indicado a um publico infanto-juvenil e, se era a sua intençao, acertou em cheio. Fica meu feedback para voce, e boa sorte com as proximas noticias.

    Responder

  1. Mario Sergio
    01/06/09 | 8:57 pm | #

    Serei futurólogo a partir de hoje.

    Responder

  1. Ainda bem q não estou na TPM!!!
    02/06/09 | 12:37 am | #

    Ana, concordo com vc que o pessoal as vezes exagera ao florear o CV..fica forçaaaado!!!

    por exemplo: o cara que tira Xerox em uma papelaria inclui como cargo “Supervisor de operação de máquina de fotocópia”

    faxineira poderia colocar “assistente geral de bem estar e limpeza”

    ascensorista - “operador logístico de bens e recursos humanos”

    et etc….rsrsrs

    Responder

    Rafael Reply:

    Meu Deus, nao basta escreverem essa besteira, vem essa daí e “evacua” em cima…

    Responder

  1. De bem com a vida!!!
    02/06/09 | 12:04 pm | #

    Rafael, se vc não gostou do post pq perde seu precioso tempo lendo tambem os comentários - e pior - comentando também?????

    Se vc não tem nenhum pingo de senso de humor e criatividade como a autora o texto, e nada de bom para acrescentar, é melhor ficar quieto e VAI PESCAR, ESTRESSADINHO!!!!!!!!!!!

    parece que tá na TPM, mas a sua dura 30 dias do mes, né querido?!rsrs

    Responder

  1. Edu Coimbra
    02/06/09 | 2:10 pm | #

    Bom dia. Desculpe invadir seu espaço de comentários para falar soube outra postagem sua, mais aniga: Ser eclético é não gostar de música de 08/07/08. Não sei se consegui comentar na postagem original, então vim aqui. Sei que venho tardiamente a esta postagem, mas é que criei, há pouco tempo, um blog para eu falar de minhas atividades musicais e o assunto “ecletismo” acaba esbarrando um pouco, ainda que de uma maneira distorcida, na essência conceitual do meu blog, que se chama “Do Rock ao Choro”. Então andei dando uma pesquisada na internet sobre ecletismo e encontrei seu blog. Bom, eu sou músico profissional e venho de uma família de músicos, principalmente violonistas, e as influências de nossa família se voltam para MPB de um modo geral: Bossa-nova, samba, choro, compositores em violão erudito e popular (João Pernambuco, Paulinho Nogueira, Dilermando Reis), etc. Mas ao mesmo tempo, minha adolescência é da geração dos anos 90, e eu convivi com amigos e alguns primos que gostavam de Rock nacional e internacional, que nesta época estavam fervendo com a MTV. Nesta época também, eu já tocava violão (comecei aos 13 anos) e cresci tocando no violão esses dois universos musicais tão distintos: tocava Choro e Clássicos do violão com a família e tocava Rock na roda com os amigos, na rua. Conclusão: Hoje, por mais estranho que possa parecer, eu amo e me emociono tanto com um Choro de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo ou Ernesto Nazareth, quanto com um Rock nacional de Paralamas do Sucesso ou internacional de Dream Theater. Agora, o mais importante é deixar claro que eu não me considero uma pessoa eclética, porque os ecléticos são como vocês disseram, são pessoas não-seletivas, que ouvem música de maneira superficial e não sabem apreciar o verdadeiro sentido das músicas como um todo. Eu, ao contrário, sou totalmente seletivo, e como músico que sou, só aprecio música que considero boa, rica em harmonia e melodia, bem executada, ou seja, música que se possa apreciar tecnicamente, instrumentalmente, liricamente e historicamente. É claro que não sou o dono da verdade e meu gosto musical não é o melhor do mundo, mas eu apenas seleciono aquelas músicas que me emocionam. Sendo assim, meu blog não trata de ecletismo, mas sim de seletismo não preconceituoso em relação a gênero musical. Gostei muito desta postagem de vocês e também concordo que o mais certo é a pessoa dizer que aceita todo tipo de música, ou que ouve música só pra dançar, ou que ouve música só pra quebrar a monotonia de um silêncio, ou… sei lá, mas não sei se ser eclético é ter cultura musical. O que acham?

    Ah, quando puderem, visitem meu blog:
    http://dorockaochoro.blogspot.com

    Abraços!

    Responder

  1. Bosco
    02/06/09 | 2:46 pm | #

    Ana, veja pelo lado bom: ao menos não lhe chamaram de “drogada, que em trinta anos estará sozinha e se utiliza de muitas palavras bonitas mas sem conteúdo”, como fizeram comigo ao lerem um post meu.
    Às vezes, quando somos irônicos, tendemos a gerar sentimentos de intensidade: Nas pessoas resolvidas, de bem com a vida, geramos intensas risadas; nas outras, geramos intensa raiva…
    Mas é assim mesmo, Ana: Continue a escrever sua ironia sutil, pois a arma dos brutos é a força e a dos inteligentes é a ironia.
    Gde abraço.

    Responder

  1. Pips
    02/06/09 | 5:09 pm | #

    Geralmente eu coloco as minhas inutilidades como principais skills. Até hoje deu certo. Porque falar a verdade, nem sei dá…

    Responder

  1. Diogo
    03/06/09 | 5:52 pm | #

    É… taí uma profissão de futuro…

    Acho que vc não tá tendo muito sucesso com as frases de chamada dos seus posts. Antes foi a “prevenção contra a gripe suína”, agora “como redigir seu currículo”, que atraíram um monte de gente mal humorada e desesperada.
    Adoro o seu blog, mas acho que seria melhor vc tomar um pouco mais de cuidado com isso, pra evitar passar raiva com gente chata e ignorante.
    Abraços!

    Responder

  1. Luiz Rocha
    04/06/09 | 10:45 pm | #

    Olá Ana, não sou seu leitor costumaz,entretanto, sua chamada me chamou a atenção qd vc se referiu a algo que para mim e muitas pessoas(2 milhões ou mais)é considerada séria, ou seja, nossa religião.
    Procure se informar um pouco mais sobre o que é ser , de verdade,um”Pai de Santo” ou “Zelador”, e vc verá que tem muito mais entre o céu e a terra do que sua vã filosofia de mercadora de blogs. Não tenho a intenção de ofendê-la, apesar de sua agressão gratuita, mas qqr Babalorixá sério, sabe muito bem o que faz com suas ferramentas de Ifá qd é consultado, e não pense que se trate de advinhação, pois vc poderá por a prova, com fatos de seu passado que sòmente vc sabe, se não disser, corra dele pq não é serio.Cobrar consultas e trabalhos, até Cuoco fazia na novela “O Mago”, mas seriedade, em qqr área , nem todos têm. Boa sorte nas suas próximas postagens

    Responder

  1. Rosi BR
    18/06/09 | 2:08 pm | #

    O texto é irônico, inteligente e sarcástico. Infelizmente a realidade é esta: a gente se obriga (por questões profissionais) a dizer às pessoas o que elas querem, e não o que elas precisam ouvir. O resultado é essa proliferação de incompetências em todas as áreas profissionais. Eu questiono as formas de admissão das empresas pelos RHs e psicólogos recrutadores: não se conhece um ser humano em uma miserável entrevista de 10 minutos!!!

    Responder

  1. Rosi BR
    18/06/09 | 2:15 pm | #

    Uma certa empresa de segurança fez uma grande seleção, formada por uma equipe (sim, eu falei “equipe”) de psicólogos recrutadores. Só após 6 meses, quando a polícia adentrou a empresa com uma ordem de prisão por homicídio qualificado é que “descobriram” que, um dos seguranças havia assassinado alguém em outro Estado. Que testes são esses, que tipo de entrevistas são essas, que não se descobre que alguém é um assassino foragido quando se está diante dele???? As pessoas são iludidas pq querem ser iludidas!

    Responder

  1. Rosi BR
    18/06/09 | 2:18 pm | #

    Ana, continuem assim. Ganhaste uma fã, aqui, de Porto Alegre, RS.

    Responder

  1. thiago
    10/09/09 | 2:39 pm | #

    Como eu posso me torna um pai de Santo?
    e como eu fasso pra saber meu Santo?

    Responder

  1. roselys gomes
    05/09/10 | 2:45 pm | #

    porque mãe dinah, não descobre os grandes crimes
    incógnitos do brasil, como é o caso de elisa soluito?

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo