Agora todo mundo tem medo desse negócio. Me dá coisas quando ando na rua e vejo gente de máscara. Acho que dá um certo glamour pro país, sabe? Porque a gente é atrasado até na chegada das epidemias. Tava o mundo desenvolvido inteiro já na vibe das máscaras antigripe. Europa, EUA, todo mundo. Por aqui só chegou agora, como sempre.
Não basta estar protegido, você tem que fazer isso com estilo
Quando vejo pessoas de máscara na rua alguns pensamentos intrigantes me acometem. A saber:
1) Será que ele sabe que a máscara não previne que o indivíduo contraia o vírus, só diminui a chance de transmití-lo caso ele esteja com sintomas da doença?
1.1) Se sabe, então há suspeitas de que ele esteja infectado? Devo correr?
1.2) Se não sabe, eu deveria avisá-lo para poupá-lo do constrangimento que essa postura patética está causando ao redor?
A questão é que eu não consigo entender tanto alarde por causa da doença. Quer dizer, consigo - é que os jornais tratam como se fôssemos todos morrer de dor de garganta e febre alta. As manchetes da semana passada diziam “Morrem mais dois infectados pela gripe suína. Vírus já está a solta no país”. Oi? “A solta”? É tipo “Prendam este vírus!”
A Gripe Suína é só uma variação um pouco mais letal da gripe comum. Pode afetar gravemente gente com problemas respiratórios, idosos e crianças. Mas é só isso. Tem tratamento, o índice de mortalidade é menor de 10% e é capaz que alguns de nós já tenhamos pego a gripe nos curado dela achando que era a comum.
Se pegar, pegou. O tratamento é IDÊNTICO ao da outra gripe, àquela que todo mundo já teve. Repouso, remédio que alivia os sintomas e só. Ou seja, não tem nenhum motivo pra sofrer por antecipação. Se tiver que pegar, vai pegar. Daí vai no médico e trata. Máscara não vai te proteger. Não há nada que possamos fazer pra evitar o contágio.
AAAHH, sim. Há sim, segundo infectologistas. Primeiros, as mãos. Você precisa lavá-las muito, sempre, evitar contato com as mucosas. Até aí ok. Mas gosto mais da segunda principal recomendação - evite multidões. Gente aglomerada. Lugares fechados.
Como é que você evita multidões no esse mundo onde tem gente saindo pela culatra? E como é, EM NOME DE DEUS, que você evita lugares fechados? Só sendo morador de rua pra ficar livre da Gripe A, portanto?
Já consigo ver os hipocondríacos se mudando pra Cracolândia
Po, segundo essa lógica todo mundo se isola em casa. Pra evitar multidões eu não posso sair do meu quarto, porque na minha casa moram cinco, e se a gente se enfiar, digamos, no quarto do meu irmão, já vira uma multidão relativa. Não posso ir trabalhar, porque o trem pode se caracterizar como multidão confinada em lugar fechado. Não posso ficar dentro da empresa, é tudo fechado lá e tem um monte de gente.
Ou seja, é aquilo que eu disse: você não pode correr. Esse negócio passa pelo ar, máscaras não o intimidam, as dicas pra não pegar são impraticáveis e se você tiver que pegar, vai pegar. Depois disso, você se descabela. Não dê ouvidos às manchetes que dizem que o vírus já corre solto do Oiapoque ao Chuí. 70.000 pessoas morreram de gripe comum no Brasil no ano passado e eu não vi ninguém usando máscara e mandando prender vírus.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: doenças, epidemia, fim do mundo, Gripe A H1N1, gripe suína, máscaras
Léo Lima Reply:
July 21st, 2009 at 7:09 pm
Status foi boa….. rs!
Mas é a pura verdade…. O povo adora seguir moda e tendências… outro dia desses vi uma menina indo para a escola com um monte de pedras brilhosas coladas por toda a testa…. Imaginei, deve ser por conta do “Caminho das Índias”…. rs.
Logo concluo que o importante não é a necessidade e sim estar na moda, mesmo que para isso se pague qual for o mico !!!!!!!!!!!
… And justice for all …
Responder
Marina de Oliveira Brito Reply:
July 22nd, 2009 at 11:35 am
É só não resolverem soltar vacas nas ruas também..rs Mas é verdade as pessoas são muito influenciáveis, por isso que gosto de usar as coisas depois que a febre já passou e se eu gostar. Mas acho que no fundo isso é uma insegurança imensa, dificuldade de se aceitar, sei lá. Esse é um assunto bem complexo.rs
Abraço
Responder
Léo Lima Reply:
July 22nd, 2009 at 12:57 pm
Nem é só uma questão de pessoas influenciáveis,é uma questão de falta de inteligência tb, pois dizendo que não iam comer carne de porco por conta da gripe suína …. Da pra acredicar ?
Rs…
Responder