20.07

2009
8:48 pm

Quem tem medo da Gripe Suína?

Postado em Brasil, Ciência, Crônicas, jornalismo

Agora todo mundo tem medo desse negócio. Me dá coisas quando ando na rua e vejo gente de máscara. Acho que dá um certo glamour pro país, sabe? Porque a gente é atrasado até na chegada das epidemias. Tava o mundo desenvolvido inteiro já na vibe das máscaras antigripe. Europa, EUA, todo mundo. Por aqui só chegou agora, como sempre.

mascara

Não basta estar protegido, você tem que fazer isso com estilo

Quando vejo pessoas de máscara na rua alguns pensamentos intrigantes me acometem. A saber:

1) Será que ele sabe que a máscara não previne que o indivíduo contraia o vírus, só diminui a chance de transmití-lo caso ele esteja com sintomas da doença?

1.1) Se sabe, então há suspeitas de que ele esteja infectado? Devo correr?

1.2) Se não sabe, eu deveria avisá-lo para poupá-lo do constrangimento que essa postura patética está causando ao redor?

A questão é que eu não consigo entender tanto alarde por causa da doença. Quer dizer, consigo - é que os jornais tratam como se fôssemos todos morrer de dor de garganta e febre alta. As manchetes da semana passada diziam “Morrem mais dois infectados pela gripe suína. Vírus já está a solta no país”. Oi? “A solta”? É tipo “Prendam este vírus!”

A Gripe Suína é só uma variação um pouco mais letal da gripe comum. Pode afetar gravemente gente com problemas respiratórios, idosos e crianças. Mas é só isso. Tem tratamento, o índice de mortalidade é menor de 10% e é capaz que alguns de nós já tenhamos pego a gripe nos curado dela achando que era a comum.

Se pegar, pegou. O tratamento é IDÊNTICO ao da outra gripe, àquela que todo mundo já teve. Repouso, remédio que alivia os sintomas e só. Ou seja, não tem nenhum motivo pra sofrer por antecipação. Se tiver que pegar, vai pegar. Daí vai no médico e trata. Máscara não vai te proteger. Não há nada que possamos fazer pra evitar o contágio.

AAAHH, sim. Há sim, segundo infectologistas. Primeiros, as mãos. Você precisa lavá-las muito, sempre, evitar contato com as mucosas. Até aí ok. Mas gosto mais da segunda principal recomendação - evite multidões. Gente aglomerada. Lugares fechados.

Como é que você evita multidões no esse mundo onde tem gente saindo pela culatra? E como é, EM NOME DE DEUS, que você evita lugares fechados? Só sendo morador de rua pra ficar livre da Gripe A, portanto?

cracolandia

Já consigo ver os hipocondríacos se mudando pra Cracolândia

Po, segundo essa lógica todo mundo se isola em casa. Pra evitar multidões eu não posso sair do meu quarto, porque na minha casa moram cinco, e se a gente se enfiar, digamos, no quarto do meu irmão, já vira uma multidão relativa. Não posso ir trabalhar, porque o trem pode se caracterizar como multidão confinada em lugar fechado. Não posso ficar dentro da empresa, é tudo fechado lá e tem um monte de gente.

Ou seja, é aquilo que eu disse: você não pode correr. Esse negócio passa pelo ar, máscaras não o intimidam, as dicas pra não pegar são impraticáveis e se você tiver que pegar, vai pegar. Depois disso, você se descabela. Não dê ouvidos às manchetes que dizem que o vírus já corre solto do Oiapoque ao Chuí. 70.000 pessoas morreram de gripe comum no Brasil no ano passado e eu não vi ninguém usando máscara e mandando prender vírus.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , ,

32 comentários (Comente! Trackback)

  1. Igor
    20/07/09 | 10:26 pm | #

    É incrível o que uma palavra diferente num jornal pode fazer com gente mal informada. Raramente aparece se o doente tinha alguma fraqueza ou problema, apenas aparece “MORREU x pessoas em tal lugar”. Assim é fácil de botar medo na população, transformando uma gripe em algo fulminante.

    Responder

  1. Gustavo C.
    20/07/09 | 10:51 pm | #

    Suspeitei desde o princípio..

    Tbm gosto mais do “evite multidões”, e gostaria mais ainda se fosse possível praticá-lo.

    Responder

  1. Lannes
    21/07/09 | 2:25 am | #

    Isso é coisa de país de terceiro mundo… [:P]

    Responder

  1. Fã nº 1
    21/07/09 | 12:23 pm | #

    Chegou minha oportuniade de não ter de explicar muito para evitar as multidões… ou para me isolar do resto do mundo com a minha família…. Evito as multidões há algum tempo….

    Responder

  1. Marina de Oliveira Brito
    21/07/09 | 12:37 pm | #

    Também penso no que as pessoas tem na cabeça quando usam essas máscaras também. Já cansaram de dizer que não adianta, parece que virou status mesmo, grande coisa! O fato é que estão fazendo uma tempestade em copo d’água e daqui a pouco nem lembram mais disso, enfim, coisa de brasileiro.

    Responder

    Léo Lima Reply:

    Status foi boa….. rs!
    Mas é a pura verdade…. O povo adora seguir moda e tendências… outro dia desses vi uma menina indo para a escola com um monte de pedras brilhosas coladas por toda a testa…. Imaginei, deve ser por conta do “Caminho das Índias”…. rs.
    Logo concluo que o importante não é a necessidade e sim estar na moda, mesmo que para isso se pague qual for o mico !!!!!!!!!!!
    … And justice for all …

    Responder

    Marina de Oliveira Brito Reply:

    É só não resolverem soltar vacas nas ruas também..rs Mas é verdade as pessoas são muito influenciáveis, por isso que gosto de usar as coisas depois que a febre já passou e se eu gostar. Mas acho que no fundo isso é uma insegurança imensa, dificuldade de se aceitar, sei lá. Esse é um assunto bem complexo.rs
    Abraço

    Responder

    Léo Lima Reply:

    Nem é só uma questão de pessoas influenciáveis,é uma questão de falta de inteligência tb, pois dizendo que não iam comer carne de porco por conta da gripe suína …. Da pra acredicar ?
    Rs…

    Responder

  1. Eduardo Fachetti
    21/07/09 | 2:02 pm | #

    Concordo com vc Ana.

    Estão fazendo tempestade em copo d’água e a mídia é a principal culpada. Mesmo vc, jornalista que é, pintou neste post a coisa como se fosse pior do que de fato é, a taxa média de mortalidade não passa de 0,5 por cento. Variando de país para país:

    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1230491-5603,00.html

    O que demonstra que a gripe mata mais em países com uma infraestrutura de saúde mais pobre. O que não é nenhuma novidade…….

    Valeu.

    Responder

  1. Léo Lima
    21/07/09 | 3:20 pm | #

    Rs….. Nossa muito bom esse post.
    Além de aprender algo sobre esse gripe “oink” que está “a solta” acabei rindo bastante e contagiando todos os meus amigos de trabalho inclusive meu chefe que é um paulista rude pacas….
    Mas se eu pegar greipe suina vou aderir a modalidade das máscaras decorativas e já até mandei fazer uma do homem-aranha …. rs
    Oink para todos vcs !!!!!!!!!!!!

    Responder

  1. Rafael Rubia
    21/07/09 | 6:10 pm | #

    Todo mundo do ABC ficou com medo agora. Leiam isso sissies: http://tinyurl.com/nb2u2l

  1. Guilherme
    21/07/09 | 6:55 pm | #

    Menor que 10%? Assim parece que a taxa é 9%, 8%.
    A taxa de mortalidade da gripe suína é praticamente a mesma da gripe comum: 1,03%. Não que 1,03% não seja menor que 10%, mas da próxima vez seja mais precisa nas informações.

    Responder

    Léo Lima Reply:

    Nossa, são tantos por cento que acho q acabei não entendendo… rs
    Muitos % pra vc tb !

    Responder

  1. Ana Carolina
    21/07/09 | 7:18 pm | #

    Nossa! Que maravilha de post!
    Juro que eu tava precisando ler alguma coisa assim bem direta sobre essa gripe.
    Meu, é incrível como a mídia num geral transforma o que lhe interessa numa incrível tempestade em copo d’água!
    Mas, relaxem! Logo logo aparece alguma outra manchete mais interessante e a gripe acaba desaparecendo das publicações.

    Responder

  1. Lucas
    22/07/09 | 5:01 pm | #

    Basta a pessoa comprar a máscara certa. A N95 evita sim.

    Responder

  1. vicente amaro sued pires
    23/07/09 | 2:43 am | #

    Recebi o texto abaixo por email e, apesar de longo e conspiratório, merece ser lido com atenção. Ele foi escrito pelo jornalista Pedro Porfírio em seu blog no dia 03 de maio:

    “Estou convencido de que este escândalo é mais uma montagem para favorecer a indústria farmacêutica. Matéria do GLOBO de domingo fala que a OMS está enviando 2,4 milhões de doses de Tamiflu para 72 países. Esse medicamento foi vendido para os governos de todo o mundo, inclusive o Brasil, por pr essão dos EUA, para a falaciosa gripe aviária. Ofereço-me, apesar de repórter aposentado, para ir ao México ou qualquer outro país para fazer matéria sem essas máscaras ridículas.

    “Tomei a iniciativa de me oferecer para ir ao México (sem máscara de espécie alguma) como uma forma incisiva de manifestar minha desconfiança diante de mais essa manipulação de encomenda, cuja gravidade joga para debaixo do tapete todas as outras preocupações, principalmente com essa crise parida na decadente nação imperial, onde as vestais do capitalismo põem o rabo entre as pernas e correm para as tetas do poder público, mesmo que isso implique numa “jurássica” estatização dos seus negócios. E o fiz sabendo que posso ser visto, no mínimo, como um imprudente. Afinal, se há um tema delicado, que mete medo, esse é o que mexe com a nossa saúde. Tanto que a nossa mídia, quando começa a perder audiência ou leitores, apela para uma matéria sobre doenças, se possível, com o fantasma da pandemia.

    “Precipitei-me no assunto por conta de um e-mail repassado em espanhol, por um leitor sério, que fez as seguintes observações:

    Por mais de dois anos, a indústria farmacêutica mundial vem tendo problemas financeiros devido ao declínio nas vendas.
    O México é uma perfeita plataforma para o lançamento da doença. De lá sairão turistas que vêm de diferentes partes do mundo. Surpreendentemente, os países que apresentam prováveis vitimas de pacientes que estavam no México, indicando que vão reforçar seus controles sanitários, são os países que compõem o G7.
    “Na segunda-feira, de 27 de abril, a empresa farmacêutica Sanofi Aventis anunciou um investimento de 100 milhões de euros em nova fábrica de vacinas, bem como o envio de 236.000 doses de fármacos doados para o México para apoiar o controle da até então chamada gripe suína.

    “O governo mexicano já se deu conta da trapalhada em que se meteu. Os ministros da Agricultura do México, Estados Unidos e Canadá divulgaram patética declaração conjunta em que pedem pelo amor de Deus que a comunidade internacional não use o surto de influenza A-H1N1 como motivo para criar restrições comerciais desnecessárias e que as decisões que se tomem estejam baseadas em evidências científicas sólidas.

    Já nos Estados Unidos, em meio a um certo pânico em 21 estados, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Richard Besser, também baixou a bola, ao afirmar que o vírus, que criou temores de uma pandemia global, pode acabar “tão perigoso” quanto uma gripe sazonal que circula todo o ano no mundo.

    Os mexicanos mais informados estão indignados com a paralisação das atividades na cidade do México. Lamentam a ridícula corrida às farmácias para a compra de “cubrebocas”, cujos preços subiram de 2 para 7 pesos (20 reais), isso sem falar nas máscaras desenhadas, conforme o gosto do freguês.

    Mas com certeza, o móvel principal dessa montagem alarmista é desencalhar o Tamiflu, aquele medicamento que todos os países foram obrigados a comprar entre 2004 e 2007, por pressão do então secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, presidente do laboratório Gilead Aciences Inc, que comprou a patente do Tamiflu em 1996.

    À base de anis estrelado, uma planta encontrada sobretudo na China, o medicamento passou a ser produzido pela Roche, num acordo com o laboratório de Rumsfeld. Sob a alegação de que a gripe aviária ia se espalhar pelo mundo com graves ameaças, os governos passaram a estocar o Tamiflu.

    As vendas do Tamiflu passaram de US$ 254 milhões, em 2004, para mais de US $ l bilhão, em 2005 e só não foram maiores porque o laboratório Roche não teve condições de produzir mais. Só o governo brasileiro destinou R$ 200 milhões para a compra do medicamento, que não teve a menor ne cessidade de usar. O
    produto pode ser encontrado em algumas farmácias a R$ 350,00 uma caixa com dez comprimidos.

    Neste momento, a Organização Mundial da Saúde, a serviço dos piores interesses, decidiu recorrer ao fármaco encalhado para fazer frente à “epidemia” que deverá ter o mesmo destino e as mesmas consequências da Gripe Aviária, que, em 13 anos de existência não fez mais de 150 vítimas: esses números insignificantes não têm nada a ver com a fortuna gasta para favorecer laboratórios inescrupulosos.

    Nesse marketing do medo estão envolvidos mais uma vez os mesmos interesses e os mesmos personagens da mentirosa pandemia aviária. E mais uma vez a população emocionalmente fragilizada servirá de bucha de canhão para um escândalo que, neste caso, além do favorecimento dos laboratórios, tem ainda como influente determinante a necessidade de abafar o noticiário sobre a crise que assola o mundo capitalista, ocidental e cristão.

    Responder

    Diego Azevedo Sodré Reply:

    Concordo plenamente com o artigo. O que se vê é simplesmente sensacionalismo da mídia pra vender jornal, já que os principais jornais impressos do país estão em crise por perderam muitos leitores para a internet. Além, é claro, de interesse de empresas farmacêuticas na venda de remedinhos encalhados pra minimizar as perdas.

    Responder

  1. Renata
    23/07/09 | 12:17 pm | #

    O mais legal é essa recomendação: “Primeiros, as mãos. Você precisa lavá-las muito, sempre, evitar contato com as mucosas.” Quer dizer que se não tiver epidemia, não precisamos lavar as mãos?? Higiene só vale em caso de crise? hehehe

    É triste ver o povo se descabelando por causa disso. A dengue tá aí matando uma baciada de gente e a população continua deixando água parada. Mas a gripe suína sim, essa é super perigosa porque matou vinte e poucos…

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    É como minha mãe, que é profissional da área de Saúde Pública, sempre diz: que a qualquer doença nova, o pessoal se esquece da dengue. Vide a febre amarela, por exemplo, em que as pessoas lotavam os postos de saúde por causa da vacina.

    E a malária então? A doença que mais mata no mundo (informações de um amigo meu que trabalhava num laboratório que pesquisa a doença). Só porque ocorre em sua maioria na África, ninguém se preocupa ou mesmo dá atenção. Acho que é algo na faixa de uma morte a cada 30 segundos.

    Responder

  1. Eduardo Wagner
    23/07/09 | 6:53 pm | #

    A mídia é podre e irresponsável. Estão fazendo tal qual no “surto” da Febre Amarela em 2007.
    Sugiro a leitura deste artigo do blog do Azenha:http://www.viomundo.com.br/denuncias/reportagem-da-folha-sobre-gripe-suina-e-totalmente-furada-uma-irresponsabilidade/

    Responder

  1. angela
    28/07/09 | 6:01 pm | #

    só digo uma coisa deus nos guarda de todo mal más porem se vc tiver que pegar vai pegar ok?

    Responder

  1. JACI
    30/07/09 | 7:53 pm | #

    SOU HIPOCONDRIACA, SEMPRE QUE VEJO UMA PESSOA BRANCA COM APARENCIA ESTRANGEIRA NA MESMA CALÇADA QUE EU ,CORRO NO MEIO DA PISTA, ATE ALCANÇAR A OUTRA CALÇADA!!!!!!!!!!!!!!!!!
    É MAIS FÁCIL ENTÃO EU MORRER ATROPELADA!!!!!!!!!!

    JACI

    Responder

    Marcão Reply:

    Concerteza huahauhauhahauhauhauhu sem dúvidas

    Responder

  1. Cris
    30/07/09 | 10:47 pm | #

    Muita gente aí já apontou fatos interessantes sobre essa gripe, letalidade igual à gripe normal, q mto mais gente morre de malária no mundo do q de gripe, q a mídia tá espalhando pânico etc. Mas o q a gente tem q se perguntar tb é QUEM ESTÁ LUCRANDO c essa gripe suína. Donald Rumsfeld, o ex-secretário de defesa do gov. Bush, por. ex., é acionista da empresa q fabrica o Tamiflu, Gilead Sciensces. É conveniente essa gripe ter surgido num país em desenvolvimento mto próximo a países de primeiro mundo, q certamente serão os grandes compradores do Tamiflu. E as empresas farmacêuticas q estão desenvolvendo a vacina? Ora, ainda ñ há vacina nem pra gripe aviária, essa sim mais letal q a comum! Essas empresas levam anos p desenvolver qq tipo de vacina ou medicamento, e uma delas, na Austrália, já está em fase de testes c a nova vacina? Só eu tô achando td isso mto estranho?? Alguém mais ouve falar em crise econômica?? Estranho essas empresas farmacêuticas estarem lucrando tto c essa cripe justo em meio a uma crise econômica, ñ acham?? Bom, nem td tá perdido, ainda bem q tem gente aí q ñ acredita em td q a mídia transmite.

    Responder

  1. sandra
    04/08/09 | 9:10 pm | #

    “70.000 pessoas morreram de gripe comum no Brasil no ano passado” Engraçado…eu não conheço ninguem que morreu de gripe comum alias ninguem no meu circulo de trabalho e nem de amizade conhece alguem que tenha ido com gripe comum para o hospital e tenha morrido…entao nao viajem. As pessoas mais preocupadas com a gripe são justamente as que estão em contato direto…são profissionais da saúde…conversem com um médico que trabalha em qualquer hospital…aí sim vão ver que o negócio é muito mais grave do que parece…

    Responder

  1. anaclaracardosomorais
    06/08/09 | 1:13 am | #

    todos estao com muito medo do viros h1n1 mas as machetes nao ten oque falar e agora so ficao falando disso mas do geito que eles falao parese que a gripe A e muito perigosa ,certo devidas providencias deven realmente ser tomada mais nem com tanto issagero igua as mangetes falao do geito em que eles falao parece ate que vomos morrer de febre e tosse ,mas se todos ficarmos atentos quando o viros comesar se alastra no nosso organismo é tentra ir para o melhor hospital da cidade assin previnimos a doença.
    dr ana clara

    Responder

  1. Vanessa Porto
    07/08/09 | 5:05 pm | #

    Adorei esse post sobre a gripe suina e uso de mascara. Igual ao que penso. http://bit.ly/A3KqU

  1. Marina
    14/08/09 | 1:27 pm | #

    Pooooooxa…eu tava precisando ler algo como o seu post! Eu sou meio hipocondriaca e já tava surtando por causa dessa gripe! Justamente pelo sencacionlisno da mídia, claro! Ninguem fala q só na cidade de Sao Paulo morre um motoboy de acidente por dia…alguem proibiu a circulação de motos? Isso sem se falar nas demais doenças…a Aids é bem mais grave e pq as pessoas ainda não usam proteção? E, no meu humilde ponto de vista, ainda tem mortes pq essas pessoas nao receberem a medicação adequada, senao os indices seriam bem menores! Agora me diga? Pra que causar tanto pânico, né?! Posso até ver o dia que nossas cidades vao parecer aquelas fantasmas de filmes de Faroeste! Affeeee….vamos viver pq a vida continua, né?! kkkk

    Responder

  1. jorje
    16/08/09 | 1:33 pm | #

    Esse website tem muita coisa…Cheeeee..
    to com a vissao debilitada,
    quem criou este sithe..
    quem assesa esta purcaria, fidida, podré, nois aqui da fazenda tamo bobos de rir dessa purcaria, isso é piadaa haahahaha…
    che me chocou com isso quero que me diga porque tudo é horivel fedido ….
    oque posso fazer pra melhorar o mundo??????????
    quero aa restosta amaña….
    a unica coisa boua desse sathe é essta focho..

    faalouuuu….che vais con tudouuuuuuuuuu.

    Responder

  1. daniella
    18/08/09 | 2:53 am | #

    EI GENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  1. Natalie
    23/08/09 | 4:02 pm | #

    Quem tem medo da gripe suína? http://migre.me/5GZ3

  1. fefe
    09/11/09 | 6:37 pm | #

    Qui fofo !!!! Tem até do Domo-kun !!!!!

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo