Entre as muitas desgraças que a gente vê por aí, essa é uma das únicas que me faz ter vergonha de tudo em mim. Me faz ter vergonha do Brasil, do mundo e da raça humana. Me faz ter vontade de sumir do planeta.
E eu não estou falando do assassinato da menina. Eu tô falando das reações das pessoas; dos que vão na frente do fórum para exigir ‘justiça’, mas que agridem quem pede por equilíbrio no julgamento ou perdão dos acusados. Dos estudantes de direito que ‘querem ver o caso mais de perto’. Dos que agridem os advogados de defesa do casal. Dos curiosos, dos que dormem na fila pra ver o julgamento, dos que vem de outros estados.
Como alguém disse no Twitter, tem criança VIVA precisando de toda essa dedicação. Que tal ocupar esse tempo livre dedicando algumas horas de trabalho voluntário a uma creche na periferia?
Todo mundo sabe que quando esse julgamento começou, os dois já estavam julgados. Acontece que o povo confunde justiça com vingança, sei lá. E toma pra si uma dor que não existe, toma pra si o direito de julgar o outro como se nunca tivesse feito merda nenhuma. Fulano vai lá, xinga o outro no carro, atropela e foge, empurra os outros no trem, burla sistema de impostos, chuta um mendigo na rua, ignora quando vê uma criança carente, não vota em gente que preste, não respeita os outros nem a si mesmo. Mas vai lá e se acha no direito de julgar alguém.
Tem até, porra, tem até mulheres se dizendo APAIXONADAS pelo promotor Cembranelli.
Olha, em bom português, do fundo do meu coração, para todas as pessoas que se encaixam nas categorias listadas alguns parágrafos acima: VÃO ARRUMAR ALGO PRA FAZER. PELO AMOR DE DEUS. Vão trabalhar, vão ler pra ver se entra algo nesses espaços ocos que vocês chamam de cabeça, vão cuidar dos filhos de vocês para que eles não caiam da janela, vão cozinhar, vão votar no BBB. Vocês são a CABEÇA VAZIA do CORPO que é a SOCIEDADE.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: injustiça, isabella nardoni, julgamento, justiça, nardoni, nardoni condenado, TV
Flavia Reply:
March 27th, 2010 at 3:38 pm
Desculpe Lucas. Mas, embora eu esteja tao indignada com este show que estao fazendo desta trajedia, Eh preciso ter cuidado para nao pender para o outro lado. FATO: Eles MATARAM a FILHA deste homem. Era filha dele. Se ele pegava para passar o fim de semana, devia ter algum apego. Ainda assim, mataram a POBRE MENININHA. Chamo assim pq tenho dois filhos de 14 e 10 anos, que jah tiveram cinco e sao COMPLETAMENTE indefesos. Sao vitimas de qualquer MERDA que o adulto que eh resposavel por ele faca. Sao vitimas qdo sao educadas de forma erronea, qdo recebem uma palmada, qdo deixam de ir a escola pra trabalhar pelos pais, qdo sao jogados na rua e etc. Sabe pq? Pq eles nao podem decidir. Pq ainda DEPENDEM de nossas atitudes. QUEM NAO PODE SE DEFENDER EH VITIMA. Com cinco anos vc nao pode se defender. SE e SE Isabela fosse a pior menina do mundo, era so nao ligar pra ela. Era soh deixa-la com a mae. Ela TINHA a mae. Nao precisava estar com eles.
Eh legitimo ter um julgamento justo. Eh direito. Nao acredito nessa presepada que estao fazendo com esse caso. Mostra o mostro que somos dentro do mesmo tipo de sentimento que eles tiveram para causar mal a ela: O DESCONTROLE.
Para mim, houve um descontrole. Num momento de furia, todos nos somos capazes deles em situacoes determinadas, um deles agiu de forma tao agressiva que deu no que deu. O outro consentiu ou acobertou. A trajedia ocorreu. EXISTEM CONSEQUENCIAS QUE NAO PODEMOS VOLTAR ATRAS E PEDIR SIMPLESMENTE DESCULPAS, POR ISSO EH PRECISO PENSAR ANTES DE AGIR. A PALAVRA PROFERIDA NAO PODE SER ENGOLIDA.
Colocar os Nardoni atras das grades nao tras Isabela de volta e nem eh esta a intencao. Eh muito importante que haja punicao, para que milhares de pessoas vejam que ha consequencias para o que se faz. Ha punicao. Da mesma maneira que o governador do Distrito Federal por corrupcao, a multa de transito e o video game que meu filho fica sem drante dias se deixar deveres sem fazer. Cada coisa tem seu grau de consequencia e recebe punicao compativel.
Concordo que a FORCA seja demais por trazer o que ha de pior na sociedade. Mas NAO EXISTE NADA que uma crianca de 5 anos possa fazer que justifique ou que permita que a agridam tanto ao ponto de mata-la.
Existe um amor, Lucas, que envolve o mundo e desejo que conheca: O amor que fascina o filho pelo pai. O amor que faz com que, vc erre todo dia, xingue os carros na rua, deixe de pagar impostos, seja corrupto a vontade, seja grosso e desatencioso por mil vezes e ainda assim vc recebe. O amor de um filho que vc venha a ter ( desejo isso a vc) e que tenha cinco anos. Ele te admira ele, te ama e te perdoa mil vezes. Pq vc eh pai dele. Todo dia sou esse ser humano comum e todos somos. Ainda assim escuto de meus filhos que sou linda, que me amam, que sou perfeita. Pq sabem amar no sentido da palavra e por isso sao tao belos. Nao analisam, apenas amam e perdoam as falhas pq amam. Nem as veem. Isso eh a crianca de 5 anos.
Gostaria que houvesse a boa justica para eles, a maturidade da sociedade para lidar com o caso e a nocao de todos da estencao do que aconteceu.
Um pedido meu: Repense. E por favor, nem de brincadeira, diga o que foi dito na sua ultima frase. Para que nao seja minimizado a BARBARIE frente a INOCENCIA. Isso nao pode ser contestado. Isso ocorreu.
Flavia
Responder
Ana Freitas Reply:
March 27th, 2010 at 3:47 pm
Acho que ele tava brincando, Flávia. Mas ele pode confirmar… =)
Responder
Lucas Reply:
March 27th, 2010 at 9:58 pm
Meu Deus, é claro que eu tava brincando. Ela podia ser a criança mais infernal do mundo que nada justificaria.
E não é relativizar barbárie nenhuma. O que me deixa insensível a esse tipo de caso - e acho que é o que acontece com outras pessoas - é a superexposição dessas coisas. Cansa, entedia e acaba por insensibilizar.
Quanto a brincar com o assunto, enquanto a gente puder tirar com a cara de todo e qualquer assunto, a gente ainda se mantém são. Porque tá foda.
Responder