27.08

2010
6:31 pm

O vídeo sobre “política” do Felipe Neto

Postado em Política

Se você viu inteiro numa boa, sem se constranger, provavelmente o texto a seguir é pra você.

De fato, várias coisas nesse vídeo não fazem sentido. A primeira é que 100 reais só é migalha pra gente como eu e você, mas provavelmente não é para quem vive com 400 reais por mês. É tipo um aumento gigante na renda. Não vou entrar em méritos partidários - só digo que, nos países de primeiro mundo, todo mundo acha lindo que o governo dê pensão pras pessoas que não trabalham (é, isso rola). “Olha só que lindo nos países desenvolvidos, lá se o jovem não quiser trabalhar, ele pode viver de pensão”. Aqui, é assistencialismo, é dar dinheiro pra vagabundo que não quer trabalhar (reaça tem essa coisa maravilhosa de achar que no Brasil ninguém gosta de trabalhar, só ele, que geralmente nem trabalha).

A segunda coisa que não faz nenhum sentido é esse clipe dessa música horrível no final é que ele só ajuda a alimentar o espírito babaca de falar que nenhum político presta. Porque o tipo de pessoa que repete isso não percebe que repetir isso é só uma maneira de tirar de si a responsabilidade de achar um que preste (é, é incrível, mas tem gente boa na política). As pessoas que bradam que nenhum político presta não sabem em quem vão votar, não querem saber e também não se lembram em quem votaram na última eleição.

É uma maneira muito eficaz de perpretar justamente o que o vídeo crítica, também, dizer que ‘é só a educação que salva esse país, talvez em duas ou três gerações’. Primeiro, porque é o óbvio do óbvio, mas aqui não tem a intenção de ser óbvio, mas de tirar do ombro da minha e da sua geração a responsabilidade de fazer alguma coisa. E é uma responsabilidade nossa, queira você, o Felipe Neto, eu, ou não.

Também não faz sentido que o autor do vídeo mande as pessoas estudarem quando ele fala “dos quatro candidatos…”, “tem alguém aí que vai mudar o Brasil?..”, “as pessoas só votam em quem vai ajudar a classe social delas” e tal. Primeiro porque há bem mais que quatro candidatos à presidência; segundo, que por acaso as propostas de um cara chamado Plínio Arruda, só pra citar um dos quatro grandes, pra bem ou pra mal, mudariam sim E MUITO o país (apesar de que ‘mudar o país’ é uma expressão bisonha. Felizmente, na democracia em que vivemos, nenhuma instituição política tem poder o suficiente pra fazer algo nos termos de MUDAR O PAÍS. Felizmente, há várias instâncias de poder, oposição, e isso equilibra muito a disputa de interesses, o que impede coisas do tipo MUDAR O PAÍS, seja lá o que isso for); terceiro que sim, as pessoas só votam em quem vai ajudar a classe social delas porque… é isso que o voto é. A gente vota em quem acredita que vai melhorar a nossa vida.

Uma coisa que me preocupa de verdade é ver esse bando de gente rica (como eu, é verdade; sou rica) reclamando que o país tá uma merda. AMIGO: você estudou em escola pública? É, eu também não. Você vive com dinheiro suficiente pra precisar de 100 reais a mais por mês? É, eu também não preciso. Sua vida piorou nos últimos 16 anos? Eu acho que não, heim. A minha, pelo menos, melhorou bastante. A da Luzinete, que trabalhou aqui em casa, também. E de todo mundo que é bem mais pobre que eu que eu vejo no trem… pelo menos eles parecem ter uns celulares legais.

Claro que há problemas, eu não tenho dúvida disso. A educação pública é sim péssima, falta transporte público, falta saúde. Mas a diferença entre o meu discurso e o seu é que eu tento me sentir responsável por esses problemas. Eu não ponho a culpa nos políticos (que eu escolho).

Discursos como esse do Felipe são o câncer. São eles que fazem as pessoas se sentirem ok por serem alienadas politicamente, burras, porque tira a culpa delas. SE VOCÊ NÃO SE INTERESSA POR POLÍTICA (e você tem acesso a internet e está vendo o vídeo do Felipe Neto no YouTube) a culpa é 100% SUA. LIDE COM ISSO. Não jogue a responsabilidade na falta de educação pública, em ‘políticos picaretas’, no que for.

*O Felipe é um amigo da internet, que inclusive me pediu opinião sobre o roteiro desse vídeo depois de tê-lo feito. Eu disse pra ele que não concordava, discutimos um pouco sobre política, foi legal. Quando o vídeo saiu e eu vi um monte de gente replicando a posição dele (que eu considero prejudicial pro estado das coisas), resolvi escrever uma resposta. É só pra evitar que muita gente repita o que o Felipe tá dizendo sem sequer contestar; eu tenho certeza que esse tipo de comportamento, de replicar 100% o que outra pessoa diz, é algo com o que ele também não concorda. Lembre-se SEMPRE do MANUAL DA DESCONFIANÇA PRÁTICA. Ele vem a calhar nessas horas. Desconfie de tudo. E sim, isso inclui esse texto.

**Se para você, votar no Tiririca é ‘protesto’ (caramba heim, quanta rebeldia), saiba que você não apenas é um idiota, como está sendo feito de idiota. Confira aqui o Risco do Fator Tiririca.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , ,

301 comentários (Comente! Trackback)

  1. Julio
    27/08/10 | 6:57 pm | #

    Comentei contigo e no tuiter: esse vídeo é uma das coisas mais fora da realidade que eu já vi. Eu não sou rico, vim da escola pública e sei que a coisa melhorou demais nos últimos 15 anos. O pior é o Felipe cagar regra por oito minutos, soltando a máxima “LARGA ESSE IPOD E VAI ESTUDAR” e terminar o vídeo fazendo merchan de banda ruim de amigo. É como prometer ensino e entregar nada, algo que ele tanto criticou.

    Responder

  1. Josimar Lopes
    27/08/10 | 6:57 pm | #

    Tenho o pé atrás com esse negócio de ‘exeção’. Acho que se existisse, a ‘exceção’ tentaria coibir a corrupção. Se não coibe, é cúmplice.

    Me aponte um politico que realmente preste. Cadê produção? Não produzem absolutamente nada de útil para a sociedade.

    Ouço seu discurso desde 1970. Nada melhorou. Pelo contrário, piora cada vez mais.

    E sim, estudei em escola pública e meu filho também. Portanto, sei do que estou falando.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Você ganhou meu respeito só por conta desse ‘masfaz’ aí. Demais. hahahaha

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    O ‘discurso’ que você fala é de que existe gente votável na política? Cara, nem que não exista (embora eu acredite que exista sim!), eu não acho que você deve fomentar em jovens alienados de 16 e 17 anos a ideia de que tudo bem eles nem se importarem em votar, porque ninguém presta. Acho muito fácil falar isso, sou contra, acho perigoso e esse é meu ponto.

    Responder

    Josimar Lopes Reply:

    É de verdade.

    Registrei o dominio masfaz.com.br com o intuito de protesto. Em http://www.masfaz.com.br, o usuário/candidato pode criar sua conta de e-mail (Windows Live) para a se comunicar com seu potencial eleitor.

    Responder

    Fernanda Reply:

    O problema é que, como os políticos honestos são minoria, são reprimidos pelos outros com interesses egoístas, além de muitas vezes sofrerem armações. Pelo menos, é a minha lógica.

    Responder

  1. Ana Terra
    27/08/10 | 6:58 pm | #

    É, o Felipe Neto deveria tomar mais cuidado com o que ele diz. Ele é um “formador” de opinião, e a maneira como ele colocou as coisas só serviu pra ficar parecendo um idiota que só xinga todo mundo.
    Mesmo que seja um personagem nos vídeos, acho que ele deveria ter feito comentários mais… sei lá, com mais sentido, com maior embasamento, e não criticar por criticar.
    Porque aí não é mais crítica, né, é birra. E quem vai reproduzir isso que ele falou? Pessoalzinho que tá começando a votar, povo de 16 (oi), 17 anos mais alienado, e o povinho mais novo que discute política só na aula de história/geografia.
    Enfim. Mas temos que agradecer ao cara por fazer as pessoas pensarem um pouco sobre o assunto. É aquela velha história de “jogar cocô no ventilador”, ele quer ver as pessoas discutindo.
    A intenção dele é boa, então… dai-vos desconto.

    Ah, eu adorei o post, concordo com grande parte das ideias que você colocou nele.
    Beijos & Beijas.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Sim, a intenção do Felipe é boa… meu medo mesmo é essa molecada repetir isso sem contestar. Na verdade, isso tá rolando. Quem me mandou um vídeo foi um amigo do meu irmão, de 18 ou 19 anos, que tem pouca ou nenhuma formação política. Foi mais ou menos ele (somado a gente compartilhando esse vídeo no Facebook) que me fez escrever isso.

    Responder

  1. Gabriela Bianco
    27/08/10 | 7:15 pm | #

    a @ana_freitas fez um post discutindo o último video do @felipeneto. Vale a leitura: http://bit.ly/9cQGgF

  1. felipe luno
    27/08/10 | 7:18 pm | #

    RT @gabibianco a @ana_freitas fez um post discutindo o último video do @felipeneto. Vale a leitura: http://bit.ly/9cQGgF

  1. marilia
    27/08/10 | 7:21 pm | #

    RT @felipeluno: RT @gabibianco a @ana_freitas fez um post discutindo o último video do @felipeneto. Vale a leitura: http://bit.ly/9cQGgF

  1. Alyce Takai
    27/08/10 | 7:22 pm | #

    Post da @ana_freitas pros que adoram fazer o twitter de palanque na época eleitoral http://bit.ly/9cQGgF (gostei mesmo)

  1. Thiago Falcão
    27/08/10 | 7:28 pm | #

    RT @felipeluno: RT @gabibianco a @ana_freitas fez um post discutindo o último video do @felipeneto. Vale a leitura: http://bit.ly/9cQGgF

  1. Josimar Lopes
    27/08/10 | 8:28 pm | #

    Complementando. O problema não é a politica. O problema é a politica tupiniquim que só funciona na base do toma lá da cá. É um tal de “me dá esse cargo, que te dou aquele. Me apoia ai que te dou a presidência da Petrobrás”. Isso é nojento.

    Dá uma lida neste post: http://vespeiro.com/2010/08/23/anotacoes-de-fim-de-semana-21-e-2208/

    Responder

  1. Obede
    27/08/10 | 8:39 pm | #

    Sua análise é perfeita.
    Você pode ser amiga dele e tudo mais, mas o vídeo é vergonho-alheioso demais.
    Já tinha uma imagem ruim dele, agora então..
    Mas ele é livre para falar o que quiser, só deveria ter mais responsabilidade.. ou não tb.. cada um analise e tire suas conclusões.

    O problema é que nem sempre quem manja de verdade irá contrapor as idiotices, como você fez.

    Bjs
    Obede

    Responder

  1. Fernanda
    27/08/10 | 8:45 pm | #

    Nunca houve um presidente chamado Luis? Qual o o primeiro nome do Lula mesmo? hehehe

    Tb conheci o Felipe pela internet e tal, mas dessa vez não teve como concordar. Tô contigo, Ana.

    Responder

  1. Pedro Zambarda
    27/08/10 | 8:53 pm | #

    Ué, mas a conclusão do vídeo não foi “A culpa é sua. Estude!”?

    Se a conclusão que tive está certa, o Felipe Neto não altera em nada o seu discurso, nem vai contra você. Se o Brasil está ruim, é porque as pessoas não pensam em seus interesses. Certo?

    Responder

    Andre Andrade Reply:

    Concordo. Apesar de exacerbada a mensagem foi essa: “ESTUDE”. Pra quem tem um pouco de cabeça leva o vídeo numa boa, apenas um desabafo, uma caricatura dos tempos atuais. O desafio é MUDAR. Mas mudar de que forma? Guerrilha? Boicote? Greves? disso nós já estamos cheios. O Brasil precisa de EDUCAÇÃO. Precisamos pensar MUITO BEM em quem votar, afinal você está dando uma carta branca e assinada para o cara fazer o que quiser por 4 anos. E pela forma que criei meus filhos, ensinando valores corretos, penso que nenhum deles irá encher uma garrafa com gasolina, colocar um pano na boca da garrafa e atear fogo só porquê assistiram ao vídeo. Muito pelo contrário. Eles irão rir e pensar em estudar e auxiliar o país que eles nasceram e amam a se tornar melhor, seja diretamente através da política ou se tornando um profissional de respeito, ético, sincero consigo mesmo e com seus futuros filhos (meus netos). É isso aí Felipe. Faça o povo pensar.

    Responder

  1. Rubens Gualdieri
    27/08/10 | 8:56 pm | #

    "Se você vota no Tiririca, você não é apenas um idiota. Também está sendo feito de idiota" do texto http://bit.ly/dsvCLP

  1. Hellen Bispo
    27/08/10 | 8:57 pm | #

    RT @rubensgualdieri: "Se você vota no Tiririca, você não é apenas um idiota. Também está sendo feito de idiota" do texto http://bit.ly/dsvCLP

  1. Lucas Bittar Magnani
    27/08/10 | 8:57 pm | #

    3 RT @rubensgualdieri: 2 RT @rp_azevedo: Esse texto me deixou mais confortável. http://bit.ly/dsvCLP (via @crisdias )

  1. bayane
    27/08/10 | 9:00 pm | #

    CANSADA DE GENTE BURRA COMO ESSA http://bit.ly/b2rVY3

  1. fers
    27/08/10 | 9:02 pm | #

    RT @sound3vision: RT @satansole: a/c @felipeneto RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Guilherme Delamuta
    27/08/10 | 9:04 pm | #

    RT @sound3vision: É aí que eu me refiro: "Discursos como esse do Felipe são o câncer" > http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. catzurrul
    27/08/10 | 9:05 pm | #

    Clap, clap, clap

    Responder

  1. tati
    27/08/10 | 9:13 pm | #

    nossa, ana. não passei do 1’40. tive que parar. discurso repetido, repetido, repetido, típico de gente que acha bonito ser politizado mas não faz ideia do que tá falando.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    eu tive que insistir pra ver o vídeo. mas geralmente quem não concorda não passa dos 2’00 mesmo, de acordo com pesquisa breve feita na tarde de ontem.

    Responder

  1. ECHOE
    27/08/10 | 9:14 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ #votonulo #votolivre

  1. Gabriel Rodrigues
    27/08/10 | 9:14 pm | #

    RT @sound3vision: É aí que eu me refiro: "Discursos como esse do Felipe são o câncer" > http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre

  1. Luciano Lopes
    27/08/10 | 9:32 pm | #

    Gostei, muito calorosa a discussão política por aqui.
    melhor do que debates disfarçados de campanhas na TV. Enfim, ninguém falou de VOTO NULO aqui…

    com o controle das massas, nao há disscução política(por mais mérito que ela tenha) que tenha aplicação prática na política da vida real e do espetáculo das eleições.

    não vejo que estamos vivendo uma democracia, e eu nao participo das eleições. se for pra me representar como um número, uma estatística. prefiro ser do numero dos insatisfeitos, arredios.

    só depois que esse número crescer e tiver consequencias que alguma coisa considerável poderá acontecer.

    eu lembro em quem eu votei nas minhas eleições: votei em ninguém. não adiantar votar em quem tem bons projetos(sim, temos opções de voto) se a eleição nao é competitiva, tudo é uma mera formalidade.

    Responder

  1. Monique
    27/08/10 | 10:23 pm | #

    Se ele está tão inconformado com a política por que não se candidata? Teria milhões de votos dos otários q ele fala…
    Toda generalização é burra!
    Ele mesmo citou, oq achei até um ponto forte do vídeo, a luta do Cristovão Buarque p/a obrigatoredade dos filhos de políticos estudarem em escolas públicas. Se o cara faz isso ele n tem caráter tbm? Quem tem? Felipe Neto?
    Os políticos só são o espelho da nossa sociedade, se eles são umas merdas nós tbm somos! Bem, eu n me considero uma merda.

    Responder

  1. Igor Fediczko
    27/08/10 | 10:48 pm | #

    “Eu não me interesso por política”

    Ninguém que começa um discurso assim acaba bem. Felipe Neto tentou concertar e disse que não se interessa por políticos. Mas não adiantou, pois o texto acabou mal da mesma maneira.

    Uma bela porcaria. Porém, com um final feliz. Tentando almejar “vôos mais altos”, Felipe Neto resolveu combater o sistema fisiológico da política, com um discurso vazio.

    Resultado: mostrou o vácuo dos seus milhões de acessos.

    E isso tem uma importância ímpar, pois num momento em que o YouTube é a nova TV, Felipe Neto NÃO pode ser o novo Cidadão Kane. É importante que Felipe Neto seja ridicularizado em vídeos sociais, sobre política, economia, para que seja exposto que ele não pode ter esse sucesso todo, ele não pode ter essa influencia toda, esse poder todo.

    A ciência tem de ter o seu valor, certo?

    Paciência.

    Paz.

    Ciência.

    Responder

    Francisco Boni Neto Reply:

    perfeita análise dos videos dele.

    Responder

    Lucas David Michels dos Santos Reply:

    Concordando. Esse vídeo não é, em nada, diferente dos demais vídeos do Felipe Neto. Ele fica por quase 10 min fazendo pose e “”"criticando”"” alguma coisa.

    O problema é que para criticar atrações feitas para meninas de 12 anos não precisa muita coisa, só pose. Porque é isso que importa pra quem perde seu tempo se incomodando com coisas como crepúsculo, justin bieber e afins. Para quem não gosta dessas coisas, mas acha meio doentio querer mostrar na internet que não gosta, esse vídeo sobre política soa tão infantil e cheio de pose quanto os outros.

    E convenhamos, ele só fez esse vídeo porque em um artigo sobre Vlogers e política dizia-se que ele preferiu não se manifestar pois preferia tratar de assuntos como colírios da capricho e crepúsculo. Tanto é que ele anunciou que faria um vídeo sobre política pouco tempo depois do artigo aparecer na internet

    Responder

  1. Fa no 1
    27/08/10 | 10:50 pm | #

    Notável…

    Responder

  1. Alex Popst
    28/08/10 | 12:15 am | #

    RT @fabianelima: O vídeo sobre política do @felipeneto: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Caetano Barsoteli
    28/08/10 | 12:26 am | #

    Aleluia! - http://migre.me/18Kc4

  1. Cesar M.
    28/08/10 | 12:47 am | #

    olha a @ana_freitas trollando o Felipe Neto tb http://bit.ly/ciwYp1

  1. isa_maia
    28/08/10 | 12:57 am | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ !

  1. isa_maia
    28/08/10 | 12:57 am | #

    uma opinião sobre o vídeo do Felipe Neto sobre política http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. isa_maia
    28/08/10 | 12:58 am | #

    uma opinião válida sobre o vídeo do Felipe Neto sobre política http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Carlos Massari
    28/08/10 | 1:01 am | #

    perfeito. RT: @isa_maia uma opinião válida sobre o vídeo do Felipe Neto sobre política http://tinyurl.com/2agv8hz

  1. Leandro Gantois
    28/08/10 | 1:09 am | #

    RT @massaricarlos perfeito. RT: @isa_maia uma opinião válida sobre o vídeo do Felipe Neto sobre política http://tinyurl.com/2agv8hz

  1. Marwin Machay
    28/08/10 | 1:12 am | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. César M.
    28/08/10 | 1:20 am | #

    RT @cesarmarcio: olha a @ana_freitas trollando o Felipe Neto tb http://bit.ly/ciwYp1

  1. Diego Sapia Maia
    28/08/10 | 1:37 am | #

    Tem como não amar a @ana_freitas? http://bit.ly/9cQGgF

  1. Flávia Durante
    28/08/10 | 1:38 am | #

    RT @diegomaia: Tem como não amar a @ana_freitas? http://bit.ly/9cQGgF

  1. flávia d.
    28/08/10 | 1:40 am | #

    te amo, ana!!! sempre te amei!

    Responder

  1. Ronaud Pereira
    28/08/10 | 2:19 am | #

    “SE VOCÊ NÃO SE INTERESSA POR POLÍTICA a culpa é 100% SUA”. Mesmo se lá atrás um grupo político fez com que a grade curricular não falasse um “a” sobre política? Sinceramente não sei. Por um lado concordo, por outro, “não faz sentido” rs.

    É como aquele discurso: O político rouba e a culpa é do eleitor. O político não faz nada de relevante no seu mandato e a culpa foi do eleitor que escolheu mal. Que escolha melhor da próxima vez. Olha, não sei….

    Responder

  1. Caio Bonatti
    28/08/10 | 3:00 am | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Lucas Corazzini
    28/08/10 | 4:05 am | #

    assassinem esse cara antes que eu me suicide http://tinyurl.com/2agv8hz Geração perdida, o que será das pessoas que assistem esse video?

  1. Lucas Corazzini
    28/08/10 | 4:13 am | #

    Sou completamente contra qualquer tipo de censura, mas esse cara tá quase de fazendo mudar de opinião. http://tinyurl.com/2agv8hz

  1. Lucas Corazzini
    28/08/10 | 4:19 am | #

    RT @isa_maia: uma opinião válida sobre o vídeo do Felipe Neto sobre política http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-f

  1. Francisco Boni Neto
    28/08/10 | 4:22 am | #

    O Bolsa Família é citado por alguns analistas como sendo um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil, que caiu 27,7% entre 2002 e 2006. Recentemente o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou um estudo mostrando que houve redução na população miserável do país entre 2003 e 2005.[17] Outros motivos para redução da miséria no País têm sido a melhoria do mercado de trabalho, programas sociais como o Bolsa-Família e os ganhos reais dos salários mínimos.[18]

    As reações das instituições multilaterais ao Bolsa Família têm sido, geralmente, favoráveis. O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz disse em sua recente viagem ao Brasil que: “o Bolsa Familia já se tornou um modelo altamente elogiado de políticas sociais. Países, ao redor do mundo, estão aprendendo lições com a experiência brasileira e estão tentando reproduzir os mesmos resultados para suas populações”[12]
    Recente relatório[1] publicado pela OIT ressaltou a importância da manutenção e da ampliação do Bolsa Família no contexto da crise econômica internacional. Para a OIT, trata-se de uma importante medida anticíclica que promove benefícios para a economia como um todo, ao fomentar a demanda de alimentos e produtos de primeira necessidade.

    Programas de transferências condicionadas contra a pobreza são políticas sociais correntemente empregadas em várias partes do mundo para combater e reduzir a pobreza. No curto prazo objetivam aliviar os problemas decorrentes da situação de pobreza e, no longo prazo, investir no capital humano, interrompendo o ciclo intergeracional (i.é: de uma geração para outra) da pobreza.[6][7] A idéia dos programas de transferências condicionadas começou a ganhar força em 1997, quando só havia três países no mundo com essa experiência: Bangladesh, México e Brasil. Em 2007 quase todos os países da América Latina passaram a ter um programa similar, e há interesse de países africanos como África do Sul, Quênia e Etiópia. Existem programas similares na Turquia, no Camboja, no Paquistão, e no sul da Ásia. A municipalidade de Nova York inaugurou, em 2007, um programa de transferência de renda com condicionalidades, o Opportunity NYC, que se inspira no programa brasileiro e no programa mexicano. “O Opportunity NYC (…) é um inovador programa de transferência de renda com condicionalidades que visa a auxiliar os nova-iorquinos a romper o ciclo da pobreza e é baseado em programas bem sucedidos de transferência de renda ao redor do mundo”, disse o prefeito Michael R. Bloomberg, na ocasião.[8] Egito, Indonésia, África do Sul, Gana e outros países africanos mandaram representantes ao Brasil para conhecer o programa.[9]
    Segundo o Banco Mundial, que apóia o programa, o Bolsa Família é uma forma de investimento em capital humano:
    “Transferências condicionais de renda fornecem dinheiro diretamente aos pobres, via um “contrato social” com os beneficiários - por exemplo, manter as crianças na escola, ou levá-las com regularidade a centros de saúde. Para os extremamente pobres esse dinheiro provê uma ajuda de emergência, enquanto as condicionalidades promovem o investimento de longo prazo no capital humano”.[10]
    O Bolsa Família (PBF) tem sido recomendado pela Organização das Nações Unidas[11] para adoção em outros países em desenvolvimento. Repassa à famílias pobres (com renda mensal por pessoa de R$ 70,01 a R$ 140,00) e extremamente pobres (com renda mensal por pessoal de até R$ 70,00) benefícios que variam de 22 a 200 reais (o valor pago depende do número de crianças e adolescentes atendidos e do grau de pobreza de cada família) recebe também apoio do Banco Mundial, órgão subordinado ao FMI[12] e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Inter-American Development Bank).[13] O Programa Bolsa Família brasileiro tornou-se “(…)uma das raras ocasiões em que um país desenvolvido está adotando e aprendendo com experiências do chamado mundo em desenvolvimento.”[14]

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia

    Responder

  1. Cristiano Réboli
    28/08/10 | 4:34 am | #

    RT @sound3vision: É aí que eu me refiro: "Discursos como esse do Felipe são o câncer" > http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Lize Antunes
    28/08/10 | 7:33 am | #

    RT @isa_maia: uma opinião válida sobre o vídeo do Felipe Neto sobre política http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-f

  1. nano
    28/08/10 | 1:59 pm | #

    ainda não leu? indico a leitura mais uma vez :) RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. lipenascimento
    28/08/10 | 3:20 pm | #

    LEITURA OBRIGATORIA! RT @bferrari: tenho muito orgulho de ter @ana_freitas como amiga. http://bit.ly/dsvCLP (leitura obrigatória)”

  1. Gisèle
    28/08/10 | 3:32 pm | #

    Nossa, eu sinceramente não conheço nem nunca ouvi falar de uma exceção.
    Meu pai SEMPRE disse, campanha política é algo caro, ainda mais pra presidente, governador e senador, ou seja, a pessoa tem que se vender até o pescoço pra conseguir ser eleito. Não existe exceção, porque mesmo que algum dos patrocinadores não esteja o bancando por interesse, a probabilidade de nenhutm deles ser nada corrupto beira a zero, e estatísticamente é zero.
    Ou seja, pra nenhum desses, no sistema político atual é possível ser “exceção”.
    Agora pra deputados a chance é menor ainda… To com preguiça de escrever o porque, mas tem haver a menos visibilidade e cobrança por parte da população (um misturado em milhoes), assim uma vez o coronel eleito no passado ele conseguia ficar ainda mais rico e permanecer no poder para sempre e sempre.
    A pessoa boa que pode mudar, juro, você não tem como conhecer a não sei que passe 3 meses antes da eleição só fazendo isso, só procurando alguém que preste, que é praticamente procurau uma agulha no palheiro.
    PS: nem vi o video, não tenho muita paciencia.
    PS2: Ainda bem que não precisarei votar, como diz minha tia, ainda bem que você não vai ser responsável por essa lambança!

    Responder

  1. büttenbender, s.
    28/08/10 | 5:05 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. paulimgm
    28/08/10 | 5:50 pm | #

    Adorei o post de @ana_freitas . Puta orgulho alheio!!! http://bit.ly/c4zpHb

  1. Rafael Campos
    28/08/10 | 6:36 pm | #

    Se para você, votar no Tiririca é 'protesto', saiba que você não apenas é um idiota, como está sendo feito de idiota. http://bit.ly/cxgZRb

  1. EvandroCesar
    28/08/10 | 6:45 pm | #

    Tava lendo o post da @ana_freitas sobre o vídeo do @felipeneto http://bit.ly/9nAyXa e não entendi NADA! Sem sentido algum, sem trocadilho

  1. ChicoBussa
    28/08/10 | 7:47 pm | #

    Oi Ana

    Eu também não concordo com a visão do Felipe Neto. Contudo, também não concordo com o que você disse no seu ensaio.

    Concordo com o que disse sobre as incoerências do vídeo dele. Até aí tudo bem…

    Mas dizer que a vida no Brasil está TUDO melhorando, porque você foi rica, é rica e está apenas expandindo o seu poder aquisitivo, de tanto, que até a sua empregada também está mais rica e tanto é verdade que até o povo que você vê no transporte publico tem CELULAR LEGAL é uma brincadeira de muito mau gosto, eu tenho certeza. Do contrário, se você realmente deixou isso a entender, só lamento e PODERIA inferir que o ensino superior, especificamente a área de Jornalismo, anda muito mal das pernas. Vai que é por isso que nem se precisa mais de faculdade para ser jornalista, em virtude de acadêmicos ou mesmo formados que mantém um discurso simplista, generalista, reducionista e sarcástico - que soa muito cínico e tubular. Enfim, uma declaração muito lamentável da sua parte. Nem vou me alongar neste tópico mencionando o que melhorou ou piorou, que pela sua mentalidade NESTE EXATO MOMENTO é perda de tempo. Sinto muito.

    Outro aspecto foi dizer que os problemas da nação são culpa do povo que não se interessa por política? Simples assim? Quer dizer que se todo mundo gostasse de política e acompanhasse minunciosamente todas as movimentações políticas o Brasil seria outro? É outra piada, certo? Humor bem negro? Quem garante que seria melhor? Você? As razões para que um país ou outro sejam o que são, são múltiplas, tão variadas que nem caberia mencionar aqui. Requer todo um estudo histórico, sociológico, muito profundo. Um material que daria trabalho de pós-doutorado, só para você se situar. Claro que a sociedade máu caráter, desinteressada e desinformada tem culpa nisso. Mas culpar um ou outro? Eu e você? Você já parou para pensar que o Brasil PODERIA SER o que é pela cultura (política do pão e circo, sexualidade exacerbada), mídia controladora (Rede Globo, SBT, Band), cristianismo, falta de consciência de educação ambiental, machismo (sim), consumismo, xenofobia (O termo depreciativo “gringo”), entre CENTENAS de outros pontos, só para citar a nano-micro-ponta do Iceberg? Você tem idéia do escopo do assunto que você abordou, Ana?

    Não quero soar ofensivo, cínico, muito menos sarcástico ou prepotente. Mas essa postagem sua foi triste. Você vai olhar esse texto daqui uns 15 anos e vai perceber que não foi muito bom. Olha que eu acompanho seu blog, hein… Se eu não me engano, você está para se formar ou já se formou, certo? Você fez faculdade particular, correto? Sabe que é OUTRO universo acadêmico, não?

    Você tem postado bem menos frequentemente, passa um período longo de tempo e às vezes não vejo atualização nenhuma. Outro dia, aparece canção do estuprador, depois conversa de bacon e agora uma resenha do vídeo do Felipe Neto (até aí tudo bem) com conclusões MUITO precipitadas da sua parte, o que demonstra que seu embasamento teórico tangente a esse tipo de assunto é um tanto limitado. Desculpa mesmo, mas… Talvez você deva se decidir se vai se especializar em falar de bacon ou de assuntos mais sérios.

    Boa sorte.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Ei, Chico. Valeu pelo comentário e pela disposição em escrever.
    Em alguns pontos discordamos, em outros, você simplesmente me interpretou mal. A parte do celular, por exemplo, que foi uma piada (que você disse ser ‘de mau gosto’), é uma das partes em que a gente discorda. Porque é só uma piada, mesmo.
    A parte em que você me interpretou mal é a que em diz que eu não vejo a profundidade dos problemas do país. Talvez eu não veja mesmo, mas eu concordo com tudo o que você disse, são temas que eu não ignoro em absoluto (alguns já foram até mencionados aqui, corriqueiramente). É que, no texto, eu não disse que o problema do país é que ninguém se interessa por política. Não quis falar quais são e quais não são os problemas, e nem me arrisco, aliás. Meu único ponto foi que as pessoas precisam parar de jogar a culpa dos problemas nos políticos, porque eu acho que a maioria das pessoas que faz isso o faz pra tirar a responsabilidade de si.
    Em outros trechos, você (embora não tenha sido a intenção, como disse) soa arrogante mesmo. Mas tudo bem, acho que é normal quando a gente argumenta incisivamente.
    Eu não vou deixar de escrever sobre o bacon, nem sobre a rapist song, e nem sobre vídeos que despertem em mim a vontade de contestá-los, e espero que você continue lendo o blog por algum motivo se achar que vale a pena (mesmo).
    Ah, sobre a parte do diploma, eu sempre acho qualquer argumentação que envolva a falta de necessidade de diploma em jornalismo muito fraca. Os melhores jornalistas que eu conheço não são formados.
    No geral, seria legal se um dia a gente pudesse conversar pessoalmente pra você sacar se minha percepção é mesmo rasa (só porque eu escolhi contestar o vídeo, e não analisar qual a raiz dos problemas da nação). Talvez eu seja mesmo meio limitada e veja de forma simplista as coisas, mas posso te garantir que esse texto não pode ser indicativo disso, porque eu só queria falar que eu considero esse discurso do Felipe prejudicial, só.
    Ah, e você concordando ou não comigo, eu acho legal que eu escreva algo que desperte em alguém a vontade de dizer algo contra, e algo que seja contestável, também. É assim que a gente aprende coisas, acho.
    Um abraço :)

    Responder

    Chiquinho Reply:

    Oi Ana

    Eu sei que no geral, e na sua formação global, como pessoa, acadêmica e profissional, é mais profunda e abrangente. Observe que a crítica que eu fiz foi ao texto que você escreveu, sempre direcionado para o plano das idéias e jamais o pessoal, mesmo porque eu não conheço detalhes do seu caráter e, ainda que conhecesse, não vem ao caso, porque um texto, uma opinião ou um trabalho é uma coisa e uma atitude concreta na vida pessoal é completamente outro. Incluindo é claro que, tudo, absolutamente tudo, seja virtual ou real, tratando-se de relacionamentos de um humano para outro é sempre pessoal, independente de ser profissional ou particular, sendo que neste caso, nos debruçamos especificamente para discutir algo de política, passando pelo assunto vídeo do Felipe Neto.

    Quanto ao diploma, concordo com você. Sou formado numa coisa e faço outra. E na minha área, os dois melhores profissionais que conheço são um sem diploma e outro doutor, que são realmente bons no que fazem não apenas porque são dedicados, zelosos, sérios e competentes, mas porque ambos têm um coração muito grande e desfrutam ativamente da maior e mais poderosa capacidade do ser humano que é a capacidade de se emocionar e ao mesmo tempo raciocinar, agindo coerentemente com a razão e a emoção, ao invés de promover apenas um em detrimento completo do outro. Aquele que lida apenas com a razão e fatos e outro que age apenas por impulso estão fadados ao fracasso em algum momento, mais cedo ou mais tarde.

    Voltando ao assunto do Felipe Neto: Eu não conheço muito do trabalho dele e nem da pessoa dele. A pessoa dele, neste instante, nem vem ao caso. Uma coisa que me agrada nele é que ele tem um sentimento de desejo de mudança, algo não muito comum entre as pessoas da idade dele de hoje em dia, que preferem ser vacas que vão atrás das outras aonde quer que andem, desses que a gente vê pela internet que usam até as mesmas frases prontas, até xingamentos pré formulados (Lixo, randômico, virgem) e todas essas atitudes lamentáveis, como tomar produtos para parecer maior e mais forte e contar muita mentira - que são duas atitudes que sempre existiram em todo o lugar, mas parece que se intensificou de uns 10 anos para cá. Felipe Neto está entrando na casa dos 20 anos e é diferente disso, o cara está disposto a fazer algo original, seja por fama, para promover seu potencial artístico, ou por motivos obscuros que só o tempo poderá revelar. Em tempos onde as pessoas não pensam nada, se orgulham disso e justificam sua ignorância com unhas e dentes. um cara que pensa alguma coisa já é algum avanço.

    O problema maior do Felipe Neto é a linguagem. O camarada usa uma linguagem muito chula, muito vulgar, botequeira, diria até “boleirística” como diz um amigo técnico de time de futebol. No mais, ele se expressa de uma forma muito exagerada, afetada, dando a impressão de que está todo nervoso, embargado demais de emoções reativas, o que chega a parecer caricato, e creio eu, seja esse estilo de apresentação, juntamente com as palavras de baixo calão que denigre tanto o Felipe Neto. Se ele fizesse uma apresentação mais séria e sóbria, com um ligeiro apelo emocional sem ficar se descompensando desse modo, aposto que pelo menos metade das críticas desapareceriam. Às vezes é bem difícil de ver o vídeo até o final. Eu sinto aquela “vergonha alheia” de ver o cara surtando desse jeito…

    Provavelmente seja este estilo do Felipe Neto que permite que esses argumentos estapafúrdios e carregados de senso comum surjam. Às vezes chega a me lembrar o discurso de um antigo - e maluco - professor meu de geografia, todo afetado, que falava numa intensidade de som que era possível acompanhar a aula até de fora da sala. Daqui a pouco é capaz de Felipe Neto começar a bradar uns jargões jurássicos do tipo:”Pena de Morte, já!” ou “Viva a revolução” e essas sentenças batidas e um tanto quanto inefetivas. Ainda mais esse argumento de que o problema maior é os manipuladores-manipulados é muito revisitado, George Orwell, Orson Welles já bateram nessa tecla há uns 50 anos atrás… Curioso é que o autor predileto dele é Richard Dawkins, que também é o meu, mas para falar de política e movimento social seria bom ler um pouco de Marx, Engels, ler um pouco de antropologia social, de Malinowski, Geerts, Levi-Strauss, Boas… Digo, ler o trabalho inteiro mesmo, não ficar lendo resumo e pegando texto de wikipédia para depois produzir um vídeo que ele sabe que vai ser visto por milhões e cair na malha fina da crítica. Eu mesmo não me atrevo a falar de política nem para poucos, porque não sou dessa área e tive que ler alguns trechos dos autores acima uma vez ou outra só para entregar trabalho na faculdade, então para discursar disso para muitos, já viu… Talvez seria melhor Felipe Neto falar de Justin Bieber, Restart, já que ele se identifica como um profissional das artes e fica mais íntimo da área, de repente fazer uns reviews de livros, músicas, bandas, filmes, até peças de teatro, se ele quiser escalar um nível mais “cult”. Em geral, observo que Felipe Neto não tem qualificação suficiente, tanto acadêmica como de vivência própria, para abordar assuntos tão vastos, densos, profundos e cheios de armadilhas para o próprio locutor, como política. Lamentável.

    A idéia de conversar sobre isso pessoalmente é interessante, quem sabe! xD Enfim, o texto está ficando muito longo, que nem o do Wilamy ali embaixo, que até tem uns dados interessantes, mas é tão grande que fica difícil de ler tudo e absorver de uma vez só. Eu queria que esse texto aqui fosse lido e entendido num só “tapa” então eu vou encerrar aqui senão vou ficar prolixo - e já estou. Desculpa Ana, se eu te irritei e/ou te chateei!

    Um Beijo!

    Chico

    Responder

  1. Pedrox
    28/08/10 | 8:37 pm | #

    O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://bit.ly/bOT3q2

  1. Clarissa Poty
    28/08/10 | 9:05 pm | #

    Resposta para o vídeo do tal Felipe Neto http://migre.me/19vff Serve como reflexão pra o que eu chamo de "geração CQC" [Via @rafaelcampos]

  1. caiofs
    29/08/10 | 1:54 am | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 // Não é a toa que eu sou fã nº1 dessa garota!

  1. Bruno O. Barros
    29/08/10 | 2:35 am | #

    Crítica ao vídeo do Felipe Neto sobre política: http://bit.ly/aCZ7jl

  1. Hmmm
    29/08/10 | 4:28 am | #

    erm, Chico, apesar de concordar com boa parte do seu comentário, devo dizer que a ultima coisa que o povo brasileiro tem como defeito é a xenofobia. E que seu discurso parece muito como um daqueles caras que acha que o Brasil é uma completa merda e que sonha em se mudar para a Europa/EUA, onde ‘tudo é perfeito.’

    Responder

  1. Bel Salles
    29/08/10 | 4:58 am | #

    Apesar de ter gostado de vários vídeos do Felipe Neto, nesse, ele fez eu deixar de gostar “dele”.

    Apesar dele ter o direito de “achar” tudo o que ele disse no vídeo uma verdade (a dele), o próprio não pode se esquecer que comentários “políticos” nesta época são perigosos para uma pessoa que querendo ou não, é formadora de opinião.

    Sobre outras questões discutidas no post, eu digo que a minha vida melhorou e muito. Quando eu era mais nova, passei fome, passava o dia na cada de amigas para poder almoçar e jantar pq na minha casa só tinha farinha e goiaba para comer. Farinha porque era barato e goiaba por causa da goiabeira.

    Era um horror encontrar um trabalho que pagasse pelo menos um salário mínimo, fazer uma faculdade era só para gente rica… muita coisa mudou… creio que o saldo é positivo.

    Ninguém que era rico, ficou pobre por causa do governo, mas muitas pessoas que eram pobres melhoraram de vida. Mesmo que seja 100 reais a mais.

    As pessoas não querem olhar ao lado e ver que existem pessoas que estão melhores do que estavam há 15 anos.
    Preferem continuar na frente de uma tv (e do pc) falando mal de político A, partido B, mas esquecem que é na urna que se faz a diferença… mesmo que seja 80% contra a sua opinião.

    Responder

  1. rafabarbosa
    29/08/10 | 5:18 am | #

    Ótimo post da @ana_freitas http://is.gd/eJkKN

  1. tarikrod
    29/08/10 | 11:28 am | #

    Felipe Neto = Trash http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. tarikrod
    29/08/10 | 11:29 am | #

    RT @sound3vision: É aí que eu me refiro: "Discursos como esse do Felipe são o câncer" > http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Sara C.
    29/08/10 | 7:47 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Eduardo Marques
    29/08/10 | 10:17 pm | #

    E se eu disser que sabia que ia dar nisso? O F. Neto já se tornando o King of Fools e achou que faltava falar de políticos. Claro, ele é muito preparado para isso… É só mais um assunto como modinhas adolescentes e comportamento na web, não é?

    Responder

  1. Mario
    30/08/10 | 2:35 am | #

    Felipe Neto está certo e você errado. FATO.
    Williamy está mais certo ainda, expôs todos os fatos necessários para calar a boca do autor dessa ‘resenha’.

    Por favor, acordem para a vida.

    Responder

  1. Paulo Patux
    30/08/10 | 6:54 am | #

    Olhômetro - O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://bit.ly/aR9KNs - LEIAM ESTE TEXTO URGENTEMENTE!!!

  1. Ta Ki Fala
    30/08/10 | 7:20 am | #

    RT @PauloPatux Olhômetro - O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://bit.ly/aR9KNs - LEIAM ESTE TEXTO URGENTEMENTE!!!

  1. Mitch
    30/08/10 | 10:37 am | #

    RT @TaKiFala: RT @PauloPatux Olhômetro - O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://bit.ly/aR9KNs - LEIAM ESTE TEXTO URGENTEMENTE!!!

  1. Mateus
    30/08/10 | 10:40 am | #

    RT do marcopomepi pelo buzz: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Natalia Martineli
    30/08/10 | 1:13 pm | #

    Leiam: http://bit.ly/da8siq

  1. Thaís
    30/08/10 | 2:40 pm | #

    falou e disse http://bit.ly/9nAyXa

  1. NerdSFW
    30/08/10 | 6:13 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Mari Santti Anni
    30/08/10 | 7:10 pm | #

    É impressionante como as pessoas até com uma boa formação e embasamento podem tão ridiculamente concordar com esse menino… gente qual é a experiência que esse garoto tem? Discursozinho mediocre, meia-boca, credo! Quanto cocô virtual! Tive que me esforçar pra terminar de assistir… Quanta porcaria!
    Ana, parabéns pelo post. Pena que muita gente ainda concorda com esse debilóide!

    Responder

    Willamy Reply:

    Olha Mari Santti Anni, experiência não tem lá essas “vantagens” para o “meio político”. Porque o que tem de marmanjo barbado no congresso, é de perder a conta. E se experiência fosse algo tão fundamental no meio político, os “tão experientes” parlamentares já teriam feito alguma coisa BEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM ANTES, que de FATO beneficiasse a população MAIS CARENTE

    Mas é como eu falei no meu comentário, é gente como você, que o voto não tem força expressiva na hora de escolher alguém que vai mudar toda essa FARRA que é o congresso.

    Ah, não vem dizer depois que o meu também “discursozinho” é medíocre…Pq Mari, garanto à você, e a muitos que acham que nossos representantes no congresso estão realmente preocupados com a população brasileira, que tenho MAIS PROPRIEDADE para falar oq falei no meu comentário, e dizer que o Felipe Neto está certo.

    E não to falando isso usando só informações de telejornal, radio, jornalismo virtual ou impresso. Só “ilustrei” com alguns exemplos ALGUMAS das mordomias singelas que eles tem.

    Mari, já vi de PERTO como é a “cruel realidade” desses parlamentares, e cada dia vendo mais e mais….
    Ah, eu NÃO sou filho de Deputado nem de Senador, nem tenho tio lá na farra…rsrsrs. TUDO que falei é oq VOCÊ e MUITOOOS não sabem/sabiam….rsrsrs

    Ah, também não vem falar: “ah, mais um seguidor do Felipe….kkkkkkkkkk”.

    Pq: 1º: Nem sabia da existência nem tão pouco da “popularidade” dele na rede…
    2º NÃO, EU NÃOOOOOOOOOO sou nenhum “fã” dele, até mesmo pq, pelo oq eu vi, que foda-se quem é fã dele…rsrs

    Ah, mas é claro que se formos às ruas e perguntarmos a algumas famílias carente se o governo ta ajudando a melhorar a vida delas, MILHARES vão dizer que sim.

    E você sabe pq Mari? Pelo seu comentário, eu acho que não faz nem idéia…

    Mas eu respondo. Se essa corja de FILHO DA PUTA no congresso fizesse alguma coisa pra de FATO MUDAAAAAAAAAAAAAR a educação, você pode ter CERTEZA que muita família carente, NÃO SERIA tão carente assim, e que também teriam mais consciência na hora do voto.

    Se bem que consciência nos dias de hoje não ia mudar muita coisa, com as opções que temos também….rs. Mas tudo bem.

    É claro que se formos às ruas e perguntarmos a algumas famílias carente se o governo ta ajudando a melhorar a vida delas, MILHARES vão dizer que sim.

    E você sabe pq Mari? Pelo seu comentário, eu acho que não faz nem idéia…

    Mas eu respondo. Se essa corja de FILHO DA PUTA no congresso fizesse alguma coisa pra de FATO MUDAAAAAAAAAAAAAR a educação, você pode ter CERTEZA que muita família carente, NÃO SERIA tão carente assim, e que também teriam mais consciência na hora do voto.

    Se bem que consciência nos dias de hoje não ia mudar muita coisa, com as opções que temos também….rs. Mas tudo bem.

    E não Mari, eu NÃÃÃÃÃÃÃOOOOO estou aqui pra falar de um ou outro candidato (Plínio, Serra, Dilma ou Marina).

    Sabe pq Mari?

    Eu respondo. Pq pra mim Mari, a atual forma que o Brasil ta sendo governado não é das melhores, e está LOOOOOOOOOOOOOONGE de ser o melhor para esse País…Mas pra mim, até que tá muito bom sabia?….Meu carro tá aqui na garagem, com o tanque cheio, limpinho, sonzinho arrumado….blá blá blá blá…enfim…

    A comparação que eu quero fazer é que o nível de “muito bom” pra mim, NÃO SE COMPARA ao nível de “muito bom” para uma família carente de verdade.

    Você consegue entender?

    Exemplo 1: Família Classe média alta (nível de “muito bom”): “ah, pra mim tá bom, agora eu tenho mais dinheiro sobrando, posso viajar com minha família….blá, blá, blá”

    Exemplo 1: Família CARENTE (nível de “muito bom”): “ah, pra mim tá bom, eu ganho um dinheiro pra poder comprar a comida das minhas crianças, as vezes falta alguma coisa, mas a gente vai levando….”

    PORRA. Isso é vida?

    =>>>> UMA PAUSA:

    Antes que algum(a) BABACA venha aqui dizer que eu to defendendo algum governo, presta mais atenção no texto OTARIO(A).

    Pronto, voltando:

    Vamos colocar de uns 50 anos pra cá. Pra depois não chegar alguém e dizer que eu do lado de alguém governo…..(pq BABACA/BURRO pra isso tem de monte)

    Das vezes que aparece um governo que ta fazendo UM POUCO pra mudar um “tiquinho” o País…
    Esse “UM POUCO” NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ATINGE de fato a classe mais pobre…

    Perae, deixa eu tentar simplifica,,

    Exemplo: se o governo criar a “casa do dinheiro”…surreal, mais tudo bem…rsrsrsrsrsrs

    Continuando….

    O que quero dizer, é que o POUCO que algum governo criar para “melhorar” o País, não atinge de FATO quem precisa….pode até atingir, mas não é de forma SIGNIFICATIVA.

    O POUCO que for criado, vai afetar MUITO MAIS a você, a mim, a Ana, enfim…

    É isso que tem que mudar Mari, uma política voltada de verdade PRA QUEM PRECISA…

    Por isso que o Felipe não exagera quando fala que o dia que um governo investir BILHÔÔÔÔÔEES na EDUCAÇÃO a realidade será completamente inverso ao que acontece hoje.

    Claro que não é SÓ a educação, mas a EDUCAÇÃO desencadeia todo o resto….

    Não é de POUCOOOOOOOOOO que o Brasil precisa. Pq se fosse, nosso País já tinha ultrapassado os países de primeiro mundo a 100 anos atrás…

    Medíocre mesmo é alguém chegar e falar do vídeo em questão: “Discursozinho medíocre, meia-boca, credo! Quanto cocô virtual”

    Responder

    eduardo Reply:

    Willamy, me perdoe as poucas linhas, mas você está defecando pela boca.

    Abraços.

    Responder

    @eschmrein Reply:

    eu achei muito LEGAAAAAAAAAAAAAL a forma como ele grifa as partes mais importantes de seu desabafo politico

    Responder

    Willamy Reply:

    Não tem nada que pedir perdão Eduardo…é sua opinião…apesar de ZERO, mas é sua opinião.

    Não queria chegar a tal ponto, mas só pra SUA informação….

    Não foi você que participou de processos de licitação para prestação de serviços para Prefeituras….por exemplo.

    Processos estes que cheguamos a ganhar de duas cidade, por pouco tempo, é verdade.

    E sei também que só ganhamos pq os outros dois concorrentes eram bem incompetentes. Daí o jeito era a gente mesmo…tinhamos a melhor estrutura.

    No entanto, um certo tempo depois, fomos “trocados” por outra empresa. Que ficamos sabendo depois, que a tal empresa ofereceu algumas “vantagens” as quais nós não nos sujeitamos.

    Acho que deu pra entender bem a parte que eu falei de “algumas vantagens”.

    Pois é Eduardo, MAIS PROPRIEDADE que você eu tenho meu caro.

    Acha que é só?

    Não amigo, já presenciei alguns outros absurdos. Que não são publicados por eles, e JAMAIS serão.

    Abraços e boa sorte!

    Responder

    Mari Santti Anni Reply:

    Olá! Willian
    Eu conheço muito de perto a realidade de inúmeras famílias carentes e te digo de certeza não é esse discurso inflmado e cheio de palavrões que vai resolver e conscientizar ninguém… o cara falou tudo o que pensa, mas na real o que ele está fazendo DE FATO pra mudar a situação ao menos um pouco? o que eu, vc a Ana estamos fazendo pra melhorar um pouco o sofrimento desse povo que só é lembrado de 4 em 4 anos? Só pra vc refletir:
    “Algumas poucas pessoas, em alguns poucos lugares, fazendo algumas poucas coisas podem o mudar o mundo” E… ah não sou de classe média, não moro em condomínio e nem bicicleta eu tenho, mas sei da importância do meu voto e sei que EU estou fazendo minha parte, aqui na minha cidadezinha do interior da Bahia, tentando convencer que não basta cruzar os braços e esperar que o prefeito faça, que o vereador faça, que o setor privado faça, que o pastor, padre façam, que a polícia faça… Como diz Paulo Freire “não é um cruzar de braço e esperar, movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero…”

    Responder

    Willamy Reply:

    Olá Mari..

    Que bom que você conhece de perto a realidade de inúmeras famílias…

    Em nenhum momento eu coloquei em discussão que a sociedade tem que cruzar os braços. Me entendeu completamente errado…mas enfim..

    Vou tentar simplificar oq quero tentar dizer, quem sabem dessa vez vc entenda…

    Por exemplo:

    1ª Situação: Você, e toda sua família, que dá um total de 20 pessoas… (APENAS sua família)
    Digamos que toda sua família tem consciência na hora de votar, e que de fato vocês querer uma MUDANÇA SIGNIFICATIVA…

    Certo?

    2ª Situação: Agora vamos para outras 4 familias, cada uma com 20 pessoas, dando um total de 80 pessoas.
    E nesse grupo familiar, eles votam ali naquele mais carismático ou naquele que diz que vai criar um beneficio qualquer (ESMOLA).

    Ok…

    Agora na hora do voto: Sua família VS Grupo (4 familias).

    Quem ganha?

    Agora você mesma pode me responder.

    Ah, em NENHUM dos meus comentários aqui, eu falo que quem ganha essa esmola é vagabundo.

    Dai vem um ponto que eu falo, que é SIM ESMOLA se comparado às “regalias” que os parlamentares tem lá no congresso e fora dele também. E dos decretos que eles VÃO CONTINUAR votando à favor pra aumentar, aumentar, aumentar e aumentar o salário deles.

    Hoje, por coincidência, assisti ao Jornal Nacional - JN no Ar.

    Se você não viu, vá no site e veja…

    Tire você mesma sua conclusões.

    12 ANOS ESPERANDO POR UMA RODOVIA PAVIMENTADA?

    Detalhe: Tudinho aprovado, só esperando sair do papel. Mas 12 anos?

    E repito, essas “mudanças” NÃO SÃO NEM DE PERTO o que nossos políticos podem fazer REALMENTE pelo País.

    Acho que eu não preciso dizer muita coisa.

    Ah, quanto aos “palavrões”, não dá pra não falar…Isso faz com que essas poucas pessoas leiam umas 2 ou 3 vezes pra depois dar sua opinião…rsrsrs

    Pq quando há um debate polêmico sempre tem um BABACA querendo colocar palavras na nossa boca. Tentando mudar o sentindo do que queremos dizer.
    Tem muita gente que lê, não entende NADA oq a pessoa quis dizer, e já sai criticando.

    Mais conhecido como burro mesmo….rsrs

    Mas isso não vem ao caso, apesar de saber que vai ter um monte de gente falando besteira depois disso….rsrs

    Enfim, esse seu ultimo comentário me deixou mas aliviado, pelo menos parece que tem um pouco mais de consciência do que muitos por ai…

    Ah, não sei você, mas eu não discuto política só a cada 4 anos. E não lembro desse “povo” só a cada 4 anos….

    Faço minha parte querida, bem INSIGNIFICANTE, praticamente nada, comparado-se ao que existe Brasil a fora, mas INFELIZMENTE é oq está ao meu alcance.

    Reflito sobre isso DURANTE os 4 anos, e não só a cada 4 anos.

    E NÃO VAMOS CRUZAR OS BRAÇOS….ESPERANDO.

    Responder

    Willamy Reply:

    Ah, só pra completar..

    No exemplo que eu dei, o Grupo Familiar ganha n é pq eles são pobres ou analfabetos/semi, não é isso…

    É pq eles não tiveram uma base escolar de qualidade.

    Ninguém aqui tá dizendo que escolaridade significa que a pessoa vai fazer tudo certo na vida, mesmo pq tem semi-analfabeto por ai que é MUITO MAIS informado do que qualquer “doutor”.

    Mas INFORMAÇÃO forma muita gente…E a educação é uma, pra não dizer a unica, forma de levar informação pra quem não tem acesso televisão, internet, enfim.

    Mas EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

    Responder

    Mari Santti Anni Reply:

    Oi Willamy (escrevi certo dessa vez rsrsrs…)

    1º-Entedi seu comentario anterior e este também, mas tudo bem, não vamos ficar nessa. Respeito mto sua forma de pensar.
    2º-Vi a matéria do JN e concordo com vc SIIIIMMM rsrsrs, desculpe foi inevitável!
    3º-Quando falei “desse povo que só é lembrado de 4 em 4 anos”; não me referia a vc… e sim a qm se cadidata, se elege explorando a grande população e depois se esquece completamente dela, blá blá blá (td que vc e eu já sabemos, certo?)
    4º-Gosto quando vc fala de Escolaridade X Educação, pra falar a verdade pensamos muito parecido neste ponto!
    5º-E não vamos cruzar os braços de jeito nenhum, vamos fazendo nossa parte, não é mesmo? Com esperança que melhore, sim. Esse país é grande e eu acredito que existe mais gente boa do que ruim.
    Termino te fazendo um pedido, continua fazendo tua parte, mesmo que insignificante como vc falou, que eu acho de verdade que não seja, acho que o que vc está fazendo mesmo que um pouco é importante… e de mais a mais precisamos pontuar nossa breve passagem por esse mundo, fazendo algo de bom.

  1. Rodrigo Sampaio
    30/08/10 | 7:27 pm | #

    Leitura obrigatória. Excelente texto da @anafreitas http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Rodrigo Sampaio
    30/08/10 | 7:28 pm | #

    Leitura obrigatória. Excelente texto da @ana_freitas http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Ítalo S. Gomes
    30/08/10 | 9:23 pm | #

    vale a pena a leitura: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ (via @ana_freitas)

  1. Marcell
    30/08/10 | 10:21 pm | #

    Belo texto… o vídeo não está errado, mas as situação tem dois lados, e não apenas um.
    Você acaba de ganhar um leitor para esse blog.

    Responder

  1. Tiago Hackbarth
    30/08/10 | 11:00 pm | #

    @danramos É facil por a culpa nos "políticos", dizer que não prestam e nada adianta http://bit.ly/dsvCLP (leitura obrigatória)

  1. Ricardo
    31/08/10 | 12:58 am | #

    Excelente análise.
    Após ficar entojado do ufanismo dos pré adolescentes fazendo ritos de adoração ao Felipe Neto nos comentários do youtube, descubro aqui um nicho com pessoas sensatas que conseguem enxergar além da obviedade desse indivíduo, que não passa de um explorador da alienação alheia, criando um factóide travestido de vídeo escandaloso, recheado de palavrões e clichês, com um discurso de um guri da 5a. série e com isso se manter em evidência, e faturar nos ad sense de seu site, em cima de crianças mal vigiadas por seus pais, que são seu público alvo, já que um humano com uma mínimo de reflexão não se empolga com seu discurso vigarista.
    Felipe Neto acreditou que usando o tema do momento e falasse seu repertório de palavrões e baixarias, seria o suficiente para garantir a manutenção de sua popularidade na internet, pouco se importando que seria um tema que ele não tem qualquer sustentação, que iria desagradar gregos e troianos, mas sua ganância de se manter em evidência, não impediu que perdesse a noção da canoa furada que estava embarcando, se ele antes comprou briga com bandas e cantores de momento, dessa vez ele mexeu em vespeiro.
    Julgou políticos por sua aparência, frases de efeito calcados no achismo, e o mais grave, sem apresentar qualquer proposta, um fio de esperança que fosse, optou em usar o discurso da tragicomédia como garantia de audiência.
    Felipe Neto não é digno de ter sucesso, ele tem fama, mas sucesso passa longe, é vazio, hipócrita, demagogo, e talvez nisso, seja o único ponto em que ele se assemelha aos políticos populistas que ele critica, aprendeu o pior da política e está usando a seu favor, com total cinismo e amoralidade.
    Pobres crianças que se espelham num elemento desse como exemplo, onde estão seus pais e professores que não estão vendo isso?

    Responder

  1. Adriano
    31/08/10 | 1:25 am | #

    Parabéns, moça! Acabei de escrever um comentário no vídeo do cara e vi que tinha um monte de gente igual a ele. É bom saber que a elite babaca não domina o discurso, como acontecia há alguns anos.

    Responder

  1. Alexandre Lopes
    31/08/10 | 2:05 am | #

    Faça um favor e leia isso: O vídeo sobre “política” do Felipe Neto, por @ana_freitas - http://bit.ly/bE6Z7b

  1. eduärdo
    31/08/10 | 2:13 am | #

    RT: @a_lopes: Faça um favor e leia isso: O vídeo sobre “política” do Felipe Neto, por @ana_freitas - http://bit.ly/bE6Z7b

  1. érica
    31/08/10 | 2:48 am | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 SOCORRO ALGUEM TIRA A CAMERA DESSE RAPAZ!!!!!

  1. Ian Black
    31/08/10 | 10:01 am | #

    hoje é dia do blog e eu vos dedico texto foda da @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Andre Camara
    31/08/10 | 10:16 am | #

    RT @ianblack: hoje é dia do blog e eu vos dedico texto foda da @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Danielle Carvalho
    31/08/10 | 11:02 am | #

    Adorei o texto! RT @blogcitario Texto mt bom de @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 (via @ianblack)

  1. Renata Arruda
    31/08/10 | 11:03 am | #

    RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Alexandre Santos
    31/08/10 | 11:09 am | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Diego
    31/08/10 | 11:14 am | #

    Não concordo com a maior parte das coisas ditas no vídeo. Mas o seu texto também é coisa de quem vive no “Mundo da Lua”.

    E outra, você escreve o texto num tom quase de uma professora corrigindo um aluno. Como se você estivesse com a razão e ele completamente errado. Quando na verdade nenhum dos dois está 100% certo ou errado. Nesse caso é mais uma questão de opinião.

    Aliás, o seu texto me parece mais fora da realidade do que o dele.

    Eu escrevi um monte de coisa, mas deletei porque não quero ficar entrando em discussão.

    Apenas pra concluir, quero dizer que o principal erro dos dois foi se colocar como se estivessem totalmente certos. Não sei se foi a intenção, mas tanto no vídeo quanto no seu texto ficou um ar de “EU SEI O QUE TÔ FALANDO.”

    Responder

  1. Amanda Gonçalves
    31/08/10 | 11:25 am | #

    rt @mcaldas_ O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 (@arnaldobranco @ianblack @ana_freitas)

  1. Rafael
    31/08/10 | 11:40 am | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 SOCORRO ALGUEM TIRA A CAMERA DESSE RAPAZ!!!!!

  1. Renata Arruda
    31/08/10 | 11:58 am | #

    "As pessoas que bradam que nenhum político presta não sabem em quem vão votar, não querem saber" http://bit.ly/9nAyXa

  1. janara lopes
    31/08/10 | 12:04 pm | #

    Vídeo do @felipeneto sobre política: mais alienação e não-raciocício para a cabeça das ovelhinhas juvenis http://bit.ly/9nAyXa

  1. ED Batista
    31/08/10 | 12:11 pm | #

    VIA @janaralopes: Vídeo do @felipeneto sobre política: mais alienação e não-raciocício. http://bit.ly/9nAyXa

  1. Larissa Galvani
    31/08/10 | 12:12 pm | #

    RT: @blogcitario: Texto mt bom de @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 (via @ianblack)

  1. Lou Arruda
    31/08/10 | 12:15 pm | #

    RT @janaralopes Vídeo do @felipeneto sobre política: mais alienação e não-raciocício pra cabeça das ovelhinhas juvenis http://bit.ly/9nAyXa

  1. Thiago Albuquerque
    31/08/10 | 12:28 pm | #

    RT @janaralopes: Vídeo do @felipeneto sobre política: mais alienação e não-raciocício para a cabeça das ovelhinhas juvenis http://bit.ly/9nAyXa

  1. Bruno Akinaga
    31/08/10 | 12:31 pm | #

    RT @blogcitario: Texto mt bom de @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 (via @ianblack)

  1. Bruno Akinaga
    31/08/10 | 12:40 pm | #

    Concordo parcialmente Sra. Ana RT @blogcitario: Texto mt bom de @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Mosaico Cultural
    31/08/10 | 12:53 pm | #

    Ótimo texto da @ana_freitas sobre o vídeo de "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Roger
    31/08/10 | 1:01 pm | #

    Entre os que usam a expressão “mas tem gente boa na política”, nunca encontrei alguém que desse pelo menos um nome de exemplo.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Acho que as pessoas têm medo de colocar a mão no fogo, né? Imagina só. Aí vem o cara amanhã e faz uma merda. Mas eu gosto muito dos senadores Cristovam Buarque e Eduardo Suplicy, por exemplo. Acho que a única coisa que eu vi do Suplicy que me envergonhou foi ele pedindo voto pra Mulher Pêra, ou Mulher Melão, ou sei lá qual delas tá concorrendo, mas não chega a ser suficiente pra eu respeitar menos o cara.

    Responder

    Willamy Reply:

    Também admiro o trabalho que eles fazem no senado.

    Mas é como o vídeo fala…”o menos pior”

    Mas se pra você o que mais te envergonhou foi o fato do Suplicy pedir voto pra Mulher (uma fruta ae), é melhor você rever o conceito de “admiração” e do que te envergonha num ou outro político.

    Pois pra mim, oq me envergonhou mesmo foi ao saber o “admirável” senador, é dono/sócio de uma empresa sendo líder no segmento de logística e transporte em big-bags, com 25 anos de atividades, presente em 18 estados do Brasil com 38 filiais.

    Ai vem alguém dizer: “E daí, ele trabalha pra isso. Pra investir no que quiser…”

    Claro, eu não estou questionando isso, ele está mais do que certo, tem mais que investir mesmo, afinal ele trabalha pra isso.

    O que você e MILHARES de pessoas não sabem, é que a tal empresa que ele é dono/sócio é a responsável pelo transporte de equipamentos e materiais para a construção de centenas de pontes que vão ligar uma cidade a outra no estado do Amazonas.

    Será que foi só uma coincidência o fato da empresa dele ser a escolhida entre centenas de empresas na briga pra ganhar a licitação?

    É, acho que não né….rsrs

    Mas Ana, não quero colocar em questão a “moral” do Senador, afinal admiro também alguns trabalhos que ele faz.

    Só queria mesmo era comentar o conceito de vergonha e admiração que muita gente tem a respeito dos políticos desse País.

    Pq pra mim, isso sim é vergonhoso, e não o fato dele pedir voto pra essa ou aquela pessoa…isso é fichinha.

    Mas é aquela historia, muita gente só sabe mesmo o que vê na televisão. O “rostinho” carismático, muitas vezes, vale mais.

    INFELIZMENTE.

    Responder

    Edvan Luis Reply:

    No Ceará é a mesma coisa. O governador Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, resolveu gastar 30 milhões em Hilux SW4 pra equipar a polícia do Ceará. Onde ele foi comprar? Na revendedora do irmão, que se tornou a maior revendedora toyota do brasil.

    As perguntas que ficaram: “onde é q uma hilux (150mil reais) vai que uma blazer (60 mil) não vai?”

    Responder

    Willamy Reply:

    Boa noite!

    Fiz um vídeo com um “complemento” ilustrado sobre o que eu falei no meu primeiro comentário feito aqui.

    Acho que pelo vídeo vai dar pra entender melhor ….rsrs

    Abraços

    Responder

    Willamy Reply:

    Boa noite!

    Fiz um vídeo com um “complemento” ilustrado sobre o que eu falei no meu primeiro comentário feito aqui.

    Acho que pelo vídeo vai dar pra entender melhor ….rsrs

    Segue o link do vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=pPYy92ZGZvo

    Abraços

    Responder

  1. thaleslira
    31/08/10 | 1:07 pm | #

    RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Thomas Cavendish
    31/08/10 | 1:09 pm | #

    RT @a_lopes: Faça um favor e leia isso: O vídeo sobre “política” do Felipe Neto, por @ana_freitas - http://bit.ly/bE6Z7b

  1. Thomas Cavendish
    31/08/10 | 1:11 pm | #

    Vejam mas principalmente leiam o texto depois. RT @a_lopes O vídeo sobre “política” do Felipe Neto, por @ana_freitas - http://bit.ly/bE6Z7b

  1. heto
    31/08/10 | 1:13 pm | #

    RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Raquel
    31/08/10 | 1:16 pm | #

    Quem é felipe neto? RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera. O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Nelson
    31/08/10 | 1:26 pm | #

    Um imbecil falando do outro, olhem só… se existe algo que a internet trouxe de negativo pra sociedade e pro ser humano em geral, foi fazê-los pensar que podem ser formadores de opinião por algum motivo.

    Responder

  1. Lucas Milanesi
    31/08/10 | 1:33 pm | #

    RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Ramon Fontes
    31/08/10 | 1:55 pm | #

    RT @mosaicultural: Ótimo texto da @ana_freitas sobre o vídeo de "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Marcelo Clapp
    31/08/10 | 2:14 pm | #

    RT @janaralopes: Vídeo do @felipeneto sobre política: mais alienação e não-raciocício para a cabeça das ovelhinhas juvenis http://bit.ly/9nAyXa

  1. Daniela Andrade
    31/08/10 | 2:15 pm | #

    Aí vem esse playboy do @felipeneto falar besteira. E vem um bando de adolescente babaca ouvir esse mundo de besteira http://bit.ly/c2W1RW

  1. Tiago Dutra
    31/08/10 | 2:25 pm | #

    A única coisa que falarei sobre política durante essas eleições: concordo 100% com esse texto. http://migre.me/1bqrA

  1. Marcos Uchoa
    31/08/10 | 2:25 pm | #

    Ótimo texto. Dos vlogs, recomendo o http://www.youtube.com/dayloggers

    Muito mais inteligente.

    Abs!

    Responder

  1. Louise
    31/08/10 | 2:33 pm | #

    Mais uma pérola estilo elitezinha-playboy-mamãe quero o carro importado para desfilar na balada com medo do fantasma “os políticos safados que cobram imposto dos produtinhos importados que compro pela web”
    Outro ponto interessante: adoro como essa gente sempre acha que os pobres são massa de manobra e eles são muito bem educados e “lúcidos”.

    PS: Adorei o “reaça tem essa coisa maravilhosa de achar que no Brasil ninguém gosta de trabalhar, só ele, que geralmente nem trabalha” HAHAHAHA

    Responder

  1. Eu Sozinho
    31/08/10 | 2:45 pm | #

    É esse tipinho de gente q vota a favor do Ficha Limpa e lança um miliciano como candidato a vicepresidente: http://is.gd/eNsYW #indiodacosta

  1. Ricardo Coimbra
    31/08/10 | 2:47 pm | #

    como dizem por aí: não tem nada mais perigoso que um idiota motivado. http://bit.ly/b2rVY3 via @arnaldobranco e @ianblack

  1. Ricardo Coimbra
    31/08/10 | 2:56 pm | #

    o autor da frase "n há nada mais perigoso q um idiota motivado" provavelmente se referia a isso aqui http://bit.ly/b2rVY3 via @arnaldobranco

  1. { Þäµ£ö Jö2g3 J® |
    31/08/10 | 2:59 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. { Þäµ£ö Jö2g3 J® |
    31/08/10 | 2:59 pm | #

    RT @coimbraricardo: o autor da frase "n há nada mais perigoso q um idiota motivado" provavelmente se referia a isso aqui http://bit.ly/b2rVY3 via @arnaldobranco

  1. Antônio da Mala
    31/08/10 | 3:03 pm | #

    sobre @felipeneto e política http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Guilherme de Paula
    31/08/10 | 3:08 pm | #

    RT @antoniodamala: sobre @felipeneto e política http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Diego
    31/08/10 | 3:47 pm | #

    Engraçado é que você criticou quem abraça o que o Felipe Neto fala sem questionar nada e tem gente fazendo isso com você. Os odiadores dele já tão quase lhe elegendo representante.

    (Ps: Eu sei que você não teve intenção nenhuma de que isso ocorresse.)

    Responder

  1. Juliana Garcez
    31/08/10 | 4:10 pm | #

    RT @_tiagodutra: A única coisa que falarei sobre política durante essas eleições: concordo 100% com esse texto. http://migre.me/1bqrA

  1. Kenzo Miura
    31/08/10 | 4:37 pm | #

    Via @trabalhosujo, uma análise do video de 'política' do @felipeneto: http://bit.ly/9nAyXa

  1. Pastilhas Coloridas
    31/08/10 | 5:06 pm | #

    Boa análise… http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ …no meio da molecada tem gente que pensa.

  1. Vinicius Alves
    31/08/10 | 5:06 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ …no meio da molecada tem gente que pensa.

  1. Mayara H. Marcondes
    31/08/10 | 5:21 pm | #

    @felipeneto http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. rafael martins
    31/08/10 | 5:35 pm | #

    ana, 21 anos, estudante de jornalismo, mandou um dos melhores textos sobre política da temporada. http://twurl.nl/pbr6iu via @trabalhosujo.

  1. Alcione Cavalcante
    31/08/10 | 5:37 pm | #

    Pensei que só eu não concordasse com tudo que ele diz…

    Responder

  1. Guilherme Siqueira
    31/08/10 | 5:40 pm | #

    RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Camila Castro
    31/08/10 | 5:44 pm | #

    RT @rafaelmmartins: ana, 21 anos, estudante de jornalismo, mandou um dos melhores textos sobre política da temporada. http://twurl.nl/pbr6iu via @trabalhosujo.

  1. Guilherme Caldas
    31/08/10 | 5:59 pm | #

    Li este texto sobre política e lembrei-me do @forastieri (dica do @rafaelmmartins): http://tinyurl.com/2agv8hz

  1. saidae
    31/08/10 | 6:06 pm | #

    Vces são uns malas. Quem escreve essa merda é um mala, playboyzinho de merda… no mínimo formadinho na USP, comedor de merda.

    Responder

  1. Manoel Brasil
    31/08/10 | 6:21 pm | #

    esse é o segundo video que eu vejo do Felipe Neto, acho ele meio bobo, quer aparecer, pagar de gatinho rsrs mas enfim ..
    não concordo com o que ele fala, mas quero só levantar um ponto…
    o publico dele é adolescente e pré adolescente, acho que isso vai fazer um pouco de bem para quem for mais jovem, ele incentiva uma revolta, isso é bom quando se é jovem..

    bem, só queria levantar isso ..
    belo posto.
    beijos

    Responder

  1. Presidente Lula
    31/08/10 | 7:07 pm | #

    Para todo mundo que falou q vai fazer do seu voto um protesto, recomendo este texto: http://pud.im/voto

  1. horacio
    31/08/10 | 7:10 pm | #

    RT @LuisInacio: Para todo mundo que falou q vai fazer do seu voto um protesto, recomendo este texto: http://pud.im/voto

  1. RICARDO CAMPOS
    31/08/10 | 7:12 pm | #

    Olha só que video interssante sobre o voto do jovem : http://pud.im/voto @deputadocaiado ,mostre no debate do dia 02/09

  1. thiagaocust
    31/08/10 | 7:13 pm | #

    Para todo mundo que falou q vai fazer do seu voto um protesto, recomendo este texto: http://pud.im/voto

  1. RICARDO CAMPOS
    31/08/10 | 7:18 pm | #

    Olha só que video interssante sobre o voto do jovem : http://pud.im/voto @joseserra_

  1. Everth Oliveira
    31/08/10 | 7:20 pm | #

    Putz. Muito bom o vídeo do Felipe Neto sobre "política". http://bit.ly/dqGfEE

  1. Lucas Mendes
    31/08/10 | 7:22 pm | #

    RT @LuisInacio: Para todo mundo que falou q vai fazer do seu voto um protesto, recomendo este texto: http://pud.im/voto

  1. Eduardo
    31/08/10 | 7:25 pm | #

    A vida seria mais fácil se não existisse politicagem, blogs e youtube nessa sociedade falida e sem solução.

    Aposto que ninguém aqui leu “A República” de Platão…

    Continuem a bradar suas bandeiras idiotas.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Uuuuhhhh, acho que alguém se acha melhor só porque leu Platão… sinto cheiro de pseudo-intelectualismo no ar.

    Responder

    Eduardo Reply:

    Platão é requisito básico na disciplina de Filosofia. Você deveria saber sobre isso, jornalista.

    Sinto cheiro de babaquisse no ar…
    O pseudo-intelectual aqui não se acha melhor do que ninguém. Só sabe que quando se trata de política, uma das principais figuras na história é Platão.

    Pelo menos eu tenho diploma.

    =)

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Quem disse que eu não tenho diploma? E mesmo se não tivesse, o que isso garante?

    Taí você a maior prova que ter diploma não serve pra nada: grande merda ter diploma, falar de Platão e ainda assim escrever ‘babaquice’ errado. Grande merda ter diploma, falar de Platão e não ser homem o suficiente pra identificar, dar e-mail falso. Babaca.

    Responder

    Dione Reply:

    iauheiuaheiuhaieuha
    briga boa!

    Gostei do seu texto Ana, e tbm do q o Eduardo falou…
    Só acho que naum precisava chamar o cara de babaca, pq um erro não justifica ooutro

    Vc deveria fazer uns video e por no youtube tbm! Ana Freitas X Felipe Neto auheuhauheuha

    abrasss!

    Responder

    Eduardo Reply:

    Eduardo WINS!
    valeu JHONNY! :P

    Realmente… Falar de Platão me torna um expert em linguística e semântica. ;)

    Vá ler um pouco de Rousseau também, Ana. Um beijo, querida!

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Ganhou mesmo. Eu cai na tentação e alimentei o troll. Mas fico feliz que você esteja satisfeito! Beijo pra vc tbm.

    Joey Reply:

    Fraco. Pega esse seu diploma, faz um rolinho bem fininho e bem firme e…

    Grandes merda ter seu diploma de UNIP se você ainda mora com a mãe e ganha mesada.

    Se bem que, pelo seu discurso, nem isso você tem. Deve ser garotinho juvenil lendo Platão pra tirar nota no ENEM.

    Tu não aguenta dois minutos de porrada comigo.

    Responder

    Eduardo Reply:

    Engenharia Naval, UFRJ.

    Responder

    Joey Reply:

    Então vá fazer barquinhos de papel e não se meta em assuntos que você não faz a menor idéia do que se trata e nem tem embasamentos teóricos para sustentar seus argumentos.

    “Bambalalão, senhor capitão…”

    LOL

    Aposto que tu é UNIPÃO. Posta uma foto do seu diploma aí pra eu acredita. LOL!

  1. PAPA LEGUA
    31/08/10 | 7:27 pm | #

    Esse video esta bastante interessante , mandei para o deputado caiado de Goiás ,pois ele vai fazer um debate com juventude no dia 02/09 as 20:00 e ele tem um projeto para colocar como materia obrigatoria nas escolas a matéria de ciência politica ,para jovens apreender e tomar consciência da importância da politica na vida do cidadão

    Responder

  1. Artur
    31/08/10 | 7:30 pm | #

    RT @arnaldobranco Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Kalu
    31/08/10 | 7:55 pm | #

    Discordo em partes com o vídeo e em mais partes com o texto! Como o vídeo já foi discordado pelo texto, aqui vai minhas maiores revoltas em relação a ele!

    “…terceiro que sim, as pessoas só votam em quem vai ajudar a classe social delas porque… é isso que o voto é. A gente vota em quem acredita que vai melhorar a nossa vida.”
    É isso que é voto? Se o cara vota em quem vai melhorar a vida para ele, tudo bem, mas não defina isso como voto!

    “… E de todo mundo que é bem mais pobre que eu que eu vejo no trem… pelo menos eles parecem ter uns celulares legais.”
    Vida boa é ter celular legal? Vida boa é ter conhecimento, auto-conhecimento, é ser suficientemente inteligente para saber que gastar a pouca grana que tem com um celular massa atrás do outro - sustentabilidade ambiental zero (sustem, o quê?) - para impressionar as minas não é algo muito esperto (Eu muita vezes sou burro o suficiente para fazer a mesma merda!).

    Ps.: Vida boa não é só ter o que disse acima, mas para um texto revoltado fica legal!hehe

    Responder

  1. Ronaldo Caiado
    31/08/10 | 8:58 pm | #

    RT @r_icardocampos: Olha só que video interssante sobre o voto do jovem : http://pud.im/voto @deputadocaiado ,mostre no debate do dia 02/09

  1. fehiraoka
    31/08/10 | 9:20 pm | #

    RT @LuisInacio: Para todo mundo que falou q vai fazer do seu voto um protesto, recomendo este texto: http://pud.im/voto

  1. Andre Andrade
    31/08/10 | 9:23 pm | #

    RT @r_icardocampos: Olha só que video interssante sobre o voto do jovem : http://pud.im/voto @deputadocaiado ,mostre no debate do dia 02/09

  1. Gabriela Lamounier
    31/08/10 | 9:37 pm | #

    http://bit.ly/da8siq sobre o vídeo (ridículo) do Felipe Neto #política #fikdik

  1. Gustavo Lamounier
    31/08/10 | 9:41 pm | #

    RT @gabrielamounier: http://bit.ly/da8siq sobre o vídeo (ridículo) do Felipe Neto #política #fikdik

  1. 1000r
    31/08/10 | 9:41 pm | #

    RT @arnaldobranco: Efeito colateral do leite com pera RT @ianblack @ana_freitas O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Andre Andrade
    31/08/10 | 9:45 pm | #

    Levem "Não faz sentido" ao topo do TT. Assistam ao vídeo http://pud.im/voto e tomem suas próprias conclusões. RT se gostaram. #naofazsentido

  1. Pedro Clivati
    31/08/10 | 9:55 pm | #

    Política por @ana_freitas e Felipe melo: http://bit.ly/b2rVY3 / RT @ana_freitas

  1. Ana Freitas
    31/08/10 | 10:01 pm | #

    RT: @pedrocli: Política por @ana_freitas e Felipe melo: http://bit.ly/b2rVY3 // FELIPE MELO!

  1. Ítalo Reis
    31/08/10 | 10:12 pm | #

    RT @ana_freitas: RT: @pedrocli: Política por @ana_freitas e Felipe melo: http://bit.ly/b2rVY3 // FELIPE MELO!

  1. Renata Mello
    31/08/10 | 10:17 pm | #

    Tenho 34 anos e uma filha de 13 que gosta do Felipe Neto. Sugeri que ela lesse teu texto. E agora estou escrevendo para agradecer por você contribuir com a educação dela.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Quanta honra, Renata! Muito obrigada pela confiança. Peça que ela dê atenção especial ao final do texto: o importante é duvidar de tudo, até do que eu escrevi.

    Responder

    Francisco Reply:

    Ta aí ó, influencia negativa do Felipe Neto na cabeça dos jovens.

    Responder

    Ricardo Reply:

    Estava pensado nisso hoje, a influência (negativa) de Felipe Neto sobre a mente dos pré adolescentes é preocupante, ele passa uma mensagem de desesperança, de rebeldia, mas sem fazer qualquer proposta alternativa, os pais e professores de jovens admiradores desse elemento deveriam procurar desmistificar sua farsa e mostrar que na realidade ele apenas quer fazer desses jovens sua própria massa de manobra.

    Responder

  1. Achilles de Leo
    31/08/10 | 10:21 pm | #

    Vale a pena. Deixando o humor (um pouquinho) de lado, @Ana_Freitas discute Política, Idiotice e Felipeneto. | http://bit.ly/b2rVY3

  1. Andre Andrade
    31/08/10 | 10:50 pm | #

    Pelo menos o Felipe conseguiu que discutamos o assunto… Escracho ou não é apenas uma caricatura (sob sua visão) do momento que vivemos. E como uma caricatura, deve ser analisada como tal. Nada de mais. O objetivo foi alcançado.

    Responder

  1. flavia lacerda
    31/08/10 | 10:59 pm | #

    pra quem ainda não leu o post "tapa na cara da sociedade" (foi mals o clichê) da @ana_freitas: http://bit.ly/9cQGgF

  1. dea meissner
    31/08/10 | 11:08 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Andre Andrade
    31/08/10 | 11:17 pm | #

    Ow, cadê meus 2 post no blog http://pud.im/voto ???

  1. danyel
    31/08/10 | 11:56 pm | #

    eu concordo com praticamente tudo dito pelo felipe, eu tenhu 16 anos e vou votar esse ano meu professor de filosofia deu um trabalho para todos os alunos que e estudar cada politico e o seu partido entao nao sou desinformado como a maioria pensa. a diferença realmente e que nos outros paises as coisas fluem nao tem o monte de impostos como no brasil entao pegar e dar uma bolsa de 580 reais e exagero ao inves de realmente incentivar o trabalho nao da esmola entao eu sempre digo quem quer realmente trabalha consegue agora quem ta ganhando as coisas de graça dai tudo se torna muito simples so vai aprende a ser vagabundo para o resto da vida algo que me espanta e muito porque eu mesmo nao precisando disso vou trabalhar e com o valor dos impostos que pago ainda vou ajudar quem nao trabalha…o que tambem deveria ser fei eh a reivindicaçao do petroleo do pré sal para as regioes onde ele esta localizado mais ao contrario o governo que investir tudo no nordeste isso eh um erro porque um fato parecido ocorreu no canada e eles pagaram para as pessoas que moravam perto do local onde era extraido e a petrobras sendo do brasil tambem deveria de pagar mais ao inves disso poe ministros dos mais postos no seu controle ganhando milhoes e rindo de nossas caras.

    Responder

    Eduardo Marques Reply:

    Aaarrr! Eu preciso de aaarrr!! Meol Deols, esse comentário não tem pontuação! Arf, arf…

    Se o seu professor não tivesse mandado você fazer esse trabalho, você ainda estaria bem informado?

    Responder

  1. Maria Eugenia
    01/09/10 | 1:36 am | #

    Sinceramente, não tem absolutamente nada de errado. O que há de interessante em pessoas recebendo dinheiro do governo e parando de trabalhar pq 100 reais por mês é o suficiente? O que há de interessante em ter governantes que roubam o dinheiro público que poderia estar sendo usando na construção de hospitais e escolas e pagando pelo trabalho merecido de professores e pelo futuro de jovens? Não, o Lula não foi um bom governante e a Dilma tampouco será. Documentos provam seu envolvimento na morte de várias pessoas durante a ditadura. É simples, são documentos, que valem tanto quanto a documentação que prova a morte de inúmeras pessoas nessa mesma época. O que esperar de alguém assim? Eu peço desculpas, mas por trás daquele sorriso enorme de uma mulher sofredora, há com certeza carne podre. Rezo para estar errada. Sei como é simples tapar os olhos diante de um problema. Eu mesma estudo em escola particular e tenho meu futuro garantido, sei que para existir o rico nesse país, ha de existir o pobre (pelo menos na situação que estamos), mas mesmo assim, me nego a aceitar que existem jovens da minha idade catando lixo e pedindo esmola. Isso seria resolvido com uma educação decente, não só intelectual, mas moral. Não acho que Serra seria capaz de tal feito em 4 anos, mas que melhor do que Dilma ele seria, ah, nisso eu acredito.

    Responder

  1. Ígor
    01/09/10 | 1:53 am | #

    Nossa mano, você tá muito errado em todos os parágrafos. Vou nem começar…

    Responder

  1. Marcelo Vargas
    01/09/10 | 2:51 am | #

    Cheguei aqui através do Trabalho Sujo, e gostei muito da “sentada” que você deu nesse rapaz. Principalmente estando eu numa fase onde eu não tenho mais paciência pra ficar argumentando contra esse tipo de pensamento. Vou fazer esse texto rodar entre os meus próximos. Seu blog ganhou mais um leitor.

    Responder

  1. MAO
    01/09/10 | 2:58 am | #

    Me falaram tanto dele. Esperava mais. Muito fraquinho esse Felipe Neto > http://bit.ly/b2rVY3

  1. MAO
    01/09/10 | 2:59 am | #

    Me falaram tanto dele. Esperava mais. Muito fraquinho esse @FelipeNeto > http://bit.ly/b2rVY3

  1. Copo Sujo
    01/09/10 | 3:07 am | #

    é fora-de-tópico, mas vale à pena: http://migre.me/18Kc4

  1. bia biabia
    01/09/10 | 6:37 am | #

    também não saco de política, mas concordei com ela. RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Diego
    01/09/10 | 10:09 am | #

    “Sua vida piorou nos últimos 16 anos? Eu acho que não, heim. A minha, pelo menos, melhorou bastante. A da Luzinete, que trabalhou aqui em casa, também. E de todo mundo que é bem mais pobre que eu que eu vejo no trem… pelo menos eles parecem ter uns celulares legais.”

    Eu nem comentei esse trecho porque pensei que fosse ironia ou sei lá, fazendo algum tipo de brincadeira. Tava falando sério?

    Responder

    Marcelo Vargas Reply:

    Falar que a vida das pessoas, de forma geral, piorou nos últimos 8 anos é um baita contrasensenso.

    Responder

    Marcelo Vargas Reply:

    “contrasenso”

    Responder

    Marcelo Vargas Reply:

    Falar que a vida das pessoas, de forma geral, piorou nos últimos 8 anos é um baita contrasenso.

    Responder

  1. Hick Duarte
    01/09/10 | 1:54 pm | #

    Falar de política não é tão fácil como parece. O @felipeneto tentou e foi elegantemente ESCULHAMBADO pela @ana_freitas: http://is.gd/ePl27

  1. V. S. Camargo
    01/09/10 | 2:01 pm | #

    ensaio sobre a #lucidez, parte I: texto genial da @ana_freitas sobre o vídeo do Felipe Neto e política, http://bit.ly/da8siq.

  1. Flávia Silveira
    01/09/10 | 2:51 pm | #

    E não falamos mais disso: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Bárbara Vaz
    01/09/10 | 3:05 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. eduardo martins
    01/09/10 | 3:06 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Maria Rita
    01/09/10 | 3:21 pm | #

    Crítica ao vídeo sobre "política" do Felipe Neto, vale a pena ler! http://bit.ly/b2rVY3 (@ana_freitas)

  1. Anne Fonseca
    01/09/10 | 3:25 pm | #

    Gosto disso: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. KaKá
    01/09/10 | 3:52 pm | #

    RT @hickduarte: Falar de política não é tão fácil como parece. O @felipeneto tentou e foi elegantemente ESCULHAMBADO pela @ana_freitas: http://is.gd/ePl27

  1. Tiago Cordeiro
    01/09/10 | 5:45 pm | #

    Obrigado @ana_freitas por escrever o texto que cada cidadão deveria ler sobre as #eleições: http://bit.ly/9mFCns

  1. marcos
    01/09/10 | 6:37 pm | #

    sinceramente, já dizia o ditado: “uma andorinha só não faz verão”. as propostas de plínio são boas? são. o grupo dele é bom? não. abrem-se duas linhas lógicas: 1) junto com plínio vem toda uma base do psol que, acompanhando os candidatos, é pífia. sem falar na gênese: todos falam o psol é ótimo, é lindo, etc. quem fundou o psol? só falam de heloisa helena, e aquile lollo? o mítico terrorista italiano que incendiou uma casa de operário com crianças dentro, fugiu da itália, admitiu o crime no brasil. sorriu, zombou e, como battisti, recebeu asilo. seguindo: suponhamos uma eleição do psol; o partido precisará de apoio de outras bancas, logo se juntará ao pmdb e etc. logo encontraremos outro pt: “não somos, não somos, mas para ganhar somos aliados de qualquer um”. as diretrizes podem no máximo fazê-lo um pv, que, hoje, cinicamente, conta com o psdb como aliado. estranho pela história…
    2) encaremos: só existem dois partidos no brasil, é como nos eua. se nos eua são republicanos ou democratas, com diversos partidos (até mesmo umpartido verde) que acabam com 3 cadeiras no senado e não fazem qualquer barulho. no brasil temos psdb e pt: ganha quem conseguir mais apoio do pmdb pelos estados. é uma porcaria? é. gostaria de mudasse? sim. por que nossos movimentos — sem nostalgia — são tão apáticos? em 89 ainda iam às ruas, sem gritar por um candidato, mas por um direito. será que muda alguma coisa votar? os resultados — já dizia gabriel tarde — aparecem muito antes nas estatísticas: a votação é a confirmação. o povo, no final, não tem qualquer voz — votei pela liberação das pesquisas com células tronco? não -; todo um sistema deve ser revisto, não pelos políticos, mas pelo povo: democracia é UMA SOBERANIA POPULAR e, no entanto, só vamos de 4 em 4 anos apertar botões. até na ilha de morel existe mais liberdade. voltando: é pt ou psdb mais uma corja: o que fazer? a ação não é votar, é, efetivamente, fazer.

    consciência no voto ou consciência pelo outro? não vi o vídeo, não verei. dizer que políticos são safados é um erro. mas em quem confiar? o dia em que o psol ganhar será pelo mesmo motivo do pt: briga interna, cisão, “vitória a qualquer preço”: pt (eleito) de um lado, vários partidos do outro (psol, pv…). a vida melhorou muito no país nos últimos anos? sim. está melhor para todos? não. certa parte da população está se lixando? sim. afinal, é ridículo pensar que as pessoas votam até para si: elas acham que a vida delas está melhorando, conforme ganham mais e outros ficam com menos? mais desigualdade, mais muros altos, e a zona sul gritando dentro de casa, ensandecida pela invasão do leblon. a educação salva? sim, mas não é só o povo que precisa de escolas…

    Responder

  1. Lucia Freitas
    01/09/10 | 6:57 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3 // parei nos 2''… e concordo com o texto

  1. João Sérgio
    01/09/10 | 7:06 pm | #

    O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://3.ly/Fsc5 (via @lufreitas)

  1. Dolphin
    01/09/10 | 7:12 pm | #

    Texto perfeito! ===> RT @joaosergio: O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://3.ly/Fsc5 (via @lufreitas)

  1. Patrícia C. Louzada
    01/09/10 | 7:16 pm | #

    RT @joaosergio O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://3.ly/Fsc5 (via @lufreitas)

  1. Barbara Miotto
    01/09/10 | 7:19 pm | #

    Bom! RT @dolphindiluna

    Texto perfeito! ===> RT @joaosergio: O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://3.ly/Fsc5 (via @lufreitas)

  1. Renato A H M Machado
    01/09/10 | 7:31 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ Leiam até o fim e Leiam tab o Risco do Fator Tiririca #PORFAVOR

  1. Renato Bacon
    01/09/10 | 7:32 pm | #

    Super curti esse texto aqui, falando do vídeo de política do @felipeneto e pq no fim ainda indicou um texto meu http://bit.ly/dqGfEE

  1. Conceição Oliveira
    01/09/10 | 8:45 pm | #

    Além e tudo machista, aff! #danuzite Mas o olhometro fez a crítica: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Ramiro Catelan
    01/09/10 | 8:46 pm | #

    RT @maria_fro: Além e tudo machista, aff! #danuzite Mas o olhometro fez a crítica: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. espinheira01
    01/09/10 | 8:48 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Ronaldo Macedo Br.
    01/09/10 | 11:11 pm | #

    Um texto que dá um tapa nos famosos alienados e no voto nulo. http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Adriano Daltro
    01/09/10 | 11:15 pm | #

    RT @ronaldomacedobr: Um texto que dá um tapa nos famosos alienados e no voto nulo. http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politic

  1. tony araujo
    01/09/10 | 11:30 pm | #

    RT @maria_fro: Além e tudo machista, aff! #danuzite Mas o olhometro fez a crítica: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politic

  1. ph
    02/09/10 | 12:00 am | #

    Acho que já postei esse blog aqui algumas vezes, mas poxa, tá ai uma menina que merece atenção: http://j.mp/c9VcqO

  1. espinheira01
    02/09/10 | 12:03 am | #

    vamos mobilizar o País para dizer não a corrupção.Não ao voto anulo http://pud.im/voto

  1. TT
    02/09/10 | 12:09 am | #

    ia comentar q só discordo da parte em que se leva a argumentação pro lado pessoal: http://bit.ly/cjzx8X mas - continua… (via paulo_borges)

  1. Guilherme Romero
    02/09/10 | 1:55 am | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Ráiza
    02/09/10 | 11:35 am | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. annie
    02/09/10 | 1:34 pm | #

    @andrebweno @lylylemos http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Claudio Silva
    03/09/10 | 1:11 pm | #

    http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Claudio Silva
    03/09/10 | 1:12 pm | #

    Os jovens pseudo-politizados http://bit.ly/c77Ok5

  1. benecruz
    03/09/10 | 1:15 pm | #

    RT: @cacsilva: Os jovens pseudo-politizados http://bit.ly/c77Ok5 // Não sei quem é esse Felipe Neto, mas tenho certeza que é um babaca.

  1. Fabrício, O Liveira
    03/09/10 | 1:19 pm | #

    VISH TOMA ESSA AE FELIPE NETO http://bit.ly/cEnxRg

  1. Fellipe Brandão
    03/09/10 | 3:39 pm | #

    http://bit.ly/af4F6z Ótimo texto em resposta ao vídeo "políticos" do Filipe Neto.

  1. Fellipe Brandão
    03/09/10 | 3:42 pm | #

    http://bit.ly/af4F6z Ótimo texto da ana_freitas em resposta ao vídeo "políticos" do Filipe Neto.

  1. Fellipe Brandão
    03/09/10 | 3:43 pm | #

    http://bit.ly/af4F6z Leiam o texto da @ana_freitas em resposta ao vídeo "políticos" do Filipe Neto. Aliás, leiam o blog todo!

  1. Rodolfo Lobo
    03/09/10 | 9:02 pm | #

    Li esse post atrasado mas vale a pena http://bit.ly/9nAyXa da @ana_freitas sobre o vídeo do @felipeneto sobre política.

  1. fabiolaariadne
    05/09/10 | 4:01 pm | #

    Outro texto, dessa vez sobre o vídeo do @felipeneto sobre política. Assino embaixo http://bit.ly/9nAyXa

  1. Leonardo Rodrigues
    05/09/10 | 4:27 pm | #

    RT @fabiolaariadne: Outro texto, dessa vez sobre o vídeo do @felipeneto sobre política. Assino embaixo http://bit.ly/9nAyXa

  1. Edvan Luis
    05/09/10 | 5:01 pm | #

    Esse texto contém muita merda junto cuidado. Tente não se ofender, por favor, mas isso soa como um desabafo.

    a) “100 reais é muito pra quem vive com 400″. É sim, mas e aí? Vamos deixar os brasileiros acomodados com essa renda extra ou tentar educar os caras para eles terem realmente uma chance de verdade nesse mundo? Concordo que não é legal deixarem morrendo de fome, mas tbm não é legal deixarem acomodados com a renda extra.

    b) “Países desenvolvidos sustentam jovens com pensão.” São ESTUDANTES! Isso é um investimento no futuro desses caras. Sem falar que são países DESENVOLVIDOS e não em desenvolvimento, o quer quer dizer que há mais dinheiro por lá para bancar essas coisas não é?

    c) “Nenhum político presta”. Você também não disse nenhum que preste, ou estou enganado? O Felipe Neto ainda cita o Cristovam Buarque, indiretamente, ele diz que ele tem boas propostas, não diz que presta, mas também não diz o contrário.

    d) “São quatro candidatos”. Você acha mesmo que ele só acha que são 4? Acho que você está subestimando o seu amigo, ou valendo-se de retórica imbecil para superá-lo no debate. De qualquer modo, vc tem toda razão de chamar o Felipe Neto de reducionista.

    f) “as pessoas só votam em quem vai ajudar a sua classe”. Egoísmo imbecil do brasileiro. Não podemos pensar só nos próprios umbigos, não dê margem a esse egoísmo democrático. Você não mora sozinha nesse país, pense mais antes de dar razão a isso e incentivar as pessoas a pensarem assim. Como o Felipe Neto alimentou o espirito babaca de que político não presta, você alimenta o espiríto babaca de que devemos ser egoístas ao votar e pensar só no nosso rabo.

    g) Por fim concordo que a responsabilidade dos problemas não é dos políticos, é nossa. Somos nós que votamos nessas porcarias. Nós, o povo. Quando formos educados o suficiente pra entender política e estudar direito constitucional seremos um país melhor. Eu falo TODA A POPULAÇÃO, até pq eu e vc já estudamos bem isso não é? Te aconselho a ler PELO MENOS “Raízes do Brasil” para vc ver melhor quem o povo brasileiro.

    Responder

    Willamy Reply:

    Concordo com o que Edvan disse.

    Ninguém aqui está defendendo o “personagem” Felipe Neto, mas ele nem nenhum momento fala de coisas que estão fora da realidade….

    Mas talvez, Ana, se você fosse buscar UM POUCO mais de informação…Não usaria de palavras, essas sim, SEM SENTIDOS ALGUM….

    Ah, aqui mesmo no seu “blog” percebe que Felipe Neto não erra ao falar que é EDUCAÇÃO que falta neste País.

    Exemplo: Percebe que há algumas pessoas criticando a forma de se escrever, de se expressar…
    Pq será?
    A Educação Ana….

    E o erro que algumas pessoas comentam aqui, não é “mérito” só dos que criticam o Felipe Neto, mas tbm dos que apoiaram o desabafo dele.

    Estou editando um vídeo que retrata bem a realidade desse País, e nas mãos de quem o País realmente está.

    Ana, você mesma é uma evidencia do que é uma sociedade sem interesse algum por política, e que se deixa levar pelas “ilustrações” que são impressas nos jornais e revistas.

    Exemplo é você se envergonhar por um Senador pedir voto pra um ou outro candidato..

    Reveja seu conceito de vergonha.

    Tem um comentário em que falo sobre isso aqui.

    Ah, em nenhum momento estou querendo ofende-la, não é minha intenção aqui.

    Só gostaria mesmo de fazer com que as pessoas vejam a DESORDEM que é esse chamado “crescimento”.

    Abraços

    Responder

  1. Mestre Zen
    05/09/10 | 5:37 pm | #

    RT @fabiolaariadne: Outro texto, dessa vez sobre o vídeo do @felipeneto sobre política. Assino embaixo http://bit.ly/9nAyXa

  1. Ricardo Aum
    06/09/10 | 2:45 am | #

    Gosto de saber que quanto mais lúcida uma pessoa é, mais ela acha esse @felipeneto um puta de um babaca. http://bit.ly/dlC0dY

  1. Editorial: sobre os vlogs, as eleições e coisas sem sentido « QUADRISÔNICO
    06/09/10 | 2:08 pm | #

    [...] polêmicas internéticas de todos os tempos da última semana. Mas uma delas teve como contraparte um texto bastante coerente da jornalista Ana Freitas. Para resumir, ela critica o perigo que Felipe Neto representa para essas [...]

  1. Elisa Braga
    07/09/10 | 12:17 am | #

    Link legal. Vamos fazer mais e reclamar menos, por favor. RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Edvan Luis
    07/09/10 | 3:42 am | #

    acho que cheguei tarde ao debate, ;/

    Responder

  1. Edvan Luis
    09/09/10 | 12:08 pm | #

    Li alguns comentários e pensei numa coisa. Se eu lesse todos os livros que indicaram aqui acho que seria uma pessoa melhor.

    Vou ler as sugestões dos outros amigos haha
    abraços. Parabéns por incentivar uma discussão, as pessoas crescem assim.

    abraços

    Responder

  1. Diogo Vieira
    09/09/10 | 12:25 pm | #

    @PollySPN saca só: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ eu adorei pelo menos

  1. Raquel Mendonça
    09/09/10 | 2:47 pm | #

    Ela disse TUDO! :) RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Ariela Pizzol Busato
    09/09/10 | 2:54 pm | #

    Se você não liga pra política, a culpa é 100% sua. Lide com isso. http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Willamy
    09/09/10 | 3:14 pm | #

    Boa tarde!

    Bom, não quero discutir aqui a maneira com que o Felipe Neto expos sua indignação em relação aos políticos desse país.

    Mas ele está ABSOLUTAMENTE certo. E, NÃO, nós não somos os culpados. Afinal o voto é um direito nosso. E é o voto a maneira que temos de TENTAR melhorar o país.
    Ai vem alguém aqui me dizer: “comentários/críticas dessa forma são só para quem gosta de aparecer….”
    Ou então a melhor de todas e a mais usada quando surge alguém criticando a política, que é: “ah, pq ao invés de ficar falando/escrevendo você não coloca tudo o que disse em prática…”

    Das duas uma, ou a pessoa não mora no Brasil, ou não sabe de verdade como as “leis” desse país funcionam, que só beneficiam à eles (políticos)… Falando assim parece simples você cobrar dos políticos o que eles deixaram de fazer.
    E não adianta falar que toda essa revolta pode ser colocada em prática na hora de votar, que NÃO é assim.

    Ai entra o ponto em que o Felipe Neto falou no vídeo. Onde diz que tem muito IGNORANTE que vota por votar, que vota no mais carismático, ou pura simplesmente que vota naquele que é considerado o “menos pior” e que vai fazer menos cagada, e que de certa forma vai mudar um pouquinho a vida da população.
    Não vou tratar esse povo ignorante como “os culpados”, mesmo pq eles não tem culpa de nada, afinal foram educados para não se interessarem por política.

    E são esses ignorantes que impedem que faça valer de verdade o voto de quem realmente tem consciência.

    É o mesmo que comparar uma empresa com 1.000 funcionários, onde 70% deles são semi-analfabetos, e acham o presidente da empresa um cara legal, só pq ele diz que foi ele que conseguiu aumentar o salário de todos, sendo ele está pensando SOMENTE nos interesses DELE. E sobram 30% com alguns funcionários mais esclarecidos. Ai chega a hora da eleição pra mudar a presidência da empresa, e esses 70% CLARO, vão votar para permanência do atual presidente da tal empresa, daí os outros 30% vão votar buscando mudança/melhorias para a empresa, enfim…… fica a pergunta, onde fica o voto consciente nessa historia? A resposta é simples: NÃO TEM FORÇA.

    E não é ousadia nenhuma dizer que é SIM uma ESMOLA esses “benefícios” para famílias carentes. Para essas famílias, isso faz uma diferença grande, isso TODO mundo sabe.

    O que é revoltante mesmo é saber que essa esmola PODE SIM ser BEMMMMM maior, e ai sim, ser chamado de “benefício”.

    E se você que acha que estou falando coisas “sem sentido”, não venha dizer que isso não é bem assim…

    Leia COM MUITA ATENÇÃO o que segue abaixo então:

    Um Deputado Federal custa cerca de R$ 95.577,69 MENSAIS, que estão classificados da seguinte forma (só ALGUMAS regalias que eles tem):

    Auxílio-Moradia: R$ 3.000,00 (Atos da Mesa nº 104/1988, 34/1992, 76/1993, 14/96)

    Cota de Transporte Aéreo: R$ 13.309,14 (Ato da Mesa nº 42/2000)

    Cota Postal/Telefônica: R$ 4.268,55 (Ato da Mesa nº 72/2005)

    Verba de Gabinete: R$ 60.000,00 (Ato da Mesa nº 03/2003, Lei nº 11.169/2005, Ato da Mesa nº 20/2008)

    Verba Indenizatória: R$ 15.000,00 (Ato da Mesa nº 62/2001, Portaria nº 16/2003)

    Tudo isso é só uma verba para GASTOS, o salário bruto de um deputado é de R$ 12.847,20
    O que dá um total de R$108.424,89. É o que CADA deputado custa por MÊS aos cofres públicos. E isso depende de cada Estado.

    Sabe verba indenizatória de R$15 mil que os parlamentares podem usar para quase tudo, inclusive pagar contas telefônicas e enviar correspondências?
    Pois é, se você percebeu, tem uma verbas/cotas EXATAMENTE para despesas com correspondência e conta telefônica.

    ESTRANHO NÃO É?

    Acha que é só, em relação ao “Auxílio Moradia”, mesmo que o Deputado more em imóvel próprio. É que os deputados podem escolher entre morar no imóvel funcional ou embolsar R$ 3 mil de “auxílio-moradia”. E SEM PRECISAR PRESTAR CONTAS.

    Mais um dado importante, pra você que acha que essa corja de BANDIDO faz alguma coisa pensando na melhoria do país:
    Em poucos lugares o deputado é tão deputado quanto no aeroporto. Para começar, suas “excelências” têm direito a passaporte diplomático. Aquele especial, que garante passagem livre pela alfândega em qualquer lugar no mundo. E não é só o deputado, A REGALIA VALE PARA AS MULHERES E FILHOS dos políticos. No aeroporto de Brasília, para evitar que os parlamentares enfrentem “problemas” rotineiros como filas, despacho de bagagem e ameaças de overbooking, a Câmara mantém um “serviço de atendimento” – servidores engravatados estão lá de plantão para garantir que os deputados tenham um embarque tranqüilo. E TUDO ISSO SEM PAGAR PELA PRÓPRIA PASSAGEM. Cada deputado tem direito a uma cota de passagens aéreas, financiadas com dinheiro público, que varia de acordo com o estado. A mais generosa era a da bancada do Acre. Nada menos que R$ 15.695,56 POR CABEÇA TODO MÊS. A reserva diminui na mesma medida em que o preço dos vôos para Brasília cai. Os deputados de São Paulo podem gastar R$ 9,3 mil por mês com aviões.
    O melhor está por vir. LEIA e preste BEM ATENÇÃO….
    O que chama a atenção é a diminuta, mas privilegiada, bancada de Brasília. Cada um deles tem direito a gastar R$ 4,1 mil por mês em passagens aéreas.
    Normal né?
    Pessoal, por favor, eles já moram na cidade onde fica o Congresso.

    Desses cerca de R$ 95.577,69 MENSAIS. O que não é usado nesse período volta aos cofres da Câmara. Ou pelo menos deveria voltar. No fim de cada ano, há uma verdadeira corrida dos parlamentares para gastar os recursos. Não sei o ano, mais o deputado Herculano Anghinetti, de Minas Gerais, chegou ao final do ano com um saldo de R$ 49.813,72. Numa IMPRESSIONANTE coincidência, contratou serviços de consultoria PARTICULAR no fim do mesmo ano. O trabalho custou exatos R$ 49.813,72.

    Agora vem O MAIS interessante. A Câmara possui um corpo de 197 “consultores legislativos” – profissionais da mais ALTA COMPETÊNCIA e que prestam assessoria DE GRAÇA aos parlamentares. Mas aí não dá para receber o dinheiro de volta.

    A boa notícia é que você pode acompanhar pela internet como seu deputado diz que está gastando a verba. O endereço é http://www2.camara.gov.br/transparencia. A má é que não dá para investigar se ele diz a verdade. O site só traz a descrição das despesas, não permite ver as notas fiscais. E mesmo se fosse obrigatório a exibição das notas fiscais, eles dariam um jeito de fraudar notas de postos fácil fácil… Por exemplo, não é difícil achar um Posto de combustível, ainda mais se o dono do posto for conhecido do deputado, onde ele faz uma notinha ali, CLARO, SUPERFATURADA.

    E como se já não bastasse, no Brasil, Senador e Deputado somam juntos os valores “simbólicos” para os cofres públicos mais do que um parlamentar alemão (R$ 860 mil), francês (R$ 770 mil) ou britânico (R$ 760 mil).

    Os montantes a que um senador brasileiro tem direito representam 83 vezes o PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Brasil. Isso significa que, em média, UM ÚNICO SENADOR se apropria de uma quantia equivalente à riqueza produzida por 83 brasileiros. No caso do deputado federal brasileiro, o número é 68.
    O deputado dos EUA se apropria de um montante equivalente a 32 vezes o PIB per capita local.
    Quando se analisam apenas os salários, os ganhos do deputado federal e do senador no Brasil são quase TREZE vezes o PIB per capita. Enquanto nos EUA, esse número não chega a QUATRO.

    Se levado em consideração os níveis de riqueza de outros paises, o Brasil é o país que mais gasta com os parlamentares. O custo do mandato de cada um dos 513 deputados federais é de R$ 6,6 milhões por ano. Já o custo anual de cada um dos 81 senadores é de R$ 33,1 milhões.
    Com base nesses números, o custo médio com os 594 parlamentares é cerca de R$ 10 milhões por ano. Nos legislativos europeus mais o Canadá, a média do custo por parlamentar é de cerca de R$ 2,4 milhões por ano.
    Se o Congresso Nacional mantivesse o mesmo orçamento e gastasse um valor compatível com o europeu, o parlamento brasileiro deveria ter 2.556 parlamentares.

    Quer mais?
    Calma que isso é só um “TIQUINHO” do que esses MARGINAIS custam aos cofres públicos.
    Cada novo parlamentar que assume em Brasília ganha um livreto chamado Informações Gerais aos Deputados Federais – mostrando as regalias do poder.
    De acordo com a Resolução nº 2.331, regulamentada pelo Ato da mesa nº 2869 no qual é tratado um “assunto chato”, O CONTROLE DE FREQÜÊNCIA. O texto avisa que há duas formas de controlar se o deputado apareceu para trabalhar. O primeiro controle é feito quando ele entra no prédio. O segundo acontece no plenário ou nas comissões. Quando há votação com registro no painel eletrônico do plenário, é esse registro que vale. Nesse caso, mais importante é o que NÃO ESTÁ ESCRITO: Para começar, NÃO ESTÁ EM LUGAR NENHUM QUE A SEMANA DE TRABALHO NO CONGRESSO OBEDECE A UM CALENDÁRIO “PECULIAR”.
    Observem:
    Às segundas-feiras, NÃO SE VOTA EM NADA. Nem às sextas.
    Nas manhãs de terça: TAMBÉM NÃO SE VOTA EM NADA.
    Nas tardes de quinta-feira: TAMBÉM NÃO SE VOTA EM NADA
    Perceberam que há SÓ UM DIA DA SEMANA em que eles “mais trabalham” que é na quarta-feira. Ou seja, é MUITO FÁCIL cumprir esse tal “controle de freqüência”. Uma vez que esse calendário, um tanto quanto curioso, dá uma mãozinha.

    As sessões de votação são concentradas em apenas 48h por semana. Isso quando acontecem. No ano passado, por exemplo, durante a campanha eleitoral, cada parlamentar foi cuidar de sua reeleição. O trabalho no Congresso ficou relegado à UMA SEMANA POR MÊS. Além disso, para anular as faltas, basta que o deputado mande para a mesa da Câmara uma declaração dizendo que estava cumprindo qualquer outra atividade do mandato (reunião com assessores, um comício, uma audiência com o governo, enfim).

    Só pra finalizar. Salvo engano, teve uma meteria vinculada no Jornal Nacional onde foi mostrado alguns cargos, no mínimo estranho, na câmara.
    Procurei essa matéria, mas não encontrei…enfim. Entre CENTENAS desses cargos “bizarros” me chamou atenção especificamente de um cargo de “auxiliar de garagem” (não sei bem se é esse o nome que falaram do cargo), mas isso não vem ao caso. O interessante mesmo é o salário de quem tem esse cargo, que é de R$13.000,00…. MAIS do que o salário de muito médico por ai.
    Acho que tá bom né?
    Isso é pra quem acha que o discurso do Felipe Neto foi “demagógico/populista” e pra quem acha que nossos “representantes” de fato estão fazendo o melhor e que o país vem melhorando….

    Sim, eles estão fazendo….Mas isso é mais do que OBRIGAÇÃO deles, e é um COMPLETO IGNORANTE, pra não dizer BURRO, quem fala que eles se esforçam… Pois as “melhorias” que eles tentam fazer não é NADAAAAAAAAAAA se comparado ao que CADA Deputado custa aos cofres públicos.

    E que na verdade eles só criam uns “projetinhos” pra dizer que não estão fazendo nada.
    Se alguém acha que o vídeo do Felipe fala só besteira. Então vem alguém aqui dizer de UM ou dois projetos de lei que DESFAVOREÇA um Deputado Federal ou Senador.
    É, me dá só um ou dois exemplos de alguma coisa que foi criada para no MÍNIMO tirar um beneficiozinho se quer que eles tem direito.

    NÃOOOOOOOO TEM.

    De fato existem projetos que tragam melhorias para o país. Mais por traz desse “projeto” tem uma empresa que ganhou uma licitação, daí vem o “dialogo” , depois vem a “negociação” para acertar os valores a serem gastos, e depois DIVIDIDO entre eles.

    Ah.
    Há um projeto de lei de número PL 7746/10, que tramita na Câmara de Deputados, que propõe a inclusão da disciplina Ciência Política na grade curricular do Ensino Médio. A matéria discutiria temas como o sistema eleitoral, o papel dos três poderes e a função de cada um dos cargos políticos.

    A aceitação dos outros parlamentares tem sido positiva. Protocolado no início de agosto, o projeto pode ser aprovado no plenário ainda em 2010, para depois seguir para votação no Senado.

    Eu sinceramente tenho minhas duvidas quanto a aprovação desse projeto, e caso venha a ser aprovado, MUITO provavelmente será de MÁ QUALIDADE da mesma forma que é o ensino em escolas públicas.

    Então gente, sinceramente, você que fala que o país está “melhorando” pense umas MIL VEZES antes de falar uma besteira dessas.

    Claro que o país está caminhando, afinal se ficasse parado não dava também.

    Mas esse é o ponto… eles NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO fazem jus NEMMMMM DE PERTO ao que eles custam para os cofres públicos…

    Responder

  1. Paulo Marcondes
    09/09/10 | 3:24 pm | #

    http://goo.gl/bCpz o video sobre política do Felipe Neto.

  1. Davi
    09/09/10 | 3:40 pm | #

    Corrigindo uma das frases principais do texto:
    “SE VOCÊ NÃO SE INTERESSA POR POLÍTICA (e você tem acesso a internet e está vendo o vídeo do Felipe Neto no YouTube) a culpa é 100% SUA. LIDE COM ISSO.”
    Não faz sentido a culpa ser 100% de várias pessoas. Deveria ser:
    “SE VOCÊ NÃO SE INTERESSA POR POLÍTICA (e você tem acesso a internet e está vendo o vídeo do Felipe Neto no YouTube) você tem 100% de culpa. LIDE COM ISSO.”

    Responder

  1. Willamy
    09/09/10 | 8:36 pm | #

    Boa tarde!

    Usei uma matéria exibida no CQC que mostra o que muita gente fala aqui…Que defendem que o Felipe Neto falou coisas totalmente “sem sentido”.

    E aos que não acham que a culpa não é de uma sociedade que NÃO SABE VOTAR.

    E assim o Brasil vai caminhando….Nas mãos de uma sociedade NÃO INSTRUÍDA…e que vota SIM, naquele candidato que vai lhe trazer algum beneficio BARATO. Não se preocupando com e como o crescimento ou o não crescimento do País pode afetar diversas famílias.

    Que INFELIZMENTE é uma maioria esmagadora.

    Repetindo, É A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE que poderia mudar esse quadro.

    Vejam o vídeo, e revejam o que vocês chamam de eleitor consciente.

    O link é:

    http://www.youtube.com/watch?v=rLHv4lfR7BQ

    Fiz algumas edições, mas a matéria é interessante.

    Responder

  1. Rodrigo de Faria
    09/09/10 | 8:48 pm | #

    @agnees_ Na real é péssimo, A-Guinness. Dá uma refletida: http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/

  1. Ricardo Oliveira
    12/09/10 | 11:38 pm | #

    Não sei o quanto do discurso desse cara (Felipe neto) foi real ou foi um personagem. Mas apenas demonstra um completo analfabetismo político.

    Preocupante o número de “imbecis” (politicamente falando rsrs) que demonstram apoio a suas opiniões superficiais, às vezes extremistas e outras de extrema direita.

    Noto no vídeo defesa uma defesa de idéias que a imprensa de direita vive tentando osmoticamente passar a população.

    Será que ele não notou que isso que fez é uma campanha política? Que tem um publico alvo e objetivo especifico? Sinceramente acredito que sim.

    Não serei surpreendido se esse vídeo tiver sido patrocinado, talvez pela Rede Globo através do multishow, canal pago que o contratou recentemente.

    Não será a primeira vez que a globo “manda” em um empregado.

    Responder

  1. isa_maia
    12/09/10 | 11:57 pm | #

    @paulinhabatalha pra ñ floodar o twittter do outros haha aqui vai um texto legal da ana, cuja opinião acho válida: http://migre.me/1gs5I

  1. Ricardo Oliveira
    13/09/10 | 12:01 am | #

    Não sei o quanto do discurso desse cara (Felipe neto) foi real ou foi um personagem. Mas apenas demonstra um completo analfabetismo político.

    Preocupante o número de pessoas que demonstram apoio a suas opiniões superficiais, às vezes extremistas e outras de extrema direita.

    Noto no vídeo defesa uma defesa de idéias que a imprensa de direita vive tentando osmoticamente passar a população.

    Será que ele não notou que isso que fez é uma campanha política? Que tem um publico alvo e objetivo especifico? Sinceramente acredito que sim.

    Não serei surpreendido se esse vídeo tiver sido patrocinado, talvez pela Rede Globo através do multishow, canal pago que o contratou recentemente.

    Não será a primeira vez que a globo “manda” em um empregado.
    SIM ELE É, OU SERÁ EM BREVE, UM FUNCIONÁRIO DA REDE GLOBO!

    Um grande fdp é o que esse cara é.

    Responder

  1. Natasha Costa
    13/09/10 | 2:51 am | #

    Finalmente alguém que falou umas verdads sobre este felipe neto http://bit.ly/9nAyXa por meio de uma análise de conteudo sobre o video dele

  1. Rafa Cab
    13/09/10 | 3:46 pm | #

    Hey Anis.

    Bem bom o post, tinha deixado ele salvo aqui pra ler com atenção coisa e tal. Concordo com quase tudo.

    Vou tentar não me estender pq a questão é interminável.

    O que acho é que não dá pra ser extremista em casos como esse, é claro que tem político que presta, assim como tem médico que não presta. O que sempre me pergunto quando penso em toda essa história política é “será que o formato político que seguimos hoje é o que podemos ter de melhor?”

    ai alguém me responde: “Carlos Alberto, seu saco-de-vacilo, claro que sim. A “democracia” é a coisa mais bonita do mundo, mobral”

    aí eu respondo: “pessoa, sua coisa linda, a democracia é sim, na teoria, bem bonita. Só que vale lembrar, como você lembrou Anis, que o país não é nosso umbigo, e reformulando a minha pergunta, será que o formato atual da democracia é o que podemos ter de melhor?”

    TUDO, inclusive a política é cada vez mais local, mais segmentada, temos o candidato do negro, o candidato da classe média, do rico, do pobre, da mulher, do desdentado, do agricultor, do operário, do sensual, do pugilista, do comediante….

    Esse pra mim é o principal ponto, cada um pelo seu e todos querendo se dar bem em TUDO. Não estou falando que todos temos que dar as mãos e sair cantando e gritando “Paz e Amor a todos os irmãos”, mas acho que se no mínimo as pessoas se interessarem em estudar propostas, compartilhar idéias e propor reformas, o negócio começa a andar.

    beijos

    Responder

  1. Henrique Mathias
    14/09/10 | 12:57 pm | #

    P/ os fãs do @felipeneto : http://migre.me/1hI5x e http://migre.me/1hI6U

  1. Bárbara Rodrigues
    14/09/10 | 9:08 pm | #

    Alô você que adora o @felipeneto (saidaki pqp) http://bit.ly/da8siq

  1. Frederico Sosnowski
    15/09/10 | 2:45 am | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Vinicius Paraiba
    16/09/10 | 11:30 pm | #

    Se você assistiu o vídeo "Políticos" do Felipe Neto e gostou… esse texto é pra você: http://ow.ly/2Fncd

  1. Fernando
    18/09/10 | 1:27 am | #

    O Bolsa Família é citado por alguns analistas como sendo um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil, que caiu 27,7% entre 2002 e 2006. Recentemente o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou um estudo mostrando que houve redução na população miserável do país entre 2003 e 2005.[17] Outros motivos para redução da miséria no País têm sido a melhoria do mercado de trabalho, programas sociais como o Bolsa-Família e os ganhos reais dos salários mínimos.[18]

    As reações das instituições multilaterais ao Bolsa Família têm sido, geralmente, favoráveis. O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz disse em sua recente viagem ao Brasil que: “o Bolsa Familia já se tornou um modelo altamente elogiado de políticas sociais. Países, ao redor do mundo, estão aprendendo lições com a experiência brasileira e estão tentando reproduzir os mesmos resultados para suas populações”[12]
    Recente relatório[1] publicado pela OIT ressaltou a importância da manutenção e da ampliação do Bolsa Família no contexto da crise econômica internacional. Para a OIT, trata-se de uma importante medida anticíclica que promove benefícios para a economia como um todo, ao fomentar a demanda de alimentos e produtos de primeira necessidade.

    Programas de transferências condicionadas contra a pobreza são políticas sociais correntemente empregadas em várias partes do mundo para combater e reduzir a pobreza. No curto prazo objetivam aliviar os problemas decorrentes da situação de pobreza e, no longo prazo, investir no capital humano, interrompendo o ciclo intergeracional (i.é: de uma geração para outra) da pobreza.[6][7] A idéia dos programas de transferências condicionadas começou a ganhar força em 1997, quando só havia três países no mundo com essa experiência: Bangladesh, México e Brasil. Em 2007 quase todos os países da América Latina passaram a ter um programa similar, e há interesse de países africanos como África do Sul, Quênia e Etiópia. Existem programas similares na Turquia, no Camboja, no Paquistão, e no sul da Ásia. A municipalidade de Nova York inaugurou, em 2007, um programa de transferência de renda com condicionalidades, o Opportunity NYC, que se inspira no programa brasileiro e no programa mexicano. “O Opportunity NYC (…) é um inovador programa de transferência de renda com condicionalidades que visa a auxiliar os nova-iorquinos a romper o ciclo da pobreza e é baseado em programas bem sucedidos de transferência de renda ao redor do mundo”, disse o prefeito Michael R. Bloomberg, na ocasião.[8] Egito, Indonésia, África do Sul, Gana e outros países africanos mandaram representantes ao Brasil para conhecer o programa.[9]
    Segundo o Banco Mundial, que apóia o programa, o Bolsa Família é uma forma de investimento em capital humano:
    “Transferências condicionais de renda fornecem dinheiro diretamente aos pobres, via um “contrato social” com os beneficiários – por exemplo, manter as crianças na escola, ou levá-las com regularidade a centros de saúde. Para os extremamente pobres esse dinheiro provê uma ajuda de emergência, enquanto as condicionalidades promovem o investimento de longo prazo no capital humano”.[10]
    O Bolsa Família (PBF) tem sido recomendado pela Organização das Nações Unidas[11] para adoção em outros países em desenvolvimento. Repassa à famílias pobres (com renda mensal por pessoa de R$ 70,01 a R$ 140,00) e extremamente pobres (com renda mensal por pessoal de até R$ 70,00) benefícios que variam de 22 a 200 reais (o valor pago depende do número de crianças e adolescentes atendidos e do grau de pobreza de cada família) recebe também apoio do Banco Mundial, órgão subordinado ao FMI[12] e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Inter-American Development Bank).[13] O Programa Bolsa Família brasileiro tornou-se “(…)uma das raras ocasiões em que um país desenvolvido está adotando e aprendendo com experiências do chamado mundo em desenvolvimento.”[14]

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia

    Responder

  1. Gabriel Tadeu
    20/09/10 | 6:57 pm | #

    RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Juliana Brandão
    20/09/10 | 7:06 pm | #

    RT @gtso86: RT @ana_freitas: O vídeo sobre "política" do Felipe Neto http://bit.ly/b2rVY3

  1. Gabriel Dread
    26/09/10 | 4:58 pm | #

    Li e gostei: O vídeo sobre “política” do Felipe Neto http://migre.me/1phYD #gReader

  1. Tayra Vasconcelos
    27/09/10 | 11:07 pm | #

    Sabe quando vc lê um texto que ñ tem nem uma vírgula a acrescentar?! Aconteceu com esse da @ana_freitas de 1 mês atrás http://migre.me/1pYtt

  1. Guz
    28/09/10 | 1:02 am | #

    Concordo com os dois (Felipe Neto e vc). Mas uma coisa é fato: o que vai “mudar o país”, é, sim, a educação. E não se interessar por política é também, sim, culpa de quem não se interessa. Assim como quem compra algo ou faz algo no próprio corpo por ser pressionado pela mídia. Mas não há como negar de que somos e fomos coagidos a não pensar em política nesse país; assim como somos coagidos pela TV. Novamente, é culpa de quem se sujeita a isso. Basta tirar a bunda da cadeira e fazer como vc quer fazer. Mas… Não seria melhor se parassem de coagir? Se houvesse educação de qualidade na escola, onde crianças (sim, crianças) aprendam filosofia, sociologia e economia? Certeza que haveria uma nação, algum dia, de gente mais madura, querendo o bem do próximo. E não com cesta básica de 100 reais a mais. Pq o programa não vem com um programa de aprimoramento pessoal e profissional? No governo atual, o que está valendo é o populismo. Inocência de quem está achando que é para o bem dos mais necessitados. Senão, investiriam nas PESSOAS necessitadas, e não dando um bolsa-calmante pra calarem a boca.

    Inocencia tb é acreditar que socialismo algum daria certo. Ainda mais forçado. Num mundo (e não só num país) tão ainda por evoluir como o nosso, isso só geraria raiva, preconceito e mágoa. Ninguém quer ser forçado a fazer o bem ou ajudar o próximo, nem deveria. Isso deve vir de dentro, por conscientização. Querer solução prática para isso é como querer encher 1 litro num copo de 300ml. O copo vai estar cheio, mas nunca com todo o conteúdo.

    Responder

    Luisa Reply:

    Acho que depois de ler o comentário do Guz, sinto que falei um pouco à toa, porque ele disse exatamente o que eu pensei e tentei expressar no comentário anterior.

    Responder

  1. fran rodrigues ,
    29/09/10 | 8:58 pm | #

    @ercarriel e pra voce eu recomendo esse blog http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ , legal tambem! hahah :D

  1. fran rodrigues ,
    29/09/10 | 8:58 pm | #

    @ercarriel e pra voce eu recomendo esse blog http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ , legal tambem! hahah :D

  1. Édipo Carriel
    29/09/10 | 9:04 pm | #

    RT @francielle_r: @ercarriel e pra voce eu recomendo esse blog http://olhometro.com/2010/08/27/o-video-sobre-politica-do-felipe-neto/ , …

  1. Will
    30/09/10 | 8:06 pm | #

    Mesmo que ele tenha falado um monte de coisas assim, acho q o principal ele disse: Estude, e disse para ficarmos instruídos para não cair na lábia dos políticos. Sendo isso, ok.

    Ah, e banda escrota aquela, hein.

    Responder

  1. Julha
    04/10/10 | 4:34 pm | #

    um pensamento sobre o tema…
    (Não é virus queridões confiram ;)

    http://velhatiajulha.blogspot.com/2010/10/os-filhos-palhacos-da-patria-nas.html

    Responder

  1. Gabriel Andrade
    11/10/10 | 2:27 am | #

    pra quem vota branco, nulo, etc, vejam o video, leiam o texto, e levem um belo tapa na cara. http://tinyurl.com/2agv8hz

  1. Luisa
    12/10/10 | 5:36 am | #

    De fato muitas coisas das quais ele citou são incoerentes, e concordo com quase tudo que você disse nesse texto. Mas, por outro lado, e levando em consideração os outros videos dele, esse video está ok. A maioria dos jovens anda extremamente alienada e desinteressada, não só pela política como também pelos estudos. Se é esse tal Felipe Neto que atinge toda essa maioria e também lembrando que a maioria que assiste (e gosta) dos videos dele, não tem nem 16 anos e logo não vota, é ótimo ele incentivá-los a estudar! É verdade, estudem e estudem, para criar opiniões e não serem como seus pais, que votam sabendo apenas o superficial de cada candidato. Se ele fez o mesmo discurso clichê dizendo que nenhum candidato presta, e eu concordo com você que isso só faz o desinteresse e a falta de culpa aumentar, isso é o de menos. Agora se ele conseguiu atingir o público jovem que ele tem e os convenceu a estudar, então está ótimo! Pois todos que realmente estudam conseguem, basendo nos fatos históricos, criar opiniões e criar um senso crítico.

    Responder

  1. Diogo Mugnol
    13/10/10 | 6:18 pm | #

    Bom, falam tanto mas não fazem nada, em ves de um postar oque acha rediculo sobre oq o outro disse.
    Porq não criam algo para ir contra corrupção, mensalão e bla bla bla. Eu acho uma idiotice BOLSA FAMILIA, Porq não da um EMPREGO FAMILIA, e um salario digno? ahn ? ahn ?

    Responder

  1. Lucia Resende
    15/10/10 | 12:42 pm | #

    RT @EdneiaAnjos: @mluciares
    @mluzvieira
    @mlzonta Plano Nacional de Formacao deve atender 400 mil professores ate 2014 http://pud.im/voto …

  1. ELAINE MIOLA
    15/10/10 | 12:44 pm | #

    RT @EdneiaAnjos: @mluciares
    @mluzvieira
    @mlzonta Plano Nacional de Formacao deve atender 400 mil professores ate 2014 http://pud.im/voto …

  1. Ieda Vilas Boas
    15/10/10 | 4:31 pm | #

    RT @EdneiaAnjos: @mluciares
    @mluzvieira
    @mlzonta Plano Nacional de Formacao deve atender 400 mil professores ate 2014 http://pud.im/voto …

  1. André Nóbrega
    16/10/10 | 1:00 am | #

    RT @DilmaAxe: @andre_abcfc
    @andreaboavista
    @andreacampins #Brasil13 e acesso a educacao e valorizacao dos professores http://pud.im/voto …

  1. Alex
    16/10/10 | 5:26 pm | #

    Não tenho tempo de ler todos os comentários agora, outra hora lerei tudo e falarei algo a respeito.
    Por enquanto só quero falar que concordo sim com o vídeo do Felipe Neto, concordo em 100%.
    Pelo pouco que li acredito que não tenham entendido a msg passaga no vídeo, enfim, é sempre bom ver outras pessoas com pontos de vista diferentes..
    E vc gostando ou não do video, ele tá rendendo uma boa discussão politica, pelo menos por isso todos devem concordar que já vale a pena!

    Responder

  1. kelly
    17/10/10 | 9:55 pm | #

    RT @DilmaCaprichoso: @kellydbacker
    @kellygirao
    @kellymoraes_ Gov. Lula: 14 Universidades Federais X Gov FHC: NENHUMA! http://pud.im/voto …

  1. Fernando ?
    17/10/10 | 9:57 pm | #

    RT @DilmaCaprichoso: @kellydbacker
    @kellygirao
    @kellymoraes_ Gov. Lula: 14 Universidades Federais X Gov FHC: NENHUMA! http://pud.im/voto …

  1. Renan Rebonato
    22/10/10 | 8:13 pm | #

    Minha opinião esta ai.

    Aqui no Brasil é praticado o assistencialismo mas não se pode generalizar dizendo que dinheiro em troca de voto é para “vagabundo que não quer trabalhar” ou dizer que isso “ajuda pela baixa renda” porque, depois que o voto esta entregue e os 100 reais acabam, não irá mais “fazer a diferença”. Não é como o “bolsa família”, este sim, programa assistencialista que, apesar de todas as críticas negativas, pela sua verdadeira intenção de adquirir votos em eleições futuras, ou seja, ter o controle das mentes das pessoas humildes e pobres, acaba por ajudar na sobrevivência do povo miserável, o que incentiva esse tipo de programa político/social. Portanto é senso comum de sua parte falar coisas como as citadas acima.

    Pergunto agora : e aqueles que estão desesperados ? E aqueles que estão quase falidos ou que, aos poucos, vão se tornando excluídos da sociedade capitalista e precisam urgente de ajuda, não conseguem emprego e precisam de dinheiro para sobreviver mais um pouco enquanto rezam por uma oportunidade de mostrar serviço ? Não esquecendo do desapego a política pelo fato de nada mudar radicalmente, para melhor, a vida da população, gerando essa troca de votos, de alguém do povo, por benefícios.

    Sua opinião foi tendenciosa e comum em muitos momentos, e ignorou os problemas de nossa sociedade de forma mais profunda, sendo que voce citou o que todos ja sabemos, como falta de investimentos em educação, saúde etc…

    Depois voce diz que ele, Felipe Neto, que não parava de vomitar asneiras, quer tirar a responsabilidade de si e de nós, querendo coloca-la nas costas das gerações futuras. Eu entendi outra coisa. Nesse caso, ele parece não acreditar na nossa geração. E concordo, ao menos, nesse ponto com ele pois, hoje (e talvez sempre em nossa história), o pensamento do brasileiro não está condicionado para agir unido, além daquele desapego a política já citado e a crença cega em partidos sem ter a mínima informação de seus planos, ideologia, aliados e outros fatores, contribuem muito para a situação que vivemos.

    Basta ver as richas regionais que temos e será possível demonstrar o fator desunião : paulistas x nordestinos; paulistas x gaúchos; cariocas x gaúchos; mineiros x paulistas; cariocas x paulistas; sendo essas as que eu considero mais gritantes e que vejo com frequência aqui em São Paulo, ora um citando PIB, “locomotiva do Brasil”, farroupilha, conflitos históricos, praias, mulheres, tiradentes e toda essa merda que só nos separa ainda mais. Essas richas são causadas por questões sociais, históricas, políticas, econômicas e culturais e com tristeza digo que não mudarão tão cedo. Voce pode pensar diferente de muitos brasileiros, por ter tido condições de estudar, e outros podem pensar também de forma mais, digamos, qualificada (péssimo termo mas não encontrei outro no momento) porém não trabalhe suas teorias, como por exemplo quando voce diz ” a culpa é 100% sua”, se dirigindo a nós leitores, sendo que a minoria dos brasileiros são refens da maioria cheia de problemas sociais e econômicos, com excessões, como eu, voce e outros que não são miseráveis ou dependentes de programas governamentais.

    Não é tão fácil assim, simplesmente dizendo : vamos melhorar ! Isso não funciona, pois para unir um povo o principal é uma corrente de pensamento que faça sentido para todos e que crie esse sentimento nacionalista para ser possível lutar por algo, muito mais do que a simples concientização política, que ajudaria mas não creio que seria suficiente, de saber o que faz um presidente ou um senador (eu tenho, voce tem e nada muda pois os partidos principais, PSDB, PMDB, PT, DEM e outros, além de políticos que estão e se mantém no poder não terem intenção alguma de mudar a situação). Ou seja, não faz muita diferença essa concientização ja que todos nós votariamos em esterco (salve excessões que infelizmente são a MINORIA e não podem fazer nada contra a MAIORIA corrupta, ou seja, mesmo votando neles, estes estariam presos no sistema das mais variadas criminalidades fiscais).

    Minha visão dos candidatos : Plínio e suas idéias estão ultrapassadas para o nosso momento histórico, onde predomina a economia de mercado. Marina depois que falou em energia solar perdeu meu crédito. Só da pra assar um churrasco aqui em casa com energia solar… Provou que não tem muito conhecimento sobre “desenvolvimento sustentável”, usando do senso comum, me lembrando até um babaca, que esta encarregado da construção de uma hidrelétrica aqui no Brasil, que disse que o CO2 destrói a camada de ozônio (“Balbina o retorno vem ai” ?). E os outros dois não passam de hipócritas mentirosos e que até agora não discutiram absolutamente NADA sobre o plano de governo. Dois neoliberais, um atacando o outro fingindo que são diferentes e ainda rezando em igrejas…malditos porcos. Saúde, creches, escolas…ISSÓ TEM LIGAÇÃO COM O PODER MUNICIPAL E NÃO COM O FEDERAL. Serra e Dilma nem se envergonham do que falam…só dizem o que a massa quer escutar. Imagine só um debate deles conversando sobre relações internacionais…matam 150 milhões de BRs de tédio (fico pensando no Lula tentando explicar a relação do Brasil hoje com a China, seria, ao menos, engraçado).

    A maior parte do nosso povo é humilde, sem instrução e só quer uma chance para ter dignidade. Darei exemplos : minha mãe nasceu em Rio Largo, Alagoas, e já me descreveu algumas vezes quando ela tinha que andar quase uma hora, em sua infância, para beber um pouco de água, e que esta ainda podia estar contaminada. Voce pode pensar no Acre, se quiser outro exemplo brasileiro (algo menos pessoal). Este estado tem infra-estrutura tão precária que levam semanas para qualquer produto, aqueles essenciais para a sobrevivência da população regional, chegarem, pela falta de estradas ou ferrovias ou qualquer coisa útil. Agora imagine o seguinte : alguém surge e te oferece um pouco de água (falta nessa região) em troca de seu voto e também dos de seus parentes. E ai ? O que voce faz ? Diz : “não obrigado, eu não irei vender o meu voto e prejudicar o meu país”. Não mesmo. Ta mais para : “eu vendo sim por que esses 100 reais, ou esse galão com água, não irão fazer diferença para o nosso futuro mas eu terei tempo para pensar em algo que talvez nos tire da lama e, por enquanto, salvo aqueles a quem verdadeiramente amo”. Não que alguém humilde fale exatamene assim mas a idéia é praticamente essa.

    Também não é óbvio dizer “é só a educação que salva o país”, pois é necessária uma reforma social completa para que isso ocorra, levando em consideração absolutamente tudo, e para que voce veja isso pegue como exemplo a ex URSS que ajudava Cuba que não tinha nenhum produto realmente interessante que pudesse ser vendido a um alto valor para o país socialista mas, mesmo assim, este vendia para os caribenhos recursos energéticos a preços baixíssimos. Cuba investiu, principalmente, em EDUCAÇÃO e saúde e, quando a ex URSS muda o sistema de forma radical, o país da América Central fica a merce do capitalismo, se rendendo, depois de muito resistir, a este sistema e ao pensamento econômico atuante no mundo, pois não tem condições de sobreviver isolado do mercado internacional, não conseguindo sem ele, por exemplo, investir pesado em infra-estrutura.

    Tem mais um monte de coisas bisonhas escritas, como voce dizendo que é rica mesmo pegando transporte público, coisa que rico não faz aqui no Brasil. Rico de verdade gera para si e para sua empresa um montante absurdo de dinheiro, controla meios de produção ou de comunicação e tem centenas a milhares de funcionários. Usam jatinhos ou helicópteros e quando cansam navegam em seus barcos ou dirigem seus carros blindados. Ah…nem dirigem. Tem empregado pra isso também. Se são sequestrados, por exemplo, uma quantidade imensa de oficiais da policia, de seguranças particulares, veículos de comunicação e o caralho a quatro se mobilzam pelo seu resgate. O exemplo mais famoso, ou comum, que encontro é o do apresentador e dono do SBT, Sílvio Santos.

    Quanto a sua condição socioeconômica e da Luzinete (sua ex empregada doméstica, creio) ter melhorado, isso acontece com todos. A condição das pessoas no capitalismo, menos dos excluídos, sempre melhora. Pergunte para qualquer professor de economia de uma boa faculdade e ele te dirá isso, apesar de não parecer, realmente os excluidos, que são a maioria, são os prejudicados pelo sistema capitalista, já o resto é beneficiado mesmo que seja com um pequeno aumento ou um pequeno benefício aqui e ali.

    Nós dois fazemos parte dessa classe social que é a antiga “classe média”. Meu amigo da época de cólegio tem pai juiz e mãe escrivã e não é “classe média”. Procure a definição desse termo e verá que a idéia desta classe social estava associada a média econômica entre os pobres e os ricos. Hoje até juizes, pequenos comerciantes, pequenos empresários, estão abaixo da média socioeconômica, sendo assim, todos pobres. Lamento estragar o seu sonho de ser rica. Sinceramente espero que voce tenha ironizado, mas como voce reforçou usando o “parênteses” então creio que voce realmente acredita nessa ilusão.

    OBS : dizer que o Brasil mudaria, não sei para onde por que voce não conseguiu se expressar direito ou explicar, da a impressão de que voce simpatiza com o velinho Arruda. Mesmo que esse não seja o caso é justamente o que parece.

    OBS 2 : são favas contadas para a vitória do Serra (ele ainda não venceu mas vencerá pois essa Dilma é muito fraquinha e seu marqueteiro é péssimo). Humm achei engraçado o comentário do “Fernando ?” citando universidades pois o FHC deu um puta azar da China não abrir as pernas de vez no seu mandato. Melhor pro PT e para o Luiz Inácio da Silva que alavancaram a economia brasileira, pegando a melhor época da história do Brasil, e agora estão parecendo “milagreiros econômicos” ou “salvadores da população”. Lula : “nunca antes nesse país”. Cala boca Lula ! Queria ver um debate sobre economia e estes hipócritas dizendo a verdade para o brasileiro (olha eu sonhando aqui). Só bosta esses políticos (salve excessões, é claro). Ok cansei de escrever. Abraço.

    Responder

  1. Indhiara Souza
    23/10/10 | 1:56 am | #

    Folgo em saber que + alguém tem a msm opinião q eu a respeito do famigerado vídeo do Felipe Neto sobre política http://migre.me/1Ihsr

  1. Joãozinho, o DIM
    23/10/10 | 10:15 pm | #

    RT @OndaVermelha: @DepLuisCesar
    @joaozinho_dim
    @wrweslley #Brasil13 e acesso a educacao e valorizacao dos professores http://pud.im/voto …

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo