Aproveitando essa vibe da sustentabilidade que tá correndo solta por aí, pegando geral, o Itaú manda avisar que lançou um portal de sustentabilidade, acessível pelo endereço http://www.itau.com.br/sustentabilidade.
Sustentabilidade, como você pequeno padawan deve saber a essa altura, é um conceito que geralmente é pensado só do ponto de vista ambiental, mas que para funcionar precisa considerar três pilares - o social, o econômico e o ambiental. A parte mais interessante desse portal do Itaú, a que relaciona dicas práticas, parece abrangir os três. Tem um guia legal de planejamento financeiro.
É legal que tenha se tornado tão importante provar que sua empresa se esforça para causar o menor dano possível no processo de produção de seja lá o que ela faz. Algumas corporações realmente fazem isso; outras só querem mostrar que fazem. Acho fundamental é acompanhar de perto as empresas que anunciam essas iniciativas, tanto pra fiscalizar se não é só ‘greenwashing’ comercial, quanto pra poder se aproximar delas se não for.
Acontece que essa tendência do verde gera toda uma discussão em torno dos rumos do sistema. O filósofo Slavoj Zizek (sério, é esse o nome do cara) acha tudo isso de sustentabilidade - aliás, ele acha a caridade - um grande engodo. Taí o vídeo dele, que vale a pena ser visto ao menos pela reflexão que provoca:
As perguntas que ficam são:
- Você concorda com o Slavoj? Por quê?
- Ok Slavoj, somos todos pessoas horríveis. Mas que solução você me oferece?
Aproveitemos o gancho do lançamento do portal de sustentabilidade do Itaú pra discutir esse tipo de iniciativas de todos os pontos de vista.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: itau, Publieditorial, sustentabilidade