11.08
2008
5:07 am
Fresno x Chitaozinho & Chororó: a mistura mais lógica do mundo
Postado em Música, Pop, TVNão sou fã da tal música que é conhecida como ‘emo’. Também não sou fã de Chitãozinho & Chororó, apesar de conhecer todas as músicas - qualquer criança que cresceu nos anos 90 conhece. Mas gosto de MÚSICA, respeito qualquer um que estiver em cima do palco tocando música (até o Jay Vaquer), sou eclética (no bom-sentido) e sou viciada em versões, remixes, arranjos diferentes e essas coisas.
Por esses motivos, achei muito boa a idéia do tal Estúdio Coca-Cola Zero, que reúne dois artistas aparentemente opostos para tocarem juntos.
Foto: http://www.fotolog.com/fresnoticas/29214283
‘Um fio de cabelo no meu paletóóóÓÓÓÓÓÓHHH’
A última edição do projeto uniu o Fresno, banda de gaúchos do cabelo ensebado que fazem rock muito, muito meloso aos pais da sandyjunior gênios da popularização do sertanejo roots: os mestres Chitãozinho & Chororó. E tipo, logo fica evidente que alguém devia ter pensado nisso antes.
Acontece que o mote da campanha é ‘Estúdio Coca-Cola Zero: Lógica Zero’. Ou seja, juntar dois artistas numa mistura que não teria, em tese, lógica nenhuma. Os fãs das bandas, quando entrevistados, respondiam que uma não tinha nada a ver com a outra e que a mistura seria curiosa, imprevisível - demonstrando uma incapacidade básica de análise de compatibilidade entre gêneros musicais. Se é que alguém demonstra algo desse tamanho sem esquecer o que ia demonstrar.
Cara, não tem nada de ‘lógica zero’ aqui. A lógica é 1000. Ch&X e Fresno são duas ‘bandas’ absolutamente compatíveis. As letras emuxas são idênticas às sertanejas; a melodia de corno já existe no emo, basta colocar um acordeão; o cabelo dos caras da banda, inclusive, foi assumidamente inspirada no visual Chitãozinho & Chororó. A mistura aqui, combina super bem, e isso fica bem evidente ao ver o resultado da coisa. Pelas óbvias semelhanças entre as duas coisas, não poderia ter ficado ruim.
As melhores versões coloco abaixo: duas do Ch&X que ficaram bem legais com os arranjos do Fresno..:
Evidências
Brincar de ser feliz
E uma do Fresno que Ch&X DESTRUÍRAM de tão boa que ficou. Tipo, se eu fosse do Fresno manteria o mínimo de dignidade e DARIA a música pros caras. Se eles quisessem, né. Porque se você achava que ‘Duas Lágrimas’ era fossa (eu não conhecia a música antes, mas era chata e bem triste), conheça dois caras do sertão que sabem ser emos DE VERDADE:
Duas lágrimas
No final, só acho que as versões das músicas do Ch&X podiam ter ficado bem mais rock’n'roll. Os Fresno-boys podiam ter pesado bem mais a mão na guitarra. Mas eles não conseguiriam - eles estão muito, muito mais pro lado do sertanejo.
O estúdio Coca-Cola tem algumas edições anteriores. Não ouvi a primeira (porquê desprezo Charlie Brown e ignoro Vanessa da Mata), mas posso garantir que Natiruts e DJ Marlboro, outra mistura que de ‘lógica zero’ não tem nada, resultam em reggae e funk de altíssima qualidade. A próxima edição vai reunir Paralamas e CALYPSO! Ok, essa eu vou precisar ver.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: chitãozinho e xororó, emo, estúdio coca cola zero, fresno, Rock, sertanejo
Savassi Reply:
October 7th, 2008 at 6:47 am
O estilo de letras é bem semelhante, o que aproxima as bandas. Ambas falam de amores não conquistados, e às vezes de grandes chifres.
Na prática, a cultura (cultura?) Emo foi execrada pela sociedade “culta”, e não conseguimos enxergá-los sem o pré-conceito de homem com alma de mulher, até bem mais que tínhamos contra os mela-cueca e os pop-five’s (de Menudos, passando por NKOTB até os mais recentes Five & Cia).
Mas Chitão e Xororó são ícones que estão acima da escolha musical, deixaram de ser sertanejo ou neo-sertanejo para serem artistas acima do estilo. Será que Fresno chegará lá ou é mais uma One Hit Only Band?
(estou re-postando porque digitei errado meu email)
Responder