03.02

2009
3:43 am

Narguilé, 100 cigarros e a malandragem juvenil

Postado em Crônicas

Tudo começou em 2001, com a novela O Clone.

Stênio Garcia como Tio Ali, de O Clone

Tio Ali, entre uma e outra demonstração de habilidade na dança típica muçulmana, quando precisava meditar e tomar suas sábias e difíceis decisões, fazia uso de um cachimbo colorido, cheio de tentáculos, com um compartimento pra água e que podia ser compartilhado por várias pessoas.

narguile

A praga se alastrou de uma maneira imprevisível e ainda hoje qualquer bar descolado que se preze tem Narguilés disponíveis para os clientes. Você põe lá um fuminho aromatizado gostosinho e fica pitando aquele negócio na mesa do bar, o que não serve pra NADA além de fazer você parecer legal. NOT

Como o narguilé não fede como o cigarro e parece muito mais bonito e saudável, isso aí virou febre entre a molecada. Não tem o estigma do tabaco, então os estabelecimentos não se importavam em deixar qualquer turma de 15 anos fumar isso na mesa. Ok, como se deixassem de vender cigarros pra pessoas dessa idade. Mas enfim - o uso do Narguilé, por causa da ignorância e do aspecto ‘glamuroso’ e ‘cultural’ da coisa, não chegava a ser condenado pelos pais como eles fariam se apanhassem o filho com um Marlboro na boca.

Ledo engano. Lembro que quando isso aí virou febre li um artigo do Dráuzio Varella explicando que uma sessão de fumo de Narguilé, que costuma durar bastante tempo (cerca de uma hora) pode equivaler a 100 cigarros. No mesmo artigo, o médico explicava também que aqueles cigarros aromatizados, com cheiro (horrível) de canela, cravo, menta e chocolate, que também são sensação entre os jovens, são muito mais prejudiciais pro pulmão do que os cigarros convencionais.

Nunca mais achei o texto e a coisa acabou como lenda urbana. Via amigos que condenavam o uso do tabaco se acabando no Narguilé só porque tinha gostinho bom. Ninguém acreditava quando eu dizia que o negócio era perigoso - ao menos, tão perigoso quando cinco maços de cigarro.

Mas na última semana, um estudo divulgado pela UnB (e repercurtido inclusive na capa do JT) trouxe de novo à tona o que eu vinha dizendo todo esse tempo: uma sessão comum de Narguilé equivale a inalar a mesma quantidade de substâncias tóxicas presentes em 100 cigarros. Em uma hora.

Mas eu não falei tudo isso pra dar lição de moral em ninguém. Eu só disse tudo isso por dois motivos. O primeiro é pra informar o possível usuário frequente desse cachimbo doido, que não sabia que ele fazia tão mal, que seu pulmão vai virar uma esponja e que, ao contrário do que se pensa, o fumo aromatizado usado no Narguilé tem sim nicotina e vicia.

O segundo motivo é o seguinte: na sexta feira, eu vi um babaca de uns 16 anos, desses sem barba na cara e que sempre andam em bando, com um Narguilé na rua.

Na rua. O moleque tava andando na rua com um bando de amigos, sexta à noite, a rua mais movimentada da cidade… sabe, quando você tá decidindo se vai entrar em algum lugar e qual vai ser… e o idiota tava carregando um negócio desse, gigante, na mão. Fumando enquanto caminhava, ele e os colega. Claramente, eles achavam isso muito legal.

Eu não consegui tirar foto e nem conheço o cara. Mas tô fazendo esse post na esperança de que um dia ele busque alguma informação sobre Narguilé no Google e caia aqui, pra que eu possa lhe informar do seguinte: cinco maços de cigarros são portáteis, podem facilmente ser guardados no bolso e aparentemente seu uso é bem mais prático se você estiver na rua, em movimento. Acho que, inclusive, o cigarro nesse formato foi criado justamente no intuito de ser portátil e prático de ser levado para qualquer lugar. Ou você via o Tio Ali saindo pelas ruas do Marrocos com um cachimbo de vidro de 40cm de altura nas mãos? Não via, né? Até porque ele precisava ter as mãos livres pra fazer aquela dança maluca.

Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca - seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , , ,

94 comentários (Comente! Trackback)

  1. guilherme
    03/02/09 | 5:42 am | #

    Eu acho esse cachimbo um negócio super-cafona (supercafona?). Sinto até uma vergonha alheia. auheuhaha

    E o pior é que esses fumantes-mirins de 12 a 18 anos estão se reunindo pra engolir essa fumaça podre, tipo um ritual, e tem aprovação dos pais.

    Responder

  1. Fumar Narguilé equivale a 100 cigarros em 1 hora
    03/02/09 | 6:53 am | #

    [...] trouxe o link foi a Ana no Olhômetro, num texto em que também critica o comportamento juvenil com o [...]

  1. Marcio Hasegava
    03/02/09 | 11:07 am | #

    Bom texto, principalmente o final. “Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca - seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora.” Genial!!! Um chute no saco da hipocrisia.

    Responder

  1. Ivan
    03/02/09 | 11:16 am | #

    Ainda bem que eu só fumo charuto! ¬¬

    Responder

    tiago medico Reply:

    charuto tambem faz mal!!

    Responder

  1. Porcho
    03/02/09 | 11:48 am | #

    “É uma cilada, Bino!”, diria o Fagundes se visse o tio “Bino” Ali fumando esse troço…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    hahahahahahahahahha, da série ‘piadas nas quais eu gostaria de ter pensado antes’…

    Responder

  1. rodrigo
    03/02/09 | 12:19 pm | #

    Impossível andar na rua fumando narguilé por causa do carvão que cai… ou o mlq tava pagando um sapo c aquilo apagado ou vc viu errado.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Acredite, eu tbm achei estranho, mas estava aceso e ele andava cauteloso, cuidando pra que o carvão não caísse. =/

    Responder

    Francieli Reply:

    ‘ claro que da pra andar na rua e com o carvão acesso. Até porque o narguile ja vem tendo varias adaptações para isso e outras coisas

    Responder

  1. Gabe
    03/02/09 | 12:33 pm | #

    Mas alguns não tem mesmo nem tabaco, nem alcatrão e nem nicotina.. só folhas com melaço.

    Responder

  1. Ana Yazlle
    03/02/09 | 1:24 pm | #

    Acabei de indicar o seu blog para receber o selo “Olha que Blog Maneiro”. Vários blogs estão recebendo, é um prêmio bem legal. Veja as regras aqui: http://www.diariomasnemtanto.blogspot.com

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Opa, obrigada. Segunda-feira posto isso. :)

    Responder

    Ga Reply:

    bleezaa!

    Responder

  1. Thainan
    03/02/09 | 1:31 pm | #

    hahaha demais, adorei o post ana, mostra para as pessoas a realidade do narguile, tbm sempre tive um pé atras com esse negocio! acredita que para mim, que tenho quase 21 ainda pedem rg na padaria para poder comprar cigarro? hahaha
    enfim, parabens pelo blog, esta muito bom, sempre que posso dou uma lida!
    Bjos

    Responder

  1. Tiago Cordeiro
    03/02/09 | 1:32 pm | #

    Sobre narguilés: http://tinyurl.com/cnh3pk

  1. Mister R.
    03/02/09 | 5:36 pm | #

    Fumar um narguilezão de marijuana é beeeeeeeem mais saudável e gostoso!!!! =D

    Responder

  1. Rubens
    03/02/09 | 6:13 pm | #

    Quer fumar, que fume.
    Narguilé, Marlboro, cachimbo, cigarro de palha, em latinha de pepsi. Contanto que fique longe de mim e morra de cancer bem lenta e dolorosamente, eu apoio e ainda ofereço os fóforos. ò_ó

    Responder

  1. Heron
    03/02/09 | 7:28 pm | #

    Sou fumante, estou tentando parar pois sei os males que isso tras, porém gosto de fumar, como um vício de habito, como qualquer outro, jogar game, comer demais e até beber demais, cda um com seu males!

    O problmea é que há uma coisa que ninguém nunca fala quando fala mal do naruile…
    Ele faz mal, pode até ser!
    O estudo da UnB é furada, não tem base… um FREE conhecido por ser o mais fraco do mercado tem por maço e não por cigarro: Alcatrão 6mg, Monóxido de Carbono 8mg e Nicotina 0,6mg.

    Alcatrão: tira o gosto ruim do cigarro, devido as milhões de substãncias que são colocadas na folha de tabaco para ela secar sem perdas.
    Não existe alcatrão no fumo para narguile!

    Monóxido de Carbono: não é medido pois como a fumaça do vapor da água e não da queima do fumo (pq ele não queima) ou do carvão, o nível de monóxido de carbono é muito baixo.

    Nicotína: 0,5mg por caixa. Dobro de fumo que um maço contém.

    Ao fumar Narguilé vc utiliza no máximo 1/3 do fumo. Logo, 0,18mg de nicotina.

    Há tb o fumo sem nicotina, que é muito bom, não muda em nada o gosto! E ao contrário do que dizem não aumenta o grau de nenhuma toxina, somente no cigarro isso acontece, pois o processo de fabricação é muito diferente!

    Esse são os dados, tudo q é exagero faz mal, e o narguilé é para fumar como o charuto, sem tragar, mas como ele é suave, a galera aproveita!

    Mesmo assim, na minha e exclusiva opnião, não acho que algo com esses níveis e sendo apreciado durante 2h em um barzinho, faz tanto mal que 4 horas em uma balada fechada, onde o nível de nicotina, monoxido de carbono e alcatrão execede os 10 cigarros malboro (dobro do free).

    Mas isso tb é preferência, acho que a liberdade de um acaba quando começa a do outro, e os dois tem igual proporção.

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Sim, vc tem um ponto. Deve fazer o mesmo mal que 4 horas de balada fechada com um monte de fumantes.

    Responder

    Heron Reply:

    Não. o ponto é que 2 horas de narguilé que é o tempo que vc fuma, é muito menos que 4 horas de balada que é p tempo q geralmente você fica na balada, e sem precisar enconstar em um cigarro!

    Responder

  1. Madger
    03/02/09 | 9:11 pm | #

    eu fumei algumas vezes narguile, não vou falar que é ruim, mas pra dar aquela sensação de relaxamento que o cigarro causa, cara demora MUITO, sou muito mais comprar um mação de lucky strike e fumar ele em 1 hora, do que ficar 1 hora fumando isso, na pior das hipóteses vai um gudang garam (que é o cigarro que mais deixa brisado (ou mole se preferir) uma pessoa que eu conheço), e convenhamos, cheiro de cigarro é aturável, agora aquelas porras de essências que cada hora tem um cheiro, seja banana, vodka, ou sei lá o que conseguem irritar as minhas narinas

    Responder

  1. Seixas
    03/02/09 | 10:13 pm | #

    ai qta babaquice…

    Responder

  1. Zeca
    03/02/09 | 11:39 pm | #

    É comum encontrar pessoas que utilizam Narguilê, questionar o uso de cigarros.

    Sendo sincero, Narguilê foi a coisa mais sem graça que eu já experimentei.

    Ainda bem que fizeram essa pesquisa, tomará que isso ajude a diminuir essa modinha.

    Responder

  1. Dedé
    04/02/09 | 12:33 am | #

    No lugar do Narguilé, que nada tem a ver com a nossa cultura, porque a moçada não ataca de cigarro de palha? Deve ter menos substâncias nocivas do que os cigarros com filtro.
    Faz tempo que não passo por aqui. Ana, você está mandando muito bem. Parabéns!

    Responder

    Rodrigo Reply:

    Cigarro de palha é ainda pior que cigarro normal. O pessoal fala que não tem as 4700 substancias nocivas só que ele é mais concentrado e não tem filtro algum para reter aquele amarelado que fica da nicotina e alcatrão.
    Outro dos engodos que o pessoal cai além do narguilé é justamente achar que cigarro de palha é “natural” e não causa tanta podridão pra quem fuma.
    E quanto a maconha, se voce fumar todo dia vai ferrar seu pulmão como se fumasse cigarro com o agravante de ferrar seus neuronios.

    Pessoal, fumar dá prazer e vicia. Estou há um ano e dois meses livre desse mal mas ainda tenho que lutar pra não recair.
    Bem que eu queria que tivesse um cigarro que não fizesse mal mas todos sabemos que não existe.
    Não dá pra ter tudo ao mesmo tempo.
    Escolha sua saude.

    Responder

    pedalero Reply:

    Os cigarros de palha são muitas vezes vistos como opções ‘naturais’ de fumo. No entanto, eles também contém inúmeras substâncias tóxicas, com o agravante de não contarem com os filtros dos cigarros manufaturados que, de certa forma, alteram a exposição a estas substâncias. Alguns estudos apontam para o fato de que fumantes de cigarro de palha apresentam níveis maiores de dependência à nicotina e risco aumentado de desenvolver doenças tabaco-relacionadas.

    O narguillé, também conhecido como cachimbo d´água, shisha, goza, narghile, nargile ou arghile, hookah e ‘ huble buble’ consiste de um grande cachimbo composto de cabeça, corpo, recipiente de água e uma única mangueira por onde a fumaça costuma ser aspirada por várias pessoas que compartilham uma sessão de narguillé. A fumaça do narguillé contém quantidade significativa de constituintes perigosos, entre eles a nicotina e metais pesados como o arsênico, cobalto, cromo e chumbo. Sob condições normais, a fumaça produzida pelo uso de um único narguillé contem aproximadamente a mesma quantidade de nicotina livre e partículas de alcatrão que 20 cigarros. A intoxicação do usuário com monóxido de carbono é maior quando comparada com a de fumantes de cigarros.

    Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo

    Responder

  1. Brunii
    04/02/09 | 1:15 am | #

    “Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca - seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora.”

    ARRASOU!!!!
    CONCORDO PLENAMENTE!

    Responder

  1. Fã nº 1
    04/02/09 | 11:30 am | #

    Notável….

    Responder

  1. Enrique
    04/02/09 | 11:44 am | #

    Via de regra, tudo que sai de uma novela da Glória Perez é ruim e faz mal de alguma forma. Vide narguilé, as danças malucas do tio Ali (e agora as danças indianas da novela nova) e o Eri Johnson.

    Responder

    Dulce Reply:

    Hahaha….
    Sem comentários…

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    “e o Eri Johnson” encerra a questão. Brilhante.

    Responder

  1. Ana Lucia Araujo
    05/02/09 | 9:27 pm | #

    muito bom: narguile, 100 cigarros e a malandragem juvenil http://tinyurl.com/d2wpby

  1. Luiza
    06/02/09 | 5:28 pm | #

    O meu irmão de 18 anos fuma esse negócio e se acha o máximo, dá até raiva. Eu não sabia que tinha tanta gente assim que sentia a mesma aversão que eu a essa coisa! Ótimo texto, Ana!

    Responder

  1. Alib
    15/02/09 | 9:23 pm | #

    Tem que morrer todos vocês.

    Responder

  1. Henrique
    18/02/09 | 3:53 am | #

    Sensacional ana, já vi algumas vezes essa cena de um malandrão exibindo seu narguile, o texto tá muito legal, como sempre.

    Responder

  1. Assan
    18/02/09 | 2:07 pm | #

    O Alib falou que todos os caretas que comentaram tem de morrer. Sonhar não custa nada, não é mesmo? Afinal, é o mesmo que desejar que os pentelhos que avisam que o trem vai te atropelar sejam atropelados no seu lugar. (considerando-se que ele deve ser amante do cachimbo supracitado)

    Responder

  1. Gustavo Alves
    18/02/09 | 3:23 pm | #

    FENOMENAL!!!

    aueueaueahuae

    sempre falei pra tdos os meus “amiguinhos malandros” (desculpe as aspas, foi inevitável) que essa bagaça do narguilé é ruim e faz mal…

    não… vou dar nome aos bois, eles merecem:

    Maurício: “é bom demais, mó gostoso”
    Danilo: “meu, nao faz mal nada”
    Ailton: “é docinho cara, mó da hora”
    Flávia: “nossa é mó bom, eu adoro”

    eu ainda prefiro o cigarrete tradicional mesmo, portatil..

    imagina entrar na balada com um narguile na mão?!?!
    dançar com esse trabuco?!?!
    se der briga, ja dar pra bater em alguem, não!!

    haha

    Responder

  1. Armando
    28/02/09 | 1:52 am | #

    Narguilé sendo ou não sendo bom, é moda!, se voçê fuma e descolado se não fuma e careta.

    Na minha visão, tem coisas bem mais prejudiciais que o narguilé, se vai em uma festa por exemplo e enche a cara de “cachaça” pode prejudicar bem mais com brigas ou acidentes e tals, intão e melhor fumar um narguilé em casa tranquilo, morrendo aos poucos (matando so a sí mesmo).

    Eu curto narguilé (aos finais de semana), ou seja 100 cigarros por semana, 14 por dia, 0,58 por hora, em vista de pessoas que fumam 2 maços por dia é bem menos prejudicial.

    Se eu viver ate os 50 ja esta bom!

    TANTAS COISAS PARA SE PREOCUPAR E FICAM FALANDO SOBRE UMA DROGA IGUAL A TANTAS QUE EXISTEM.

    DEXA TODO MUNDO FUMAR (E QUA ALÁ DECIDA OQUE VAI ACONTECER).

    HEHE

    Responder

  1. Mr Wikipidia
    03/04/09 | 3:21 pm | #

    NAUM FUMEMMMM!!!
    Troque tudo isto por algo mais saudavel como conectar uma mangueira no escapamento de um carro sem catalisador!!!! A quantidade de substancias quimicas por volume é inferior a qualquer cigarro, inclusive os “LIGTHS” e o melhor vocês (fumantes) ainda estarão contribuindo para dimiuir a quantidade de insalubres soltados diaramente pelos veiculos utilizando seus pulmões de filtro.

    O planeta agradece e eu tb.

    Responder

  1. Felipe
    14/04/09 | 1:55 pm | #

    Apartir da hora que acredito ser uma opçao da pessoa querer fumar 100 cigarros de modo diferente axo q eh uma falta de respeito o cara falar q ele eh um babaca de ta com o negocio na rua… do msm jeito que bebidas nao fazem bem e os ricassos acham bonito beber meia garrafa de BLUE LABEL em uma noite… sobre o mal que o narguille fazia eu ainda nao sabia e essa concientizaçao é importante ate mesmo pra mim q fumo (ou fumava).. mas uma coisa eh certa… vc nao pode falar que o cara é um babaca por estar fumando…

    como vc deve estar pensando eu tenho 17 anos sim… entao como mais um preconceito vao achar apenas q estou defendendo os jovens…

    Responder

  1. Felipe
    14/04/09 | 2:01 pm | #

    pqp malandraummmm esse Gustavo Alves!!! ele naum fuma narguile mais fuma cigarro.. olha q foda q ele é… oq ele nao c toca eh q cigarro vc tem o tempo td no bolso pra c vicia enquanto narguile so as vezes -.-

    Responder

    Ana Freitas Reply:

    Beleza, mas pelo menos ele se identifica com e-mail verdadeiro. =)

    Responder

  1. Victor
    09/05/09 | 6:37 pm | #

    Ridículo Texto. Cigarro é tão podre quanto o narguile, mas não é menos pior

    o Cigarro e o Narguile tem substancias diferentes, o Narguile não vicia… como você diz
    “é móda e a juventude fuma pra se mostrar”
    mas esqueceu de dizer que existe também muita gente que fuma CIGARRO só pra se mostrar. coitados…

    Mas se eu tenho o Narguile e Tenho o Cigarro. o Narguile é gostoso. vou fumar a poha do cigarro pra que? essa merda de gosto orrivel, que deixa todo mundo doente… INCLUSIVE QUEM NÃO FUMA… super ridículo. Morre muito mais brasileiro com cancer de pulmão por causa do cigarro, do que Árabe fumante de narguile… o Cigarro é totalmente podre.

    Agora você vem com sua ignorancia e preconceito… falando de uma coisa que vc nao pode provar. é simplismente uma opinião idiota a tua.

    Mas espero que vc fume bastante sim. 5 carteira sde cigarro por dia
    que seu pulmão fique do tamanho do meu punho
    e morra com cancer, ou engasgado na fumaça…com seus queridos cigarros. e na sua total ignorancia… Você acha que babaca fuma narguile?
    babaca fuma cigarro. É Ruim, Traz nenhum beneficio, é caro, vicia “os cabeça fraca” gosto orrivel, cheiro orrive etc.

    E depois pega o Cinzeiro e de uma boa cheirada nele. Sim! Esse é o cheiro do teu pulmão. otario

    Pelo menos o meu vai ficar com cheiro de cerega. haha

    Responder

    João Reply:

    Podre é o seu Português.

    Responder

  1. Julio
    11/05/09 | 2:44 pm | #

    Bom dia.
    Eu li tudo e achei tudo meio desordenado.

    Está certo de que é uma Opinião sua e ninguém aqui tem nada a ver com isso, mas quando sua opinião se torna pública ai a coisa já muda.

    Achei ignorância de a sua parte defender o uso do Cigarro e condenar quem usa o narguile.
    Ambos são prejudiciais, cada um se mata como preferir. Quando você diz que viu um “BABACA” na rua andando com um narguile vc está julgando uma pessoa sem conhecê-la apenas pelo Narguile que ele está carregando? Deixa o mlk. Narguile não tem efeito de drogas como Maconha, álcool etc. Eu fumo narguile a muito tempo e não tenho vontade de fumar toda hora, todo instante, ou depois do almoço como o cigarro traz nas pessoas que fumam.
    Fico semanas se fumar e não fico desesperador quando não fumo.. Apenas fumo quando não tenho nada o que fazer… É mais habito do que vicio.

    Nessa reportagem que vc leu pegaram a proporção da caixa do narguile que vem as essências e fizeram com base na quilo. Não separaram o fumo pra ver quantos narguiles se pode montar com uma caixa de fumo e a partir daquela quantidade levantar dados. Vamos fazer por cima. Uma Caixa de essência de narguile se fuma entre 4 e 5 vezes. Comigo 5. Dividimos 100 (cigarros) por 5 = 20. Logo então 1 hora de narguile é supostamente equivalente a 20 cigarros. Quantos cigarros uma pessoa fuma por hora? Isso depende de pessoa pra pessoa. da mesma forma que se estiver 4 ou 5 pessoas fumando um narguile o consumo vai ser menor.

    Pra falar a verdade isso é incomparável. Cigarro é totalmente diferente de Essência de narguile.

    Responder

    Nathália M. Reply:

    Concordo plenamente com esses argumentos a favor do narguile. Não somente pelo fato de eu fumar também. Mas pelo fato de que esses dados se baseiam em um estudo q nao creio q seja completamente verdadeiro. O que mais prejudica um fumante de cigarros é toda akela merda de fumaça fedorenta e cheia de toxinas ir para os pulmões e ficarem por lá. Por quê? Porque eles tragam. O narguile nao eh pra tragar.
    Faz 2 anos q ja tive contato com narguile e nao viciei. E nem ninguem q eu conheço. Não sinto vontade de fumar o narguile depois do almoço como nosso amigo aki de cima falou. Não fico DESESPERADA por um narguile quando nao to fumando. Simplesmente eu considero o narguile como um hobby. Eu nao fumo toda semana, muito menos TODOS OS DIAS. Tenho uma LEVÍSSIMA impressão de que fumantes de cigarro nao podem falar o mesmo. Não sinto a necessidade diária. Eu simplesmente gosto. É bom. Pra mim, narguile é fumado mais em ocasiões especiais. E essas estatísticas argumentativas dos que são a favor do narguile são super válidas. E akela coisa de q 100 cigarros é 1 hora de narguile. Estes dados são, com certeza, baseados em 1 pessoa fumando narguile. AHHHH pelo amor de Deus! Quem fuma narguile sozinho, fala aê???? Não tem graça. Narguile é descontração, diversão em grupo. Por isso que antes de criticar o NARGUILE, tenha argumentos necessários e válidos pra isso.

    Viva o naguile. hahaha sz

    Responder

  1. Guilhermee
    24/05/09 | 7:19 pm | #

    Ouu…vão tudo toma no cuu!!!
    quem quizer fuma…fuma u eh!!
    qual o problema!????
    o que naumpode eh vcs ficarem julgando quem fuma!
    VAO TUDOO SE FODEEE>>>SEUS FILHAS DA PUTA!!!

    Responder

  1. Marcelo
    13/06/09 | 9:20 pm | #

    Ana, gosto do seu blog, mas tem coisas que eu sou obrigado a discordar. Não dá pra criticar o narguilé e defender o cigarro, é hipocrisia, pois ambos fazem mal.

    Com relação a outro post seu, sobre a maconha, acredito que o uso não compensa, pois embora o mal ao pulmão seja menor do que do cigarro de nicotina, ela faz mal ao cérebro.

    A própria Holanda, paraíso da libertinagem, já tá rediscutindo a legalização.

    E o argumento de que a cannabis tem “propriedades medicamentosas” não justifica a legalização do baseado. Como remédio, a cannabis seria vendida na forma de comprimido, pílula, sei lá, e em dosas pequenas, mediante retenção de receita (eu acho).

    Responder

  1. Cedrik Rovict
    22/06/09 | 11:57 pm | #

    “É mais habito do que vicio.”
    Tudo o que proporciona prazer, status é viciante.
    é só reparar nas coisas que você acaba percebendo; uma coisa leva a outra, o ser humano por natureza é viciado em status, sentir prazer…
    mas então, narguile, arguile faz mal sim, vicia, tem nicotina sim (é o princípio ativo do tabaco, popularmente chamado de “fumo” que está presente na composição química do Narguile), cara, fumaça libera adrenalina, adrenalina é “viciante”.
    Quanto a água filtrar, é outra bobagem, se a agua tiver cloro, só vai piorar ainda mais…nada contra quem fuma, já fumei, mas defender cigarro e narguile é fo**…além do que é prejudicial a camada de ozonio (hauhauhauhauhauhaua).

    Quanto a maconha (que possui parentesco com alface “lectuca sativa”), o uso medicinal seria em forma de cigarro mesmo, pois o tempo de ação demora mais, ou seja o alivio não é imediato, a maconha agiria aos poucos…pílula possui absorção/ação rápida dependendo do local onde será absorvido. Bom, como eu disse, fumaça libera adrenalina…se não me engano, maconha seria usada pra dor né??
    algo relacionado com câncer, etc. Fumando, o cara tem prazer. Outra coisa, a maconha que será supostamente comercializada, é transgenica, apenas o principio ativo que interessa para o tratamento será utilizado, sendo os outros seriam inibidos…
    Não sei se entenderam o que eu quiz dizer, é só que, porra…gosto é gosto, o cara não pode ser um babaca só pq fuma e tals, se ele fuma pq gosta, então deixe o cara com a paixão dele…

    Desculpem qualquer coisa, se ofendi alguém e bla blá blá…

    Abraços

    Responder

  1. thata
    23/06/09 | 2:07 am | #

    A proposito, a dança ‘maluca’ é a dança do ventre, o narguile faz parte da cultura do povo de lá assim como a dança do ventre, e outra acho que a formas e formas de se dizer que o narguile faz mal, e vc usou a pior delas, defendendo o cigarro?? Ah querida reveja os seus conceitos!

    Responder

  1. evellenn
    17/07/09 | 12:42 am | #

    acho que nao é tudo isso nao

    Responder

  1. lol
    17/07/09 | 7:17 pm | #

    O estudo da UnB é furada, não tem base… um FREE conhecido por ser o mais fraco do mercado tem por maço e não por cigarro: Alcatrão 6mg, Monóxido de Carbono 8mg e Nicotina 0,6mg.

    Alcatrão: tira o gosto ruim do cigarro, devido as milhões de substãncias que são colocadas na folha de tabaco para ela secar sem perdas.
    Não existe alcatrão no fumo para narguile!

    Monóxido de Carbono: não é medido pois como a fumaça do vapor da água e não da queima do fumo (pq ele não queima) ou do carvão, o nível de monóxido de carbono é muito baixo.

    Nicotína: 0,5mg por caixa. Dobro de fumo que um maço contém.

    Ao fumar Narguilé vc utiliza no máximo 1/3 do fumo. Logo, 0,18mg de nicotina.

    Há tb o fumo sem nicotina, que é muito bom, não muda em nada o gosto! E ao contrário do que dizem não aumenta o grau de nenhuma toxina, somente no cigarro isso acontece, pois o processo de fabricação é muito diferente!

    Esse são os dados, tudo q é exagero faz mal, e o narguilé é para fumar como o charuto, sem tragar, mas como ele é suave, a galera aproveita!

    Mesmo assim, na minha e exclusiva opnião, não acho que algo com esses níveis e sendo apreciado durante 2h em um barzinho, faz tanto mal que 4 horas em uma balada fechada, onde o nível de nicotina, monoxido de carbono e alcatrão execede os 10 cigarros malboro (dobro do free).

    Mas isso tb é preferência, acho que a liberdade de um acaba quando começa a do outro, e os dois tem igual proporção.

    Responder

  1. Leandro
    22/07/09 | 3:09 pm | #

    Eu fumo sim, e tô vivendo / tem gente que curte aquelas merdas “DIET” e tá morrendo.

    Responder

  1. Anderson
    26/07/09 | 3:50 am | #

    Olha, tenho um narguile (aqui na minha cidade a gente chama de shisha) ele não faz mal se vc não tragar, e a minha essencia dura pra umas 8 sessões de uma hora, pois a essencia sai inteira do rush(onde se põe a essencia) a essencia nem querima, so da gosto no vapor, pois acho que o que evapora é a agua pois se a essencia nem queima, como o carvão vira brasa, ele apenas aquece a essencia liberando o gosto, e veja, o volume de essencia usado pode ser dividido por 8 pois apenas 1/8 queima, porra pra que difamar o narguile? se vc num tragar ai que não faz mal mesmo, que porra, se gosta gosta não gosta va pra puta que te pariu :>

    Responder

    anonimo Reply:

    meu filhOO se for pra esculacha o site é melhor nem escreve, se fuma e não se importa é problema seu, pois se não se importa porque clicou nessa @#$%&§ desse site. eu cliquei pois precisava de um trabalho de escola.
    se você fuma ou não, não deixa de ser problema seu, então pega essa porcaria desse comentário e enfia naquele lugar onde porcarias são bem vindas ok ?
    se liga meu filho, cai na real, ninguém qué você nem esse lixo do seu comentário aqui!

    Responder

  1. R!
    27/07/09 | 1:06 am | #

    Ótimo texto, não sabia de nada disso e achava que ele fazia beem menos mal do que o cigarro. Mas bom saber pra nao correr o risco de algum dia experimentar e viciar.. vlw :D

    Responder

  1. Felipe
    28/07/09 | 5:14 pm | #

    existe essencia sem nicotina e sem tabaco, estes nao fazem mal

    Responder

  1. Ricardo
    24/08/09 | 2:52 am | #

    Esse negócio de vício é muito relativo ….
    eu fumo maconha 4 vezes ao dia durante 30 anos e não sou viciado ….

    Responder

  1. beatriz
    28/08/09 | 11:45 pm | #

    adorei!!!
    me ajudou muito com meu trabalho de escola, era do PROERD ( Programa Educacional de Resistência as Drogas )e era exatamente sobre o narguilé.

    Responder

  1. Kimberly
    08/09/09 | 5:42 pm | #

    Esse Ricardo ai tá com o cérebro bem defumado pra fumar 4 vezes ao dia e se dizer um não viciado… haahaha
    Eu já fumei Narguilé e não achei graça nenhuma, só pra tirar uma ondinha e tawls, o gostinho é bom mas parece bem mais fraco que qualquer outro cigarro comum.

    Responder

  1. Thais Trench ?
    28/09/09 | 10:30 pm | #

    http://bit.ly/sEacU wow!

  1. Luis fernando
    08/10/09 | 5:17 pm | #

    Hãã finalmente alguém percebeu q esse negócio faz mall …

    aii fica os babacas láá parecendo uma chaminéé soltando fumaça e destruindo sua saúde .. achando q são os caras kkkk

    “QUER SER MALANDROO” ?? fuma o cachimbo do seu vô BABACAA … KKKK

    Responder

  1. leeobo'1y
    09/10/09 | 4:47 pm | #

    narguilee e dahora seeus FDP

    SEUS VIRJEEM MEEU NOME E DJ STYLE CRIADOR DO ELECTRO TIRIRICA EU FUMOO E BOA VAo TODOS PRO INFRNO

    Responder

  1. Mr. magoo
    17/10/09 | 7:16 pm | #

    Vou direto ao ponto…

    Eu fumo narguile (ja sabia q faz mal qando fumei pela primera vez), tenho um narquile e gosto de leva-lo pra rua para fumar com meus amigos. Eu naum fumo cigarro pq eu num gosto mesmo e nao por ser “babaca”, se existice “cigarro de narguile” é claro q eu iria optar pelo + pratico.

    Outro ponto d discoção é se da vicio ao nao…
    Da vontade de rir de uma duvida dessas. Vicio é muito abrangente, pois pode-se viciar em qualquer coisa (existem pessoas chocolatras, viciadas em chocolate, eo sou uma delas), porem existem pessoas qe perdem totalmemte o controle e ficam vitimas da(s) substancia(s) na(s) qual(ais) viciaram-se. O que quero dizer é que uma pessoa que fuma uma vez por semana, por mes, por ano … nao interessa o intervalo de tempo pois isso é algo que varia de pessoa para pessoa, ela fuma porque da prazer a ela. So pra deixar + claro, se vc esta com sede, vc prefere tomar oq, refrigerante ou agua?

    By magoo … =D

    Responder

  1. Ops
    22/10/09 | 3:45 am | #

    Meu, você é muito facista no “final” desse seu texto (que até tem um “meio” razoável). kkk

    Responder

  1. calcagnito
    24/10/09 | 6:23 am | #

    Eu fumo narguile (ja sabia q faz mal qando fumei pela primera vez), tenho um narquile e gosto de leva-lo pra rua para fumar com meus amigos …
    Sim , tbm sei q faiz tao mal qnto o cigarro q tbm fumo …
    Mais o naguile naum e uma coisa pra vc ficar se exibindu pra cima e pra baixo , querendu dar uma d doidao nas ruas com ele . É uma coisa , de vc ficar com seus amigos ali na hora , desncasar a mente , curtir o momento sem pressa alguma , refletir e soltar boas vibraçoes …
    Vicio e uma coisa muito relativa pois qualquer coisa pessoa q goste muito d uma coisa se torna viciada , no caso naum tiro o meu da reta eu sou viciado em lan house um vicio bobo mais naum dexa d ser um vicio tenho meus propios pensamentos e ninguem muda eles tenho minha opiniao ja formada…
    O texto naum e de todo ruim mais eu acho q e uma hipocrisia como se lida com esse assunto

    Responder

  1. Caio Henrique
    28/11/09 | 3:31 pm | #

    Olha, asho isso mô nada a ver pq eu tenhu 3 narguiles 1 dadinho outro di 2 saidas e outro de 4 saidas, i tipo faz mau? siim todos sabemos do riscos mais si estamos consiente oq fazer? ngm é forçado a usar!

    Responder

  1. andrei
    06/12/09 | 12:38 pm | #

    EU FUMO NARGUILE, E NAO VEJO PROBLEMA NEM UM, ALIAS AXO Q VC DEVE SER UMA DESSAS VELHAS Q NAO TEM OQ FAZER E FICA FALANDO MAL DAS COISAS, FALANDO Q PIT BULL É AGRESIVO,Q NARGUILE FAZ MAL E O CARALHO A 4.

    NARGUILE NAO SE DRAGA POR ISSO ELE NAO CHEGA AO PULMAO LOGO NAO TEM COMO FAZER MAL AO PULMAO, E COMO É UM VAPOR E NAO UMA FUMAÇA TBM NAO FAZ MAL A BOCA E NEM A GARGANTA.

    Ps: NUNCA MAIS VOLTAREI AKI PORTANTO PODE FALAR OQ QUIZER DE MIM OK.

    Responder

  1. Lancer
    09/12/09 | 4:44 am | #

    Soh fumo maconhaaa

    Responder

  1. mateus
    14/12/09 | 3:46 pm | #

    o negocio é demorar 30min indo busca ,2min pra bola ,1h pra fuma ,fica 2h e meia brisando ,depois chega em casa e comer toda comida que ver pela frente !!!

    Responder

  1. murilo
    16/12/09 | 4:25 am | #

    vai fumar uma baseado vai ! , mina careta , tudo isso é inveja pq a mamae nao deixa e o papai nao quer ;P

    Responder

  1. Diogo
    02/02/10 | 5:54 pm | #

    Vão se fera ! pra começo de histtoria oque vem pra vc quando vc fuma o narguile é o vapor da aguá q tem nele !
    E se fosse tão ruim assim ja seria proibido
    outra o homem mais inteligente q eu conheço ja deu dois para seus filhos !
    Vcs são um bando d impocritas q quando não tem qoue faze fazem isso !!!

    Responder

  1. bruno.
    28/02/10 | 8:31 pm | #

    Cara eu fumo narguile as vezes.. eu gosto fumo a cada 2 meses e talz… eu acho que é gostoso prefiro mt mais fuma o narguile doque 5 maços de cigarro. :) eu acho que gosto é gosto e malandro nao fuma narguile… entao se voce acha cafona sei la oque guarde para voce porque tem muita gente que gosta disoo eu sou um deles… :D

    Responder

  1. tocha
    03/03/10 | 1:58 am | #

    Acho que essa galera não entendeu sua mensagem,por serem IGNORANTES e irem no embalo das modinhas da tele novela que fantasia muitas situações não mostrando o seu verdadeiro teor que elas passam e acabam incentivando as pessoas menos abastadas de inteligência a seguir este caminho. Enquanto o Primeiro Mundo faz de tudo para tentar banir o fumo de seus países aqui no Terceiro Mundo eles importam a porcaria dos países da mesma casta.E como muitos responderam que cada um escolhe a maneira que quer morrer, que Deus tenha misericordia de sua alma e o leve logo, para que não tenha que viver dependendo de um cilindro de Oxigênio por anos a fio dando trabalho a seus familiares pela sua bela escolha.

    Responder

  1. Bernardo
    21/04/10 | 9:34 pm | #

    RT @ana_freitas: Narguilé, 100 cigarros e a malandragem juvenil http://bit.ly/sEacU

  1. zanardi
    23/04/10 | 10:43 pm | #

    eu acho o seguinte , cada um faz de tua vida oque quiser , nao fumo cigarro mas tenho um arquile em casa onde as vezes eu fumo sim e dai? o dinheiro é meu, a saude é minha rsrs

    Responder

  1. narguileiro
    30/04/10 | 6:44 pm | #

    falo nada ……………….
    so sei q é dahora kkkkkk…
    todo diua eu fumo
    cifoda a saude é minha seus fdp …..

    Responder

  1. jhonny
    12/05/10 | 4:56 pm | #

    narguile faz mal mais é bom

    fica falando mal do nagui,aonde fii,,melhor que cigarro concerteza

    Responder

  1. jhonny
    12/05/10 | 6:10 pm | #

    narguile faz mal mais é bom

    fica falando mal do nagui,aonde fii,,melhor que cigarro concerteza…
    cai fora..neeem quero mais issuuuu

    Responder

  1. Isabeli Girardi
    28/05/10 | 11:22 pm | #

    depois dizem que o Narguilé não faz mal! http://migre.me/JJSY

  1. REnanZin
    17/06/10 | 4:36 pm | #

    Prefiro maconha mesmo!

    Responder

  1. Luís
    24/06/10 | 4:33 am | #

    Eu fumo narquile e sinceramente acho que não faz tão mal quanto o cigarro, primeiramente porque quem usa, fuma somente as vezes, meus amigos que mais utilizam o narquile, usam uma vez por semana e alguns chegam a ficar tres meses sem usar.

    O narquile cientificamente vicia, por ter nicotina, porem os usuarios nao sente vontad de fumar toda hora o dia todo, como eh o caso do cigarro!

    O hoolah (como eh chamado originalmente), praticamente nunca eh fumado por uma pessoa o que o torna mais perigoso para o uso, porem esse dados que a unb nos proporcionou nao sao de todo veridicos, primeiramente pelos fatos que ja disseram acima e tambem porque uma pessoa nao consegue ficar uma hora fumando o narquile e a agua filtra cerca de 5% das substancias ali presentes (o que nao eh uma estatica muito consideravel)!

    Alem disso o narquile possui um gosto adocicado, muitas vezes injuativo, eu por exemplo fumo narquile uma vez a cada dois meses e o gosto me agrada somente no primeiros 30 minutos, depois acho que o gosto se torna injuativo e paro de usar!

    Eu acho que o narquile chegou de uma forma muito rapida ao nosso pais e que nunca sera absorvido completamente pela sociedade (assim como o cigarro), porem creio eu que sera um meio de diminuir as mortes por problemas causados pelo tabaco, ja que os usuarios em geral fumam uma vez por semana ou menos!

    Eu nao incentivo o uso desse tipo de droga, penso que as pessoas devem procurar viver aproveitando sua felicidade por um longo periodo de tempo deixando de utilizar todo tipo de coisa que faz mal para a saude e tentando ter uma vida saudavel, feliz e duradoura, porque afinal, nao sabemos o que nos espera apos a morte e tenho certeza que todos que dizem que se viverem poucos anos utilizando esse tipo de coisa ja esta bom nao o dizem de coracao, primeiramente porque praticamente todos tem medo da morte e segundo que todos tem pelomenos uma pessoa a quem ama no mundo e que nao quer deixar!

    Espero ter agradado a todos com o meu post e queria dizer que pra quem nao sabe fumar de uma forma mais saudavel (que nao te mate mas que te prazer), ou seja, muito raramente, eh melhor que nao fume e tente viver feliz de outra maneira, porque essas nao sao as unicas de ser uma pessoa feliz com a vida!

    Obrigado por lerem =D

    Responder

  1. haha
    05/07/10 | 4:14 am | #

    Você realmente acha que é ser homem comprando 5 maços de cigarro ao inves de fumar um narguile? hahaha do risadas, cigarro fede, e narguile tem cheiro bom, além de dar akela “moleza”, e quem tem narguile não usa-o com tanta frequencia de qm fuma, uma fumante deve fumar por semana no mínimo 20 maço de cigarro, eu por exemplo não fumo cigarro mas fumo narguile, e é uma vez por semana, 5 e 20 maços são muita diferença, e se ta com tanta raiva assim, msmo pq pra tar criticando desse jeito o único motivo deve ser raiva, não vá a baladas, não beba, não fume, coma só coisas saudaveis viu =D, e cigarro x narguille, você prefere um chocolate da copenhagem ou um hidorgenado? tem uma diferença garota!

    Responder

  1. Gustavo
    17/07/10 | 9:50 pm | #

    muita hipocrisia nessa sua postagem, vem fala q cigarro pode mas narguile n…
    qnd vc fuma narguile, vc num fica uma hora trgando sem para(nem se traga narguile)

    “Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca – seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora”
    preconceituosa pracaraaaaalho
    então quem fuma narguile é malandro agora?
    só pq o mlk ta com os amigos e com o narguile na mão ele é malandro? ele num pode curti narguile?

    Responder

  1. FeliPe
    26/07/10 | 3:40 am | #

    Vei…
    fuma quem quer… tenho o meu fuma TREIS VESES por semana a 8 anos
    acho que se meus pulmoes tive-sem fudidos ira aparecer nos exames que fasso anualmente…
    ENTÃO namoral não vem dar lição de moral ok (Y)
    prefiro mil veses fumar narguile do que cigarro que fede (:

    Responder

  1. Jean
    27/07/10 | 11:04 pm | #

    Fumo narguile e defendo ela, fumo 1 vez por semana e não sou viciado, fumo por fumar, assim como a bebida tbm não me vicia, posso ficar muito tempo sem fumar e não fico desesperado… Tão querendo dar uma de BOM… E ainda defendem o cigarro “Acho que o babaca aqui são vcs”. Até parace que o cigarro faz muito bem.

    Responder

  1. Secret
    16/09/10 | 2:40 am | #

    vey
    eu tenhu acho narguile da hora mais aki na minha cidade e caro pra carai intw eu fiz uma
    e facim faze
    e so tu pega um dakeles ferrinho de antena com o buraco no meio vc quebra um pedaço que fique uns 20 30 cm pra fora da garrafa de 2 litro e um de 15 cm pra encaxa a manguerinha e dps fa um buraco na tampa da garrafa e encaxa os 2 ferro e mete durepox pra n vaza a fumaça e na ponta do ferro maior tu pega o funda de uma latinha de cerveja e faz um furo no meio e encaxa a ponta do ferrinho e poem durepox pra fica firme dai no fundo da latinha que vai ta encaxado no ferrinho tu poem a essencia dps poem o papel aluminio e poem o carvao
    e dps e so fuma
    quem fizer e gosta comenta ai

    Responder

  1. Secret
    16/09/10 | 2:42 am | #

    vey
    eu tenhu acho narguile da hora mais aki na minha cidade e caro pra carai intw eu fiz uma
    e facim faze
    e so tu pega um dakeles ferrinho de antena com o buraco no meio vc quebra um pedaço que fique uns 20 30 cm pra fora da garrafa de 2 litro e um de 15 cm pra encaxa a manguerinha e dps fa um buraco na tampa da garrafa e encaxa os 2 ferro e mete durepox pra n vaza a fumaça e na ponta do ferro maior tu pega o funda de uma latinha de cerveja e faz um furo no meio e encaxa a ponta do ferrinho e poem durepox pra fica firme dai no fundo da latinha que vai ta encaxado no ferrinho tu poem a essencia dps poem o papel aluminio e poem o carvao
    e dps e so fuma
    quem fizer e gosta comenta ai KSOPAKpo BOM EU FIZ E O MEU FICO BEM DA HORA FICO IGUAL A UM COMPRADO NA LOJA SO QUE ENVES DE SER DE VIDRO E DE PLASTICO O VIDRO DE POR AGUA

    Responder

  1. lucas
    29/09/10 | 8:22 pm | #

    isso é coisa da midia! dizeeem que 1h de narguile é igual a 100 cigarros? ta bom, já pararão pra pensar, que isso naum tem nada a ver? (vou dizer o pq agora!)
    é o seguinte, o narguile contem menos substancias quimicas que o cigarro, pois ele tem 0,0 alcatrão e 0,5 nicotina, ta bom, ele tem outras substancias i tal como o cigarro, mas não é só por cause que ele faz maaais fumaça por causa do vapor da agua, que essas toxinas iram se ”multiplicar” e ser igual a 100 cigarros, pode ser em quantidade de fumaça, mas naum em toxinas, élas não se multiplicam por causa da quantidade de fumaça que é produzida por causa do vapor da agua!
    o narguile faz mal sim, mas é menos prejudicial que o cigarro, isso tudo é coisa da midia para acabar com isso. (ou para fazer as pessoas ficarem com resio e para de fuma o narguile)
    pensem nisso

    AS TOXINAS NÃO SE MULTIPLICAM POR CAUSA A FUMAÇERA QUE É PRODUZIDA PELA AGUA!

    vlw ;)
    tirem suas proprias conclusões ^^

    Responder

  1. felipe ignácio
    17/10/10 | 9:53 pm | #

    @IgorrGarcia
    olha isso aqui http://olhometro.com/2009/02/03/narguile-100-cigarros-e-a-malandragem-juvenil/

  1. Natàlia Duarte
    26/10/10 | 5:32 pm | #

    Eu vivia fumando mais depois que eu li isso nunca mais agora e apesar que eu posso me prejutica,posso ter doenças e qualquer outra coisa,isso faz mal pra Saude aprendi agora todo mundo vivia falando Natàlia para de fuma narguilé porque isso pode fazer mal pra você.Ai eu dava as costas mais agora eu vi e não vo mais pq li isso,e foi atè bom lê pra miim penssa nas conseguensias dece mundo. Brigada pq agora nunca mais eu vo fuma narguile,nunca mais.

    Responder

  1. Natàlia Duarte
    26/10/10 | 5:35 pm | #

    Eu ja fumei e agora não vo fuma mais,pq eu posso projutica a minha Saude e eu não quero isso,bom então eu vo para.aprendi uma lição.Nunca mais agora.

    Responder

  1. Lucas
    28/10/10 | 12:59 am | #

    há, eu to acustumado a usar isso sempre, quase toda a semana eu e meus amigos nos reunimos para isso eu tenho 18 anos e sou emo, isso faz parte da life de um emo! alem de ser mt bom né ;)

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustrao por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo