15.05
2009
2:00 pm
Pro inferno, sem escalas: eu expulsei o pregador do trem
Postado em Brasil, CrônicasSe você lê o blog há algum há algum tempo, sabe que eu odeio a CPTM. A CPTM é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Existem alguns motivos pra isso - entre eles, está o intervalo longo e irregular entre os trens e a duração da viagem, igualmente longa e irregular.
É exatamente por isso que ponderei sobre escrever esse post - pela primeira vez neste blog, estarei relatando uma típica história de trem com um final feliz.
No começo do Expansão SP, o plano que promete revolucionar e integrar os transportes sobre trilhos no estado e projetar o governador a presidente do país, eu li na parede da estação um cartaz anunciando uma nova medida: o SMS denúncia. Além do 0800 tradicional, pro qual o usuário de trens podia ligar em caso de reclamação ou denúncia de atividade irregular dentro das ‘composições’ (como os maquinistas chamam os trens), agora dava também pra enviar as reclamações via mensagem de texto.
Anotei o número na agenda. Pessoalmente, achei medida extremamente prudente, já que é realmente complicado ligar pro disque-denúncia da CPTM pra caguetar, digamos, um vândalo no seu vagão, já que o vândalo pode escutar e o que acontece em seguida normalmente não faz parte de histórias que podemos classificar como “casos de denúncia bem sucedida num trem”.
Daí que uma vez tinha um maluco pregando no trem, que são os tipos mais insuportáveis de infratores de trem depois dos vândalos.
Pegrando a Bibra
E eu mandei um SMS denúncia e nada aconteceu: ele continuou lá, o que me fez odiar mais a CPTM e continuar vivendo em seguida.
Ontem eu tava ouvindo música e me entra mais um desse distintos senhores que, por motivos desconhecidos até provavelmente pelo próprio deus, acha que as pessoas têm obrigação de ser doutrinadas.
Ele tava lá gritando e eu pensei: “Porque não f*der com um filho da p*ta hoje?” É dessas coisas que passam pela sua cabeça. Pois bem, mandei um SMS pro número de denúncia, que tinha salvado na minha agenda.
Mas informei o vagão errado. FAIL
Disse que estava no último, e tava no primeiro. Olha, acontece; eu pego o trem no mesmo vagão pros dois lados, então ora ele é o primeiro e ora é o último, o que justifica minha confusão. De qualquer forma, eu não estava confiante de que a coisa funcionaria, então desencanei.
Mas o inimaginável aconteceu. Ao passar pela plataforma na estação seguinte, observei os guardinhas se dirigindo ao último vagão. ‘Puta merda’, eu pensei. ‘Funcionou’.
Mandei outra mensagem pro mesmo número, me desculpando pelo erro e informando o vagão correto e tudo de novo - sentido do trem, em que estação pararíamos etc.
Eu me sinto ligeiramente cruel ao confessar isso, mas a cena foi épica. Assim que vi os seguranças se aproximando do nosso vagão quando o trem encostou na plataforma, eu fiquei muito feliz. Eles entraram, rapidamente identificaram a pessoa que estava gritando com uma bíblia na mão (embora o profeta tivesse tentado disfarçar ao ver os policiais) e o levaram, gentilmente, para fora. Um cara na minha frente lia Kafka e começou a gargalhar. E foi tudo genial! Um cara estava ali, falando de deus, e foi proibido de fazer isso por seguranças da estação! Ok que na cabeça dele essa repressão está inclusive prevista por Jesus na bíblia, e vai encorajá-lo mais ainda a pregar, mas na hora foi uma vitória gigante pra todo mundo que se sente desconfortável com qualquer tipo de pregação religiosa num lugar público e não tem coragem de se levantar contra.
E de repente, eu subi no banco, e gritei, gargalhando de prazer: FUI EU! FUI EU QUE DENUNCIEI ESSE BABACA.
Ok, eu não fiz isso. Mas eu me imaginei fazendo, eu juro. Porque eu queria muito contar pra todas aquelas pessoas que se alguém estivesse fazendo algo errado no trem elas poderiam denunciar de maneira discreta e anônima, e funcionaria. Eu queria compartilhar com eles minha alegria de ter uma reclamação cívica atendida. Não fiz isso com medo de represálias de outros adoradores do senhor (o Senhor, não o senhor pregador) no mesmo vagão. Mas compartilho aqui:
FUI EU! EU QUE DENUNCIEI ESSE MALA QUE TAVA ENCHENDO O SACO DE TODO MUNDO! EU! PODEM ME ACLAMAR, ME AGRADECER! EU FUI A RESPONSÁVEL POR SALVAR-NOS DESSE SPAM DE JESUS, DESSAS PALAVRAS DO SENHOR NÃO SOLICITADAS. EU!
Vou pro inferno sem escala quando morrer, mas pelo menos posso ouvir música em paz no trem. Hunft.
*Coloquei asteriscos nos palavrões porque meu digníssimo pai fica um pouco incomodado quando eu faço uso desse tipo de vocabulário no meu blog. Nesse caso, pai, espero que você note que a frase em si tem uma carga que demanda o uso do palavrão. Até pelo teor humorístico da coisa. Ou seja, não dava pra não usar.
Posts relacionados
» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!
» Receba as atualizações por e-mail!
» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!
Tags: cptm, crônicas, deus?, dj no trem, religião
flavio luiz Reply:
January 15th, 2010 at 10:36 pm
vc expulsador de crente não esta a serviso do diabo como aconteceu em jerusalem na epoca dos apostolos,como aconteceu na epoca da equizição este mesmo espirito atua nestas pessoas para se levantar contra a obra de Deus muitos não sabem mais para se pregar o evangelho não tem fronteira ou impedimentos pois a palavra diz:pregar a toda criatura.se no Brasil fosse proibido como e em alguns paizes conserteza que terriam os ditos pertubadores da ordem,contra a prostituição,tabagismo,hom,lesb,corrupção,mentira,contra engamos religiosos,idolatria,pedofilia,maldade deste mundo,gogatina,feitisarias,não respeitando o erro mais a favor da palavra de Deus sem modo de morrer por defendela contra este sistema malgno deste mundo,aonde cada um tem sua opnião,para Deus a opnião dos homens formados em qualquer area do saber não lhe enterreza o que iporta para Jesus e a sua palavra passará o céu e a terra mais a suas palavras não ao de passar.quem se levanta contra um servo de Deus pode ter serteza que Deus vai se levantar contyra esta pessoa,agora camarada que te denuncia para Deus sou eu pai perdoa porque não sabe o que faz.
Responder
Eduardo Fachetti Reply:
January 19th, 2010 at 2:45 pm
Que diabo de resposta é essa?? Acho que o caboclo que escreveu isso devia estar possuído por um espírito ruim… e daqueles que não sabe nem falar português direito…. Deus me livre!!!
Responder