17.06

2009
4:00 am

Entenda o papel da internet, das redes sociais e do Twitter no cenário no Irã - e não vai ser chato, eu juro

Postado em Internet, Tecnologia, jornalismo

A história de luta no Irã é complexa e data de vários séculos - acredite ou não, começou com a invasão do território pelo Império Otomano, em 1500 e alguma coisa. Sei muito pouco sobre o Irã, antigo império Persa, mas aprendi bastante desse pouco depois que li, há um mês, o fabuloso Persépolis, de uma moça chamada Marjane Satrapi.

55_1930-persepolis1

Esse é o livro - clica aqui pra comprar

Nós, ocidentais, sabemos muito-pouco-quase-nada sobre o Oriente. Achamos que é tudo deserto, camelos, Alah e burcas. Felizmente, assim como nós no Brasil somos um pouco mais do que criadores de macacos selvagens, o Irã tem uma longa, loooonga história de oposição política à ditadura islâmica, marcada por muito sangue misturado a, adivinhem, petróleo. Não vou dar aula de história aqui - leia o livro, vale a pena, é uma graphic novel: ou seja, quadrinhos, as edições encadernadas num livrão. A questão é que a polêmica da fraude da reeleição de Ahmadinejad está se tornando um case fantástico para mostrar o poder das novas mídias e isso me deixa estranhamente feliz.

persepolis6

Os defensores da democracia lutam por ela naquele país há quarenta anos, sem esmorecer. Eles passaram por torturas, desaparecimentos, opressões semelhantes ou piores às que a gente passou aqui nos anos de ferro. A censura lá é brava, não há absolutamente liberdade de expressão, algo que pra gente do ocidente e que nasceu no fim dos anos 80 é inconcebível. E boa parte dos que continuam lutando e morrendo pela democracia (alguns, inclusive, pelo direito de não ter dogmas religiosos instituídos) são estudantes. A Universidade de Teerã, por exemplo, ficou cercada pelas forças nacionais na última semana.

Até aí, nada de novo. Jovens curtem essas paradas subversivas, essa é a história. Aqui a gente assiste Malhação, lá eles confrontam as forças nacionais, acontece. A coisa é - eles estão se organizando pelo Twitter. E de maneira brilhante, sem precedentes.

persepolis290

O Twitter já foi usado de forma igualmente brilhante em coberturas de desastres, em outros casos de acusações de fraudes eleitorais e já mostrou que é uma ferramenta de valor incontestável nesse sentido. O governo iraniano, inclusive, tentou bloquear as conexões ao site, mas os usuários contornaram e usaram proxies. Depois, o governo bloqueou a busca pela tag que estava sendo usada pelos iranianos para cobrir os massacres e as repressões, #iranelection, e eles se organizaram e trocaram de tag (para #Teeran); e por último, mas não menos importante - os iranianos mobilizaram usuários do Twitter ao redor do mundo inteiro para que troquem a nacionalidade de seus perfis, todos, para Teeran, fuso horário +3:30 GMT.

Isso é para confundir os censores iranianos, que podem buscar os perfis de quem tem twittado com as tags em questão, e perseguir aqueles que se dizem de nacionalidade iraniana. MAS se todo mundo no mundo viver em Teeran, bem, talvez eles tenham dificuldade em identificar quem tá falando a verdade e quem não tá.

persepolis-morceaux-choisis-2

Pela internet, os iranianos fizeram toda a cobertura que o governo impediu que a imprensa fizesse. Está tudo no Twitter, no Flickr, no YouTube. Só não vê quem não quer. E a partir do momento que os usuários fazem o tema se tornar relevante na internet, a mídia de todo o mundo passa a considerar o assunto pauta. Mesmo se não fosse. E começam a noticiar o conflito a partir das poucas, únicas fontes disponíveis - os twitteiros e flickeiros que estão nas ruas de Teerã relatando os fatos.

Tem censura de internet em outros lugares, também. A China é um exemplo. Mas na China não há conflitos tão longos, que envolvem questões econômicas, políticas e religiosas, não há o cenário de instabilidade política que o Irã tem agora, e há um crescimento econômico vertiginoso - tudo isso ‘amansa’ as pessoas. Quem me explicou essa parada foi o Pedro Dória, há duas semanas, numa entrevista que gravei com ele, por telefone, para o site do Link (mas que acabou não indo pro ar, infelizmente).

persepolis2_100grana

A conclusão que eu chego, ajudada pela análise que ouvi do Dória na outra semana e por tudo que tenho lido sobre a questão iraniana: você não consegue bloquear a internet e impedir que os usuários se manifestem de forma satisfatória se o povo estiver economicamente insatisfeito e se você não tiver apoio das grandes empresas de internet. O Google, o Yahoo - todos se submeteram às regras da China. No Irã isso não aconteceu, os bloqueios foram governamentais, deliberados. Facilmente dribláveis, especialmentepor uma comunidade intelectual.

E o mais impressionante: através de uma ferramenta de uso extremamente simples, um grupo de oprimidos em um país lá no canto do planeta consegue mobilizar uma comunidade online local e, em segundo lugar, no mundo inteiro, em direção a uma causa. Unir ocidente e oriente, de certa forma - não totalmente, mas é uma união. E consegue mostrar para o mundo o que está acontecendo, não importa o quanto o governo daquele país tente esconder isso. Ver isso acontecendo, meu amigo, é revolucionário. Fazer parte disso, de alguma forma, é viver história. Espero que você esteja se dando conta disso nesse momento.

*Se eu escrevi alguma bobagem histórica, qualquer um de vocês é bem-vindo para me corrigir nos comentários.

**O blog do Pedro Dória tá cobrindo a treta no Irã com bem mais propriedade do que eu (observação óbvia). E o texto é leve também, exceto pelos nomes dos Aiatolás. Cola lá.

***O post tá ilustrado com trechos de Persépolis, o filme. Isso, aleatório mesmo. Também tem no Submarino.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , ,

46 comentários (Comente! Trackback)

  1. Yuri
    17/06/09 | 5:05 am | #

    É nesse tipo de conflito que a complexidade de um país fica evidente.

    As estruturas sociais modernas são, todas, de alta complexidade. Mas elas são os ossos da nossa sociedade. Só em um momento de fratura — exposta — que conseguimos enxergá-las de forma nua e crua.

    O Irã é um exemplo claro disso. O país passou, em 1979, por uma revolução sem precendentes na história, a primeira revolução vitoriosa de cunho religioso, alta adesão popular.

    Ao mesmo tempo que a revolução trouxe uma característica nacional à um país antes dominado por interesses estrangeiros, também trouxe consigo todas as contradições inerentes à um sistema que não seja laico e livre.

    Lá, todos os poderes estão submetidos aos Guardiões da Revolução, uma espécie de Poder Moderador (alô, aulas de história do ensino fundamental!) do Irã. E esses Guardiões são, adivinha!, religiosos islamitas.

    Por outro lado, temos de ter consciência de que substituir o modelo de república islâmica pelo de democracia liberal não é, como acreditava-se há pouco tempo, a solução ideal para os seus problemas.

    No Brasil, por exemplo, a substituição da ditadura militar, onde os poderes ficaram sujeitos à um colegiado militar, pela democracia liberal, não eliminou o coronelismo, o assistencialismo, nem a fome ou a miséria.

    Isso pra não falar da saúde pública nos Estados Unidos (alô, Michael Moore!).

    Traduzindo em miúdos:

    Um estado laico e livre no Irã não iria acabar com o radicalismo de líderes que possuem voz sobre uma parcela significativa da população. Mas da mesma forma, não é possível, atualmente, que um Estado coiba completamente as liberdades individuais de todos os seus habitantes, sem legitimidade, e se mantenha de pé.

    Ou seja, se a vontade do povo iraniano for de derrubar a República Islâmica, tchans, parabéns, as condições objetivas pra que isso aconteça podem estar surgindo.

    Fiquei curioso pra saber mais sobre. =P

    Mal pelo comentário longo \o

    Responder

  1. .lucas guedes
    17/06/09 | 11:13 am | #

    este livro é ótimo mesmo.

    Responder

  1. raquel
    17/06/09 | 12:13 pm | #

    gostei muito do post e do livro sugerido.

    é extremamente interessante saber como um twitter da vida pode unir pessoas que lutam por mudanças. bom saber que o espaço, tão mal utilizado para birra de ego, também serve pro bem!

    Responder

  1. Fã nº 1
    17/06/09 | 1:25 pm | #

    Notável….

    Responder

  1. Marco Antônio
    17/06/09 | 2:44 pm | #

    Excelente! Visão clara e objetiva de uma grave situação. Parabéns!

    Responder

  1. Emanuelle Najjar
    17/06/09 | 3:26 pm | #

    Gostei muito do post. antes dos confrontos do Irã, eu não via muita utilidade no Twitter, mas agora, dá pra perceber que ele também serve para algo mais sem ser birra e exibicionismo. Excelente post e excelente blog!

    Responder

  1. Twitter: quando a tecnologia mais simples garante uma grande liberdade. « Reflexão Midiática
    17/06/09 | 3:28 pm | #

    [...] E do excelente “Olhometro”: Entenda o papel da internet, das redes sociais e do Twitter no cenário no Irã - e não vai s… [...]

  1. Manu
    17/06/09 | 3:54 pm | #

    Coisa mais linda que eu vi,uma vez:As mulheres Iranianas finalistas categoria,TIRO OU ARCO E FLEXAem uma OLIMPÍADA !
    Pensei : “Que coisa bonita! Mesmo vivendo em um país onde nn respeitam mt os direitos femininos,estão participando !Elas se superaram !”P/ mim q sou de cá,foi uma imagem mt forte.Superação do preconceito.FIBRA.

    Responder

  1. mabson canabs
    17/06/09 | 4:05 pm | #

    o papel da internet naa minha opniao e levar informaçao, intetrer, ajudar, e de uma certa forma manter a ordem ou ajudar manter a ordem mundial

    se nao a democracia nesse pais…porque existe governo?
    estamos no seculo 21 nao estamos na pre historia onde o macho dominante disputa por territorio e quem é mais forte fica no poder

    o povo é o povo
    a naçao de um paiz é quem deve auxiliar nas regras das mesma
    nao precisa de destruir uma religiao ou filozofia para manter armonia e ordem

    sem o povo o governo cai
    mais sem o governo o povo nao prevalece tambem cai

    “unidos ficamos em pe divididos agente cai”

    isso é verdade a internet foi feita par auxiliar em tarefas hoje praticamente todos governos usam a internet como um meio de comunicaçao,como um meio de intreterimento,aprendizagem,entre outras milhares de coisas que nao da nem pra explicar

    talvez estejam escondendo algo acho que e pra isso que a ONU existe
    se ela nao ajuda a manter a ordem
    sempre vai existir a “resistencia” e o comfronto nesta hora que a guerra civil toma conta do olocausto
    somos humanos temos direito a liberdade de expreçao filozofica intelectual(direo de usar internet e qualquer outro veiculo de telecomunicaçao)
    tentar fugir ou esconder é regredir, conceteza….

    “liberdade para o povo e internet gratis para todos”

    essa semana conserteza serei Teeran na internet

    poder para o povo!

    Responder

  1. adriana silva santos
    17/06/09 | 4:16 pm | #

    Gente que coisa linda, fiquei emocionada com essa reportagem imaginem se nos anos 60 houvesse esse tipo de recurso tantas vidas seriam poupada pelo anonimato, a tecnologia usada para esse fim e linda e maravilhosa parabens pela reportagem fascinante,amei assim como eu amo esse pais e nosso povo.

    Responder

  1. princesa
    17/06/09 | 4:28 pm | #

    Sobre o irã, não entendo como as meninas usam esta roupa horrorosa. Experimentem todas as meninas do país ao mesmo tempo tirarem esta roupa preta em praça pública e nunca mais vestir.
    Liberte-se da roupa preta.

    Responder

    felipe Reply:

    a minha opinião é de que as roupas são bonitas [em alguns casos].

    só o que lamento é a obrigatoriedade de usá-las [se é que é realmente obrigatório, não sei dizer].

    Responder

  1. Victor
    17/06/09 | 4:48 pm | #

    Pessoal, eu comecei a acompanhar a pouquíssimo tempo os conflitos que estão acontecendo no Irã.
    Achei o post interessante, mas tem algumas falhas, e já que a correção é possível e aparentemente bem vinda, vou falar
    “Até aí, nada de novo. Jovens curtem essas paradas subversivas, essa é a história. Aqui a gente assiste Malhação, lá eles confrontam as forças nacionais…”
    Então, não sei se vcs estão acompanhando, mas terça feira passada, 09/06, rolou um puta conflito que não se via desde a Ditadura Militar, de estudantes, funcionários e pofessores, contra a PM. Na verdade não dá pra ser chamado de conflito, já que só uma das partes estava armada, enquanto a outra atacou com flores, numa tentativa de demonstrar a intenção pacífica da passeata
    Aliás, ta rolando um debate forte, e nós estudantes gostaríamos de exportar esse debate pra fora da Universidade. Não sei se vcs estão sabendo, mas tá rolando um projeto do Estado de São Paulo, chamado UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), e estamos nos mobilizando contra, e ao mesmo tempo estamos nos mobilizando para que haja expansão de vagas nas Universidades Públicas, aumento de verba e contratação de professores. Também queremos que os Ensino Fundamental e Mádio públicos tenham maior investimento pra mudar o quadro de precarização. Enfim, como é um comentário, não quero escrever uma bíblia, sendo que o assunto principal aqui não é esse, mas de igual e extrema importância. Meu ponto é só pra esclarecer que nem todo mundo assiste malhação, e existe sim uma mobilização, mas precisamos de vcs também.
    Se alguém tiver tempo e interesse (acreditem, leva bastante tempo e é desgastante) pra discutir algumas questões como essa e outras, tenho algum material e estou correndo atrás de mais.
    Meu e-mail é [email protected]
    Ah! Aceito material sobre o Irã, mesmo com o problema de tempo, já que além dessas atividades, estou em época de porvas e entrega de trabalhos e seminários.
    Abraço e me desculpem
    Precisamos de ajuda e de debate com todos os níveis da população. As condições objetivas também estão colocadas aqui no Brasil e em qualquer lugar onde haja exploração do humano por outro humano

    Responder

    felipe Reply:

    uma coisa que acho difícil de acreditar é que a manifestação foi totalmente passífica. digo isso pois eu presenciei as manifestações que ocorreram na UnB em 2008 [quando houve invasão da reitoria e o reitor se retirou do cargo], e eu vi brigas ocorrendo entre estudantes e seguranças durante a invasão. apesar disso, sempre via os líderes dizendo pra mídia que era tudo pacífico.

    eu acredito que no fundo os líderes sempre [prefiro pensar assim] esperam que seja tudo pacífico, porém onde há grande acúmulo de pessoas manifestando fica fácil surgir um grupo que seja mais agressivo, que pode acabar resultando em conflitos.

    talvez tenha sido o caso da USP, quem sabe..
    espero que não.

    Responder

    Victor Reply:

    Então cara, dizer que é totalmente pacífico é mentira. Concordo plenamente com vc. Mas é o seguinte, quando vc tem uma manifestação que envolve muitas pessoas e emoções fortes, vai ter gente que vai agir sem pensar no coletivo.
    Eu tiro isso pelo ato de quinta feira passada que eu fui, e no final do ato 10 ou 15 pessoas colocaram fogo na rua. Eu fui conversar com os caras e troquei idéia com 4.
    A manifestação tinha cerca de 3000 pessoas (1500, como a mídia diz é muito pouco e 10000, como o carro de som disse é demais, ambos são prováveis mentiras), daí tem um grupo de 15 pessoas que fode com tudo botanto fogo na rua (desculpem o termo). A minha vontade era de sair bicando os caras, pq o movimento estudantil já está num estado que, infelizmente, é considerado piada e elitista, daí o cara piora ainda mais. E o pior é que o argumento do cara foi que era pra mostrar que a gente não tava lá pra brincadeira. O que eu respondi foi “Se vc quer mostrar isso, VAMOS fazer treinamento militar, fazer coquetéis molotov, arranjar granadas e fuzis pra enfrentar exército e polícia, que aí sim, nós VAMOS mostar que não estamos brincando”
    O VAMOS em maiúsculo é que eu concordo que a Revolução (que eu bem sei, não vai sair no próximo fim de semana, nem no ano que vem) não vai ser pacífica e sim armada. Mas não pq o revolucionário quer que seja assim, e sim pq existem aparatos que forçam ela a ser armada. Aparatos esses que se chamam polícia e exército, que tem como pretexto proteger o povo e o território nacional, mas na verdade são para manter a ordem vigente. É só saber um pouco de história e ver qual foi a maior parte das atuações desses dois e vc verá que na grande maioria foi contra o próprio povo.
    Mas é isso Felipe. Não dá pra dizer que é totalmente pacífico, e sim que o movimento da maioria tem o intuito de ser pacífico.
    Abraço

    Responder

    fabio Reply:

    Victor,
    Polícial mantém a ordem vigente, mas exército visa proteger a nação. Já concordei com vc sobre a única revolução possível ser a armada, mas vejo que mesmo a armada é ineficiente em alcançar os objetivos iniciais… Assim que o grupo revolucionário alcança o poder, retorna a estrutura que estava anteriormente, só que com outros personagens.

    Responder

  1. Marco Mariotto
    17/06/09 | 4:51 pm | #

    As iranianas são umas GATAS. Fico imaginando aquele corpinho branquinho e misterioso que tem por baixo daquela roupa toda.

    Responder

  1. Fernando Garcia
    17/06/09 | 5:11 pm | #

    Realmente, o twitter por ser atualizavel de qualquer lugar, facilita MUITO o compartilhamento de informações em tempo real, seja ela útil ou inútil.

    Esse caso entre muitos outros (principalmente de cobertura jornalística) mostram que o twitter é excelente pra isso, apesar de que à princípio é apenas uma forma diferente de blog pessoal.

    Eu mesmo fiz uma crítica bem humorada sobre o twitter no meu blog, mas acabei não colocando essa parte útil dele. Acho que eu deveria ter pensado nessa parte pro meu post.

    De qualquer forma, é ótimo saber que alguem viu o bom do twitter e mostrou pras pessoas.

    Responder

  1. Marcelo
    17/06/09 | 5:43 pm | #

    gostei do texto, publiquei no meu blog com a fonte ok?

    Responder

  1. Marcelo Junior - BLOG » Blog Archive » Entenda o papel da internet, das redes sociais e do Twitter no cenário no Irã
    17/06/09 | 5:45 pm | #

    [...] Entenda o papel da internet, das redes sociais e do Twitter no cenário no Irã (link original) [...]

  1. Alessandro Melo
    17/06/09 | 5:58 pm | #

    Twitter é usado como arma na luta pela liberdade no IRÃ. VALE MUITO A PENA VER ISSO!!!!http://tinyurl.com/l8qspu

  1. Leonardo Lourenço
    17/06/09 | 6:02 pm | #

    Entenda a tag #IranElection em: http://migre.me/2q4G

  1. Alessandro Melo
    17/06/09 | 6:06 pm | #

    Mais do que excelente, o Post é uma aula não apenas de história, mas o poder da Web Social e Colaborativa. Ferramentes como a Internet, enquanto estão livres de controle governamental são capaz de propagar mudanças, espalhar idéias e conquistar objetivos. Vale a pena participar disso.
    O exemplo do Irã é crítico e deve ser de base para que a comunidade Online possa interAGIR mais.

    Parabéns

    Responder

  1. Rafic Ramos Designer
    17/06/09 | 6:33 pm | #

    http://olhometro.com/2009/06/17/entenda-o-papel-da-internet-no-cenario-no-ira-e-nao-vai-ser-chato-eu-juro/ << mto bom

  1. vivs_mol
    17/06/09 | 7:07 pm | #

    @biamol depois olha esse link, achei que podia te interessar. bjus http://bit.ly/nw8ej

  1. Luciano
    17/06/09 | 7:46 pm | #

    Tipo, me parece mais um golpe de estado virtual aplicado pelos EUA.

    Mais um na onda do: Democracia é bom, desde que nas eleições ganhe quem a gente quer.

    Responder

    fabio Reply:

    sim, eles sempre fazem isso.
    mas a causa não é válida?

    Responder

    Victor Reply:

    Nem um pouco válida, pq isso não é democracia
    Não sei como está o processo no Irã, nem concorso com o Luciano que é um golpe de estado virtual, até pq os EUA fazem isso muito bem presencialmente. Mas se o que ele quis dizer é que nesses casos, se trata de uma falsa democracia, então não tem causa válida nenhuma aí. Se trata apenas de interesses econômicos e da exploração facilitada da população naquele país, com isenções fiscais, retirada ou nao criação de leis trabalhistas, etc.
    Isso não é nem de longe uma causa válida

    Responder

    fabio Reply:

    Victor, estou meio por fora do que está acontecendo no Irã, mas, pelo quase-nada que sei, está havendo repressão dos protestos oposionistas. Repressão contra livre-expressão pra mim é um bom pretexto contra o que lutar.

    Responder

    Victor Reply:

    Nem um pouco válida, pq isso não é democracia
    Não sei como está o processo no Irã, nem concorso com o Luciano que é um golpe de estado virtual, até pq os EUA fazem isso muito bem presencialmente. Mas se o que ele quis dizer é que nesses casos, se trata de uma falsa democracia, então não tem causa válida nenhuma aí. Se trata apenas de interesses econômicos e da exploração facilitada da população naquele país, com isenções fiscais, retirada ou nao criação de leis trabalhistas, etc.
    Isso não é nem de longe democracia e nem de longe uma causa válida

    Responder

  1. Mario
    18/06/09 | 12:45 am | #

    Ok, ajudando o Irã #Teeran explicadinho aqui… http://tinyurl.com/l8qspu

  1. NANI
    18/06/09 | 3:07 am | #

    http://olhometro.com/2009/06/17/entenda-o-papel-da-internet-no-cenario-no-ira-e-nao-vai-ser-chato-eu-juro/ vale a pena ler..

  1. Thiago Leite
    18/06/09 | 12:47 pm | #

    Massa.

    Responder

  1. Weinne Santos
    19/06/09 | 12:17 am | #

    Os caras pintadas eram fichinha… Os revolucionários iranianos se organizam pelo Twitter! http://tinyurl.com/l8qspu

  1. Rafa Nunes
    21/06/09 | 5:48 pm | #

    Marjane Satrapi é genial. Recomendo “Frango com ameixas” dela e “Palestina” do Joe Sacco, apesar de ser um pouco mais pesado que o Persépolis, que é bem poético

    Responder

  1. Victor
    22/06/09 | 3:33 pm | #

    Para fabio
    Nem um pouco válida, pq isso não é democracia
    Não sei como está o processo no Irã, nem concorso com o Luciano que é um golpe de estado virtual, até pq os EUA fazem isso muito bem presencialmente. Mas se o que ele quis dizer é que nesses casos, se trata de uma falsa democracia, então não tem causa válida nenhuma aí. Se trata apenas de interesses econômicos e da exploração facilitada da população naquele país, com isenções fiscais, retirada ou nao criação de leis trabalhistas, etc.
    Isso não é nem de longe democracia e nem de longe uma causa válida

    Responder

  1. Victor
    22/06/09 | 5:27 pm | #

    Então, tanto Polícia, como exército são pra manter a ordem vigente. O pretexto de que exército serve pra proteger a nação, é um falso pretexto pra que ele exista, mas que de fato, as vezes ele cumpre com isso.
    Os revolucionários que, ao conseguir derrubar o Estado Capitalista, voltam com ele e mantem uma ditadura que não a Socialista (que deveria se dissolver assim que extinguirem as classes fazendo com que o Estado não seja mais necessário) não é um revolucionário. Mas isso é uma coisa que precisamos de mais de um dia pra discutir e por internet fica muito confuso. Mesmo assim eu me disponho a tentar, mas vamos manter o debate limpo e sem agressões. Não é aqui que devemos atacar.

    Sobre o outro comentário. Houve um mal entendido. Achei que o fábio estava definindo isto “Tipo, me parece mais um golpe de estado virtual aplicado pelos EUA. Mais um na onda do: Democracia é bom, desde que nas eleições ganhe quem a gente quer.” como democracia. Pra mim isso não é democracia e é uma repressão disfarçada. Não sei se é isso que ocorre, mas se for, não concordo que seja democracia. Foi o que eu disse antes.
    Mas completando. Eu também acho que quando existe um Estado repressor da maioria, e que proibe a livre expressão, também acho que deve ser combatido.
    Abraço

    Responder

  1. O Twitter tomou o lugar dos blogs. Pelo menos em seminários sobre mídias sociais. | Sem título ainda...
    23/06/09 | 6:14 am | #

    [...] entre Ashton Kutcher X CNN pelo primeiro “milhão de seguidores” e até mesmo as eleições presidenciais no Irã mostram o poder da [...]

  1. Galeno Lima
    23/06/09 | 7:13 am | #

    Ótimo post. Vi Persépolis duas vezes no cinema, ganhei a graphic novel, mas ainda não a li.

    Ótima a comparação entre a censura da China e do Irã. Me pergunto se é “apenas” o enorme mercado consumidor da china o responsável pela conivência dos grandes players da internet com o regime…

    Responder

  1. Deh Vipper
    23/06/09 | 3:02 pm | #

    Pq as fotos do twitter estão ficando verdes: http://helpiranelection.com/ Entenda o que está acontecendo no Irã aqui: http://migre.me/2I6F

  1. Wellington Albertini
    23/06/09 | 5:56 pm | #

    http://migre.me/2IGQ Entenda o papel da internet e das redes sociais no cenário no Irã (com @adbird)

  1. bk swat
    28/06/09 | 8:33 pm | #

    droga nada a ver com o q etou pesquisando

    Responder

  1. #ForaSarney e a revolução com a bunda no sofá | Olhômetro
    30/06/09 | 6:48 pm | #

    [...] Crônicas, Entretenimento, Internet, Pop, Tecnologia, jornalismo Olha só, que alegria. O Irã entra pra história depois de usar o Twitter como principal ferramenta pra cobrir as manifest…. Coisa linda, a gente vivendo história, capa de todas as [...]

  1. Sobre a campanha #forasarney « Me deu um estalo
    01/07/09 | 3:45 pm | #

    [...] só, que alegria. O Irã entra pra história depois de usar o Twitter como principal ferramenta pra cobrir as manifest…. Coisa linda, a gente vivendo história, capa de todas as [...]

  1. alfredo henrique
    01/07/09 | 8:19 pm | #

    uma dica de um amigo http://bit.ly/cvK3c

  1. fabio
    20/07/09 | 1:04 pm | #

    Li Persépolis esse fim-de-semana. É bom mesmo. Há outro no mesmo estilo sobre a Coreia do Norte, chamado Pyongyang, de Guy Delisle.

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo