06.08

2009
3:34 pm

O Twitter precisou cair pra eu me tocar do verdadeiro barato dele

Postado em Entretenimento, Internet, Pop, Tecnologia

Eu sei que o Twitter não é uma ferramenta exatamente utilizada por todos os leitores do meu blog. E nem os culpo. Não acho que ninguém é obrigado a ter perfil em nenhuma rede social. No máximo, acho que precisa saber o que é e como funciona - tipo conhecimentos gerais. Assim como é preciso saber o que tá acontecendo com o Sarney e o que são atos secretos. Conhecimentos gerais.

Como nem todo mundo usa, sei que nem todo mundo ficou solitário essa manhã com a queda do sistema. O Twitter está a manhã toda fora do ar. O blog oficial da ferramenta diz que eles estão sofrendo um ataque de Denial-of-service, que aparentemente significa que alguém ou um grupo força um número descomunal de acessos ao servidor para que ele não aguente e caia.

E aí eu entendi.

Entendi porque é que o Twitter vicia tanto, porque a gente sente tanta falta quando ele se vai depois que tá acostumado com ele. É porque se você está usando o Twitter, a sensação é de que você está sempre acompanhado por um monte de gente. Com o Twitter subindo toda hora ali na barrinha do lado direito, você nunca está sozinho. Sempre tem alguém ali, falando algo. E você sempre vai ter alguém pra te escutar.

Não se trata de velocidade, de número reduzido de caracteres. Se trata de suprir, ainda que de forma ilusória, a vontade de ter gente ao redor mesmo não tendo. Como diz aquele vídeo supimpa, é como se você estivesse trocando ideia com seus amigos o tempo todo. Aliás, pra quem não viu, segura aí que vale a pena:

Talvez isso represente o fim da privacidade, a instituição da teletela que Orwell previu. Talvez o Twitter só tenha feito sucesso porque estamos numa era em que as relações estão decadentes, as intituições familiares são deterioridadas, todo mundo tem problemas psicológicos e de relacionamento.

O meu grande medo é que a gente esqueça o valor de estar sozinho. Porque ficar sozinho às vezes é muito bom. É necessário inclusive pra auto-conhecimento, pra poder avaliar a vida e as ações, essas coisas. A gente precisa ficar sozinho às vezes. E se você usa Twitter, na frente do computador não está mais sozinho. Ao menos não se sente assim.

Fora que, focado nos seus amigos na internet, é muito possível que você não repare nas pessoas que estão, de verdade (fisicamente), em volta de você. Ou não é muito fácil imergir no PC, no trabalho, e viver naquele mundo divertido que envolve seu Twitter e as coisas que são faladas lá, em vez de falar besteira com teus amigos ao redor?

Quem nunca esteve rodeado de gente e ainda assim se sentiu sozinho? Pois é - o Twitter é o inverso disso. Mesmo que totalmente sozinho, você se sente rodeado de gente. E eu me senti idiota por me sentir sozinha esta manhã.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , ,

25 comentários (Comente! Trackback)

  1. Roberto Néri
    06/08/09 | 4:20 pm | #

    Engraçado q ontem mesmo eu estava num Açaí Bar com uns amigos, e um deles me perguntou como funcionava o Twitter. Eu dei uma explicada bem por alto e ele comparou um pouco com o Orkut, com o fato de ser um site de relacionamentos e tal, e tbm comentou sobre o fato das pessoas serem tão dependentes disso…

    Eu tinha um orkut e deletei exatamente pq eu tinha a consciência da dependência q aquilo me causava, e o qnto essa dependência me prejudicava. Com o Twitter eu já estou mais tranquilo. Twitto ali, depois acolá, e se aparece a “Fail Whale”, tah tudo bem!

    Responder

    Mauro Reply:

    Meu pai vive me perguntando qual é a diferença entre Twitter e o Orkut, eu demorei bastante pra conseguir explicar de algum jeito decente. Mas no final, todas essas coisas têm uma semelhança que é: precisar de um perfil, que aliás, pode ser visto por outras pessoas. Mas aí, temos que falar da principal utilidade de cada uma dessas coisas: Orkut serve para encontrar as pessoas com os mesmos gostos que você, a partir das comunidades. Twitter serve para saber a cada segundo o que acontece com seus amigos [ou não].
    Acho que minha explicação final foi mais ou menos essa.

    Responder

  1. Rubens
    06/08/09 | 5:27 pm | #

    Twitter caiu? Nossa, que notícia interessante.
    Ainda bem que não tenho. :P
    Nem Orkut, nem MSN nem nada dessas coisas de redes sociais.
    Nunca me atrairam. Até cheguei a usar, mas vi que não faziam diferença na minha vida.
    Nunca gostei de ninguém na minha cola falando coisas que não quero ouvir.

    Falei muito e não disse nada.
    Que b****.

    Responder

  1. Juliano Backer
    06/08/09 | 6:18 pm | #

    http://olhometro.com/2009/08/06/o-twitter-precisou-cair-pra-eu-me-tocar-do-verdadeiro-barato-dele/

  1. caiovedder
    06/08/09 | 7:11 pm | #

    Ana,
    Gostei da descrição do twitter, realmente é o inverso de quando vc está sozinho e cheio de gente volta.
    Bj.

    Responder

  1. Flavinha
    06/08/09 | 7:33 pm | #

    Ana,

    acho que sou uma anti-social virtual. Não gosto de orkut, msn, twitter, nada disso, porque tenho verdadeira agonia de conversar com alguém sem saber, pelo menos, com que entonação ela diria aquilo. E o olho no olho, então?

    Pena que a correria em que vivemos dificulta o convívio com amigos e familiares. Por isso até entendo a necessidade de ingressar nesses grupos virtuais. Mas ainda prefiro privilegiar minhas esquisitices… rsrs

    Responder

  1. Tatiana Maria
    06/08/09 | 7:35 pm | #

    o twitter, conquistou-nos! RT @julianobacker http://bit.ly/OTw4u! @thatily Tbm senti falta dele, coisa loka!!!

  1. Tatiana Maria
    06/08/09 | 7:35 pm | #

    o twitter, conquistou-nos! RT @julianobacker http://bit.ly/OTw4u!

  1. Fã nº 1
    06/08/09 | 8:06 pm | #

    Fantástico… simplesmente… fantástico…… é interessante como a vida hoje é diferente da vida em um passada não muito distante….. chega a dar medo….

    Responder

  1. karine
    06/08/09 | 8:34 pm | #

    Essa sua definição foi muito boa. :)
    Eu me senti desconectada do mundo. Mesmo com os sites de notícias, jornais, etc, eu fico sabendo das coisas pelo twitter, e quando não funcionou eu achei que não ia saber o que estava acontecendo no mundo (um momento rápido que também me fez pensar como o twitter é legal)

    Responder

  1. Mauro
    06/08/09 | 9:10 pm | #

    “Com o Twitter subindo toda hora ali na barrinha do lado direito, você nunca está sozinho.”

    Que barrinha é essa? No meu Twitter não tem essa barrinha! =(

    Responder

    Carlos Marin Reply:

    É que ela usa o TwitterFox, uma extensão pra Firefox que abre um pop-up de notificação quando alguém que você segue twitta algo.

    Responder

  1. Lannes
    06/08/09 | 9:48 pm | #

    Eu não gosto do twitter. Atualizo uma vez na semana…e olhe lá.
    Primeiro: tenho o orkut pros amigos brasileiros, e o facebook pros naos brasileiros e pros brasileiros que já aderiram…

    Sou bem do jeito do carinha do video, que nao ve necessidade em saber o que se passa com os outros a todo momento…Sei la, só fuco no twitter qdo to MUITO bored…

    Responder

  1. Insensatotal
    07/08/09 | 12:37 am | #

    @rubarrichello Um bocado, Rubinho… O Twitter sofreu ataques, hoje. Pra saber mais leia http://bit.ly/19OBTj

  1. Carlos Marin
    07/08/09 | 12:41 am | #

    Não sei, sempre pensei que é tão fácil floodar o Twitter. Só não tento porque não sou um FDP.

    Responder

  1. Vivi Maurey
    07/08/09 | 12:53 am | #

    Acho que você atingiu exatamente o ponto da parada! Concordo 100%! E digo mesmo, tava sentindo falta das popupzinhas do lado direito me avisando dos 2989876 novos tweets para ler, risos!

    #prontofalei

    Responder

  1. Marina de Oliveira
    07/08/09 | 10:28 am | #

    É, acho mesmo que o Twitter pode ter esse lado negativo de deixar as pessoas ainda mais alienadas eu diria. Na verdade soube agora prá que isso servia porque eu até fiz um prá mim mas não tinha a mínima ideia de como usar e de qual seria a utilidade. Sei lá, acho que a gente vive dependende demais nessas novas tecnologias, aí elas deixam de ser aliadas para se dornar vilãns. Nossa isso é meio complexo..rs Concordo com você, se a gente para de ter contato com as pessoas por causa dessas tecnologias, se a gente convida o amigo do lado para almoçar pelo MSN,se metade dos nossos amigos(ou mais) são só virtuais, aí eu acho que já começa a ficar meio demais.

    Responder

  1. Gustavo C.
    07/08/09 | 12:38 pm | #

    Como eu tenho um lado bem anti-social, não me sinto assim com o Twitter, como sensação de companhia. O legal pra mim é que ele faz um tipo de resumo de várias coisas que podem me interessar na internet, além de ser tbm um ótimo brinquedo pra quem escreve.

    Mas concordo que as pessoas pelo menos precisam saber o que é. Me dói o coração quando alguém pensa que o Twitter só serve pra falar o que vc tá fazendo ou saber da vida dos outros.

    Responder

  1. Stephen Dedalus
    07/08/09 | 4:13 pm | #

    Se vc me permite discordar a teletela de Orwell não é a melhor comparação: eu lembro mais da cultura e dos badulaques tecnológicos de Farenheit 451, de Ray Bradbury…

    Responder

  1. Júlia @juliacerda
    08/08/09 | 2:22 am | #

    Ana, adorei toda a reflexão! rs

    Confesso que estava dormindo na manhã que o twitter esteve fora do ar, mas me sentiria igual.

    Ah, parabéns pelos posts são incriveis, sempre que lembro passo aqui pra ler =)

    bjao!

    Responder

  1. Bernardo Zirpoli
    10/08/09 | 3:44 am | #

    O problema nunca tá nas redes sociais. O problema sempre tá nas pessoas. Seja lá em qual rede social estejam. Ou até se não estiver em nenhuma.

    Eu curto muito o twitter. Ele me deu um gosto pela internet que tu tinha perdido.

    Responder

  1. Isadora
    10/08/09 | 8:14 am | #

    Nossa, achei esse site meio sem querer e estou lendo há mais de uma hora. Muito bons (e às vezes hilários) seus textos.
    E não, eu não senti falta do twitter quando ele estava fora dor, porque, honrando o meu período de férias, eu estava no sétimo sono. (:

    Responder

  1. Geek Links | Geek Chic
    10/08/09 | 1:21 pm | #

    [...] O Twitter precisou cair pra eu me tocar do verdadeiro barato dele - Olhômetro [...]

  1. Ciências Exactas
    15/08/09 | 8:17 pm | #

    economia: - O Twitter precisou cair pra eu me tocar do verdadeiro barato dele http://bit.ly/6Hu0y

  1. Lucas
    23/08/09 | 5:05 pm | #

    Eu não gosto de ficar muitas horas sem olhar os tweets de quem eu sigo, porque acumulam.

    Mas, no DDoS, ninguém pode falar, então eu não me preocupo com esse acúmulo, não me importo.

    A grande sacada do Twitter é que quem o usa direito não responde literalmente ao que o site pergunta, What are you doing?, mas fala coisas mais interessantes.

    Responder

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo