09.04

2009
3:30 am

O admirador secreto das barras de cereais

Postado em Crônicas

barra_cereal

Eu emagreci mais ou menos 14 quilos nos últimos três meses. Entre outras coisas, isso significa que eu adquiri o hábito de consumir barrinhas de cereais à tarde, nos momentos de perrengue. Em vez de recorrer ao salgado da cantina ou à batata frita da máquina da redação, saco da gaveta uma das barrinhas de cereal - minha mãe compra duas caixinhas com 3 delas por semana - e saboreio aquela deliciosa mistura prensada de alpiste, serragem e flavorizante artificial (que varia entre o sabor coco e o o morango, no meu caso).

A verdade, que sinto admitir, é que eu acabei me afeiçoando por esses pequenos pedaços embutidos de frutas com cereais. Eu gosto de barra de cereal. Não é exatamente algo que eu escolheria pra comer se fosse minha última refeição, mas não chega a me incomodar, nem é um esforço muito grande. Vou lá, como uma mexerica, uma barrinha de cereal e voilà, quem é que precisa de jantar?

Ainda assim, reconheço que barras de cereal, do ponto de vista gastronômico, não são preferência nacional. E é por esse motivo que fiquei absolutamente chocada quando roubaram da minha gaveta uma caixa fechada com três barrinhas Neston sabor morango essa semana.

Eu deixo as comidinhas na gaveta, sempre deixei desde muito tempo, e nunca tinha sumido nada, embora os companheiros de baia sempre tivessem reclamado que as coisas deles eventualmente desapareciam. Um dia desses abri a gaveta pro lanchinho das 17h e CADÊ A CAIXINHA NOVINHA QUE EU TINHA GUARDADO NO DIA ANTERIOR?

Junto com ela, se foi também um dos dois pacotinhos de Club Social recheado (ganhei uns 5 no Skol Sensation e guardei pros lanchinhos da tarde).

Eu nunca tinha passado por situação semelhante no trabalho. Achei que pessoas que roubam comida dos outros fossem lenda - especialmente em ambientes onde, supostamente, não tem ninguém literalmente passando fome. Nunca achei que aconteceria comigo e, quando lia aquelas crônicas engraçadas sobre gente que deixava o lanche no frigobar coletivo e era extorquido, ria gostosamente da ficção impensável.

marmita

Fica aqui o apelo: embora eu não estimule e nem concorde com tal ato, eu posso entender quando o peão rouba a mistura da marmita do outro peão. É uma atitude que tem uma certa utilidade do ponto de vista da necessidade de diversidade alimentícia. Vai lá, abre a marmita, troca o ovo frito pela carne de panela, tudo certo. Expande as possibilidades de maneiras inimagináveis pra uma simples marmita. Se a obra for grande e tiver muitos operários, po, dá pra fazer um esquema de self-service.

Da mesma maneira, embora também não seja a favor, posso compreender o que leva um filho da puta a roubar comida dos outros na geladeira coletiva no trabalho, por exemplo. Normalmente são coisas gostosas - sei lá, um suquinho, uma fruta, quase sempre um sanduíche preparado com esmero. Existe uma motivação. Bate aquela fominha, você é um filho da puta, o que fazem filhos da puta quando estão com fome? Fodem com gente de bem. Mas ok, é um lanchinho gostoso geralmente.

Mas que tipo de pessoa rouba uma caixa fechada de barra de cereais? Quem, no mundo, cobiça de verdade um alimento desse?

Eu entenderia se a caixa aparecesse aberta com menos uma barrinha. Sei lá, o fulano quis experimentar. Mas porra - levar a caixa inteira? Excetuando-se as situações onde há cleptomania (e pra ser sincera, acho que no caso de barra de cereais mesmo a possibilidade de cleptomania é anulada), eu imagino que alguém roube algo porque deseja realmente aquilo. No caso de comida, a não ser que esteja morrendo de fome, rouba coisas gostosas de comer. Aquele clube social recheado, de tomate seco com queijo, é realmente gostoso. Justifica o assalto. Mas uma porra de uma barra de cereal? Tem gente que prefere não comer nada a comer isso. As pessoas se manifestaram contra vôos que ofereciam barras de cereal, todo mundo odeia esta merda. Menos eu. E existe uma outra pessoa, que trabalha comigo, que também não odeia. Ou só quer me sacanear.

O jeito vai ser deixar um bilhete na gaveta (algo como “Pense bem antes de fazer isso. É apenas uma barra de cereal, amigo”), prensar uma mosca junto da barra (tipo, quem já comeu a de morango sabe que aqueles pedaços de frutas podem passar facilmente por mosquitos esmagados) ou trancar a gaveta. A última solução é boa, mas acho um pouco complicada, porque as chances de que eu perca a chave são altas.

lanche

O ideal mesmo seria que inventassem uma versão disso aqui para barras de cereais.

Posts relacionados

» Gostou? Assine o feed RSS do blog. Não sabe o que é isso? Clique aqui!

» Receba as atualizações por e-mail!

» Entre na comunidade do Olhômetro no orkut!

Tags: , , , , , , ,

31 comentários (Comente! Trackback)

  1. Joaquim Basso
    09/04/09 | 5:44 am | #

    ahauhauahuahuahuha! Hilário! Meus sinceros pêsames pela caixa de barras de cereais.

    Responder

  1. Thiago Leite
    09/04/09 | 9:48 am | #

    Bem, eu costumo comprar no Sam’s Club uma caixa com 24 barras de cereal. Como uma por dia, mas só dura uma semana. Como? Minha esposa gosta e o neto dela, que mora ao lado, adora.

    Responder

  1. Rubens
    09/04/09 | 10:55 am | #

    Pra roubar comida em um ambiente de trabalho, o cara tem que ter mestrado em FDPzisse.
    Aqui onde trabalho, já teve caso de gente que guardou uma bandeja de iogurte na geladeira e quando viu, retava só a metade em cada potinho.
    POrra, ou toma tudo ou não toma nada.
    Fora os casos de gente que leva até papel higiênico pra casa.
    Que merda.

    Responder

  1. Kevin
    09/04/09 | 11:52 am | #

    Poxa, vi vc tuitando isso e agora vi que realmente foi séria a coisa … vc ficou puta mesmo com isso! rs

    Mas é foda eu trabalhei em uma agência que TODO dia chegava bandeijas com danoninhos. Tinha dois por pessoa! ISSO MESMO! DOIS!!

    Poxa, dois é o suficiente para satisfazer sua gula! Mas nããããoooo “vamos pegar o danoninho do próximo, um tá bom demais já”.

    Daí se vc demorasse muito para pegar os seus ou deixasse para comer um e mais tarde o outro, JA ERA! Não tinha mais nada pra vc pegar lá! Resolveram até marcar com etiquetas uma vez e não adiantou! Rolou uma reunião entre funcionários para discutir sobre os danoninhos desaparecidos…

    Acontece que eu saí da agência, mas depois descobri que os casos continuaram… solução: não tem mais danoninhos, agora são maçãs! Ninguém rouba maçã alheia rs.

    Responder

  1. Thulio
    09/04/09 | 12:12 pm | #

    uhaUHAhuuhA… bem vindo ao meu mundo… moro em republica com mais 7… minhas misturas para almoço e janta xego a comer +ou- 30% dela … sei como vc fikou nervoza quando isso aconteceu.. fiko pulto com isso diariamente .. e NAO.. nao adianta conversar com o pessoal ..fazer uma reuniao ou sei lah..pedir pra nao comer… no otro dia ta la…vc percebe ki falta uns 40% do ke vc comprou x.x…

    Responder

  1. Rodrigo
    09/04/09 | 12:42 pm | #

    Ouvi falar que veneno de rato é infalível nesses casos.

    Responder

    Fábio Reply:

    hahaha
    laxante também é uma boa!

    Responder

    Crisss Reply:

    Uma vez trabalhava em uma empresa pequena, tinha menos que 50 infelizes trabalhando lá…e como estava com prisão de ventre direto, o médico me deu lactobacilos em grande quantidade e pediu que misturasse no iogurte natural ou de morango para tomar 1 por dia
    e eu segui a recomendação, mas no terceiro dia cadê a porra do iogurte na geladeira?!
    sumiu e já estava misturado com os lactobacilos…ou seja, a pessoa além de ladra deve ter passado por uma baita dor de barriga depois
    no dia seguinte coloquei um bilhete preso no iogurte: contem substancias que podem alterar seu estado fisico e até emocional…hehehehe
    pararam de roubar meu humilde lanchinho!

    Responder

  1. Juliana
    09/04/09 | 12:57 pm | #

    Eu gosto de barrinhas de cereais. E também acho surreal as pessoas que roubam comida. Trabalhei num lugar onde alguém abria a marmita alheia e roubava uma batata, ou um pouco de macarrão. Surreal…

    Responder

  1. Dulce
    09/04/09 | 2:22 pm | #

    Haha… Não é por nada não Ana, mas estou rindo muito agora! Não pela situação, mas pela sua revolta..rs.
    Para fazer essas coisas tem que ser bem fdp mesmo, né?
    Tipo: eu trabalhava em uma escola de informática, uma das professoras ganhou de um aluno coxinhas CONGELADAS, foram lá na geladeira e roubaram parte das coxinhas. Meu, quem rouba coxinhas congeladas? Vai levar para casa para fritar?
    Bom, se fosse uma marmita, eu colocaria laxante na comida… nas barrinhas acho que talvez dê certo, injeta o laxante com uma seringa…rsrs.

    Responder

  1. Gustavo
    09/04/09 | 2:36 pm | #

    Que vontade que dá de pegar o meliante no pulo! Num tem como deixar uma camerazinha escondida? Poxa, eu pensaria seriamente em camuflar uma câmera digital focando a gaveta enquanto vc está ausente.

    Uma vez trabalhei num lugar onde uma funcionária mais nova estranhou de eu colocar meu nome numa maçã na geladeira (sim, precisava colocar um papelzinho com um durex na MAÇÃ, pelo menos inibia os furtos). Ela me contou quando entendeu: quando sumiu um danone dela.

    Hoje trabalho num lugar que deve ser raro: a geladeira vive cheia de doces, danones, bolachas, e não some nada. E as pessoas dividem bastante. Quando pega a comida alheia, é por intimidade mesmo, sem esconder.. “ah, vou lá pegar a bolacha do fulano..”

    Responder

  1. Paulo Figueiredo
    09/04/09 | 5:03 pm | #

    Infelizmente, isso é real.
    Trabalho em uma loja que vende acessórios para caminhão.

    Vez ou outra eu compro uma mini-tubaina (o melhor refrigerante ever!) de 300ml.
    Deixo gelando e tals.
    No meio da tarde, da aquela vontade de tomar algo gostoso, eu vou na geladeira e cadê?
    E o FDP ainda deixa a garrafa VAZIA e AMASSADA na geladeira!

    É muita féladaputice.
    Uma hr dessas irei mijar dentro de uma garrafa só pra ver oq acontece.. pqp…

    Responder

  1. Paulo Figueiredo
    09/04/09 | 5:05 pm | #

    Droga..
    Escrevi um comentario megazord aqui e não foi.
    Brochei de escrever novamente.

    Resumindo, um fdp pega o refri q eu deixo na geladeira e larga a garrafinha vazia e amassada lá.

    Mt féladaputice!!

    Responder

  1. Bruno de Oliveira Marques
    09/04/09 | 5:06 pm | #

    Isso é fóda! Quando passo no mercado depois do trabalho e compro uma coisa diferente que eu esteja com vontade de comer tenho que comer na hora, se trouxer pra geladeira aqui de casa ja era, no momento que eu fecho a geladeira o alimento ja se degenera. auhauhsuhsauhsauh

    Responder

  1. Dedé
    09/04/09 | 6:10 pm | #

    Mega sacanagem! No seu lugar, eu faria uma armadinha. Coma as três barrinhas e guarde as embalgens. Faça uma mistura de serragem e alpiste (pode ser semente de linhaça triturada pra despistar), molhe pra dar liga (melhor se for com cola branca), corte no tamanho da barrinha e coloque na embalagem. Cole a embalagem com capricho, guarde as três deliciosas barrinhas na caixinha. Coloque na gaveta e espere o gatuno entrar em ação. Diz o ditado que a vingança é um prato que se come frio. Nesse caso, a vingança é imaginar que o larápio vai morder uma barrinha fake. Esse vai pensar duas vezes antes de abrir sua gaveta. Depois você conta pra gente aqui no olhometro o que aconteceu.

    Responder

  1. Oscar's
    09/04/09 | 6:19 pm | #

    barra de morango >>>> barra de coco

    vc devia fazer uma promoçao q o premio seria uma caixa de barrinhas de cereal =D imagina o sucesso
    tb gostei do sanduíche-iche

    Responder

  1. alina
    09/04/09 | 6:45 pm | #

    eu realmente ficaria puta.
    inclusive pela “invasão”, que no caso não foi SÉÉÉRIA, mas ainda assim foi uma invasão.

    além disso… eu gosto de barras de cereais.

    Responder

  1. Italo
    09/04/09 | 6:53 pm | #

    Nossa, vc realmente ficou puta com o sumiço das barrinhas!!

    :O

    Responder

  1. Carlos Marin
    09/04/09 | 7:30 pm | #

    Isso me lembra quando eu pedia pizza na janta no CM e guardava na geladeira pensando “não vou precisar gastar dinheiro com almoço amanhã, muito menos precisar comer no bandejão”. Aí chegava no dia seguinte e cadê? Mas eu sei quem era…

    Dica: você pode usar a estratégia de injetar laxante…

    Responder

  1. Porcho
    10/04/09 | 3:18 am | #

    Poxa…roubar barra de cereal é pobreza de espírito!

    Comecei essa semana a levar uma humilde goiaba para o trabalho. Talvez eu serei a próxima vítima do roubo de alimentos!

    Ótimo post! []s!

    Responder

  1. sissa
    10/04/09 | 10:45 am | #

    oie !
    as barrinhas quebram um galho …
    sabe o que é mais duro ? se contentar com uma só
    vc consegue ?
    ate mais

    Responder

  1. Rafa Nunes
    10/04/09 | 3:35 pm | #

    1 - MY SAAAAAAANDWICH???

    2 - Eu gosto de barras de cereal. De verdade. Qual a probabilidade de eu ser o ladrão?

    Responder

  1. Lucas
    10/04/09 | 3:45 pm | #

    Tata, esse sanduiche parece uma versão alimentícia do Rorschach.

    Responder

  1. Daniel
    11/04/09 | 11:34 pm | #

    Eu lembro desse tipo de pessoa desde a época da escola. Gente que parece que tem o prazer de comer a comida dos outros. Não é egoísmo e tal, mas sabe quando a gente oferece aquelas coisas impossíveis de se dividir já esperando um “Não, obrigado” e aquele maldito aceita serrar seu lanche?

    Fico imaginando quem seria a pessoa que no auge de sua fome, resolveu surrupiar uma caixa fechada de barra de cereis. E na boa, eu até gosto dessas barras, mas uma só por vez é mais do que o suficiente, a não ser que seja mais que um gatuno viciado em barrinhas.

    Responder

  1. Luilton
    12/04/09 | 12:34 am | #

    Calma… certamente ele não quis saber o que havia na caixa, só queria sair ganhando algo.

    Se ele visse uma caixa de remédios, levaria da mesma forma.

    Relax.

    Responder

  1. Danilo Rufino
    13/04/09 | 2:53 pm | #

    Nossa…você conseguiu mais um leitor, seus textos são incríveis (especialmente as Crônicas)

    Parabéns!

    Responder

  1. avardza
    14/04/09 | 12:39 am | #

    Aquela mistura de serragem, adoçante e alguma coisa que lembre sabor de fruta - O admirador secreto das barras de cereais. http://is.gd/sg7m

  1. Sandra
    16/04/09 | 3:09 pm | #

    Hahaha, muito bom esse post! Eu nunca fui fã de barras de cereais, acho tudo muito ruim, intragável, com gosto de papel. A única que chega a ser comestível na minha opinião, é a de chocolate da Hershey’s. É até boazinha, na verdade! Veja especificação em http://www.hersheys.com.br/content/cereal/produto.aspx?id=cnchoc

    Responder

  1. Andréia
    27/04/09 | 10:26 pm | #

    Xiiiiiii…lá na empresa é normal…teve uma época que sumiam os biscoitos recheados (só os recheados, os de maizena curiosamente nunca sumiam), do “pote comunitário” que o depto. fazia vaquinha pra comprar. Suspeitávamos da equipe noturna da segurança e/ou da limpeza, daí nos colocamos no lugar deles e ficávamos com dó, daí deixávamos diariamente um suprimento (limitado) para os colegas da noite.
    Lá, dos armarinhos do banheiro some tudo que não seja “commodities” (entenda-se por commodities pasta de dentes e fio dental), de listerine a absorvente higiênico. Minha pior experiencia foi com o creminho da Vitória´s Secrets que eu ingenuamente resolvi manter no armarinho do banheiro pra passar nas mãos: do dia pra noite (literalmente), o consumo foi tamanho que me fez supôr que a FDP passou no corpo inteiro!

    Responder

  1. Sabrina Mix
    06/05/09 | 2:37 pm | #

    Ai, Aninha!

    Sacanagem mesmo, hein?!

    Outro dia desses eu comi os últimos três biscoitos recheados que estavam na gaveta de uma colega de trabalho. Mas no dia seguinte lá estava eu com um pacote novinho em folha para ela. Assim fica mais fácil a convivência, né?!

    Beijos e sucesso!!!

    Responder

  1. Um pesado desafio… | Sem título ainda...
    16/05/09 | 5:56 pm | #

    [...] Comer pouco nunca foi um problema. Se eu quiser comer pouco, eu irei comer e ficarei satisfeito. Foi assim que fiz da última vez em que precisei emagrecer. Só que dessa vez, como estou trabalhando o dia todo fora de casa, terei que utilizar uma estratégia um pouco mais ortodoxa para evitar lanches mais calóricos: vou apelar para as tais barrinhas de cereais. [...]

Comente!

© Olhômetro (2007 - 2009) – Alguns direitos reservados: Licença Creative Commons (Outros tipos de permissão? Me consulte.) - Política de privacidade

  • Assine o Feed
  • Orkut
  • Wordpress
  • Ilustração por Rafael Nunes
  • Design Por Fabio Lobo